Trabalhar em Consultoria

Bem, não sei quando é que voces lá andaram mas enquanto eu lá estive posso garantir que haviam por lá alguns tipos a ganhar isso no 1º ano.

Lembrei-me agora com os vossos posts é que havia de facto salários diferentes mesmo entre os Talent, daí a duvida. Isto de Bolonha, mestrados e mais n sei o quê veio provocar algumas mudanças no processo de recrutamento.

Bem, não sei quando é que voces lá andaram mas enquanto eu lá estive posso garantir que haviam por lá alguns tipos a ganhar isso no 1º ano.

Lembrei-me agora com os vossos posts é que havia de facto salários diferentes mesmo entre os Talent, daí a duvida. Isto de Bolonha, mestrados e mais n sei o quê veio provocar algumas mudanças no processo de recrutamento.

Que são...?

Em vez de existir um valor base para os novos recrutados, existem agora 2 ou 3 valores diferentes, em que, quem tem licenciatura de Bolonha (3 anos) recebe menos que quem tem a antiga. Depois vão entrar no mercado aqueles que já têm o Mestrado de Bolonha...

Alguem sabe qual o aumento (percentual) médio do salario apos tirar o MBA (relativamente ao salário pré-MBA) em Portugal?

Marco, teres um MBA não te garante rigorosamente nada a mais que um licenciado sem MBA.

Aliás eu conheço consultores (e reconhecidos), que nem licenciados são e andam sempre com head hunters atrás deles!

Alguem sabe qual o aumento (percentual) médio do salario apos tirar o MBA (relativamente ao salário pré-MBA) em Portugal?

Penso que não hajam estudos independentes em portugal sobre isso. Se quiseres podes ir ao site do financial times ver os rankings deles de MBAs e o aumento percentual medio é um dos factores que eles usam para avaliar os MBAs. Infelizmente não há nenhum MBA nacional cotado logo só consegues ver os MBAs internacionais de topo.

Marco, teres um MBA não te garante rigorosamente nada a mais que um licenciado sem MBA.

Aliás eu conheço consultores (e reconhecidos), que nem licenciados são e andam sempre com head hunters atrás deles!

Não é o que tenho ouvido dizer... basta veres os rankings do FT. Os aumentos salariais apos tirares um MBA numa escola do top 100 são superiores a 100%

Encontrei esta informação acerca do MBA da Escola de Gestão da Universidade do Porto (EGP):

Remuneração anual Antes do MBA Depois do MBA

Remuneração anual ------- Antes do MBA ------- Depois do MBA
---------------------------------------------------------------
até 28 mil -------------------- 56% ---------------- 11%
28 mil a 42 mil ---------------- 22% ---------------- 18%
42 mil a 56 mil ---------------- 6% ----------------- 17%
56 mil a 70 mil ---------------- 5% ----------------- 17%
superior a 70 mil -------------- 3% ------------------ 27%
não responde ---------------- 8% ----------------- 10%

Última edição:
Em vez de existir um valor base para os novos recrutados, existem agora 2 ou 3 valores diferentes, em que, quem tem licenciatura de Bolonha (3 anos) recebe menos que quem tem a antiga. Depois vão entrar no mercado aqueles que já têm o Mestrado de Bolonha...

Mas desde quando uma licenciatura de Bolonha são 3 anos? :confused:

A minha será de pós-Bolonha e inclui o mestrado...Mestrado Integrado.

Não é o que tenho ouvido dizer... basta veres os rankings do FT. Os aumentos salariais apos tirares um MBA numa escola do top 100 são superiores a 100%

Encontrei esta informação acerca do MBA da Escola de Gestão da Universidade do Porto (EGP):

Remuneração anual Antes do MBA Depois do MBA

Remuneração anual ------- Antes do MBA ------- Depois do MBA
---------------------------------------------------------------
até 28 mil -------------------- 56% ---------------- 11%
28 mil a 42 mil ---------------- 22% ---------------- 18%
42 mil a 56 mil ---------------- 6% ----------------- 17%
56 mil a 70 mil ---------------- 5% ----------------- 17%
superior a 70 mil -------------- 3% ------------------ 27%
não responde ---------------- 8% ----------------- 10%

Sinceramente não consigo achar esses números muito credíveis. Se o Financial Times mostra aumentos salariais em torno dos 100% para as escolas de topo mundiais, dificilmente a EGP conseguirá a mesma performance.

Se fizeres as contas com esses números chegas a aumentos de 109% em média o que é exageradíssimo para uma escola nacional. Claro que são números pouco precisos e portanto, mudando um pouco o método de cálculo tb podes dizer que são aumentos de 80% mas não deixa de ser um valor elevado para o meu bom senso.

Tu tens mestrado integrado, es obrigado a tirar o mestrado no entanto tal como no passado se podia tirar apenas o bacharelato em algumas universidades e politecnicos agora tambem podes fazer uma licenciatura (bolonha) que corresponde a 3 anos de estudos no caso das engenharias.

Não é por nada mas esse MBA da EGP não deve ser grande coisa. Para já custa tanto com uma qq pós graduação numa Católica Nova ou ISCTE. Depois, parece estar demasiadamente virado para indústria / logística.

E mais, qq gajo que consiga ter uma nota decente nas provas de admissão de certeza que irá preferir a Católica ou Nova mesmo que o MBA custe mais do dobro...

Relativamente a remunerações: não sei onde encontraste isso mas para facturar 10M€ a EGP tem que encontrar 140 alminhas por ano com aproveitamento no GMAT interessadas em frequentar um MBA pouco cotado. Nada melhor do que lançar números com vencimentos à maneira para atrair os mais distraidos. [;)]

Mais concretamente? Humm... Desde o ano passado!

Dá-lhe o nome que quiseres mas para mim aqueles que, findos os 3 anos, não seguem para mestrado e vão para o mercado de trabalho têm uma licenciatura. Licenciatura essa que em termos salariais nas 2 maiores consultoras cá em PT corresponde a menor retribuição que as licenciaturas finalizadas antes do acordo de Bolonha. O que me parece lógico.

Tu sais com Mestrado Integrado pq vais lá estar os 5 anos. Nesse caso tens todo o direito de querer as mesmas condições que aqueles que acabaram licenciaturas também com 5 anos.

Mais concretamente? Humm... Desde o ano passado!

Dá-lhe o nome que quiseres mas para mim aqueles que, findos os 3 anos, não seguem para mestrado e vão para o mercado de trabalho têm uma licenciatura. Licenciatura essa que em termos salariais nas 2 maiores consultoras cá em PT corresponde a menor retribuição que as licenciaturas finalizadas antes do acordo de Bolonha. O que me parece lógico.

Tu sais com Mestrado Integrado pq vais lá estar os 5 anos. Nesse caso tens todo o direito de querer as mesmas condições que aqueles que acabaram licenciaturas também com 5 anos.

só se chama licenciatura em portugal.

no resto do mundo é um bacharelato[;)]

cumprimentos

Ajuda

Ajuda

Boas, hoje tive uma proposta para ir fazer o treino da accenture. Gostaria de saber quanto se ganha nos primeiros anos, se se viaja muito (fora de portugal) e o caso no MBA: se é pago pela empresa.

Obrigado

só se chama licenciatura em portugal.

no resto do mundo é um bacharelato[;)]

cumprimentos

Rejeito por completo essa definição e a anterior do bzmp.
O meu curso passou para 3 anos com bolonha, no entanto mantive as mesmas cadeiras e a carga horária quase que dobrou
Em que é que isso me difere dum licenciado pre bolonha para ser visto como bacharel em vez de licenciado e para receber menos que um licenciado pre bolonha?

Última edição:
Boas, hoje tive uma proposta para ir fazer o treino da accenture. Gostaria de saber quanto se ganha nos primeiros anos, se se viaja muito (fora de portugal) e o caso no MBA: se é pago pela empresa.

Obrigado

Treino? Que treino estás a falar? Não quererás dizer "emprego" ? Ou estás-te a referir aos testes (matemáticos e psicotecnicos) ?
o MBA é pago pela empresa e no 1º ano recebes 1150 euros brutos + 6 euros/dia de subs. de alimentação.

Ora bem, após 1 mês a trabalhar na Accenture, eis a minha opinião:

• Trabalho em média 10 horas por dia, mas a maioria das pessoas aqui trabalha mais (umas 11 +/-);
  • O salário é de 1150€ / mês para licenciaturas de 5 anos ou mestrados de bolonha e 1000€ / mês para licenciaturas de 3 ou 4 anos (os salários são brutos), a que se acresce 6€/dia de sub. alimentação;
  • Pelo que me informei julgo ter tido sorte em nenhum projecto ter "azedado" e não ter de ficar ainda a fazer noitadas ou coisa do género, mas aí provavelmente vou-me embora, pois não estou disposto a isso;
  • Assinei um contrato onde dizia que tinha de trabalhar 43 horas semanais e não podia fazer mais de 6 horas extraordinárias por semana (toda a gente aqui custuma fazer sempre mais que isso) e que essas horas extra iriam sempre ser pagas (quando comentei isso com os meus colegas riram-se na minha cara, pois aparentemente aqui ninguem paga horas extraordinárias);
Agora as vantagens:

• Tenho direito a 37 dias uteis de férias por ano (+ 12 do que está na lei);
  • Tenho seguro de saúde pago;
  • Tenho contrato sem termo (quase nenhuma outra empresa faz contrato sem termo a um recém-licenciado);
Sinto-me bastante magoado com o facto de não cumprirem o que está no contrato. E depois ainda me dissem que se não fizer as horas que me pedem não têm problema absolutamente nenhum em pagar-me a indeminização e mandar-me embora.

Vou cá ficar até Agosto, depois ponho-me a andar daqui para fora... não me arrependo de todo, pois ter experiência profissional em consultoria no curriculo fica sempre muito bem visto.
Tenho um curso de engenharia electrónica e telecomunicações, acho que vou envergar por essa área. Ganha-se menos, sem duvida, mas se calhar à hora acaba por se ganhar o mesmo.

Já agora, anda por aqui alguem de engenharia que já tenha trabalhado em consultoria, mas que tenha saído?

A ideia que tenho dessas consultoras tipo Accenture, Deloitte e afins, é basicamente aquilo que o marcoaraujo refere!
Trabalham demasiadas horas, extraordinarias e tal, e nem sempre sao pagas.
Pode-se ganhar acima da media, mas penso que o dinheiro nao paga tudo (opiniao pessoal).

Prefiro estar a ganhar se calhar menos, mas ao menos nao faço essas horas todas, so quando é preciso, e nesse caso ou sao pagas, ou entao tenho direito a dias de recuperaçao (tipicamente dobro das horas extra feitas).

Ah e posso dizer que me fizeram contrato sem termo e ainda nem tinha o curso acabado sequer :)

Ora bem, após 1 mês a trabalhar na Accenture, eis a minha opinião:

• Trabalho em média 10 horas por dia, mas a maioria das pessoas aqui trabalha mais (umas 11 +/-);
  • O salário é de 1150€ / mês para licenciaturas de 5 anos ou mestrados de bolonha e 1000€ / mês para licenciaturas de 3 ou 4 anos (os salários são brutos), a que se acresce 6€/dia de sub. alimentação;
  • Pelo que me informei julgo ter tido sorte em nenhum projecto ter "azedado" e não ter de ficar ainda a fazer noitadas ou coisa do género, mas aí provavelmente vou-me embora, pois não estou disposto a isso;
  • Assinei um contrato onde dizia que tinha de trabalhar 43 horas semanais e não podia fazer mais de 6 horas extraordinárias por semana (toda a gente aqui custuma fazer sempre mais que isso) e que essas horas extra iriam sempre ser pagas (quando comentei isso com os meus colegas riram-se na minha cara, pois aparentemente aqui ninguem paga horas extraordinárias);
Agora as vantagens:

• Tenho direito a 37 dias uteis de férias por ano (+ 12 do que está na lei);
  • Tenho seguro de saúde pago;
  • Tenho contrato sem termo (quase nenhuma outra empresa faz contrato sem termo a um recém-licenciado);
Sinto-me bastante magoado com o facto de não cumprirem o que está no contrato. E depois ainda me dissem que se não fizer as horas que me pedem não têm problema absolutamente nenhum em pagar-me a indeminização e mandar-me embora.

Vou cá ficar até Agosto, depois ponho-me a andar daqui para fora... não me arrependo de todo, pois ter experiência profissional em consultoria no curriculo fica sempre muito bem visto.
Tenho um curso de engenharia electrónica e telecomunicações, acho que vou envergar por essa área. Ganha-se menos, sem duvida, mas se calhar à hora acaba por se ganhar o mesmo.

Já agora, anda por aqui alguem de engenharia que já tenha trabalhado em consultoria, mas que tenha saído?

Seguro de saúde e contracto sem termo penso que seja normal nessas empresas. Eu pelo menos tive direito a isso. E penso que eles fazem isso para evitar a já grande rotatividade das pessoas.

Raramente trabalho mais do que 9 horas (3 vezes por mes, se tanto). Mas aqui depende bastante do projecto.

Penso que a atitude da Accenture e de outras empresas conhecidas do ramo é do tipo: "Vens cá por algum tempo fazer currículo, portanto sujeita-te ao que te damos e dá-te por satisfeito".

Há grandes probabilidades de deixar de ser consultor a curto prazo. :)

Não sou consultora nem nunca fui. Mas o meu marido é. E o que vejo é muito do que dizem por aqui.

Ele entrou sem ter ainda terminado o curso, a contrato sem termo. Passou por diversos projectos e desde há uns 3/4 anos que está "solidamente implantado" numa área que felizmente tem dado trabalho. Hoje em dia ele vê colegas a entrar cujo ordenado está abaixo dos 1000€ brutos, mas ele teve a sorte de ter entrado numa altura em que ainda se pagavam bons ordenados a recém-licenciados. Não quer dizer que hoje em dia ganhe o que merece para o trabalho que tem, mas na altura, quando entrou, podia-se dizer que ganhava bem.

Apesar das solicitações habitualmente consegue fazer um horário das 9h às 18h, compensando muitas vezes em casa. Tem também a possibilidade de ficar de vez em quando em casa e trabalhar online. Mas não há rosas sem espinhos e já teve que trabalhar fins de semana, feriados inteiros, passar noites no emprego a dormir nos sofás, interromper férias para "salvar uma crise". As horas extraordinárias normalmente são pagas, mas à custa de muita jigajoga. Tem um optimo seguro de saúde no qual fui englobada assim que casei com ele (!!!).

No fundo não é mau... Mas perfeito, perfeito... era vir de vez o raio do carro de serviço! [:D]

Voltar
Superior