Traje e Praxe

Na Universidade do Minho existe o Código de Praxe que contém vários capítulos, um dos quais referentes ao traje (onde é explicado detalhadamente como se traja, e que peças constituem o traje), é explicado os direitos e deveres de praxante e do praxado, é definido as hierarquias (por matricula e por ano frequentado), enfim, traz esse paleio todo.
Ora eu não sei precisar se proibe especificamente de trajar quem não foi praxado, mas o que eu sempre subentendi é que quem é declaradamente anti-praxe é obviamente contra o código de praxe e consequentemente contra o que lá está escrito!
Ora se nesse livro um dos capítulos é precisamente sobre a arte de bem trajar, ser anti-praxe, é não acreditar no que se escreve naquele livrinho, logo também não terá interesse em trajar...
Agora também é verdade que nunca vi ninguem ser chamado à atenção por ir trajado, quer dizer, também ninguem se lembra ao certo de quem foi praxado e quem não foi, eu sei quem foi praxado comigo no ano em que entrei e no ano em que praxei, nos outros anos sei lá quem foi e quem não foi, ou por exemplo, nos casos dos transferidos, supostamente aparecem trajados, e eu acredito que foram praxados no curso que entraram originalmente, agora ninguem vai lá andar a investigar isso...

Cumprimentos

Isso é uma verdade.
A moça só foi reconhecida porque entrou no mesmo ano da tal colega.
Agora podem estar ali na escola montes de gente que não foi praxada e eu sei lá quem, comigo entraram aos montes.
E tenho outra colega que foi transferida, mas já lhe vimos a t-shirt do caloiro da anterior universidade dela.

O traje actualmente na maior parte da vezes não passa de um elemento de ostentação, sentem-se mais importantes por andar de traje, eu nunca usei nada disso e sim fui a praxe.

Isso é uma verdade.
A moça só foi reconhecida porque entrou no mesmo ano da tal colega.
Agora podem estar ali na escola montes de gente que não foi praxada e eu sei lá quem, comigo entraram aos montes.
E tenho outra colega que foi transferida, mas já lhe vimos a t-shirt do caloiro da anterior universidade dela.

Enquanto associarem traje = praxe será assim.

Tenho colegas meus que foram praxados e não querem usar traje. Não misturem as coisas.

Eh pinguimmmm!!!

Por amor de Deus, vivam e deixem viver...

Incomodam-te?

por falar em praxes . . . e vdd k kem entra na 2º fase, ja n tem madrinha?

o taberneiro es da comissao de praxes? n podes dar ai uma ajudinha»?[:p][:p][:p]apr:)

O que interessa é o canudo no final, o resto é palhaçada.
Não percebo por é que há tanta gente a perder tempo com trajes
e praxes e códigos de praxes, e emblemas, e fitas, e etc...
Eu nunca comprei traje, achei que os meus pais já gastavam demasiado
dinheiro comigo. A minha Maria comprou, agora tem o traje lá em casa
e anda lá aos tombos e nem sabe aonde é que o há-de arrumar.
É isso e o vestido de casamento. [:D]

Estou a juntar pra comprar o traje, acho os emblemas e o grelo bonitos. (o meu vai ter 6 fitas, 3 de cada cor...)

Já tenho uns 8 deles e só 4 dos obrigatórios...[:D] Vou parecer uma galeria!

isso do traje tem tiques de maoismo vá lá vai....a mim é que não me apanham a usar aquilo...

sim, e realmente ha pessoas que levam isto muito a serio

queria ver alguem proibir-me de usar traja com tenis, ou com mala às costas...ta bem ta...

É só porque não fica bem, a pasta dá mais classe [:p]

Última edição:
Com todo o respeito por quem gosta...

Para mim, as praxes não passam de um exercicio idiota de humilhação. As praxes não servem para integrar....servem para ridicularizar. Se a vontade real fosse a integração existem "n" maneiras possiveis e imaginarias para o fazer sem recorrer ao tipo de comportamentos idiotas que se vêm por essas ruas e faculdades fora por esta altura. Alías, eu não duvido em nada da criatividade dos que organizam as praxes, prova da sua imaginação são os rituais translocados que todos os anos se inventam para se rirem dos caloiros e acabarem todos bebados...

Agora que penso nisso....não me recordo de festa alguma que envolva a palavra faculdade e não implique alcool a rodos...

....estive a pensar, a pensar, a pensar....mas não me lembro efectivamente de nenhuma....

Alías...quando vejo alguem em idade de entrar para a faculdade e se toco na palavra "expectativas" a primeira coisa que consigo compreender no meio do discurso do mete "x's, kappas e abreviaturas por tudo o que é lado, são as palavras "experiência",diversão, conhecer outras pessoas,festas, praxes e...."tipo...cenas dessas"...

A palavra estudar normalmente é coisa que não ouço...pelo menos sem perguntar segunda vez...

Voltando ao que se falava...

Mais imaginativo seria sim utilizar essa mesma extrordinaria capacidade de raciocinio para organizar actividades onde as pessoas se possam realmente divertir e se conhecer sem serem ridicularizadas por terceiros...!!! Isso é que era de imaginação....!!! Mas no fundo....e sejamos serios....têm alguma graça perder tempo com isso quando se podem inventar novas e extraordinarias maneiras de gozar com quem chega...?

Claro que não.....

Última edição:
por falar em praxes . . . e vdd k kem entra na 2º fase, ja n tem madrinha?

o taberneiro es da comissao de praxes? n podes dar ai uma ajudinha»?[:p][:p][:p]apr:)

Se na tua escola os da 2ª fase começarem as aulas mais tarde as praxes são feitas para o ano. Na minha 1ª e 2ª fase entram ao mesmo tempo.

Nunca praxei nem nunca fui praxado. Acho a praxe engraçada com é feita de livre vontade e com algum bom gosto.
E sempre achei que aquela malta que se poe a pé de manha só pra ir praxar os caloiros nos primeiros dias quando ainda não há aulas ou anda com o traje em setembro com um calor dos diabos como tem estado este ano...esses é k andam a ser praxados.
Já pra não falar nakeles tipos que nota se que tem mesmo gosto em humilhar os caloiros, muito frustraditos a delirarem com os seus momentos de poderzinho sobre os mais fracos.
Depois há aqueles que são decentes e divertem o pessoal e não tratam mal os caloiros.
Nunca usei traje.
Isso é só na China.

Com todo o respeito por quem gosta...

Para mim, as praxes não passam de um exercicio idiota de humilhação. As praxes não servem para integrar....servem para ridicularizar. Se a vontade real fosse a integração existem "n" maneiras possiveis e imaginarias para o fazer sem recorrer ao tipo de comportamentos idiotas que se vêm por essas ruas e faculdades fora por esta altura. Alías, eu não duvido em nada da criatividade dos que organizam as praxes, prova da sua imaginação são os rituais translocados que todos os anos se inventam para se rirem dos caloiros e acabarem todos bebados...

Agora que penso nisso....não me recordo de festa alguma que envolva a palavra faculdade e não implique alcool a rodos...

....estive a pensar, a pensar, a pensar....mas não me lembro efectivamente de nenhuma....

Alías...quando vejo alguem em idade de entrar para a faculdade e se toco na palavra "expectativas" a primeira coisa que consigo compreender no meio do discurso do mete "x's" são as palavras "experiência",diversão, conhecer outras pessoas,festas, praxes e...."tipo...cenas dessas"...

A palavra estudar normalmente é coisa que não ouço...pelo menos sem perguntar segunda vez...

Voltando ao que se falava...

Mais imaginativo seria sim utilizar essa mesma extrordinaria capacidade de raciocinio para organizar actividades onde as pessoas se possam realmente divertir e se conhecer sem serem ridicularizadas por terceiros...!!! Isso é que era de imaginação....!!! Mas no fundo....e sejamos serios....têm alguma graça perder tempo com isso quando se podem inventar novas e extraordinarias maneiras de gozar com quem chega...?

Claro que não.....

Há Praxes e Praxes.

Há academias em que realmente se abusa e sei de histórias que são o horror, com o caso de numa academia terem rapados os pelos pubicos a um caloiro em tribunal de praxe e terem rompido o escroto a outro...

Eu falo pela minha, aquilo é mais o rir que outra coisa. O pior que podia acontecer era ao passar uma folha de boca em boca beijares sem querer alguém do teu sexo. [:)]

Eu fui praxado, mas nunca quis saber disso para nada e não uso nem nunca vou usar o traje. Qual é o mal do oposto acontecer? Se eu não sou obrigado a usar pq que os outros são proibidos? Ainda por cima o traje não absolutamente nada a ver com praxes (na sua concepção original).

Há Praxes e Praxes.

Há academias em que realmente se abusa e sei de histórias que são o horror, com o caso de numa academia terem rapados os pelos pubicos a um caloiro em tribunal de praxe e terem rompido o escroto a outro...

Eu falo pela minha, aquilo é mais o rir que outra coisa. O pior que podia acontecer era ao passar uma folha de boca em boca beijares sem querer alguém do teu sexo. [:)]

Romperam o escroto????????????
E o gajo não faz nada???????
Fica ali à espera????????????????
A mim nem me apanhavam em tribunal nenhum, qt mais me tocarem!
Às vezes não entendo como o pessoal "come e cala"! Eu já apanhei por não "comer", mas qd não quero, não quero. E não iam ser uns palhaçitos bebedos que me iam fazer uma ***** dessas.

Se na tua escola os da 2ª fase começarem as aulas mais tarde as praxes são feitas para o ano. Na minha 1ª e 2ª fase entram ao mesmo tempo.
para o ano? :eek::eek::eek::eek::eek:

espero k nao, as matriculas da segunda fase começaram hoje . . .

quando sao as candidaturas e kdo saem os resultados da 3º fase, alguem sabe?

Última edição:
Bem, eu fui praxado, nunca praxei, mas não me importo nada que quem não foi ande de traje. Porque não ? Ainda para mais quando qualquer escola agora tem traje. Anda tudo trajado, tudo tem queima e semanas "académicas", enfim...

Agora, já é preciso um elevado grau de estupidez para ter recusado ser praxado e depois andar a praxar.

Não é o habito que faz o monge...[;)]

Até podem usar o traje no secundário que não faz de vocês estudantes universitários...

Há inclusive universidades em que o acto de usar traje devia ser considerado vergonhoso, tal a reputação e qualidade que ostentam as referidas instituições....

O traje era em tempos idos o UNIFORME dos alunos, e não estava associado ao ritual praxistico...

Quanto ao seu actual uso, pretende-se sobretudo coerência.
Se são anti praxe, então por coerência não praxem nem pratiquem rituais e tradições praxisticas...

Pior do que ser apanhado em "fraude" é sentir-se uma fraude!
A praxe e tradições académicas não se empoem, vivem-se e adere-se a elas de espontânea vontade...

Se querem, óptimo ,bem vindos á verdadeira vida académica, se não querem, então tenham a decência, honestidade, e a coerência de renunciara tudo aquilo que a praxe literal representa...

Voltar
Superior