IMI - Dúvidas

sim,

tens razão.

Contínuo na dúvida se o proprietário de um apartamento comprado novo, como o meu, tem que pagar o IMI referente ao próprio ano de aquisição.

Mas seja como for já estou a contar com ele...são 600€!![:vm)]

Se a memória não me falha, um amigo comprou um apartamento no dia 30 de Dezembro. Pensava que o IMI era proporcional (não sei onde foi tirar essa ideia, mas assim de repente até parece aceitável). Pensava, portanto que iria pagar 2/365 sobre o valor em causa. Mas...não.

É normal ainda não me ter aparecido a carta para pagar o IMI em casa? Comprei o apartamento em 2009, se não me falha a memoria, e tive isenção de 7 anos.

Isenção de 7 anos não existia.
Em 2009 existia isenção de 8 anos para imóveis com valor patrimonial tributário até 157500€ e de 4 anos para os que estavam avaliados entre 157500€ e 236250€.
Se compraste em 2009 e tiveste 8 anos de isenção, para o ano começas a pagar. Pagas em 2018 referente ao ano de 2017.

Hum... então estou a confundir. No site das finanças diz isto.

[TABLE="class: iT"]
[TR="class: iTR"]
[/TR]
[TR="class: eTR"]
[TH="class: eTH, colspan: 6"]DESPACHO[/TH]
[/TR]
[TD]Utilizador:[/TD]
[TD]xxxxxxxxx[/TD]
[TD]Despacho:[/TD]
[TD]Deferimento[/TD]
[TD]Dt Despacho:[/TD]
[TD]2009-08-19[/TD]
[/TR]
[TD]Ano Início:[/TD]
[TD]2009[/TD]
[TD]Ano Fim:[/TD]
[TD]2016[/TD]
[TD]Prazo:[/TD]
[TD]8[/TD]
[/TR]
[TD]Valor Isenção:[/TD]
[TD]€ 57.930,00[/TD]
[/TR]
[TD]Observações:

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Hum... então estou a confundir. No site das finanças diz isto.

[TABLE="class: iT"]
[/TR]
[TR="class: eTR"]
[TH="class: eTH, colspan: 6"]DESPACHO[/TH]
[/TR]
[TD]Utilizador:[/TD]
[TD]xxxxxxxxx[/TD]
[TD]Despacho:[/TD]
[TD]Deferimento[/TD]
[TD]Dt Despacho:[/TD]
[TD]2009-08-19[/TD]
[/TR]
[TD]Ano Início:[/TD]
[TD]2009[/TD]
[TD]Ano Fim:[/TD]
[TD]2016[/TD]
[TD]Prazo:[/TD]
[TD]8[/TD]
[/TR]
[TD]Valor Isenção:[/TD]
[TD]€ 57.930,00[/TD]
[/TR]
[TD]Observações:

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Exacto, o ano de 2009 já entra na isenção. O último ano que estás isento é o de 2016 (a pagar em 2017) portanto só terás de pagar o IMI de 2017 em 2018.

Boas,

Este ano recebi pela 1ª vez o IMI pra pagar. A casa ta em nome meu e da maria.
Ora com meu espanto, recebi duas cartas das finanças sobre o pagamento do imi. Uma em meu nome e outro da maria, ambas com o mesmo valor, mas com referencias diferentes. O valor em causa, de cada carta é metade do que tenho que pagar.
Ora tenho a ideia (talvez errada) que o pagamento do IMI é feito em prestações, https://www.economias.pt/como-pagar-o-imi-em-prestacoes/
O meu será 2 vezes, pois é à volta dos €320
Mas isto das duas cartas fiquei com a duvida. Será que isto já corresponde ao pagamento do total do IMI ?!? Ou será que se eu pagar um dos pagamentos já não preciso de pagar o outro e so depois é que necessito de pagar quando vier a 2ª tranche em novmebro ?!

Boas,

Ora com meu espanto, recebi duas cartas das finanças sobre o pagamento do imi. Uma em meu nome e outro da maria, ambas com o mesmo valor, mas com referencias diferentes. O valor em causa, de cada carta é metade do que tenho que pagar.
Ora tenho a ideia (talvez errada) que o pagamento do IMI é feito em prestações, https://www.economias.pt/como-pagar-o-imi-em-prestacoes/
Mas isto das duas cartas fiquei com a duvida. Será que isto já corresponde ao pagamento do total do IMI ?!? Ou será que se eu pagar um dos pagamentos já não preciso de pagar o outro e so depois é que necessito de pagar quando vier a 2ª tranche em novmebro ?!
Aqui é exactamente igual, td pk quando construí-mos casa ainda era-mos solteiros e já fui ás finanças e não dá para alterar [8b]
Por isso td anos recebo sempre 2 cartas e são ambas para pagar [:p]

Boas,

Tens que pagar as 2 agora.

Entao e depois vou ter de pagar em novembro 2x ?!?

Então e não da pra mudar isto?!? A casa foi comprada em conjunto e estamos a viver em uniao de facto. Então pras finanças se for pro IRS é como se tivessemos juntos/casados mas para o IMI é como se tivessemos separados?!?

Bom, tive a pesquisar mais um pouco e ja percebi o pq disto ter acontecido. Encontrei uma noticia q refere q cada um dos dois paga os 50% do IMI. Pelo q penso q ficará o IMI totalmente pago e não receberei em novembro nada pra pagar.
http://www.meuportalfinanceiro.pt/artigo/imi-distingue-unioes-de-facto-dos-casamentos/

Última edição:
Correto. Pagam agora os dois e fica já liquidado.
Isso acontece porque estão num regime de união de facto e não num casamento com comunhão de bens adquiridos à data da compra do imóvel.

Pagamento em prestações depende do valor, pode ser 1, 2 ou 3.
Quem paga depende da escritura, como receberam os dois os valores, o imóvel é dos dois para IMI, pagam os dois.

Entao e depois vou ter de pagar em novembro 2x ?!?

Então e não da pra mudar isto?!? A casa foi comprada em conjunto e estamos a viver em uniao de facto. Então pras finanças se for pro IRS é como se tivessemos juntos/casados mas para o IMI é como se tivessemos separados?!?

Bom, tive a pesquisar mais um pouco e ja percebi o pq disto ter acontecido. Encontrei uma noticia q refere q cada um dos dois paga os 50% do IMI. Pelo q penso q ficará o IMI totalmente pago e não receberei em novembro nada pra pagar.
http://www.meuportalfinanceiro.pt/artigo/imi-distingue-unioes-de-facto-dos-casamentos/

O valor total são 320€, certo?
Vieram 2 cartas de 160€ cada, certo?
Então fica já todo o IMI pago[;)]

Pessoal, estou me a assustar
Ja paguei os IMIs na sexta, dia 28, mas até agora, la no site das finanças ainda continua o estado como por pagar. Mas isto nao deveria ter ficado como pagar logo no momento?!? Pq ta a demorar?! O prazo é até hoje e tudo. Digam-me q isto é normal e amanhã vou ter isto dado como pago no site das finanças, certo?!

Eu também comecei a pagar IMI este ano já se acabaram os 3 anos de isenção e ainda por cima como comprei o apartamento em finais de 2013 esse ano já conta claro por isso lá foram 233€ para pagar curioso que pago tanto de IUC como de IMI assim não tem como enganar[:D]

Voltar
Superior