IMI - Dúvidas

IMI - Dúvidas

Pessoal, estou me a assustar
Ja paguei os IMIs na sexta, dia 28, mas até agora, la no site das finanças ainda continua o estado como por pagar. Mas isto nao deveria ter ficado como pagar logo no momento?!? Pq ta a demorar?! O prazo é até hoje e tudo. Digam-me q isto é normal e amanhã vou ter isto dado como pago no site das finanças, certo?!

Tens o talão MB, certo ?

O valor que te surgiu no ecrã, após inserires a entidade 111 xxx xxx xxx xxx , estava correcto , certo ??

Se sim , deve estar a demorar a refletir na tua conta corrente com as Finanças, como pagaste a 28 , sexta feira , com fim de semana e feriado de segunda, só terça ou quarta vai lá aparecer .

Última edição:
233? Aqui este ano sao 400 ( eram 420, baixou) ...
Sim e tenho de pedir uma reavaliação acho que ainda consigo baixar para cerca de 200€ este foi o primeiro que paguei custou mas la teve que ser pois 400€ ainda pior os meus pais também vão pagar uns 700€ mas é por 3 casas pagar em 3 vezes[;)]

Tens o talão MB, certo ?

O valor que te surgiu no ecrã, após inserires a entidade 111 xxx xxx xxx xxx , estava correcto , certo ??

Se sim , deve estar a demorar a refletir na tua conta corrente com as Finanças, como pagaste a 28 , sexta feira , com fim de semana e feriado de segunda, só terça ou quarta vai lá aparecer .
Paguei pela NET e já fui verificar e tá tudo certo
Pois, vou esperar pelos próximos dias. Só espero q n me lixem

Pessoal, estou me a assustar
Ja paguei os IMIs na sexta, dia 28, mas até agora, la no site das finanças ainda continua o estado como por pagar. Mas isto nao deveria ter ficado como pagar logo no momento?!? Pq ta a demorar?! O prazo é até hoje e tudo. Digam-me q isto é normal e amanhã vou ter isto dado como pago no site das finanças, certo?!
Por aqui igual [8b]

UPDATE

Pois bem, depois dos meus pais fazerem queixa por escrito nas finanças e por carta para o director do IMI aquando da abertura deste tópico, hoje receberam várias cartas a indicar que o pedido para ser ilibado do pagamento dos supostos valores em atraso, foi diferido para todos os anos menos para um deles.

Receberam um cheque para ir levantar os valores que foram pagos.

Parece que em Portugal as coisas ainda andam, devagar, mas andam.

Ainda bem.

Vem um pouco ao encontro do que te escrevi no inicio do tópico, sempre que tive casos menos habituais nas finanças fui sempre bem tratado e os casos analisados com pés e cabeça e com vontade de resolver com justiça...

Tenho uma pequena dúvida.

Estou a tratar de uma casa de férias de emigrantes e estou encarregado da correspondência, pagamento de facturas, etc.

O que se sucedeu esta semana foi o seguinte: por lapso ou esquecimento, os proprietários pagaram o IMI e sem que eu soubesse, paguei quando recolhi a carta. Isto talvez, num intervalo de 5-6 dias (quando avisaram foi tarde demais). Paguei nos correios e na altura, não acusou nada.

Alguém sabe como devo proceder, terei de aguardar pela chegada dos proprietários? Uma vez que não tenho qualquer tipo de documentação, apenas a prova de pagamento.
Temo que seja em vão, qualquer pedido de reembolso da minha parte.

Tenho uma pequena dúvida.

Estou a tratar de uma casa de férias de emigrantes e estou encarregado da correspondência, pagamento de facturas, etc.

O que se sucedeu esta semana foi o seguinte: por lapso ou esquecimento, os proprietários pagaram o IMI e sem que eu soubesse, paguei quando recolhi a carta. Isto talvez, num intervalo de 5-6 dias (quando avisaram foi tarde demais). Paguei nos correios e na altura, não acusou nada.

Alguém sabe como devo proceder, terei de aguardar pela chegada dos proprietários? Uma vez que não tenho qualquer tipo de documentação, apenas a prova de pagamento.
Temo que seja em vão, qualquer pedido de reembolso da minha parte.
Liga para o número de apoio que está no site das finanças que esclarecem-te a questão, mas acredito que possas ser reembolsado.

Caríssimos, preciso da vossa ajuda

Os meus pais pagavam IMI do apartamento que é habitação própria e permanente, porque o rendimento era superior ao valor estipulado. Entretanto o meu pai faleceu em 2016. A minha mãe neste tem o apartamento no nome dela, antes estava em nome dos 2. Recebe apenas a reforma de sobrevivência, cerca de 390€ mensais e o apartamento está avaliando em menos de 65000€. Segundo o serviço de finanças local, a minha mãe não tem direito à isenção de IMI.

Uma vez que a minha mãe reúne os 2 requisitos, não deveria ter direito à isenção?

Caríssimos, preciso da vossa ajuda

Os meus pais pagavam IMI do apartamento que é habitação própria e permanente, porque o rendimento era superior ao valor estipulado. Entretanto o meu pai faleceu em 2016. A minha mãe neste tem o apartamento no nome dela, antes estava em nome dos 2. Recebe apenas a reforma de sobrevivência, cerca de 390€ mensais e o apartamento está avaliando em menos de 65000€. Segundo o serviço de finanças local, a minha mãe não tem direito à isenção de IMI.

Uma vez que a minha mãe reúne os 2 requisitos, não deveria ter direito à isenção?

"[FONT=&quot]A lei atribui uma isenção de IMI aos proprietários detentores de imóveis cujo VPT seja inferior a [/FONT][FONT=&quot]€ 66500[/FONT][FONT=&quot], desde que o agregado familiar não tenha um rendimento bruto superior a[/FONT][FONT=&quot] € 15295[/FONT][FONT=&quot]. Os imóveis têm de ser destinados a habitação própria e permanente do proprietário e da sua família. Esta isenção [/FONT][FONT=&quot]não tem limitação temporal[/FONT][FONT=&quot]."[/FONT]

Comprámos imóvel em 2017, não temos isenção de imi durante 3 anos independente dos rendimentos ?
VPT abaixo dos 66k €.

Fui informado pelas finanças que a isenção era aplicada automaticamente e agora recebo imi para pagar...

Última edição:
Julgo que não. Nessa altura a apreciação do processo já era automática, e dependia de uma série de fatores.

Também comprei em 2017 e pago IMI.
Contudo, até mesmo para poder usufruir desta isenção é importante que cumpra alguns requisitos:

• Em primeiro lugar, o imóvel deve ser para habitação permanente;
  • O rendimento coletável tem de ser igual ou inferior a 153.300€;
  • O valor do imóvel não pode ser superior a 125.000€.

Então eu cumpro com todos os requisitos, e mesmo assim não tenho direito ?
O mais estranho é que o imóvel é dos 2, ela recebe para pagar eu não. Rendimentos equivalentes.

Comprámos imóvel em 2017, não temos isenção de imi durante 3 anos independente dos rendimentos ?
VPT abaixo dos 66k €.

Fui informado pelas finanças que a isenção era aplicada automaticamente e agora recebo imi para pagar...

Ia jurar q é preciso fazer um requerimento para ter direito a isso.

Supostamente deveria ser automático! Mas alguém ainda acredita que o nosso Estado funciona bem?

Não vão à Repartição de Finanças perder as vossas 3 horas de trabalho que não é preciso... :sh)

Voltar
Superior