Trabalhar em Consultoria

Trabalhei numa empresa de consultoria (não tive lá muito tempo mas sei como aquilo funciona em termos de escalabilidade).

Na BCG oferecem te o MBA tal como disseste, mas não sei qual a escalabilidade.
Na Mc kinsey idem.
Na Accenture se dizes eu acredito.

Na consultora onde trabalhei (não vou dizer o nome mas está no TOP 10), passas a consultor apos 1 ano a ganhar 1500 limpos e demoras 10 anos( em média) a chegar a senior manager.

O que tá a levar a esta discussão prende-se com os salarios onde tas redondamente enganado.

Na BCG pagam te 2000 euros no 1º ano.Com MBA pagam valores superiores aos 3000 brutos que falaste.
Nas Accenture pagam te 1000 euros no 1º ano e com MBA aposto que pagam mais que 3000 euros, caso contrário ia me embora.

BTW, se fores ao site da BCG Portugal constatas que diz lá que pagam te o MBA caso optes por essa via e que podes optar por outra via sem ser o MBA.
Logo aquilo que dizes que se n tiverem MBA vais para a rua é pura mentira.

na BCG actualmente são 1750[;)]

cuidado que isso do MBa pode muito bem ser uma faca de dois gumes.

porque se te pagarem um MBA numa escola no exteriorobrigam-te a assinar um contrato de 5 anos de exclusividade como é lógico.

Ora se acabares um MBA com aproveitamento podes receber convites da grandes empresas mundiais.....

.....mas tens de vir trabalhar para PT.

cumprimentos

Já agora, falando em MBAs parece que está para breve a fusão/parceria entre as universidades de Aveiro, Coimbra, Porto, Catolica, Minho e ESADE com vista à criação de um MBA no Porto

Bom ainda bem que encontrei este tópico porque é com algum aborrecimento que têm "xateado" com cartas para casa, email e telefonemas para que eu vá assistir a essas apresentaçoes de recrutamento de recem licenciados...

Epa já xateia há uns tempos ao telefone tive até de mentir para que me largassem o pé...

Colegas meus iludidos acederam ao convite, chegam lá comem e bebem, tratamento 5 estrelas mas cheira-nos tudo muito a esturro com as "promessas" de carreira que nos são comunicadas.

Mais me xateia ainda o facto de não nos largarem mesmo antes de acabarmo o curso. Além do mais, fui bem claro quando disse que não estava nos meus horizontes a curto prazo enveredar pela consultadoria...

Depois é a conversa que quanto a mim lhes retira toda a seriedade no discurso .."Ah e tal seleccionamos os melhores alunos bla bla bla" e eu "Epa olha que porreiro, reconhecimento e tal" Depois venho a saber que todos os meus colegas receberam os mesmos telefonemas [:D]

Última edição:
O que a consultoria oferece de bom é uma carreira e projectos aliciantes.

Quem não pretender como factores principais é melhor procurar outro ramo.

Bom ainda bem que encontrei este tópico porque é com algum aborrecimento que têm "xateado" com cartas para casa, email e telefonemas para que eu vá assistir a essas apresentaçoes de recrutamento de recem licenciados...

Epa já xateia há uns tempos ao telefone tive até de mentir para que me largassem o pé...

Colegas meus iludidos acederam ao convite, chegam lá comem e bebem, tratamento 5 estrelas mas cheira-nos tudo muito a esturro com as "promessas" de carreira que nos são comunicadas.

Mais me xateia ainda o facto de não nos largarem mesmo antes de acabarmo o curso. Além do mais, fui bem claro quando disse que não estava nos meus horizontes a curto prazo enveredar pela consultadoria...

Depois é a conversa que quanto a mim lhes retira toda a seriedade no discurso .."Ah e tal seleccionamos os melhores anos bla bla bla" e eu "Epa olha que porreiro, reconhecimento e tal" Depois venho a saber que todos os meus colegas receberam os mesmos telefonemas [:D]

AMGfan, mesmo que penses que a Consoltoria não é o ideal para ti, um ou dois anos a trabalhar numa só te dá oportunidades acredita. E a aprendizagem é garantida. Não é tempo perdido [;)]

O que a consultoria oferece de bom é uma carreira e projectos aliciantes.

A consultoria é boa para quem não gosta de meter as mãos na massa. Boa para quem não quer assumir responsabilidades na execução empresarial.

O consultor salta de projecto em projecto e varre uma infinidade de empresas. Não tem compromisso com um negócio em particular.

Por definição uma empresa cria produtos ou vende produtos. O consultor não cria nem vende produtos. Está acima desta maçada.

Por isso, acho que consultoria é adequada pessoas inteligentes, ambiciosas e pouco empreendedoras na busca de um vencimento elevado.

A maioria dos consultores não gostam de empresas, gostam de dinheiro. Não sabem o que é uma empresa e raramente na vida estiveram à frente de um cliente para vender um produto.

Opinião pessoal evidentemente.[;)]

A consultoria é boa para quem não gosta de meter as mãos na massa. Boa para quem não quer assumir responsabilidades na execução empresarial.

O consultor salta de projecto em projecto e varre uma infinidade de empresas. Não tem compromisso com um negócio em particular.

Por definição uma empresa cria produtos ou vende produtos. O consultor não cria nem vende produtos. Está acima desta maçada.

Por isso, acho que consultoria é adequada pessoas inteligentes, ambiciosas e pouco empreendedoras na busca de um vencimento elevado.

A maioria dos consultores não gostam de empresas, gostam de dinheiro. Não sabem o que é uma empresa e raramente na vida estiveram à frente de um cliente para vender um produto.

[:)][:)][:)]

Acho que nunca li uma definição de consultoria melhor que essa [;)]

Já agora, vou começar para o proximo mes no ramo da consultoria. Uma duvida:

tenho de ir de fato todos os dias para o trabalho?

Já agora, vou começar para o proximo mes no ramo da consultoria. Uma duvida:

tenho de ir de fato todos os dias para o trabalho?

Regra geral: SIM

Contudo, como tudo na vida há excepções. Ha casos em que os clientes fazem Casual-Friday e os consultores tb, há casos ainda mais extremos em que é sempre casual durante a semana. Mas diria que 95% dos casos é sempre fato (todos os dias), 4,99% faz casual à sexta, 0,01% é casual sempre.

O PSL tem td a razao Marco. Não podias tar mais enganado quanto a progressão de carreira na Accenture.

Estive na Deloitte e conheço de cor os mapas de promoções, escalões,etc...

Começas como analyst, se, na tua avaliação (tens 2 momentos de avaliação chave num ano) fores considerado como passivel de subir de escalão, passas, ao fim de um ano, para Consultant. Dentro de Consultant, ganhas os 1500 liquidos, tal como o PSL estava a dizer.

Quanto ao MBA não posso entrar em pormenores mas acredita que não é nada facil de garantires um pago e claro... não é de todo requisito para seres consultor, quanto muito para chegares a Manager na melhor das hipoteses.

Ahh.. Esqueci-me de referir que a estrutura de carreira na Deloitte é praticamente igual à da Accenture (embora sejam brutalmente diferentes).

O PSL tem td a razao Marco. Não podias tar mais enganado quanto a progressão de carreira na Accenture.

Apenas disse o que um dum responsaveis da accenture me disse... duvido que o homem estivesse a mentir.

O que ele me disse foi que na accenture ha apenas 1 avaliaçao por ano (no primeiro ano ha 2, a partir dai é só 1 por ano) e na melhor das hipoteses passavas a consultant ao fim de 2 anos.

Daquilo que conheço da estrutura da Accenture duvido mt que fiques 2 anos como Analyst ( na categoria base) caso tenhas boa nota na avaliação. Mas isso é o menos... Agora... O MBA ser requisito para chegares a consultant é que tá absolutamente fora de questao. Deves ter percebido mal.

O que tenho observado é que depois das licenciaturas, serão não tarda muito se é que já não o são, os MBA a banalizarem-se...

Hoje em dia observa-se nem para doutorados há lugares nas faculdades para dar aulas como pretendem...

Sinais dos tempos.

Posso estar enganado, mas actualmente tenho muitos amigos que estão como eu, 1 ano ou 2 mais à frente e outros um pouco mais atrás e o assunto é curriqueiro...e generaliza-se a ideia: Nas consultoras serás explorado até ao tutano e a compensãção financeira será no fim...relativa!

Estas coisas levam sempre a discussões.

Eu tenho 1 amigo (com 50 anos) que me disse uma vez exactamente o mesmo que o neoxic disse:

Diz ele:

Ia tirar uma licenciatura em engenharia mecânica (isto em 75) larguei porque achava que não ia recompensar e comecei com o negócio de salvados. Começou 1 negócio de pronto socorro (tudo na altura era inovador) e há 20 anos (1988) está no negócio de construção civil.

E o conselho dele foi igual ao neoxic e Carlos L. aqui do fórum.

Se te vais rebentar todo trabalhar para ti.

Posso dizer-vos que ja trabalhei em consultoria e a unica coisa que via...era quando podia dormir...

Para o mesmo empenho é possivel ter grandes negocios.....em breve terei novidades

O ordenado não deve ser preocupaçao. Experimentem sempre.

Nunca digam que não. Falo quando não têm 1 emprego.

Agora voces é que fazem o vosso sucesso.

Para melhor perceberem. Quando sao contratados sao contratados para 40 horas.

Se entrarem as 9 e 18 ninguem pode dizer nada. Podem é nao ser promovidos e nessa altura mudam.

Não se preocupem em experimentar. Eu tenho um colega onde estou a fazer 8-17. E quando chega as 7:30 baza as 16:30.

Sao 40 horas por semana. Desde que cumpra.

Eu estive numa empresa em que a cultura era 11-20. E quando estamos a aprender temos de nos reger pelos horarios dos outros.

O que tenho observado é que depois das licenciaturas, serão não tarda muito se é que já não o são, os MBA a banalizarem-se...

Hoje em dia observa-se nem para doutorados há lugares nas faculdades para dar aulas como pretendem...

Sinais dos tempos.

Posso estar enganado, mas actualmente tenho muitos amigos que estão como eu, 1 ano ou 2 mais à frente e outros um pouco mais atrás e o assunto é curriqueiro...e generaliza-se a ideia: Nas consultoras serás explorado até ao tutano e a compensãção financeira será no fim...relativa!

nos MBA a selecção terá de fazer-se pela qualidade.

é que um MBA do inseada, da LBS ou de harvard não é a mesma coisa que os MBA, por exemplo, da catolica.

e as opurtunidades de emprego também não.

cumprimentos

Voltar
Superior