IMI - Dúvidas

A minha isenção acabou agora ao fim de 8 anos, quando comprei a casa era nova, ou seja tem 8 anos de desvalorização.
Será que vale a pena pedir uma reavaliação agora para ver se o IMI desce para o ano ou esperar que a casa faça 10 anos para ter uma desvalorização maior?

Já agora uma pergunta de Chico esperto: a casa está só em meu nome, se fizesse uma doação à minha esposa e ficasse a casa só em nome dela, podia pedir uma nova isenção de pagamento de IMI?
A reavaliação do imóvel deveria ter sido o ano passado, este ano os valores aumentaram e muito. No entanto deves pesquisar no site das financas os coeficientes atuais da tua area de residência, e fazes os calculos, relembro que uma reavaliação pode trazer problemas escondidos, exemplo, quando o engenheiro da camera registou os m2 da vossa casa podera ter colocado menos m2 no registo das financas,imaginem que se enganou nos cálculos, a reavaliação tambem vai ser feita aí, a minha casa na reavaliação aumentou 6 m2 LooL.

No entanto, como o meu predio ja tem 16 anos, o valor de descida compensou esse erro.

Outras situacoes que aumebta a reavaliação, portas blindadas, o meu caso, tipo de caixilharia, varandas , exposição solar, elevador,arrecadação, garagem etc, nao é com estes fatores que se vão entalar, mas aumenta um pouco a valorização do imovel para as finanças.

No dia que fui às finanças pedir a reavaliação a meio, já estava naquel que poderia estar me a entalar, mas a pessoa que me atendeu antes de avancar com o processo, verificou as contas e parecia que o valor ia vaixar uns 20a30 euros, pelas minhas contas seria entre 30 a 60 euros, quem acertou fui eu, a volta de 58€.
Percam tempo a verificar, existe muito conteudo na internet sobre este tema

A reavaliação do imóvel deveria ter sido o ano passado, este ano os valores aumentaram e muito. No entanto deves pesquisar no site das financas os coeficientes atuais da tua area de residência, e fazes os calculos, relembro que uma reavaliação pode trazer problemas escondidos, exemplo, quando o engenheiro da camera registou os m2 da vossa casa podera ter colocado menos m2 no registo das financas,imaginem que se enganou nos cálculos, a reavaliação tambem vai ser feita aí, a minha casa na reavaliação aumentou 6 m2 LooL.

No entanto, como o meu predio ja tem 16 anos, o valor de descida compensou esse erro.

Outras situacoes que aumebta a reavaliação, portas blindadas, o meu caso, tipo de caixilharia, varandas , exposição solar, elevador,arrecadação, garagem etc, nao é com estes fatores que se vão entalar, mas aumenta um pouco a valorização do imovel para as finanças.

No dia que fui às finanças pedir a reavaliação a meio, já estava naquel que poderia estar me a entalar, mas a pessoa que me atendeu antes de avancar com o processo, verificou as contas e parecia que o valor ia vaixar uns 20a30 euros, pelas minhas contas seria entre 30 a 60 euros, quem acertou fui eu, a volta de 58€.
Percam tempo a verificar, existe muito conteudo na internet sobre este tema

Não me apercebi que tinham mudado o modo de avaliação para justificar uma subida este ano.
De qualquer modo obrigado pelas dicas, este fim de semana vou pegar nos elementos que tenho para ver se para a semana vou às Finanças simular o quanto pode variar a avaliação da casa para ver se compensa.

E também quero tirar a limpo se posso doar a casa à minha mulher e ela pedir uma nova isenção, como casamos em regime de comunhão de adquiridos e a casa foi comprada depois do casamento às tantas ela já é considerada proprietária, apesar de na escritura ter ficado em meu nome.
Ainda se mantém a lei que só permite pedir 2 vezes a isenção de IMI? É que ela já teve isenção de um apartamento que comprou quando era solteira.

Não me apercebi que tinham mudado o modo de avaliação para justificar uma subida este ano.
De qualquer modo obrigado pelas dicas, este fim de semana vou pegar nos elementos que tenho para ver se para a semana vou às Finanças simular o quanto pode variar a avaliação da casa para ver se compensa.

E também quero tirar a limpo se posso doar a casa à minha mulher e ela pedir uma nova isenção, como casamos em regime de comunhão de adquiridos e a casa foi comprada depois do casamento às tantas ela já é considerada proprietária, apesar de na escritura ter ficado em meu nome.
Ainda se mantém a lei que só permite pedir 2 vezes a isenção de IMI? É que ela já teve isenção de um apartamento que comprou quando era solteira.

Lol

A casa é tua e da tua mulher em partes iguais.

Mim está triste!

Com quase 50 anos de idade, vou pagar IMI pela primeira vez! :(

Até à data sempre beneficie de isenções e as casas foram trocadas antes de acabar, mas agora não e vou começar a pagar um "imposto inútil"!

Vai ser em 3 "suaves" prestações: uma agora, outra em agosto e a terceira em novembro!!!

Preferia gastar o dinheiro em gajas em copos! Ao menos via algum proveito do mesmo...

O Valor Patrimonial Tributário é calculado com recurso à seguinte fórmula:
VPT = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv
Cada uma das parcelas possui o seguinte significado:

• Vc: Valor base dos prédios edificados;
  • A: Área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação;
  • Ca: Coeficiente de afetação;
  • Cl: Coeficiente de localização;
  • Cq: coeficiente de qualidade e conforto;
  • Cv: coeficiente de vetustez.
https://www.comparaja.pt/blog/valor-patrimonial-tributario

Coeficiente de vetustez
1 - O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação, de acordo com a presente tabela:
[TABLE="width: 0, align: center"]
[TR]
[TD]
Anos
[/TD]
[TD]Coeficiente de Vetustez[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Menos de 2[/TD]
[TD]
1​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2 a 8[/TD]
[TD]
0,90​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]9 a 15[/TD]
[TD]
0,85​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]16 a 25[/TD]
[TD]
0,80​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]26 a 40[/TD]
[TD]
0,75​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]41 a 50[/TD]
[TD]
0,65​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]51 a 60[/TD]
[TD]
0,55​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Mais de 60[/TD]
[TD]
0,40​

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

https://info.portaldasfinancas.gov....al/codigos_tributarios/cimi/Pages/cimi44.aspx

Tens que fazer uma escritura, achas que vai compensar?

Para quem quer ver se compensa pedir reavaliação, o que deve fazer é usar um simulador de IMI, com os dados que constam da caderneta predial. Se for mais baixo que o actual, então é pedir a reavaliação, que será gratuita (ou era quando fiz isso em 2014) a cada 3 anos. Se o valor ficar igual ou maior, não justifica, como é óbvio.

No meu caso, fiquei a pagar menos 150€/ano.

Para quem quer ver se compensa pedir reavaliação, o que deve fazer é usar um simulador de IMI, com os dados que constam da caderneta predial. Se for mais baixo que o actual, então é pedir a reavaliação, que será gratuita (ou era quando fiz isso em 2014) a cada 3 anos. Se o valor ficar igual ou maior, não justifica, como é óbvio.

No meu caso, fiquei a pagar menos 150€/ano.

Mas se formos às Finanças eles fazem a simulação gratuitamente, certo? É que aqueles coeficientes e os diversos tipos de áreas brutas que consideram, são uma complicação do caraças para perceber.
No meu caso como a casa já tem 9 anos o coeficiente de afectação já é mais simpático: 0,85 se tivesse mandado reavaliar o ano passado perdia 0,05 desse coeficiente.

Eu mais atrás tinha dito que compensava pagar a escritura se fizesse a doação da casa à minha mulher, mas esqueci-me do valor de IMT...ou será que numa doação deste tipo não se paga esse imposto?

Já agora onde é que posso ver quanto custa fazer o acto da escritura em si, ou seja o que cobra o notário?

Eu mais atrás tinha dito que compensava pagar a escritura se fizesse a doação da casa à minha mulher, mas esqueci-me do valor de IMT...ou será que numa doação deste tipo não se paga esse imposto?

Já agora onde é que posso ver quanto custa fazer o acto da escritura em si, ou seja o que cobra o notário?

Não podes fazer essa operação. A casa faz parte dos bens comuns. Esquece.

Não podes fazer essa operação. A casa faz parte dos bens comuns. Esquece.

Pois é isso que eu penso, como foi comprada depois do casamento apesar da escritura estar apenas no meu nome ela deve ser proprietária também, mas não me custa perguntar.
Também posso fazer a doação e depois divorcio-me dela e aí já me safo de pagar o IMI. [:D]

Mas se formos às Finanças eles fazem a simulação gratuitamente, certo? É que aqueles coeficientes e os diversos tipos de áreas brutas que consideram, são uma complicação do caraças para perceber.
No meu caso como a casa já tem 9 anos o coeficiente de afectação já é mais simpático: 0,85 se tivesse mandado reavaliar o ano passado perdia 0,05 desse coeficiente.
Não sei...mas os simuladores costumam explicar o que colocar, e os dados estão todos na caderneta predial. Não é assim tão complicado, acredita.[;)]

Eu tenho usado o simulador da Deco. Se tiveres aí alguma dificuldade, diz que que posso ver se consigo ajudar.

Não sei...mas os simuladores costumam explicar o que colocar, e os dados estão todos na caderneta predial. Não é assim tão complicado, acredita.[;)]

Eu tenho usado o simulador da Deco. Se tiveres aí alguma dificuldade, diz que que posso ver se consigo ajudar.

Vou ver se trato disto no fim de semana, agradeço a oferta da ajuda, depois digo se me safei...quero ver se encontro a primeira avaliação que fizeram para ver quais foram os dados que usaram.

O simulacro da Deco serviu para dizerem que estou a pagar muito e me ligarem todas as semanas para me impingirem ser sócio.

O simulacro da Deco serviu para dizerem que estou a pagar muito e me ligarem todas as semanas para me impingirem ser sócio.

Então mudou. Quando fiz a simulação em 2014 e já uns anos depois, não acontecia isso. Mas efectivamente há vários simuladores que poderás usar.

Quando aderi ao cartão da Cepsa, ligaram-me uma vez com essa conversa e depois de dizer que não estava interessado em ser sócio, nunca mais me chatearam.

Venho aqui só para agradecer o serviço público que este forum nos presta, ou seja, agradecer aos foristas, em particular ao Gavela!

Fui agora mesmo calcular o VPT (valor patrimonial tributário) com o CV (coeficiente de vetustez) atualizado para depois chegar finalmente ao IMI e tenho um brilhante conclusão:

Este ano vou ser "comido" em mais de 100 euros!

Resumindo, antes do final do ano vou requerer reavaliação do IMI!!!

Voltar
Superior