IMI - Dúvidas

Venho aqui só para agradecer o serviço público que este forum nos presta, ou seja, agradecer aos foristas, em particular ao Gavela!

Fui agora mesmo calcular o VPT (valor patrimonial tributário) com o CV (coeficiente de vetustez) atualizado para depois chegar finalmente ao IMI e tenho um brilhante conclusão:

Este ano vou ser "comido" em mais de 100 euros!

Resumindo, antes do final do ano vou requerer reavaliação do IMI!!!

Aconteceu-me igual, antes de actualizar. E só o fiz porque um amigo me alertou para isso.

Venho aqui só para agradecer o serviço público que este forum nos presta, ou seja, agradecer aos foristas, em particular ao Gavela!

Fui agora mesmo calcular o VPT (valor patrimonial tributário) com o CV (coeficiente de vetustez) atualizado para depois chegar finalmente ao IMI e tenho um brilhante conclusão:

Já agora qual é o valor do Vc: Valor base dos prédios edificados, que consta na tua atual caderneta predial? E qual valor consideraste agora na simulação?

[TABLE="width: 630"]
[TR]
[TD]
Ano
[/TD]
[TD]
Valor médio
[/TD]
[TD="align: center"]Valor base (1)
[/TD]
[TD]
Diploma legal
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: center"]2019
[/TD]
[TD="align: center"]492,00€
[/TD]
[TD="align: center"]615,00€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 330-A/2018, de 20 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: center"]2018
[/TD]
[TD="align: center"]482,40€
[/TD]
[TD="align: center"]603,00€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 379/2017, de 19 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2017
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 345-B/2016, de 30 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2016
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 419/2015, de 31 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2015
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 280/2014, de 29 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2014
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 370/2013, de 27 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2013
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 424/2012, de 28 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2012
[/TD]
[TD]
482,40€
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 307/2011, de 21 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2011
[/TD]
[TD]
482,40€
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 1330/2010, de 31 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2010
[/TD]
[TD]
482,40€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 1456/2009, de 30 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2009
[/TD]
[TD]
487,20€
[/TD]
[TD="align: center"]609,00€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º1545/2008, de 31 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2008
[/TD]
[TD]
492,00€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 16-A/2008, de 9 de janeiro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2007
[/TD]
[TD]
492,00€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 1433-C/2006, de 29 de dezembro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2006
[/TD]
[TD]
492,00€​
[/TD]
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 90/2006, de 27 de janeiro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2005
[/TD]
[TD]
490,00€​
[/TD]
[TD="align: center"]612,50€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 99/2005, de 17 de janeiro (II série)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2004
[/TD]
[TD]
480,00€​
[/TD]
[TD="align: center"]600,00€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 982/2004, de 04 de agosto[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
2003
[/TD]
[TD]
480,00€​
[/TD]
[TD="align: center"]600,00€
[/TD]
[TD="align: center"]Portaria n.º 982/2004, de 04 de agosto[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/legislacao/valor_construcao_IMI.html

Já agora qual é o valor do Vc: Valor base dos prédios edificados, que consta na tua atual caderneta predial? E qual valor consideraste agora na simulação?

Bem observado! Guiei-me pelo Vc apresentado na caderneta, ou seja, 603!

Refazendo para 615 a poupança é menor (diferença não chega a 20 euros), mas continua a haver uma significativa poupança!!!

Mais uma vez, muito obrigado!

Bem observado! Guiei-me pelo Vc apresentado na caderneta, ou seja, 603!

Refazendo para 615 a poupança é menor (diferença não chega a 20 euros), mas continua a haver uma significativa poupança!!!

Mais uma vez, muito obrigado!

É fácil de um gajo se enganar nestas contas, por isso é que prefiro ir às finanças ver se me fazem a simulação, para ter mais certezas.

Eu no teu caso faria o mais rápido possível, a primeira prestacao de imi pagas o que estiver definido, e na segunda ou terceira prestação já deve ter saido a reavaliação e eles automaticamente vão descontar o valor cobrado a mais.
Caso facas junto ao final do ano, ai sim vais perder a poupanca deste ano.

Só alertar aqui para um pormenor que pode passar despercebido.

O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação..
Se a habitação fizer por exemplo 9 anos em Outubro, só faz sentido pedir reavaliação após fazer relamente os 9 anos. E não pedir por exemplo antes em Agosto do mesmo ano.

Só alertar aqui para um pormenor que pode passar despercebido.

O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação..
Se a habitação fizer por exemplo 9 anos em Outubro, só faz sentido pedir reavaliação após fazer relamente os 9 anos. E não pedir por exemplo antes em Agosto do mesmo ano.

Obrigado pela informação!
Eu estou aqui numa situação limite.
Comprei a casa em Setembro de 2011, ou seja faz agora os 9 anos, no entanto quando comprei a casa esta já se encontrava acabada há mais de um ano, mas o construtor não a conseguia vender...agora não sei se ele já tinha pedido a licença de habitação antes ou se foi só quando comprei a casa.
Esta minha cabeça já não tem a memória que tinha. :sh)

Eu no teu caso faria o mais rápido possível, a primeira prestacao de imi pagas o que estiver definido, e na segunda ou terceira prestação já deve ter saido a reavaliação e eles automaticamente vão descontar o valor cobrado a mais.

Mais uma informação que eu não sabia.
Se bem que não tem muita lógica pois o IMI que se paga não é referente ao ano anterior? Em 2020, não estamos a pagar o IMI de 2019?

Entretanto um amigo meu com que percebe disto das Finanças já me disse para esquecer a teoria da doação, bem me parecia que só os "tubarões" é que arranjam esquemas que resultam para se safarem de pagar impostos. [:D]

Ele tem um contacto nas Finanças e disse que com apenas o meu NIF também já consegue saber se vale a pena fazer a reavaliação, segundo ele pode não valer a pena pois entretanto subiram bastante o preço por m2 na zona e o coeficiente de vetustez pode não compensar isso.
Vamos ver se mais logo já tenho novidades.

O IMI que se paga agora em 2020 é referente ao ano de 2019.
Os pedidos de reavaliação que forem feitos este ano, terão impacto no que se for pagar em 2021.

Obrigado pela informação!
Eu estou aqui numa situação limite.
Comprei a casa em Setembro de 2011, ou seja faz agora os 9 anos, no entanto quando comprei a casa esta já se encontrava acabada há mais de um ano, mas o construtor não a conseguia vender...agora não sei se ele já tinha pedido a licença de habitação antes ou se foi só quando comprei a casa.
Esta minha cabeça já não tem a memória que tinha. :sh)

Tens de ver junto das finanças que data lá consta, para pelo menos uma destas situações: "data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação".

Essa data é importante e claro irá entrar no pedido de reavaliação.

Tens de ver junto das finanças que data lá consta, para pelo menos uma destas situações: "data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação".

Essa data é importante e claro irá entrar no pedido de reavaliação.

Pois, eles como já fizeram a primeira avaliação têm que ter lá esses dados todos, tenho ideia que a casa já estava com licença de habitação pois acho que o construtor tirou isso para todas as moradias ao mesmo tempo e já havia lá pessoas a morar a mais de uma ano quando comprei a casa.
Enviei o meu NIF ao meu amigo e mais logo ou amanhã já devo ter novidades.

Entretanto um amigo meu com que percebe disto das Finanças já me disse para esquecer a teoria da doação, bem me parecia que só os "tubarões" é que arranjam esquemas que resultam para se safarem de pagar impostos. [:D]

Ele tem um contacto nas Finanças e disse que com apenas o meu NIF também já consegue saber se vale a pena fazer a reavaliação, segundo ele pode não valer a pena pois entretanto subiram bastante o preço por m2 na zona e o coeficiente de vetustez pode não compensar isso.
Vamos ver se mais logo já tenho novidades.

De 2019 para 2020 subiu bastante, aliás falei nisso la atrás, a questão a levar em conta é quantos anos tem o teu prédio, fazeres as contas, e veres a diferença que dá para o que estás a pagar, o meu caso o prédio tinha 16 anos. Fiz a minha reavaliação em 2019 porque iria compensar e muito.

Volto a relembrar em predios desta idade ou um pouco mais velhos, ainda se fazia muita aldrabice, não se declarava a questão de alumínios duplos, portas blindadas etc, o que é um fator que encarece, embora em % pequena fora os m2 mal calculados com o proposito de se vender casas com valor patrimonial mais barato e haver trocas de dinheiro por baixo da mesa com o construtor.

Conheco um caso proximo nestes contornos, uma reavaliação poderá trazer este detalhes, e caso a diferença seja pequena poderá nao ser interessante, tem que se fazer contas.

De 2019 para 2020 subiu bastante, aliás falei nisso la atrás, a questão a levar em conta é quantos anos tem o teu prédio, fazeres as contas, e veres a diferença que dá para o que estás a pagar, o meu caso o prédio tinha 16 anos. Fiz a minha reavaliação em 2019 porque iria compensar e muito.

Volto a relembrar em predios desta idade ou um pouco mais velhos, ainda se fazia muita aldrabice, não se declarava a questão de alumínios duplos, portas blindadas etc, o que é um fator que encarece, embora em % pequena fora os m2 mal calculados com o proposito de se vender casas com valor patrimonial mais barato e haver trocas de dinheiro por baixo da mesa com o construtor.

Conheco um caso proximo nestes contornos, uma reavaliação poderá trazer este detalhes, e caso a diferença seja pequena poderá nao ser interessante, tem que se fazer contas.

Pois, é isso mesmo, uma questão de fazer contas, no meu caso o valor que avaliaram o Imóvel não está muito desfazado do valor que paguei por ele e mesmo na escritura não houve valores de falcatruas porque isso já anda complicado o que lhes baralhou as contas é que eu dei de permuta um terreno urbano e o valor da casa acabou por não ser "preto no branco" na escritura.

Finalmente tenho uma estimativa da nova avaliação da minha casa.
Curiosamente no dia em que fizeram a simulação fazia precisamente 10 anos em que a casa tinha sido dada como terminada nas finanças. Bateu certo com as minhas contas, comprei a casa em 2011 e tinha ideia que ela tinha sido terminada no ano anterior.
Apesar de terem alterado o preço do m2 para um valor superior nos últimos anos a desvalorização acabou por ter um valor superior e assim poupo cerca de 100€ por ano, menos mau.
Agora tenho que ir às finanças oficializar o pedido, porque este valor foi dado através do contacto do meu amigo.

Acho que foi a primeira vez na vida que fiquei contente de me dizerem que uma coisa que comprei vale menos do que no momento da compra. [:D]

Voltar
Superior