IMI - Dúvidas

Eu fiz precisamente assim, pelo portal das finanças (internet) com a caderneta predial ao lado e os outros informações que referes, no entanto, posteriormente enviaram-se notificação para apresentar os elementos que referi em cima, inclusive cópia da Licença de Habitação. Enfim...

eh pá, isso é uma reavaliação completa, o que deves é preencher o modelo 1 e depois tem lá uma subsecção para actualizar alguns valores, tipo a idade/vetustez...não se preenche quase nada e eles não pedem nada

Eu fiz precisamente assim, pelo portal das finanças (internet) com a caderneta predial ao lado e os outros informações que referes, no entanto, posteriormente enviaram-se notificação para apresentar os elementos que referi em cima, inclusive cópia da Licença de Habitação. Enfim...

Enfim... mesmo! :sh)

Nunca me pediram nada disso!

Dúvida de ignorante:

A casa onde moramos completou o mês passado 8 anos desde que lá moramos, sendo que 8 anos era o período da isenção.O IMI de deste ano só vai ser pago em 2020 ou ainda vou receber alguma coisa para pagar no decorrer de 2019?

Só vai ser pago em 2020.
O 1º ano não isento é 2019, que é pago em 2020.

Enfim... mesmo! :sh)

Nunca me pediram nada disso!

porque ele preencheu mal, é que o anexo 1 dá para tudo

é uma subdivisão no quadro 1 que deve ser escolhida a atualização

está tudo aqui explicado

https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/como-preencher-modelo-1-do-imi/

depois é tudo com eles actualizarem a vetustez, localização e etc...

é preciso cuidado porque o coeficiente de localização e de construção os gajos aumentaram, por isso pode não compensar

Última edição:
porque ele preencheu mal, é que o anexo 1 dá para tudo

é uma subdivisão no quadro 1 que deve ser escolhida a atualização

está tudo aqui explicado

https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/como-preencher-modelo-1-do-imi/

depois é tudo com eles actualizarem a vetustez, localização e etc...

é preciso cuidado porque o coeficiente de localização e de construção os gajos aumentaram, por isso pode não compensar
Sim neste momento mais que nunca é fazer contas, eu como ainda fiz em 2018, ao valor antigo.

Vale sempre a pena pedir a reavaliação? Ou corremos o risco de a avaliação actual ser superior à antiga, levando o IMI a aumentar?? :sh):sh)

Boa! Vou ver isso. Este ano paguei pela 1.ª vez (acabou a isenção de 8 anos) e doeu pagar 200 e tal paus! [:D] :sh):sh)
Foi a minha situação o ano passado, e eu convicto que tinha 10 anos de isenção, fui e enganado pela sic há uns anos atras Lol, quando recebo a carta estava naquela vem cagada a caminho... 247euros... por 3 euros morri na praia, tive que pagar tudo de uma vez...e em dezembro do ano passado fui pedir uma reavaliação do imi, ja tinha feito simulacoes en casa, e dava menos quase 40 euros, é dinheiro, quando tive férias em dezembro, fui lá e era 50 e tal euros de diferenca, e já se sabia que o metro quadrado em 2019 iria aumentar, por isso foi um win win, nas financas o andar era como se tivesse ainda 4 anos de idade, desceu 20 mil euros de valor
Estas poupanças vem sempre a calhar né

"
Reduzido o montante mínimo para pagamento em prestações

Outra das novas regras de pagamento do IMI diz respeito às prestações. O imposto passa a poder ser pago em prestações se for superior a 100 euros. Antes, o limite a partir do qual o IMI podia ser fracionado era 250 euros. Note-se que as regras de cálculo do imposto não sofreram qualquer alteração. Trata-se apenas de possibilitar a divisão do imposto a partir de um montante inferior.
Assim, se o valor do IMI for igual ou inferior a 100 euros, deve ser pago numa prestação única. Caso o montante seja superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, o pagamento é feito em duas prestações. Para importâncias superiores 500 euros, paga-se em três prestações.

Prazos de pagamento alterados

As novas regras de pagamento do IMI incidem ainda sobre os prazos. Maio, agosto e novembro são as novas datas de pagamento do IMI. Em maio deve ser paga a prestação única, se o valor do imposto for igual ou inferior a 100 euros, ou a primeira prestação, se o valor do imposto for superior a 100 euros.
Agosto é o mês da segunda prestação, se o valor do imposto for superior a 500 euros.
Finalmente, em novembro, deve ser paga a segunda prestação, se o valor do imposto for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, ou a terceira prestação, se o valor do imposto for superior a 500 euros."

https://www.montepio.org/ei/ultimas...-atencao-as-novas-regras-de-pagamento-do-imi/

Boas,

Tenho uma questão, foi-me doado no ano passado um imóvel velho, devoluto, não digo em ruinas mas para lá caminha :D

Estou neste momento em fase de projeto e também recebi nota de IMI para pagar. Há alguma forma de nestas condições (não digo pedir isenção mas..) reduzir o valor de IMI para valores mais generosos?

Obrigado!

A minha isenção acabou agora ao fim de 8 anos, quando comprei a casa era nova, ou seja tem 8 anos de desvalorização.
Será que vale a pena pedir uma reavaliação agora para ver se o IMI desce para o ano ou esperar que a casa faça 10 anos para ter uma desvalorização maior?

Já agora uma pergunta de Chico esperto: a casa está só em meu nome, se fizesse uma doação à minha esposa e ficasse a casa só em nome dela, podia pedir uma nova isenção de pagamento de IMI?

Estou na mesma dúvida. Paguei no ano passado pela primeira vez IMI. O prédio tem 16/17 anos e resido aqui vai para 11. Vale a pena pedir reavaliação? Há possibilidade de o tiro sair pela culatra, ou seja , ser reavaliado em alta?

Estou na mesma dúvida. Paguei no ano passado pela primeira vez IMI. O prédio tem 16/17 anos e resido aqui vai para 11. Vale a pena pedir reavaliação? Há possibilidade de o tiro sair pela culatra, ou seja , ser reavaliado em alta?

Há sempre a possibilidade da reavaliação ser em alta (por exemplo se o coeficiente de localização aumentou). Mas é relativamente simples fazer as contas e ver se vale a pena porque a fórmula de cálculo é clara e todas as variáveis são conhecidas.

Normalmente o pessoal pede reavaliação com a segurança de que o novo valor patrimonial tributário vai baixar.

Para o IMI, todos querem que as casas passem a valer pouco e que desvalorizem ao longo dos anos. Se for para vender, também as venderiam por menos do que deram há 8 ou 10 anos atrás?

Para o IMI, todos querem que as casas passem a valer pouco e que desvalorizem ao longo dos anos. Se for para vender, também as venderiam por menos do que deram há 8 ou 10 anos atrás?

Mais barato não, mas se pusesse a minha casa à venda o preço que deveria conseguir seria o valor de mercado de quando a comprei, pois na minha zona ainda continua muita casa para vender desde da crise. O que poderia fazer render mais dinheiro na venda foi melhoramentos a que fiz na casa mas esta também já tem a natural desvalorização de 8 anos, por exemplo agora já está a precisar de uma pintura exterior e vão ser uns milhares de euros para isso daqui a um ano ou dois.
Outra questão que pode fazer render mais dinheiro numa venda é que na altura consegui comprar a casa mais barata do que o valor normal do mercado pois a crise fez com que o vendedor tivesse baixado o preço, no entanto para as finanças isso não entrou nas "contas" e a minha casa foi avaliada praticamente ao preço que me custou, não foi como há uns anos atrás que a malta fazia as escrituras por 1/3 do preço e depois as Finanças "papavam" a marosca.

De qualquer modo não tenho problema nenhum em dizer que se puder de uma forma legal pagar menos impostos que o vou fazer, até porque mesmo no IMI fui bem lixado pela câmara municipal, tenho um terreno urbano ainda sem construção, em que pago o mesmo de IMI do que os outros que têm lá já a casa feita há uns anos, pois os tipos da câmara muito espertos indicaram que o Indice de construção para aquele terreno é de 50% da área do terreno em 2 pisos e sei de fonte segura que se eu tentar lá fazer uma "mansão" desse tamanho eles na câmara não aprovam, mas deste modo enquanto eu não construir lá casa eles mamam mais de IMI.

Voltar
Superior