Trabalhar em Consultoria

Pelo que sei (não conheço nada de consultoria em Informática) os salários de Manager andam ali nos 3000-3500.

Nota: Neste nível hierárquico, geralmente é quando surge o carro de serviço.

Não concordo com a tua visão dramática das coisas.
A começar pelas questões de custos de vida, sendo que em Portugal com 40k de salário tenho uma qualidade de vida superior a alguém com 80k de salário na Irlanda por exemplo.
E a terminar na questão das empresas. Em tecnologia há centenas de boas empresas em Portugal que não são consultoras.

Neste momento é bastante banal um recém-formado em eng. tecnológica arranjar emprego em Portugal a ganhar 1700 euros.
Com o custo de vida que nós temos, não vejo nenhuma necessidade de recorrer à emigração com este de vencimentos.

Mas estou a divergir da minha questão original: numa dessas grandes consultoras (top 5), quanto é que ganha um manager de uma área tecnológica? Alguém sabe?

Tens de ser mais específico. O salário depende de muitas variáveis como a idade do candidato, experiência, background académico, formações e sobretudo qual a área dentro da tecnologia.

Posso dizer-te que pela minha experiência profissional como manager na área de Business Intelligence dentro do mundo da consultoria a oferta mais reduzida que recebi foi de 39k e a mais elevada 65k (valores brutos ano sem contar com bónus).

Para além das variáveis pessoais que referi em cima tens também de ter em conta a equipa que vais gerir (número de pessoas, se a função é core ou não e o estado de desenvolvimento dos membros).

Não tenho essa perceção, mas se for verdade fico contente, entrei a ganhar cerca de 850€ líquidos em 2009.

Falo de valores brutos. Tenho orientado várias dissertações de mestrado em engenharia informática na U. de Aveiro e a média salarial que os meus alunos me reportam, das ofertas que lhe chegam, andam entre os 1500 e os 1800 brutos mensais.

Tens de ser mais específico. O salário depende de muitas variáveis como a idade do candidato, experiência, background académico, formações e sobretudo qual a área dentro da tecnologia.

Posso dizer-te que pela minha experiência profissional como manager na área de Business Intelligence dentro do mundo da consultoria a oferta mais reduzida que recebi foi de 39k e a mais elevada 65k (valores brutos ano sem contar com bónus).

Para além das variáveis pessoais que referi em cima tens também de ter em conta a equipa que vais gerir (número de pessoas, se a função é core ou não e o estado de desenvolvimento dos membros).

Doutoramento, 15 anos de experiência, dos quais 1 já como manager (o ultimo ano, na empresa atual).
A área seria 5G, Cloud, IoT, Inteligência Artificial, etc.

Pelo que sei (não conheço nada de consultoria em Informática) os salários de Manager andam ali nos 3000-3500.

Nota: Neste nível hierárquico, geralmente é quando surge o carro de serviço.

Pois... é o que eu ganho atualmente (acrescido de carro da empresa para usufruto pessoal) e tenho a impressão que ando a ser mal pago.

Caros, vi um anuncio bastante interessante numa destas grandes consultoras, para cargo de manager.

Estou a ponderar enviar o CV para lá, mas para mim só faz sentido mudar de emprego se conseguir vir a ganhar pelo menos mais 20% do que ganho atualmente.

Pelo que verifiquei no glassdoor, o salário no cargo de manager anda entre os 50k e os 60k brutos anuais nestas grandes consultoras. Alguém confirma ?

P.S. é para área tecnológica. Nada de gestão, audit, tax ou coisas do género.
Pela minha experiência, glassdoor geralmente não engana muito mas tem havido empresas a fazer ajustes de salários o que pode alterar a realidade percebida através do glassdoor[;)]

MVA se queres ganhar muito + dinheiro tens que fazer como a potas e ser recrutado e assediado primeiro.

Não te andes maçar a enviar CVs assim e à pesca de mais euros ao fim do mês. Ao teu nível, é perder tempo e não são 20% que te vão fazer um homem mais feliz.

Pessoalmente, nenhuma. Não é o meu papel bater código. Tenho uma equipa para fazer isso.

O meu papel é ler papers cientificos, desenhar os algoritmos e os use cases e coordenar com a equipa a implementação do projeto.

Compreendo. Para as posições com as quais estou familiarizado, sem uma sólida base técnica que possas por em prática e ensinar os membros da tua equipa não será fácil concorrer aos cargos de manager mais frequentes. Diria mesmo que actualmente na área tecnológica em consultoria e banca é muito raro encontrar um manager sem fortes conhecimentos técnicos (retirando da equação aqueles "dinossauros" que infelizmente ainda existem em algumas empresas).

Posso dizer-te que na consultora MCK** ao abrigo de um novo projecto e hub que estão a implementar em Lisboa um manager com conhecimentos de Cloud AWS (com um extra de Java e Python) e um salário de 4k€/mês não é surpreendente.

Contudo, diria que a função que descreves está mais relacionada com uma função de project manager ou então só com um cargo de direcção.

MVA se queres ganhar muito + dinheiro tens que fazer como a potas e ser recrutado e assediado primeiro.

Não te andes maçar a enviar CVs assim e à pesca de mais euros ao fim do mês. Ao teu nível, é perder tempo e não são 20% que te vão fazer um homem mais feliz.

O problema é que muitos desses quadros têm pouca projecção fora da empresa.

Estamos a falar de projetos técnicos neste caso particular que referi, mas numa posição de manager (que na realidade é aquilo que eu já faço hoje, mas creio que sou mal pago, daí estar a ponderar mudar).
Mas também mudar por apenas uns 10% de salário a mais não vale a pena o esforço.

Isso do manager é uma área tramada para depois mostrar competência numa entrevista. Muitas vezes as pessoas acabam por ficar na empresa onde se tornaram managers por longos anos, ou então têm boas referências e são efectivamente recrutados.
Tenho ideia de que respostas a anúncios empregos começam a ser pouco comuns a partir desses níveis. O ideal mesmo é tentar aumentar a rede de contactos fora da empresa.
Se a tua área é a arquitectura e encontrares a empresa certa para os teus conhecimento, consegues facilmente ganhar o dobro disso a recibos verdes a trabalhar remotamente.

Compreendo. Para as posições com as quais estou familiarizado, sem uma sólida base técnica que possas por em prática e ensinar os membros da tua equipa não será fácil concorrer aos cargos de manager mais frequentes. Diria mesmo que actualmente na área tecnológica em consultoria e banca é muito raro encontrar um manager sem fortes conhecimentos técnicos (retirando da equação aqueles "dinossauros" que infelizmente ainda existem em algumas empresas).

Posso dizer-te que na consultora MCK** ao abrigo de um novo projecto e hub que estão a implementar em Lisboa um manager com conhecimentos de Cloud AWS (com um extra de Java e Python) e um salário de 4k€/mês não é surpreendente.

Contudo, diria que a função que descreves está mais relacionada com uma função de project manager ou então só com um cargo de direcção.

Calma, eu não uso ferramentas, mas tenho o conhecimento técnico todo.
Sei os algoritmos todos de deep learning por exemplo e como funcionam em azure, etc.
Como se desenha uma rede 5g em kubernetes por exemplo.
Idem para os protocolos 3gpp e por aí fora.

Aliás, tenho de saber isto para poder dar aulas e orientar teses de mestrado e doutoramento.

Mas tenho mais que fazer do que estar a mexer em ferramentas e em linguagens de programação.

Sim, mantenho a ideia dos 3000-3500 mês. Brutos claro.

Diria que deve andar por aí.
Noa entendo como dizes que não faz sentido emigrar e que tens melhor qualidade de vida
Esse salário nem chega aos 2300 euros/limpos por mês.
Com essa função no mínimo 120k ano num país decente, e a pagar a mesma % de impostos que ofas em PT.

O problema é que muitos desses quadros têm pouca projecção fora da empresa.

Tendo em conta aquilo que ele diz que faz, acho que ele tem urgentemente que se projectar de alguma forma.

Até porque a autopromoção não serve apenas para sair das empresas: serve tb para marcar território e progredir nas empresas onde se está.

Noa entendo como dizes que não faz sentido emigrar e que tens melhor qualidade de vida
Esse salário nem chega aos 2300 euros/limpos por mês.
Com essa função no mínimo 120k ano num país decente, e a pagar a mesma % de impostos que ofas em PT.

Pelo glassdoor, para posição de manager na mesma empresa, os valores brutos anuais que encontrei foram:

Lisboa: 56k
Amesterdão: 67k

Nestas circunstâncias, claramente que não compensa emigrar.

Pelo glassdoor, para posição de manager na mesma empresa, os valores brutos anuais que encontrei foram:

Nunca na vida. [:)]

75K (+ bonus) mínimo em Amesterdão, e já estou a atirar por baixo. Não te fies por aquilo que vês na internet.
E a juntar a isto tens 30% ruling, que faz o salario subir para perto dos 5000€/mes (se ganhares os 75K) durante 5 anos.

Última edição:

Desculpa lá MVA mas não faz sentido nenhum.
Tenho 2 junior eng. que foram para Eindhoven a ganhar sensivelmente esses valores, é uma salário acima do razoável início de carreira nos países baixos.
Uma pesquisa rápida no Glasdoor o valor médio é de 94K Euros ano.
Na tua área e com o teu background 120k ano é um valor razoável.

Voltar
Superior