Trabalhar em Consultoria

Pelo glassdoor, para posição de manager na mesma empresa, os valores brutos anuais que encontrei foram:

Lisboa: 56k
Amesterdão: 67k

Nestas circunstâncias, claramente que não compensa emigrar.

Amesterdão 67k? Nunca na vida.

Deixei aí o relato da minha mulher umas páginas atrás.

8 anos de experiência, analista de risco financeiro num banco holandês, rate 90 euros à hora, ao fim do ano são 163k brutos. E é um simples sénior contractor, não tem qualquer responsabilidade de gestão.

Desculpa MVA mas vou insistir, então ti achas mesmo possível em Lisboa ser 57k e Amsterdam 67k?
Bolas com um CV desses estava a espera de alguma capacidade de analise crítica, e não vir dizer "foi o que vi na net"

Como te disse valor base mínimo 120k ano, mas acima é o espectável.

Nunca trabalhei no estrangeiro, estou completamente fora de valores praticados lá fora.

Nem tenho o mais mínimo interesse em ir para fora.
Tenho uma excelente qualidade de vida cá, logo não vislumbro o interesse.

Nunca trabalhei no estrangeiro, estou completamente fora de valores praticados lá fora.

Mas hoje em dia não tens de trabalhar no estrangeiro/ viver fora de Portugal.

Remote -> trabalhas em Portugal com salário da Holanda, resolvido

Óptimo, o mais importante estarmis satisfeitos com a nossa qualidade de vida.
A argumentacao vem mais na sequência destas tuas afirmações, pq no meu entender de forma alguma um português a ganhar 40k tem mais qualidade de vida do que 80k na Irlanda.
Esse valores não chegam aos 2000 euros limpos, sinceramente não entendo como é possível ter alguma qualidade de vida a viver num qualquer centro urbano em Portugal , mas pronto são opiniões e necessidades diferentes.
Também não entendo como na tua perspectiva alguém que ganhe 1700 brutos não sinta necessidade de emigrar, mas como é com salário desses de ter uma vida independente e digna? Por isso vejo cada vez mais "putos" agarrar as malas e fazerem-se a vida por essa Europa fora.
999c41a3a2c674f691d6192a17a8de25.jpg

Última edição:
Óptimo, o mais importante estarmis satisfeitos com a nossa qualidade de vida.
A argumentacao vem mais na sequência destas tuas afirmações, pq no meu entender de forma alguma um português a ganhar 40k tem mais qualidade de vida do que 80k na Irlanda.
Esse valores não chegam aos 2000 euros limpos, sinceramente não entendo como é possível ter alguma qualidade de vida a viver num qualquer centro urbano em Portugal , mas pronto são opiniões e necessidades diferentes.
Também não entendo como na tua perspectiva alguém que ganhe 1700 brutos não sinta necessidade de emigrar, mas como é com salário desses de ter uma vida independente e digna? Por isso vejo cada vez mais "putos" agarrar as malas e fazerem-se a vida por essa Europa fora.

80k na Irlanda é um salário bastante baixo para alguém com alguma experiência. Consegue-se ganhar muito mais, especialmente depois de uns anos cá (não é como em PT que os salários estão estagnados há 20 anos).

mas o meu post não era para o MVA, era para quem tem ambição de chegar mais longe.

O que me fez um bocado de confusão é como e possível um tipo doutorado que tem função de manager pensará que obter um salário limpo de 2300 euros é razoável e da acesso à uma boa qualidade de vida.
Ou então um jovem engenheiro ganhar 1400 limpos não ter raaza nenhuma para emigrar por ter um bom salário.
Das duas uma, o que estamos a formar pessoas com níveis de ambição e necessidades muito baixas ou então temos cidadãos que não têm a noção do quão pobre Portugal é no contexto europeu e da OCDE.
É só um desabafo, podiamos e devíamos ter hoje um país bem mais atractivo para os mais jovens.
Quando os “putos" ligam para se despedir só lhes desejo força boa sorte, não digo nada para os demover.

Última edição:
eu vou contar uma história. Eu nasci no alentejo, e enquanto crescia, a maior ambição de toda a gente lá era trabalhar na fábrica de rações suína, porque era a única empresa da vila. Toda a gente lá queria trabalhar, porque não conheciam mais nada e achavam que trabalhar lá era o maior sucesso que alguma vez poderiam atingir.

mas eu sabia que havia mais, por isso fiz questão de vir para Lisboa, tirei licenciatura e mestrado no Técnico, e acabei numa consultora, numa big 4. Toda a gente lá queria trabalhar, porque não conheciam mais nada e achavam que trabalhar lá era o maior sucesso que alguma vez poderiam atingir.

mas eu sabia que havia mais, por isso fiz questão de vir para a Irlanda, e desde aí tenho trabalhado nas big 5, mas nas verdadeiras big 5 tecnológicas, que são uma realidade completamente diferente da vida numa consultora (a nível de tudo: produtos, ambiente de trabalho, colegas brilhantes, reconhecimento, carreira, ordenado base, bónus, acções, pensão privada, promoções, etc etc etc)

O que me fez um bocado de confusão é como e possível um tipo doutorado que tem função de manager pensará que obter um salário limpo de 2300 euros é razoável e da acesso à uma boa qualidade de vida.
Ou então um jovem engenheiro ganhar 1400 limpos não ter raaza nenhuma para emigrar por ter um bom salário.
Das duas uma, o que estamos a formar pessoas com níveis de ambição e necessidades muito baixas ou então temos cidadãos que não têm a noção do quão pobre Portugal é no contexto europeu e da OCDE.
É só um desabafo, podiamos e devíamos ter hoje um país bem mais atractivo para os mais jovens.
Quando os “putos" ligam para se despedir só lhes desejo força boa sorte, não digo nada para os demover.

Falando apenas do meu caso pessoal, não tenho divida nenhuma, já tenho a casa paga e uso o carro da empresa.
O tais 2300 limpos que referes, chegam e sobram "à fartazana" no meu caso. E acredita que não me privo de nada.

E relativamente ao "jovem engenheiro ganhar 1400 limpos", falando num casal em inicio de carreira, estão a entrar 2800 limpos em casa.
Não vejo onde raio é que este casal jovem vai ter algum tipo de privação financeira.

Se for um casal com 10 ou 15 anos de carreira, já falamos de entrarem 5 mil euros limpos em casa todos os meses. Sinceramente não estou a perceber o celeuma.

mas eu sabia que havia mais, por isso fiz questão de vir para a Irlanda, e desde aí tenho trabalhado nas big 5, mas nas verdadeiras big 5 tecnológicas, que são uma realidade completamente diferente da vida numa consultora (a nível de tudo: produtos, ambiente de trabalho, colegas brilhantes, reconhecimento, carreira, ordenado base, bónus, acções, pensão privada, promoções, etc etc etc)

Sendo que a principal vantagem dessas big 5 Irlandesas é que permitem-te passar as tuas 8 horas diárias de (suposto) trabalho no forum de outro país a cascar nos funcionários públicos nacionais.

Desculpa, mas não resisti [;)]

Caro MVA, sem dúvida é óptimo que te sintas situação financeira confortável. Apenas estava a transmitir a ideia que um indivíduo com as tuas qualificações e funções pode aforrar/investir 5000/mês (nas mesmas condições) na Holanda ou Irlanda.
No meu entender é importante, temos de ter capacidade financeira para enfrentar a velhice, é um erro pensar em reforma.
Pois eu acho uma miséria um jovem sair da faculdade e receber 1400 euros, é uma miséria em qualquer país rico e desenvolvido.
Opa, um tipo com 23 anos e a começar a vida profissional a última coisa que quer é casar, quer é aproveitar a liberdade (habitação própria, viajar etc) algo que 1400 euros/mes não dá acesso. Esse era aprox. o meu salário há 15 anos atrás em único de carreira e já na a altura era curto.
Mas isto sou eu, cada cabeça a sua sentença, mas tendo em conta a situação actual não tendo demover (não apresento contrapostas) quando os miúdos decidem emigrar.
Há não muito tempo contratei um técnico de 21 anos com salário líquido de aprox. 3000, o puto lá anda todo contente com um Golf R novinho.

Última edição:
Amesterdão 67k? Nunca na vida.

Deixei aí o relato da minha mulher umas páginas atrás.

8 anos de experiência, analista de risco financeiro num banco holandês, rate 90 euros à hora, ao fim do ano são 163k brutos. E é um simples sénior contractor, não tem qualquer responsabilidade de gestão.
Atençao à comparação entre Contractor ou empregado da empresa.

Obviamente que enquanto Contractor consegue-se muito melhor, eu vejo rates todos os dias a passarem-me à frente e logicamente que é muito mais apetecível, mas daquilo que vou vendo do MVA aqui no Fórum, ele sente-se muito mais confortável enquanto empregado da empresa (correct if i'm wrong).

Eu gostava de dar o salto para Contractor, porque tenho uma idade (29) e poucas responsabilidades a nível familiar/pessoal, por isso lidava muito bem com o tema Contractor, mas uma pessoa mais velha, com filhos, etc, muitas vezes valoriza a estabilidade de um contrato de trabalho.

Tarefeiros em português. Tem vantagens e desvantagens...

A principal desvantagem é que o tarefeiro tem de investir em formação contínua do bolso dele enquanto que qd está mas empresas pode beneficiar de formações pagas.

Para quem gosta de dinheiro é uma opção interessante mas tende tbm a gerar frustração e explico porquê. Acabam por perder oportunidades de consolidar a carreira em organizações e chegam a determinadas idades em que estão cheios de € mas sem posições relevantes. " Há e tal eu já não preciso de trabalhar". E depois?

Há num tradeoff a fazer mas conseguem ganhar mais de cargos cxo durante algum tempo.

Estou a falar mais de técnicos altamente especializados de engenharia que é a área que conheço melhor.

Doutoramento, 15 anos de experiência, dos quais 1 já como manager (o ultimo ano, na empresa atual).
A área seria 5G, Cloud, IoT, Inteligência Artificial, etc.

Pelo perfil que nos passas aqui no fórum, falta-te muito arcabouço para manager numa consultora. A skill número um é ser um people person e tu já referiste que não o és.

Pelo perfil que nos passas aqui no fórum, falta-te muito arcabouço para manager numa consultora. A skill número um é ser um people person e tu já referiste que não o és.

Mas eu já sou manager numa multinacional com 3 mil pessoas só em PT. Tenho bastantes pessoas a meu cargo e a questão não é se tenho ou deixo de ter arcabouço para a coisa.

A minha dúvida estava no que seria o vencimento expectável de um manager nestas consultoras (Deloitte, Accenture, etc.) nas áreas de tecnologia.

Voltar
Superior