Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Vai. Se é o carimbo que queres, não penses muito.
O carimbo tem bastante impacto no CV e nem precisa de ser 4 anos, ao fim de 2 anos já tem algum peso para saltar especialmente na tua área mas tbm podes fazer carreira se a coisa te correr bem...
É avançar sem medos.apr![]()
Mas quais os horários médios de saída?
Isto é, nem estou a contar com Agosto, nem com as noitadas inerentes ao termo do timing para entrega de determinado projeto.
Já sei que não vou sair às 17h como na Banca / Seguros, mas estamos a falar de quê? Sair tipo 18h30? 19h?
Se assim for, não é crítico.
Agora se me falam de ser "regra" sair às 21h..........
Bem vou tentar orientar-te o melhor possível:
Tirei licenciatura em Gestão e mestrado em Gestão de informação numa das típicas 3 melhores faculdades de Lisboa e no início de carreira estive no mesmo dilema que tu… em termos de comparação a minha mulher tirou a mesma licenciatura e no dia a seguir entrou na PWC.
Ela fez 7 anos de Big 4 (PWC->KPMG->PWC).
Positivo:
-Imensa experiência em diferentes realidades/ projectos, ganhou muita bagagem, conhecimento e “desenrasca”. Ela estava na área de risco financeiro e muito dificilmente alguém da banca com a mesma experiência conseguiria fazer 50 % do que ela fazia.
-Ganhas imenso currículo, para as outras empresas serás sempre um pessoa que sabe lida com a pressão, que tem muita experiência e consegue desenrascar tudo.
-Último positivo, passado este sacrifício trabalha como contractor para um dos maiores bancos holandeses e ganha 160k anuais, sem as BIG 4 nunca tinha chegado lá;
Negativo:
-Stress constante, pressão de todos os lados,os teus colegas vão sempre aproveitar-se de ti e queimam-te.
-Esquece sair as 18:30/19:00, em fase crítica é típico sair 3/4 da manhã e às 9 já estar lá.
-Não vais ter tempo para ir ao ginásio, se já almoçares e jantares calmamente é bom.
-Os salários das big 4 em Portugal para consultores/ seniores/ managers é super baixo, és capaz de ganhar menos à hora do que no Mac Donald’s (não pagam horas extras, nem dão dias).
-É provável teres um esgotamento.
Se não vais preparado para os pontos negativos e vais para lá a pensar que contigo não acontece e que vai ser diferente, não vale a pena, ou não aguentas ou és encostado e nunca vais evoluir.
Se tens família, alguém em casa à tua espera, esquece isto vai dar cabo da tua vida pessoal.
Eu sabendo o que sei hoje, acho que é um bom sacrifício para quem o está disposto a fazer mal sai da faculdade e ficar lá até sénior. A partir daí é fugir.
Vou desenterrar este tópico.
Estou em vias de integrar uma big4. Nada de informáticas, porque sou Jurista, é para Tax.
Long story short, estou com receio da perda de qualidade de vida que vou ter.
Formei-me e comecei a trabalhar no sítio onde ainda estou, em que trabalho literalmente das 9-17h e não trago preocupações nem trabalho para casa. Em 5 anos, julgo que apenas um dia saí após as 19h.
Valorizo bastante o poder ir ao ginásio depois do trabalho e tenho uma tese de Mestrado para fazer, que com o trabalho atual consigo encaixar perfeitamente.
Aspetos favoráveis à mudança: o meu trabalho atual está a dar-me zero aprendizagem, e zero currículo. Tenho enviado CVs sem compromisso, e é raro ter sequer resposta.
A Big4 é para me dar um carimbo no CV, formação, métodos de trabalho e daqui a 2/3 aninhos me permitir dar um salto para algo cá fora. No meu local de trabalho, as progressões (salariais e hierárquicas) não vão acontecer num horizonte de 5 anos, o que para mim é impensável.
Opiniões? Aquilo é mesmo um bicho papão? Estou a falar da área do tax , a auditoria de gestão já conheço.
P.S. Vou ter um downgrade salarial a curto prazo.
Mas quais os horários médios de saída?
Isto é, nem estou a contar com Agosto, nem com as noitadas inerentes ao termo do timing para entrega de determinado projeto.
Já sei que não vou sair às 17h como na Banca / Seguros, mas estamos a falar de quê? Sair tipo 18h30? 19h?
Se assim for, não é crítico.
Agora se me falam de ser "regra" sair às 21h..........
Eu estive a recolher alguns feedbacks sobretudo de malta de Tax e tenho a sensação que está área não é tão má como a auditoria de gestão, que conheço bem de familiares diretos.
O que me disseram é que depende muito da equipa, e também do Manager.
Se for um workaholic que projeta isso para a equipa, é um bico de obra. Mas também soube que há alguns que até são humanos qb e dizem ao pessoal algo como “bem malta, amanhã também é dia e temos as nossas vidas”.
A questão é que em big4 julgo que o trabalho é muito em equipa. Se estão 4 pessoas num cliente a meio de um projeto, dá mau aspeto um gajo virar costas e vir embora.
No meu trabalho atual por exemplo, acabo as tarefas que tenho mentalmente “definidas” para o dia, venho-me embora quando quero e não dou cavaco a ninguém, assim o trabalho apareça feito.

Como já referiram vai depender muito da área para onde vais, de quem gere o projeto e da sorte também
Eu trabalho numa big4 há 5 anos e tem sido relativamente calmo, não faço e nunca fiz horários malucos, pontualmente num dia ou outro acabo por sair mais tarde.
Também noto que essa mentalidade/ paradigma dos horários está a mudar, pelo menos onde estou, até para conseguirem "reter talento" e contratarem o que necessitam. As pessoas hoje em dia também não estão tão dispostas a esse tipo de vida e as empresas tem que se adaptar - Isto também é mais válido para áreas onde a procura é superior à oferta, mas acho que acaba por afetar toda a organização.
Mas nesse caso o que consideras “horários malucos”?
Sais a maioria das vezes pelas 18h30 / 19h?
É que supostamente eu vou entrar para um projeto onde predomina o trabalho em equipa. Estando uma equipa de 5 num cliente , não convém ser o primeiro nem o último a sair, certo?
Caros, vi um anuncio bastante interessante numa destas grandes consultoras, para cargo de manager.
Estou a ponderar enviar o CV para lá, mas para mim só faz sentido mudar de emprego se conseguir vir a ganhar pelo menos mais 20% do que ganho atualmente.
Pelo que verifiquei no glassdoor, o salário no cargo de manager anda entre os 50k e os 60k brutos anuais nestas grandes consultoras. Alguém confirma ?
P.S. é para área tecnológica. Nada de gestão, audit, tax ou coisas do género.
Espero que tenha no minimo carro + bonus.
50K já se começa a arranjar em áreas técnicas.
consultoras tecnológicas como empregos de referência é um fenómeno tuga porque não há outras empresas de jeito, por isso os melhores não têm outra alternativa senão ir para lá.
nos sítios onde há grandes tecnológicas e startups de qualidade, só os piores é que vão para as consultoras, porque é uma vida de m**da em projectos de m**da.
por isso se forem de tecnologia (e forem bons), o meu conselho é só um: emigrem, porque isso aí não é vida para ninguém - horários terríveis, progressão na carreira ridícula, ambientes de trabalho horríveis.