0bservador
Well-known member
Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?
Daquilo que eu percebi, se apenas tiveres dividendos de uma empresa, compensa sempre.
Isto porque o escalão máximo de IRS é 48%, e nem que tu estejas nesse, englobando apenas 50% dos dividendos, pagas por uma taxa de 24% em vez dos 28% originais. Ou seja, pagas tudo a 48%, mas como é só metade do valor, equivale a pagar por tudo a 24%.
Há a questão dos salários que, quando não englobados, poderiam estar num escalão abaixo. Mas fiz umas contas rápidas e não estou a ver nenhum cenário em que não compense englobar.
EDIT: na verdade, talvez haja um caso específico em que não compensa. Por exemplo para quem fica no limite superior do escalão 6, e ganha cerca de 36K anuais, paga uma taxa de 37% sem englobamento, e 48% se ultrapassar os 75K, depois de somados dividendos. Nesse caso específico talvez não compense. Mas teria de fazer melhor as contas.
O melhor é simular sempre os dois cenários []
A fórmula de cálculo é conhecida. Está alguma coisa mal?Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
Isso não tem qualquer lógica. Só retiraria rendimento disponível aos mais pobres para ser emprestado a custo zero ao Estado. :sh)
O IRS deste ano já submeti, sem declarar nada (automático). Para o IRS do próximo ano (relativamente a 2023) é que ainda não sei se vou englobar ou não (tenho o ordenado mínimo e 16000€ que apliquei este ano em Janeiro a render nos CAs).
Todos deviam pagar IRS..
Cada vez há mais isentos logo depois carrega mais nos que pagam.
Tens a certeza ?...
Ah ?!?!? Fizeste uma marcação presencial para isso?!?
Não sabes interpretar a liquidação de IRS?
A fórmula de cálculo é conhecida. Está alguma coisa mal?