Tópico do IRS

Também aceitei logo o automático e nem esperei pelas possíveis correções de bugs. Foram mais 300€ a receber que o ano passado, os valores que constavam na simulação batiam certo, nem pensei muito mais 😁

Já agora.

Não sei porque continuam por aqui a falar em taxas máximas de IRS de 48%.

a taxa máxima é de 53% pelo efeito da taxa adicional de solidariedade.

Última edição:
Obrigado pela dica.

Após escrutinar melhor a simulação de IRS e compará-la com a nota de liquidação do ano anterior, concluo o seguinte:

Devido à diferença de rendimentos, o valor de coleta total foi significativamente mais baixo no ano transato para um valor similar de deduções à coleta, o que fez com que a coleta líquida resultasse num valor bastante inferior à que se verifica este ano. Assim, não obstante o valor de retenções na fonte deste ano ser obviamente superior ao do ano passado, ao subtrair a coleta líquida resulta um valor bastante inferior. Et voilá.

Por esclarecer fica a rúbrica 'Q. de rend. de anos anteriores' no valor de 1.023,65 €, que acabo por não perceber que papel desempenhou, se é que algum, no cálculo final.​

Rendimentos de anos anteriores desempenham um papel importante se tu recebeste esse valor e não pagaste IRS no momento....
Consegues identificar esse valor? É algo relativo a 2021 (ou até antes....).
Horas extraordinárias de final de ano pagas apenas no ano seguinte (em 2022)? Ou algum aumento com retroactivos....
Vai aos teus recibos de vencimento e vê se tens alguma rubrica de 2021....

Atenção também ao pessoal na parte da consignação do benefício de 15% no IVA a entidades religiosas / solidariedade / interesse público (têm a opção de escolher doar 0.5% do vosso IRS, o benefício de IVA ou ambos).

Se escolherem IVA acabam a pagar mais IRS no final pois abdicam desse benefício pois não é o Estado que abdica de receita, somos nós que abdicamos da devolução.

Está mesmo ali para apanhar incautos.

Ui aqui é só experts. Parabéns para ti amigo. És o maior lá da aldeia.

Ou eu não te percebi, ou tu não me percebeste.

Mas sim, os impostos, nomeadamente os relacionados com o rendimento singular e coletivo, são a minha área de trabalho direta à uns 30 anos, pelo que nalgumas coisas a palavra "expert" é capaz de se aplicar mesmo ao meu caso. Aliás, traduzida para português tem-se aplicado por diversas vezes ao longo da minha vida profissional e em vários cenários.
Desculpa lá a minha "humildade", mas se tiveres dúvidas pergunta, até porque já andas por aqui há uns bons anos (pelo menos com esse user...) e deves ter capacidade para perceber minimamente o que fazem na vida alguns dos que por aqui andam.

Como é que diziam os outros Srs?

- "Olhe que não .... "
...
- "´É só fazer as contas ..."

😉

Não é discutível ou uma questão de opinião: sempre que tens devolução de imposto significa que emprestaste ao Estado a custo zero.

Da mesma forma que quando pagas IRS o Estado emprestou-te dinheiro a custo zero, a coisa até funciona para os dois lados mas o sistema demonstra estatisticamente que há mais devolução de IRS pelo que o Estado é o grande beneficiário do status quo efectivo deste sistema fiscal pois acede a dinheiro a custo zero em termos de globalidade do imposto de rendimento.

O que estás a propor é que todos os rendimentos incluindo também os mais baixos onde isso não acontece porque não pagam à partida -e lá porque dizes que esses deviam ser subir e "ser dignos" é completamente irrelevante, continuam a ser os rendimentos mais baixos porque tudo é relativo- paguem à partida e depois o Estado encontra as contas e devolve.

O que se calhar deverias querer dizer é algo completamente diferente.

Que seria o ajuste automático do imposto ao longo do ano evitando, de todo, a necessidade de qualquer tipo de entrega de declaração de IRS.

Que é o que se passa em locais civilizados onde nenhum trabalhador por conta de outrem faz anualmente esta palhaçada de ter que preencher o IRS e andar a perder tempo nesta matéria para depois receber de volta imposto que pagou a mais.

Para isto acontecer era preciso vontade política em abdicar de dinheiro a custo zero que se devolve 1 ano depois ao contribuinte e de todo um sistema de deduções que não tem pés nem cabeça e que exige toda uma máquina de recursos humanos, informáticos e financeiros para calcular todo este teatro fiscal...anualmente.

P.S. Nem falo nesta conversa eterna do pessoal que acha que vai receber alguma coisa, não percebendo que o Estado só lhes está a devolver o que indevidamente cobrou antecipadamente. Não perceberem esta diferença fundamental é apenas aquele paradigma que não muda neste país sobre uma completa e transversal iliteracia financeira e fiscal. E que muitos os governos se aproveitam para ganhar votinhos nestas contas de mercearia que se fazem anualmente entre abril e junho.

Última edição:
  • Gosto
Reações: DMA
Não é discutível ou uma questão de opinião: sempre que tens devolução de imposto significa que emprestaste ao Estado a custo zero.

Da mesma forma que quando pagas IRS o Estado emprestou-te dinheiro a custo zero, a coisa até funciona para os dois lados.

O que estás a propor é que todos os rendimentos incluindo também os mais baixos onde isso não acontece porque não pagam à partida -e lá porque dizes que esses deviam ser subir e "ser dignos" é completamente irrelevante, continuam a ser os rendimentos mais baixos porque tudo é relativo- paguem à partida e depois o Estado encontra as contas e devolve.

O que se calhar deverias querer dizer é algo completamente diferente.

Que seria o ajuste automático do imposto ao longo do ano evitando, de todo, a necessidade de qualquer tipo de entrega de declaração de IRS.

Que é o que se passa em locais civilizados onde nenhum trabalhador por conta de outrem faz anualmente esta palhaçada de andar a receber de volta IRS.

Para isto acontecer era preciso vontade política em abdicar de dinheiro a custo zero que se devolve 1 ano depois ao contribuinte e de todo um sistema de deduções que não tem pés nem cabeça e que exige toda uma máquina de recursos humanos, informáticos e financeiros para calcular todo este teatro fiscal...anualmente.

Queres exemplificar?

O IRS automático já te faz isto. Há países onde em vez disso te enviam uma sms "O seu imposto a pagar é X - Concorda? ..." - É o mesmo cenário.

Ou eu não te percebi, ou tu não me percebeste.

Mas sim, os impostos, nomeadamente os relacionados com o rendimento singular e coletivo, são a minha área de trabalho direta à uns 30 anos, pelo que nalgumas coisas a palavra "expert" é capaz de se aplicar mesmo ao meu caso. Aliás, traduzida para português tem-se aplicado por diversas vezes ao longo da minha vida profissional e em vários cenários.
Desculpa lá a minha "humildade", mas se tiveres dúvidas pergunta, até porque já andas por aqui há uns bons anos (pelo menos com esse user...) e deves ter capacidade para perceber minimamente o que fazem na vida alguns dos que por aqui andam.

Ah, muito bem, lamento não ter prestado reverência. [:D]

A questão é que se calhar há por aqui pessoal com menos expertise no assunto e que conseguiram ajudar bem mais do que tu com o teu comentário escandalizado.

Sim estou registado há mais de 5 anos, e frequento o fórum há bem mais. E então? A ideia que tenho das tuas intervenções é que se relacionam mais com o tópico da F1, que não me permitem retirar esse tipo de ilação. Mas admito que possa ter andado distraído, não passo aqui a vida.​

Ah, muito bem, lamento não ter prestado reverência. [:D]

A questão é que se calhar há por aqui pessoal com menos expertise no assunto e que conseguiram ajudar bem mais do que tu com o teu comentário escandalizado.

Sim estou registado há mais de 5 anos, e frequento o fórum há bem mais. E então? A ideia que tenho das tuas intervenções é que se relacionam mais com o tópico da F1, que não me permitem retirar esse tipo de ilação. Mas admito que possa ter andado distraído, não passo aqui a vida.​

Lamentável! 🤣🤣🤣🤣

De facto também não tenho passado aqui muito tempo e por este tópico tenho rareado de facto, até porque as questões e as dúvidas ano após ano são, tendencialmente, sempre as mesmas e a nossa paciência ao longo dos anos vai rareando ....
Mas ainda bem que te ajudaram. Ficamos assim então.

Mas alguma dúvida dispõe. 🙂

Obrigado pela dica.

Após escrutinar melhor a simulação de IRS e compará-la com a nota de liquidação do ano anterior, concluo o seguinte:

Devido à diferença de rendimentos, o valor de coleta total foi significativamente mais baixo no ano transato para um valor similar de deduções à coleta, o que fez com que a coleta líquida resultasse num valor bastante inferior à que se verifica este ano. Assim, não obstante o valor de retenções na fonte deste ano ser obviamente superior ao do ano passado, ao subtrair a coleta líquida resulta um valor bastante inferior. Et voilá.

Por esclarecer fica a rúbrica 'Q. de rend. de anos anteriores' no valor de 1.023,65 €, que acabo por não perceber que papel desempenhou, se é que algum, no cálculo final.​

Como o Joseba te explicou, pode ter sido um rendimento efetuado no fim do ano(Dezembro), do qual não retiveste IRS. Exemplo horas extras, apenas pagas em Janeiro do ano seguinte.
Se foi o caso, tem impacto no cálculo do acerto do IRS, visto que foi um rendimento auferido, mas que não descontou IRS na altura e agora irá ter de "descontar".

Afinal, sabes mais do que aquilo que tu achas .... 😉

Manda para lá um mail a desmarcar, sempre dás lugar a outro que pode precisar mais.

Sabes que a preguiça morreu de sede à beira de um rio, e às vezes é por aí [;)]

Vou desmarcar sim. Não será necessário o envio de e-mail, vou fazê-lo através da minha área pessoal no portal das finanças.

Já agora.

Não sei porque continuam por aqui a falar em taxas máximas de IRS de 48%.

a taxa máxima é de 53% pelo efeito da taxa adicional de solidariedade.

Sim, para a parte acima de 250000 € de rendimento coletável.

Já agora, 280000 € de rendimento bruto não atinge 250K de rendimento coletável.

280000 € brutos pagam 114918 € de IRS -> 41%

Atenção também ao pessoal na parte da consignação do benefício de 15% no IVA a entidades religiosas / solidariedade / interesse público (têm a opção de escolher doar 0.5% do vosso IRS, o benefício de IVA ou ambos).

Se escolherem IVA acabam a pagar mais IRS no final pois abdicam desse benefício pois não é o Estado que abdica de receita, somos nós que abdicamos da devolução.

Está mesmo ali para apanhar incautos.

Não acho que seja para apanhar incautos, pois no caso o dinheiro sai do teu bolso, mas vai para outro.

Se fosses abdicar a favor do estado, aí sim podíamos falar em "armadilha".

Mas concordo que é bastante fácil haver um descuido e acabares por pagar mais, já que a maior parte das pessoas não perde muito tempo a ler o que significa cada uma das coisas, e se calhar até acha que incluir IRS e IVA é mais vatajoso.

O que eu acho sim uma armadilha são os englobamentos, principalmente quando se tratam de empresas nacionais. Só este ano reparei que estava a perder dinheiro em não englobar os dividendos da empresa, quando isso poderia ser feito automaticamente, ou no mínimo podia aparecer um aviso, ou em alternativa não te deixarem fazer IRS automático. É uma situação lamentável, já que o estado sabe perfietamente que tu tens direito a mais, mas não faz nada para avisar.

Última edição:
O que eu acho sim uma armadilha são os englobamentos, principalmente quando se tratam de empresas nacionais. Só este ano reparei que estava a perder dinheiro em não englobar os dividendos da empresa, quando isso poderia ser feito automaticamente, ou no mínimo podia aparecer um aviso, ou em alternativa não te deixarem fazer IRS automático. É uma situação lamentável, já que o estado sabe perfietamente que tu tens direito a mais, mas não faz nada para avisar.

Há pessoas que nem entregam declaração porque, devido aos baixos rendimentos, estão dispensados. Mas têm juros de CA e afins que caso englobassem receberiam a totalidade da retenção. [s)]

fiz simulação em automático no 31/3 e fiz hoje, e deu exactamente o mesmo em ambos.
e mais uns 100€ a receber que no ano passado .
para a semana, entrego !

Acabei por ir comparar ponto a ponto a declaração deste ano e a do ano anterior.

Verifico que em 2021 tive cerca de 2000€ a mais de rendimentos do que este ano mas vou receber menos cerca de 300€ este ano. Será normal?

É que nada se alterou em termos de agregado familiar....

As regras de este ano não dá para aplicar a anos anteriores?

Não tinha direito ao IRS jovem por ganhar acima do limite dos 25k ou lá o que era. Este ano que deixa de haver esse limite, passei a idade por uns 3 meses ...

Voltar
Superior