Trabalhar em Consultoria

Em Portugal há de facto poucas empresas que desenvolvem e criem produtos (em todas as áreas) onde por norma é onde está a diferenciação e o valor acrescentado.
E dizes as poucas que sconcorrem pelo preço é pelo simples facto de que o produto não é diferenciador de forma a poder escolher o preço de venda.
Mas no fim do dia essa é uma das razões pela qual existem países ricos e outros nem por isso.
A outra é também crucial é a eficiência do estado.

Última edição:
Bem, no seguimento da minha partilha anterior, já estou há duas semanas na big4.

Até agora estou com mixed feelings e tenho algumas saudades da minha anterior (e única) experiência, numa Seguradora que saí por questões de CV e especificamente para ir para uma big4.

Basicamente, estou a achar interessante, mas…

Pros:
- estrutura totalmente diferente em tamanho. só quem conhece esta realidade percebe. Na minha empresa anterior, que não era pequena, identificava facilmente a pessoa X à função Y. Aqui isso é impossível numa fase inicial atendendo ao tamanho da organização.

- CV. O motivo pelo qual cá entrei. Já percebi que dá uma bagagem diferente.

- Diversidade de projetos

Contras:

- A malta entra bastante tarde ao trabalho. Antes das 9h30-10h, os Teams estão todos offline. É pena, porque já no meu trabalho anterior gostava e era muito produtivo a trabalhar entre as 8 e as 9h. Aqui não vale muito a pena, pelo motivo seguinte.

- Horários. Não fiz noitadas (também era melhor) mas sair entre as 18h30 e as 19h é habitual. Portanto tirando em alturas de pico, que cada segundo conta , não me compensa trabalhar cedo. Este ponto é agravado pelo facto de eu trabalhar no setor segurador anteriormente (era das 9 as 17h, e ainda me sobrava muito “dia”).

- Formação on job. Muito, muito deficiente. Mas aqui depende das equipas. Deram-me umas luzes de 1h30 e já estou envolvido num projeto basicamente a desenrascar-me, sem ainda ter a totalidade dos acessos e afins. A formação técnica / teórica devo dizer que é excelente e muito fomentada pela empresa.

- Não tenho propriamente uma equipa. Este projeto estou a trabalhar com X pessoas numa área específica , no próximo projeto já posso estar a trabalhar com outras. Não há propriamente a ideia (se calhar para uns antiquada) de uma equipa estanque, uma chefia e depois quando necessário , dar apoio a outras áreas.

- Ainda não percebi como brilhar para ser promovido mais rápido. Na minha antiga empresa, o meu chefe já me conhecia muito bem. Aqui, não tendo um chefe fixo , não percebi muito bem perante quem é que tenho de mostrar “valor”. Basicamente é perante todos, mas isso acaba por ser bastante difuso.

Em suma, até agora estou a gostar. Não estou deslumbrado , mas como vinha à espera de um cenário negro, a pancada não está a existir ou ser assim tão evidente como eu pensaria.

Bem, no seguimento da minha partilha anterior, já estou há duas semanas na big4.

Até agora estou com mixed feelings e tenho algumas saudades da minha anterior (e única) experiência, numa Seguradora que saí por questões de CV e especificamente para ir para uma big4.

Pros:
- estrutura totalmente diferente em tamanho. só quem conhece esta realidade percebe. Na minha empresa anterior, que não era pequena, identificava facilmente a pessoa X à função Y. Aqui isso é impossível numa fase inicial atendendo ao tamanho da organização.

Contras:

- A malta entra bastante tarde ao trabalho. Antes das 9h30-10h, os Teams estão todos offline. É pena, porque já no meu trabalho anterior gostava e era muito produtivo a trabalhar entre as 8 e as 9h. Aqui não vale muito a pena, pelo motivo seguinte.

- Horários. Não fiz noitadas (também era melhor) mas sair entre as 18h30 e as 19h é habitual. Portanto tirando em alturas de pico, que cada segundo conta , não me compensa trabalhar cedo. Este ponto é agravado pelo facto de eu trabalhar no setor segurador anteriormente (era das 9 as 17h, e ainda me sobrava muito “dia”).

- Formação on job. Muito, muito deficiente. Mas aqui depende das equipas. Deram-me umas luzes de 1h30 e já estou envolvido num projeto basicamente a desenrascar-me, sem ainda ter a totalidade dos acessos e afins. A formação técnica / teórica devo dizer que é excelente e muito fomentada pela empresa.

- Não tenho propriamente uma equipa. Este projeto estou a trabalhar com X pessoas numa área específica , no próximo projeto já posso estar a trabalhar com outras. Não há propriamente a ideia (se calhar para uns antiquada) de uma equipa estanque, uma chefia e depois quando necessário , dar apoio a outras áreas.

- Ainda não percebi como brilhar para ser promovido mais rápido. Na minha antiga empresa, o meu chefe já me conhecia muito bem. Aqui, não tendo um chefe fixo , não percebi muito bem perante quem é que tenho de mostrar “valor”. Basicamente é perante todos, mas isso acaba por ser bastante difuso.

Em suma, até agora estou a gostar. Não estou deslumbrado , mas como vinha à espera de um cenário negro, a pancada não está a existir ou ser assim tão evidente como eu pensaria.

Diria que a maior parte dessas questões se remedeiam com hábito, uma vez que todo o funcionamento é diferente de trabalhar no chamado "cliente final".
E tanto podes andar entre vários projectos no mesmo cliente, como andar em projectos em diferentes clientes. Da minha experiência, ficando sempre no mesmo cliente as diferenças enter internos e externos acabam por se esbater.

Por fim, se queres progredir e dar visibilidade disso, a receita é simples: faz um bom trabalho e dá feedback ao teu manager. É nele e na pessoa do cliente responsável pela tua contratação que tens que depositar o teu foco e a evidência do teu trabalho.

Contras:

Isto não é um contra.

Isto é provavelmente a melhor coisa que a consultoria tem. Ao fim de 5 anos, trabalhaste com mais de 100 mentes/cerebros diferentes. Isso dá-me uma capacidade de aprendizagem enorme.
E se tiveres um chefe mau, não tens de aturar esse chefe durante 5 anos. Aturas durante os 6 meses do projeto e depois no projeto seguinte já tens um manager diferente.

Pros:

Contras:

O que coloquei a bold é mesmo aquilo que te vai dar uma enorme bagagem em pouco tempo, o teu crescimento vai ser acelerado por esses factores[;)]
Quanto ao não perceberes como brilhar para ser promovido mais rápido, basicamente faz o teu trabalho e tenta mostrar o teu valor nas diferentes equipas em que estiveres envolvido. Vais ver que depois em vez de seres conhecido pelo teu chefe como antes, vais ser conhecido por dezenas de pessoas que te quererão na equipa delas sempre que possível.

Já começaste a construir a tua rede de contactos que te poderão abrir portas no futuro[;)]

Big 4? Conheço um que acompanhei desde a base até mesmo ao topo, onde hoje está. Portanto, sim, é possível. Que isto sirva de motivação. Boa sorte. :)

Eu tenho uma posição diferente, sou cliente de consultoras e portanto lido com consultores quer para auditorias quer para serviço diversos de consultoria em várias área incluindo jurídica.

A coisa que mais me irrita enquanto cliente são consultores querem brilhar...[:D]

Ainda recentemente me exaltei com uma jovem brilhante e reluzente consultora [:cool:][br:)] que entrou a pés juntos a dizer-me que eu tinha uma irregularidade nas contas ( contabilidade) e a jovem insistia que um determinado valor estava mal contabilizado e não sei que mais. Eu, raposa velha, pensei logo "esta ainda está na rodagem" [:D] e sai-me com o clássico coice : "onde é que esta exigência está descrita na Lei????". A partir daí foi o enterro da guerreira.. "boas práticas" bla bla wiskas saquetas bla bla bla. Até que o manageiro dela se atravessou e o assunto mudou.

Portanto: vai com calma qd começares a trabalhar directamente com clientes frente a frente. Quando uma empresa recorre a uma consultora está a espera que o consultora saiba muito mais do que ela. Nunca te esqueças disso na tua vida de consultor.

Tu estás a vender o teu know how.

Quanto ao resto acho que tens de te aclamar pelo menos 1 ano. Não vale a pena ruminar muito no assunto da promoção da carreira etc. As carreira nãos se fazem assim. É preciso investir tempo nas organizações para que elas respondam com promoções. Para já, abre bem os olhos, toma notas pessoais sobre as pessoas com quem lidas para não te esqueceres das suas preferências e vai alimentado um bom relacionamento mas sem ser excessivamente próximo.
Tem cuidado com aqueles que vão querer ser teus amigos do peito logo de inicio, esse são geralmente os primeiros a espetar a faca.
O ambiente das consultores a é sempre competitivo e é importante estar muito atento ao que se passa.

Eu tenho uma posição diferente, sou cliente de consultoras e portanto lido com consultores quer para auditorias quer para serviço diversos de consultoria em várias área incluindo jurídica.

A coisa que mais me irrita enquanto cliente são consultores querem brilhar...[:D]

Ainda recentemente me exaltei com uma jovem brilhante e reluzente consultora [:cool:][br:)] que entrou a pés juntos a dizer-me que eu tinha uma irregularidade nas contas ( contabilidade) e a jovem insistia que um determinado valor estava mal contabilizado e não sei que mais. Eu, raposa velha, pensei logo "esta ainda está na rodagem" [:D] e sai-me com o clássico coice : "onde é que esta exigência está descrita na Lei????". A partir daí foi o enterro da guerreira.. "boas práticas" bla bla wiskas saquetas bla bla bla. Até que o manageiro dela se atravessou e o assunto mudou.

Portanto: vai com calma qd começares a trabalhar directamente com clientes frente a frente. Quando uma empresa recorre a uma consultora está a espera que o consultora saiba muito mais do que ela. Nunca te esqueças disso na tua vida de consultor.

Quanto ao resto acho que tens de te aclamar pelo menos 1 ano. Não vale a pena ruminar muito no assunto da promoção da carreira etc. As carreira nãos se fazem assim. É preciso investir tempo nas organizações para que elas respondam com promoções. Para já, abre bem os olhos, toma notas pessoais sobre as pessoas com quem lidas para não te esqueceres das suas preferências e vai alimentado um bom relacionamento mas sem ser excessivamente próximo.
Tem cuidado com aqueles que vão querer ser teus amigos do peito logo de inicio, esse são geralmente os primeiros a espetar a faca.
O ambiente das consultores a é sempre competitivo e é importante estar muito atento ao que se passa.

Esse é um caso típico dum pitufo (junior) que se tenta afirmar, muitas vezes de peito cheio porque está numa "consultora de alto gabarito" (normalmente dizem-me recorrendo a várias palavras inglesas, porque, enfim, a língua de Camões é pobrezinha). É malta que ainda não aprendeu a estar no mundo corporativo, ou malta que acha que a imagem vale mais que o conteúdo. E, nalguns casos, até certo ponto isso pega.
Mas eu falava de mostrar trabalho: bem feito, sem pretensões, e com humildade para aprender sempre. O truque é dar visibilidade desse trabalho a quem importa, mas sem fazer disso espalhafato e sem borrar a pintura a dar uma de graxista.
Mas aí reside o profissionalismo da coisa.

Caros, vi um anuncio bastante interessante numa destas grandes consultoras, para cargo de manager.

Estou a ponderar enviar o CV para lá, mas para mim só faz sentido mudar de emprego se conseguir vir a ganhar pelo menos mais 20% do que ganho atualmente.

Pelo que verifiquei no glassdoor, o salário no cargo de manager anda entre os 50k e os 60k brutos anuais nestas grandes consultoras. Alguém confirma ?

P.S. é para área tecnológica. Nada de gestão, audit, tax ou coisas do género.

Só para fazer aqui um pequeno update.

Fui a 3 entrevistas e no final fizeram-me um proposta de 60k anuais brutos.

Recusei a proposta, devido aos valores (não os valores monetários, mas sim os valores culturais) da empresa estarem completamente desalinhados com os meus. Já tinha sentido isso nas duas primeiras entrevistas, mas a gota de água foi na ultima entrevista o partner que me estava a entrevistar ter dito que não vê mais-valia nenhuma em ter a empresa dele a investir em inovação tecnológica.

Última edição:
Como alguém que recebe quase metade disso bruto, só posso dizer que deve ser bom estar em áreas da economia assim tão dinâmicas em que se pode esperar por aparecer outra proposta similar noutra empresa mais alinhada com os teus valores. Não estou a criticar, estou genuinamente a dizer que é uma realidade que não existe em Portugal para mim, provavelmente mesmo quando tiver mais 10 anos de carreira do que tenho agora não chegarei aí a fazer o que faço.

Só para fazer aqui um pequeno update.

Fui a 3 entrevistas e no final fizeram-me um proposta de 60k anuais brutos.

Recusei a proposta, devido aos valores (não os valores monetários, mas sim os valores culturais) da empresa estarem completamente desalinhados com os meus. Já tinha sentido isso nas duas primeiras entrevistas, mas a gota de água foi na ultima entrevista o partner que me estava a entrevistar ter dito que não vê mais-valia nenhuma em ter a empresa dele a investir em inovação tecnológica.

Estás a procurar nos lugares e no país errado.
As empresas de outsourcing de tecnologia em Portugal apenas servem como prestação de serviços e realização de projectos, daí que a despesa em inovação não faça muito sentido nesse tipo de locais. Mas por exemplo, tens a Accenture em Dublin com um centro de R&D.
Se queres mesmo trabalhar em inovação em Portugal tens de olhar para empresas de produto e para uma posição mais técnica.

Não tenho o mais minimo interesse em sair de Portugal.

Felizmente a situação do Covid não trouxe apenas coisas más. Trouxe a generalização do teletrabalho e da globalização digital. Estou em fase de entrevistas com duas empresas Americanas de IT que oferecem a possibilidade de ficar a trabalhar remotamente 100% a partir de Portugal com um salário americano (com a vantagem do ponto de vista legal do contrato ter de cumprir com a legislação portuguesa).

Antes de me perguntarem quais são as empresas: Red Hat e Nvidia.

Última edição:

Ora aqui está um muito bom conselho. Somos consultores e a empresa espera sempre que lhe tragas muito valor, até porque paga uma nota preta cada dia que lá vais.

No entanto, devemos ser inteligentes ao ponto de saber que não é por estarmos 3 anos na consultora X com malta inteligentíssima que somos sempre mais inteligentes que o cliente. Grande partes dos meus colegas comete este erro. Rapidamente me apercebi que ganho muito mais em conseguir fazer crescer o cliente/fazê-lo aprender ao mesmo tempo que retiro valorizo as boas práticas deles.

Desde cedo que me apercebi que apesar do valor de um dia meu, serem uns 10 do cliente, há bastantes situações nas quais o cliente nos ensina imenso.

Ora aqui está um muito bom conselho. Somos consultores e a empresa espera sempre que lhe tragas muito valor, até porque paga uma nota preta cada dia que lá vais.

No entanto, devemos ser inteligentes ao ponto de saber que não é por estarmos 3 anos na consultora X com malta inteligentíssima que somos sempre mais inteligentes que o cliente. Grande partes dos meus colegas comete este erro. Rapidamente me apercebi que ganho muito mais em conseguir fazer crescer o cliente/fazê-lo aprender ao mesmo tempo que retiro valorizo as boas práticas deles.

Desde cedo que me apercebi que apesar do valor de um dia meu, serem uns 10 do cliente, há bastantes situações nas quais o cliente nos ensina imenso.

Certo, mas diga-se em boa verdade que o prestador de serviço (seja em consultoria, seja em que área for) nunca deve ter uma posição arrogante ou de armado em sabichão com o cliente, seja em que circunstâncias for e por muito bons conhecimentos técnicos que o prestador de serviço tenha em relação ao cliente.. isso, normalmente, não é boa política e na esmagadora maioria das vezes dá mau resultado[;)]

Interessante... ainda há 2 semanas estive a ver o que havia na Nvidia, e era tudo remote US ou remote Canada.
Viste alguma remote Europe, ou concorreste para umas dessas remote US?

Mandei CV para lá a perguntar se era impeditivo o facto de residir na Europa e disseram que não e marcaram entrevista.

Na red hat no próprio anúncio diziam que poderia ser usa, Canadá ou união europeia o local de residência.

Em ambos os casos confirmaram me que em caso seja recrutados, fazem os descontos para a segurança social portuguesa

Certo, mas diga-se em boa verdade que o prestador de serviço (seja em consultoria, seja em que área for) nunca deve ter uma posição arrogante ou de armado em sabichão com o cliente, seja em que circunstâncias for e por muito bons conhecimentos técnicos que o prestador de serviço tenha em relação ao cliente.. isso, normalmente, não é boa política e na esmagadora maioria das vezes dá mau resultado[;)]

No entanto, é frequente o consultor passar essa imagem. Vejo-o a acontecer com tremenda frequência.

Voltar
Superior