Traje e Praxe

DarkRose

New member
Com o começo das praxes nas universidades e a implementação de um Código de Traje na minha escola, surge uma questão: o uso de traje deverá ser vetado a quem não foi praxado ou todos são livres de o usar?

Este assunto foi discutido no final do ano lectivo 2006/2007 entre alguns colegas. Uma antiga colega de curso não foi a tribunal de praxe e apareceu trajada à mesma. Parece que não deram muita importancia a isso. Mas uma colega que entrou com essa moça estava indignada, porque se nao aceitou uma parte da Praxe não tinha nada de andar trajada por ser bonito, o que era para uns tinha de ser para outros. Nessa altura não havia código de Praxe, e foi-lhe dito isso, mas ela disse que era uma questão de consciencia. Este ano meteram um Código de Traje e essa regra está lá escrita.
Não sei se foi dito alguma coisa a essa colega, mas as opinioes dividem-se.

A todos os estudantes universitários, aceitariam ver alguém que não sofreu o mesmo que voces na praxe, vestir o mesmo traje?

Última edição:
O traje não pertence à praxe!!![8b][8b]

Pertence aos estudantes universitários!!!

Metam isso na cabeça de uma vez por todas!![;)]

Se eu quisesse aparecer de traje no meu primeiro dia de Universidade, tinha todo o direito de o fazer. (se era ridículo? Era...[:D] Mas mesmo assim possível.[;)])

Acho que devem ter o mesmo direito. Embora eu no meu ano de caloiro apanhei umas valentes "esfregas", na verdade não tenho nada contra aqueles que nada fizeram para merecer trajar.

Não é uma ideia lá muito coerente mas eu penso que se comprou o traje deve de o usar, pois afinal o dinheiro é seu.

Agora de em tempos de caloiro nada ter feito e depois mais tarde andar a praxar outros, ai nao concordo [;)]

Pessoal desculpem o que vou dizer, não levem a mal, embora nunca tenha ido para a Universidade, acho as praxes uma coisa tão estúpida mas tão estúpida... :( :sh)

É mesmo só a minha opinião, vale o que vale...

Pessoal desculpem o que vou dizer, não levem a mal, embora nunca tenha ido para a Universidade, acho as praxes uma coisa tão estúpida mas tão estúpida... :( :sh)

É mesmo só a minha opinião, vale o que vale...

Eu curti as minhas praxes. Isso também vai depender do local onde vais ser praxado e das pessoas que o fazem. As minhas praxes foram uma altura divertida e que vivi algumas das historias mais cómicas da minha vida académica.
[:D]

Na minha opinião quem não foi praxado, não deve/pode praxar...no entanto há muito boa gente que faz isso...medrosos [:p] para serem praxados nem apareciam, para praxar já aparecem...

Eu fui praxado, e só vesti o traje dois anos, ou seja, há 3 anos que não ligo á praxe/traje...mas...não tinha jeitinho nenhum para praxar, acabei por ser praxado e não praxar [:D] :sh)

Também não concordo que quem não foi praxado se meta a praxar os outros.
Em relação ao traje, o que é dito é que é algo que pertence a Praxe, e não à parte desta e por isso se um aluno não aceita a praxe, para além do traje não pode participar em jantares, queimas, serentas.

Uma regra que agora se fez na minha escola era que só poderia praxar quem já tivesse queimado as fitas (à parte o ter sido praxado, evidentemente).
Esta é que não faz sentido nenhum.

Eu curti as minhas praxes. Isso também vai depender do local onde vais ser praxado e das pessoas que o fazem. As minhas praxes foram uma altura divertida e que vivi algumas das historias mais cómicas da minha vida académica.

Acredito que sim Vilina, e depende muito das pessoas, pois acredito que há muita coisa engraçada que se pode fazer sem recorrer á falta de respeito, ao "abuso de poder" por parte de quem praxa claro, e mesmo á estupidez, o que infelizmente é usado em quase todas as praxes. [s)]

Eu também gostei das minhas. [:D]
Era o máximo ver os rapazes de vestidinho e ligas! [:)]

Independente de ser praxada ou não no 1º ano não pode usar traje....

- O uso do traje está dependente do número de matrículas assim como da regularidade da situação de praxe do estudante.

- 1ª Matrícula: É totalmente proibido o uso do traje;
- Quinta-feira da Semana Académica: É autorizado o uso do traje apenas a partir da hora do jantar de curso. Após o jantar de curso, têm lugar a cerimónia de baptismo das capas. No entanto o traje não poderá conter quaisquer emblemas ou pin’s;
- 2ª Matrícula: É autorizado o uso do traje com os 9 emblemas obrigatórios, mais grelos, e a colocação de apenas 3 pin’s, sendo 2 deles um da EST e o outro do IPS. Caso um dos pin’s represente simultaneamente a EST e o IPS, o uso de pin’s fica restrito a esse pin;
- 2ªMatrícula, Início de 2ºSemestre: É autorizado o uso do traje com os 9 emblemas obrigatórios, mais grelos, assim como é autorizado o uso de quaisquer pin’s;
- 3ªMatricula: Não existem restrições ao nº de emblemas ou pin’s permitidos na capa, mas sendo sempre a soma de pin’s ímpar, assim como de emblemas.

- Aos paraquedistas, é vetado o uso do traje até ao jantar do caloiro. A partir dessa altura o estudante poderá usar o seu traje. Caso o estudante paraquedista, já possua emblemas na sua capa, poderá usa-los, caso o deseje. Caso ainda não os tenha, terá que seguir as regras dos emblemas presentes neste código de traje

- Após o estudante queimar fitas, ficará ao seu critério se continuará a trajar ou não.

Leiam o código da praxe de Coimbra. Tudo o resto é conversa..

O traje pode-se usar desde sempre. Não faz muito sentido mas é possível. Um caloiro pode usar, mas novamente não faz muito sentido. 99,9% usa o traje a partir da noite da serenata da Queima das Fitas onde a capa é traçada pelo padrinho :)

http://www.youtube.com/watch?v=f3WGttZdksg&mode=related&search=

A praxe não é sofrer. Isso aí para baixo não tem nada a ver com o que realmente isto é.

Última edição:
Voltar
Superior