Fiat Tempra, prós e contras

EU MANDEI UMA BORDOADA DE FRENTE A MAIS DE 50 NUM MURO com um tempra (tenho pena de não ter fotos para perceberem o estado em que o carro ficou) e nem um arranhão nem um hematoma fiquei nem a minha companheira!o tablier recuou só para que conste........

Por isso deixem-se de inventar mais coisas de crashtests porque até a passar a passadeira podem morrer.........., aliás ate a tomar um duche podem morrer!

Geração dos airbags do ESP e do ABS....e do EURONCAP já não sabem viver sem isso [:D][:D][:D]

Reparem lá nestes dados de internamentos em Hospitais*:

Acidentes

de viação 14 380

de trabalho 19 793

domésticos e de lazer 107 809

Doença 672 418

Revista AcIDENTES domésticos e de lazer VOL. 24, N.o2 —JULHO/DEZEMBRO 2006

Algum de vocês preocupa-se com o piso escorregadio em casa? com o tapete a fugir? com as esquinas das mesas??

E em vez de comprarem o carro mais seguro, porque não deixam de fumar? ou começam a tomar mais vitaminas?[:D]

Deixem-se de hipocrisias meus amigos![;)]

Oh Paulo, pelo que eu já vi em 2 tópicos em que participaste, acho urgente que vás ao dicionário rever a definição de "hipocrisia"! [;)]

Depois, nós já sabemos pela atribulada história da tua curta vida que tu és imortal, por isso os acidentes que tu sofres não contam! [:D]

Depois, já que colocaste aí números relativos a vários tipos de acidentes, convinha colocares também os dados relativos à diminuição continuada de vítimas mortais e feridos graves em acidentes de viação desde os anos 70, apesar de um continuado aumento do tráfego rodoviário. E dizer se isso também é fruto da sorte!
Aliás, esse teu discurso nem pega pois ainda há poucos dias manifestaste o teu orgulho em ter um "tanque" que supostamente te protegeu de um forte embate lateral. Afinal, parece que a segurança oferecida por um carro sempre conta! [;)]

Oh Paulo, pelo que eu já vi em 2 tópicos em que participaste, acho urgente que vás ao dicionário rever a definição de "hipocrisia"! [;)]

Depois, nós já sabemos pela atribulada história da tua curta vida que tu és imortal, por isso os acidentes que tu sofres não contam! [:D]

Depois, já que colocaste aí números relativos a vários tipos de acidentes, convinha colocares também os dados relativos à diminuição continuada de vítimas mortais e feridos graves em acidentes de viação desde os anos 70, apesar de um continuado aumento do tráfego rodoviário. E dizer se isso também é fruto da sorte!
Aliás, esse teu discurso nem pega pois ainda há poucos dias manifestaste o teu orgulho em ter um "tanque" que supostamente te protegeu de um forte embate lateral. Afinal, parece que a segurança oferecida por um carro sempre conta! [;)]

lol, claro que conta, mas não podes contar só com isso na vida, fazer um estardalhaço por causa dos cintos , dos airbags e afins quando a maioria das pessoas não morre por causa disso, sendo as causas de mortes outras que se calhar ligam menos!

Já que assim o pretendes

" hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação."

Percebes agora com a definição do dicionário? que é hipocrita vocês darem tanta importância a essas coisas quando se calhar fumam, bebem, comem menos legumes e fruta do que devem? tomam banho sem o tapete na banheira, andam com os sapatos com lama e podem cair e partir a cabeça, andam com o carro já com os pneus gastos, andam de bicicleta sem capacete, etc??

Ou vais me dizer que tu e todos os outros que andam por ai a espalhar o fim do mundo nos cintos de segurança e afins, vivem numa redoma???

Hipocrisia é isso, fazer o fim do mundo por nada!

Eu disse que normalmente uso cinto atrás e á frente, porque na verdade uso, mas não sou parvo nenhum para saber que posso morrer de 1001 coisas diferentes e não é por isso que lhes dou mais importância, e então porque é que ei de dar a 200m sem o cinto???? como já te disse ando de mota, e posso andar atrás no w115 sem cinto ou numa 4L ou seja onde for, e depois??? e se morrer assim? posso morrer de várias formas, vou andar ai a dizer que o mundo e o país são pequenos porque as pessoas dizem que em 200 ou 500m não usam o cinto??

Se isso tem lógica para ti, acho bem que uses o cinto, ou não o uses, ou tomes banho numa banheira insuflável e vás para o trabalho numa bola insuflável, para mim tanto me faz, mas não me venhas dizer que eu sou pequeno só porque encaro o risco dos cintos tal como encaro o risco de muitas outras coisas na vida menos perigosas que ir surfar á ericeira ou andar de mota.

é isto que comigo não funciona, HIPOCRISIAS ou seja fingir que estou preocupado com uma coisa quando não estou!

Por mim até me podem condenar que é me indiferente, Hipócrita seria se dissesse que ando sempre abaixo dos 120, uso sempre o cinto e preocupo-me mesmo a sério com isso, quando depois se calhar passo a estrada sem ser na passadeira, fumo e só como fruta quando calha :sh)

[:D]

EDIT: e para que conste Eu acho bem que as pessoas usem o cinto, se assim o desejarem, de qualquer das formas está na lei !

Última edição:
Boa noite,

De facto, pela sua experiência (que a respeito), o Tempra é um carro que não é nada problematico. Muitos outros propriêtarios não concordaram consigo. Se perguntar a um amigo meu, que teve um Tempra 1.4, se ficou satisfeito, a resposta é não, principalmente devido a problemas! Os mecânicos disseram-me que estes carros davam alguns problemas...penso que tenho razões para acreditar neles...alem disso, não fico admirado, porque a Fiat, de facto, esteve com má fama nos anos 90...por alguma razão foi!

Não me parece que se vejam mais Tempras que Corollas ou R19's...pode ser impressão sua!

Relativamente ao que disse sobre os preços dos usados, isso podia ser em certa medida verdade se estivessemos a falar, por exemplo, de marcas premium...O que conta para valorizar mais um Civic ou um Corolla é, na verdade, a maneira melhor como eles resistiram ao tempo e o proprio estado em que se encontram.

Abraços.

Não me vou alongar mais. Apenas digo que baseado na minha experiência o Tempra não é problemático.

Quanto "á minha impressão" será que é mesmo o meu subconsciente? Não me parece. E lanço o repto. Durante 3 dias, até dia 31 venham aqui ao tópico dizer com verdade quantos dos três vão ver. Depois confrontamos os resultados.
Como somos todos gente séria vamos acreditar uns nos outros. Aceitam?

Eu lembro-me de ver um inquérito na Proteste que em termos de usados o Tempra foi o pior classificado em termos de fiabilidade.
Estava bem abaixo dos outros.
Agora claro que existem excepções.
Tenho um amigo que teve um Tipo 1.4 fase II, que de mecânica nunca lhe deu problemas. Vendeu-o com quase 200.000kms...

Não tenho a menor dúvida que os R19 são a maioria.
Aqui na minha rua conto logo 2.
Os Corollas (E100) também se vêm que se farta (Porto).
Tempras desapareceram.

A minha opinião é que os Tempras são de facto conotados como maus exemplos em fiabilidade.
Nunca tive nenhum, é certo, e acredito que hajam unidades que foram exemplos de fiabilidade, mas é um dado quase estatístico que os Tempras têm muito mau nome no que toca a fiabilidade geral, porque um automóvel não é só um motor.

O meu pai teve um Fiat Tipo 1.4 Charm II de 72cv comprado novo. Não tenho a certeza se o carro era de 1990 ou de 1991.. foi vendido em Agosto de 2007 por 500€ com cerca de 85.000kms. Fui eu que o vendi e foi só por 500€ porque tinha uma das laterais toda riscada, ainda tinha lá uns 200€ de pintura. O carro estava muito bom de pintura (foi sempre carro de garagem e só saía praticamente ao domingo).

Durante os 16/17 anos que andou aqui por casa nunca deu problemas que mereçam destaque.. mudou a panela de escape pelo menos uma vez, mudanças de óleo, velas, placas de travão, etc. O filtro de gasolina e de ar foram mudados apenas uma vez (se não me engano!).

O carro bebia um bocado, ìa facilmente aos 9 ltrs/100kms. Na ultima viagem que fiz com ele de cerca de 150kms fez média de 7,5 ltrs/100.
Acho que o carro até puxava bem, era nervoso. Actualmente o meu pai tem um xsara 1.4i 75cv e é menos nervoso do que o Tipo, em acelerações o xsara leva baile do Tipo. Isso também se pode dever ao facto de o xsara ter uma caixa mais longa. O xsara dá mais velocidade de ponta.

Acho um disparate quererem desvalorizar um carro de 500€ pela segurança que este oferece nos embates laterais.. isso faz algum sentido? Por 500€ comprem uma bicicleta que é capaz ser mais segura nos embates laterais!

Acho que estes Fiat.. o Tipo e o Tempra eram bons carros para a época e que neste momento por 500€ não se compra melhor, nem parecido!

Última edição:
Tenho um familiar, que ainda mantém um Tempra 1.4 e que é o próprio a fazar as revisões, bem como a sua manutenção. Além de consumos nada agradáveis em cidade (cerca de 11l - 12l) é um carro que demonstra algumas fragilidades, pois com cerca de 130.000 e manutenção cuidada, já levou de tudo um pouco [;)]

Boas...
O Tempra é um carro um pouco melindroso para comprar pois a qualidade é muito irregular, isto é, tanto se podem encontrar unidades que nunca deram problemas como outras que são verdadeiros cancros. Há de tudo.
Existiram 2 versões do motor 1.4:
1 com injecção monoponto com 71 cv (apareceu em 1992 salvo erro)
1 com carburador duplo com 78cv (anterior a 1992, portanto)
Esta alteração ocorreu devido à obrigação de os motores a gasolina terem de utilizar catalisador.
O meu pai teve um carro destes desde 1990 até 1992 (versão de 78cv) e trocou -o pois este apresentava uma avaria electrónica intermitente bastante irritante que fazia com que o motor nem sempre pegasse, o que o deixou apeado algumas vezes e nos sítios menos próprios. Era um problema qualquer com a ignição electrónica que nem na Fiat sabiam muito bem como resolver. Além disso também não tinha direcção assistida, que era opcional na altura, o que dificultava bastante as manobras, como devem calcular.
Fora isso, era um carro talhado para fazer estrada e auto-estrada e que atingia velocidades bem elevadas com alguma facilidade graças à excelente aerodinâmica e ao próprio motor que até era bem desenvolto e recuperava bastante bem em estrada. Era possível fazer ultrapassagens sempre em 5ª sem comprometer a segurança e a execução das mesmas.
Tinha um comportamento bastante seguro, facilmente controlável e ligeiramente subvirador, mas muito previsível. Não era nada divertido (esqueçam os peões e a traseira a andar de lado), mas era muito seguro.
Confortável, espaçoso, e bastante acolhedor, era um carro em que dava gosto viajar.
Em termos de longevidade, o melhor elogio que posso fazer, é que ainda há cerca de 2 meses vi esse mesmo Tempra que era do meu pai a circular na Calçada de Carriche, em Lisboa, e nem sequer saía fumo visível do escape, como por vezes se vê em carros mais antigos que libertam aquele fumo azulado, sinal de que está a queimar óleo. Portanto pareceu-me em boa forma.
Posto isto, se está em bom estado, é adequado às necessidades e atendendo ao valor a que é proposto, acho uma boa compra. [;)]

eu nem acho que o tempra se deva comparar a um corolla...é que não tem nada a ver!

o que o corolla tem em fiabilidade e consumos o tempra tem em coisas electricas e electrónicas lá por dentro!

Mas corollas por 500€ só mesmo todos escanfiados!

O r19 já é mais próximo, mas prefiro bem mais o renault ao tempra!

A meu ver o tempra e o tipo apenas valem a pena porque são baratos!

Se não fosse, por que outra razão se explica que esses sistemas não tenham vingado? [:D] [:D] [:D] (J/k) [;)]

Não me estava a referir ao velocimetro e companhia mas sim ao AC.

Alguém disse que em 89 o Civic numa versão tinha AC auto. Perguntaram logo se era digital! Eu então perguntei qual a vantagem do AC auto ter apresentação digital!

EU MANDEI UMA BORDOADA DE FRENTE A MAIS DE 50 NUM MURO com um tempra (tenho pena de não ter fotos para perceberem o estado em que o carro ficou) e nem um arranhão nem um hematoma fiquei nem a minha companheira!o tablier recuou só para que conste........

Por isso deixem-se de inventar mais coisas de crashtests porque até a passar a passadeira podem morrer.........., aliás ate a tomar um duche podem morrer!

Geração dos airbags do ESP e do ABS....e do EURONCAP já não sabem viver sem isso [:D][:D][:D]

Reparem lá nestes dados de internamentos em Hospitais*:

Acidentes

de viação 14 380

de trabalho 19 793

domésticos e de lazer 107 809

Doença 672 418

Revista AcIDENTES domésticos e de lazer VOL. 24, N.o2 —JULHO/DEZEMBRO 2006

Algum de vocês preocupa-se com o piso escorregadio em casa? com o tapete a fugir? com as esquinas das mesas??

E em vez de comprarem o carro mais seguro, porque não deixam de fumar? ou começam a tomar mais vitaminas?[:D]

Deixem-se de hipocrisias meus amigos![;)]

Pronto... vou arrancar o meu papillon, comprar umas calças de cabedal, uns óculos espelhados e de seguida artilho o meu Lybra para ficar parecido com o carro do Mad Max! [:D]

Depois e só meter um charro nos lábios, deixar crescer a barba e a guedelha, não lavar mais os dentes, deixar uma garrafa de Jack Daniels no banco do passageiro e desapertar o cinto de segurança...

Se bater agarro-me com toda a força ao volante e finco os pés nos pedal de travão e de embraiagem ao mesmo tempo que levanto o rabo do assento parecendo um surfista, se for capotamento meto rapidamente as mãos no tejadilho e espero que o carro se imobilize.

Se o carro se incendiar saio dos destroços como o Exterminador Implacável...

Pronto... vou arrancar o meu papillon, comprar umas calças de cabedal, uns óculos espelhados e de seguida artilho o meu Lybra para ficar parecido com o carro do Mad Max! [:D]

Depois e só meter um charro nos lábios, deixar crescer a barba e a guedelha, não lavar mais os dentes, deixar uma garrafa de Jack Daniels no banco do passageiro e desapertar o cinto de segurança...

Se bater agarro-me com toda a força ao volante e finco os pés nos pedal de travão e de embraiagem ao mesmo tempo que levanto o rabo do assento parecendo um surfista, se for capotamento meto rapidamente as mãos no tejadilho e espero que o carro se imobilize.

Se o carro se incendiar saio dos destroços como o Exterminador Implacável...

se te deres a essa maçada para andares 200 ou 500metros é mesmo um homem que se mexe para as coisas [:)][:)][:)][:)][:)]

se isso tudo for para andares com o carro como deve ser, então podes deixar o tuning todo, mas mete o cinto, se não quiseres sujar o casaco de cabedal, podes comprar aquelas esponjas que dizem "tuning" e sempre ficam bem com as calças de cabedal![:)]

se te deres a essa maçada para andares 200 ou 500metros é mesmo um homem que se mexe para as coisas [:)][:)][:)][:)][:)]

se isso tudo for para andares com o carro como deve ser, então podes deixar o tuning todo, mas mete o cinto, se não quiseres sujar o casaco de cabedal, podes comprar aquelas esponjas que dizem "tuning" e sempre ficam bem com as calças de cabedal![:)]

Vou de Tempra Diesel pois sou muito certinho e gosto de andar devagar...

E tenho de ver se não me esqueço de colocar o tapete na banheira para não ser um hipócrita. [:)]

Voltar
Superior