Tópico do IRS

Optei por não tentar meter no fds poi achei que ia estar congestionado com os aceleras.....
hoje durante todo o dia não consigo aceder.
sou só eu ou geral?

Mau, agora aconteceu aqui uma que nunca tinha acontecido.

IRS a receber em 31.03.2023/02.04.2023: 2450€
IRS a receber segundo informação à data de hoje: 2250€

Nao submeti quando a simulação dava o valor superior, mas também ainda não submeti hoje.

Qual é a razão para isto?

É que são logo 200€ assim do nada.

A bom rigor, a simulação não te garante o valor a receber. O cálculo oficial é feito num sistema distinto.
O que teria sido interessante perceber era se de 02.04.2023 para hoje houve diferença nos dados pré-preenchidos na declaração. Deduzo que não os tenhas gravado no dia 2 de forma a se poderem comparar com os atuais?

Penso que é bem conhecido do pessoal aqui, sendo aliás a principal razão para muitos PPR serem feitos.
Já agora, sabes também que este ano decorre um regime extraordinário, que (sob certas condições) te permite resgatar o montante aplicado até setembro 2022, que em condições normais só poderias resgatar aos 60 anos, após 5 anos para pagar prestações de crédito habitação e outras situações muito específicas?

Nao submeti quando a simulação dava o valor superior, mas também ainda não submeti hoje.

Veja senão é a devolução por parte do município, se houver.

A mim, no dia anterior não tinha essa redução e por isso iria receber menos reembolso.

Sem mais dados vai ser impossivel dizer onde está a questão.
A verdade é que o simulador não é definitivo e tem sempre muitos erros nos primeiros dias.

Pode também ter havido diferenças no que estava pré-preenchido.
Isto porque por exemplo, Anexo H, sei de quem já o viu preenchido e depois desapareceu...
Ou rendas, as vezes aparecem, ás vezes não.

Eu por exemplo tenho Anexo B (Recibos Verdes) e mesmo sendo passados no portal, não aparece preenchido... [:D]
E todos os anos tenho de dizer que no ano passado ganhei X e no ano anterior ganhei Y... Todos os anos... Meter informação que eles têm disponivel... Sempre à espera que um gajo se engane. :sh)

Então assumo que o imóvel era 50% (compra) + 25% (herança) da tua mãe, e 25% (herança) teu.
Assumo também que a compra do imóvel pelos teus pais foi após 1988, se não avisa pois há diferenças.

No anexo G, tabela 4 deves utilizar

1) Na tua declaração, linha única

Realização
ano / mês: 2022 / mês da escritura de venda
valor: valor de venda x 25%

Aquisição
ano / mês: ano / mês do óbito do teu pai
valor: valor do imóvel na herança (usado no imposto de selo) x 25%

Despesas e encargos
despesas (escrituras, notários, documentação) na herança x 50%
+ despesas na venda x 25%

Quota-parte: 25%

2) Na declaração da tua mãe, linha referente à parcela original
​
Realização
ano / mês: 2022 / mês da escritura de venda
valor: valor de venda x 50%

Aquisição
ano / mês: ano / mês da compra
valor: valor de compra (usado no imposto de selo) x 50%

Despesas e encargos
despesas na compra x 50%
+ despesas na venda x 50%

Quota-parte: 50%
​
3) Na declaração da tua mãe, linha referente à parcela herdada
​
Igual à linha da tua declaração

Espero não me ter enganado nas contas! Amanhã volto a confirmar e se detetar aguma coisa aviso.
Mais dúvidas pergunta (se preferires, via mensagem privada).

Bem....nem tenho palavras para agradecer a sua explicação. Penso que compreendo tudo na perfeição, já fiz um print para no sábado me concentrar e seguir estes passos. Sim, a aquisição foi posterior a 1988.
FIco mesmo bastante agradecida por dedicar parte do seu tempo a auxiliar tanta gente.
Vou tentar fazer se no entanto tiver dúvidas peço.lje a sua preciosa ajuda por mensagem privada. Bem haja

À vontade. É uma situação pela qual passei há pouco tempo. Mas no meu caso mais complicado pois foi a venda da casa da avó (mais um nível de heranças) :)

Isso de ter que indicar os rendimentos já declarados nos anos anteriores é uma das maiores parvoíces "clássicas" da declaração. Outra são os números sequenciais na primeira coluna das tabelas, que podiam perfeitamente ser preenchidos automáticamente.

lá despachei o irs do agregado por volta das 2 da matina😤

agora uma duvida.
fui tentar meter o de uma vizinha (manual pré preenchido) e não aparece os rendimentos e ela também não tem a declaração da patroa.
sei que ela trabalha como empregada domestica e que não aufere mais de 8000€, será por poder estar isenta de meter irs??

Uma ajuda:
No anexo H na parte Informação Relativa a Despesas e Encargos com Imóveis para Habitação Permanente

​Preciso colocar os dados da casa em que pago renda, mas no contrato de arrendamento aparecem dois proprietários que são os senhorios, basta colocar o nif de um deles nessa linha ? quadro 7

Agora aconteceu-me uma gira: ando a mil entre trabalho e outras obrigações e submeti o IRS no passado dia 2. Esquecendo-me completamente disso, hoje meti na cabeça que ainda não o tinha feito e vá de o submeter novamente, quando dei conta fiquei fulo...agora ambas as entregas aparecem como pendentes de validação. Valerá a pena contactar a AT no sentido de indicar que foi um duplicado, ou este 2º envio sobrepõe-se ao 1º e ainda me irá atrasar mais o reembolso?

Voltar
Superior