Eu tenho uma posição diferente, sou cliente de consultoras e portanto lido com consultores quer para auditorias quer para serviço diversos de consultoria em várias área incluindo jurídica.
A coisa que mais me irrita enquanto cliente são consultores querem brilhar...[

]
Ainda recentemente me exaltei com uma jovem brilhante e reluzente consultora [

][br

] que entrou a pés juntos a dizer-me que eu tinha uma irregularidade nas contas ( contabilidade) e a jovem insistia que um determinado valor estava mal contabilizado e não sei que mais. Eu, raposa velha, pensei logo "esta ainda está na rodagem" [

] e sai-me com o clássico coice : "onde é que esta exigência está descrita na Lei????". A partir daí foi o enterro da guerreira.. "boas práticas" bla bla wiskas saquetas bla bla bla. Até que o manageiro dela se atravessou e o assunto mudou.
Portanto: vai com calma qd começares a trabalhar directamente com clientes frente a frente. Quando uma empresa recorre a uma consultora está a espera que o consultora saiba muito mais do que ela. Nunca te esqueças disso na tua vida de consultor.
Tu estás a vender o teu know how.
Quanto ao resto acho que tens de te aclamar pelo menos 1 ano. Não vale a pena ruminar muito no assunto da promoção da carreira etc. As carreira nãos se fazem assim. É preciso investir tempo nas organizações para que elas respondam com promoções. Para já, abre bem os olhos, toma notas pessoais sobre as pessoas com quem lidas para não te esqueceres das suas preferências e vai alimentado um bom relacionamento mas sem ser excessivamente próximo.
Tem cuidado com aqueles que vão querer ser teus amigos do peito logo de inicio, esse são geralmente os primeiros a espetar a faca.
O ambiente das consultores a é sempre competitivo e é importante estar muito atento ao que se passa.