Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Pois é estou a ver que estás no primeiro ano e já dominas isso tudo, se calhar eu li outros livros embora a mim me faça espécie porque até comprei alguns livros antigos sobre as praxes e tradições coimbrãs em Alfarrabistas.
Como diria um professor falecido que tive:
-"antes as pessoas vinham para aprender, mas hoje já sabem tudo."
- "Um bocadito de Humildade não fazia mal a ninguém! "
Existem más praxes e boas praxes existem pessoas boas e pessoas más.
Tenho um grande amigo que foi anti-praxe mas ninguém o exclui por isso, agora ele sempre respeitou quem o fazia.
E viver numa residência onde algumas praxes eram fazer camas, lavar loiça, para aprender claro! Os caloiros que iam fazer as camas por vezes por descuido deixavam cair nessas ditas camas açucar ou farinha entre os lençóis dos "doutores".
Havia quem gostasse de roubar um ou os dois lençóis da cama bonita mas ou lhes tirasse os paus da cama e eles tinham de dormir em cima do colchão no chão.
Claro que nos outro dia sofríamos as consequências.
Quando alguém era recrutado para ir limpar o quarto, enchia os sapatos dos "doutores" com espuma da barba.
Só os veteranos é que podiam praxar sem capa então a malta roubava-lhes a capa e tantas outras histórias . . .
Pessoal desculpem o que vou dizer, não levem a mal, embora nunca tenha ido para a Universidade, acho as praxes uma coisa tão estúpida mas tão estúpida...:sh)
É mesmo só a minha opinião, vale o que vale...
Sou anti-praxe ... nos meus tempos, nunca fui praxado nem sequer me tentaram praxar porque deixei logo o aviso ao 1º que me apareceu , se alguem me toca-se corria o risco de ir parar ao douro ...
No entanto nunca tive qualquer problema na faculdade ... os meus melhores amigos foram lá feitos , tive uma vida académica 6 estrelas...
X2
Recusei a praxe. Só fui praxado no primeiro dia na Universidade Moderna do Porto porque não pude escapar dos ditos doutores.
Depois na Universidade Fernando Pessoa nunca houve grande confusão e apenas me arreganharam com ameaças de "se sais do portão esquece ir a festas" mas nas universidades estatais era diferente, para pior.
No ISEP por exemplo quem não era praxado ficava mesmo muito mal visto. Na altura lembro-me de ver a minha ex-namorada (estudou no ISEP) a comer uma banana que saia das calças de um colega (parecia mesmo um bóbó []) ou toda escachada e a ser obrigada a dizer "pronta e aberta para o xor doutor!!!" [
]
Quem não quer ser monge não lhe veste a batina por isso... quem quer ser praxado que seja mas quem não quer não seja discriminado ou tido como mocotó pois infelizmente essa é a mentalidade reinante.
Pelo andar da carruagem no meu curso (Eng. Informática),no ISEP,com a diminuição que existe de ano para ano no número de alunos a serem praxados,deixa de haver praxe...
Com o começo das praxes nas universidades e a implementação de um Código de Traje na minha escola, surge uma questão: o uso de traje deverá ser vetado a quem não foi praxado ou todos são livres de o usar?
Este assunto foi discutido no final do ano lectivo 2006/2007 entre alguns colegas. Uma antiga colega de curso não foi a tribunal de praxe e apareceu trajada à mesma. Parece que não deram muita importancia a isso. Mas uma colega que entrou com essa moça estava indignada, porque se nao aceitou uma parte da Praxe não tinha nada de andar trajada por ser bonito, o que era para uns tinha de ser para outros. Nessa altura não havia código de Praxe, e foi-lhe dito isso, mas ela disse que era uma questão de consciencia. Este ano meteram um Código de Traje e essa regra está lá escrita.
Não sei se foi dito alguma coisa a essa colega, mas as opinioes dividem-se.
A todos os estudantes universitários, aceitariam ver alguém que não sofreu o mesmo que voces na praxe, vestir o mesmo traje?
Pessoal desculpem o que vou dizer, não levem a mal, embora nunca tenha ido para a Universidade, acho as praxes uma coisa tão estúpida mas tão estúpida...:sh)
É mesmo só a minha opinião, vale o que vale...
Fg.. Na tropa cada um anda como quer?? Essas regras sao pra "garantir igualdade entre todos os estudantes...