Ensino

Ensino

• Muito mau

Votos: 71 55,5%
  • Mau

Votos: 41 32,0%
  • Satisfatório

Votos: 12 9,4%
  • Bom

Votos: 2 1,6%
  • Muito bom

Votos: 2 1,6%

• Total de eleitores
    128
  • Esta sondagem será encerrada: .
Sim eu percebo, estar em casa era melhor. Provavelmente mais produtivo e perto da família.

Mas é nestas coisas que não percebo tanta manifestação. OS professores podem trabalhar em casa, é uma benção! Eu quando tava ainda em Portugal andava a trabalhar das 9 as 21 quase sempre. Era e sou solteiro, senão um regime desses é muito mau para o ambiente familiar.

Mas provavelmente não estavas a trabalhar a 100 km de casa como eu estou e não tinhas de pagar combustível e portagens do teu bolso... Essas coisas fazem a diferença![8b][8b][8b]

Mas provavelmente não estavas a trabalhar a 100 km de casa como eu estou e não tinhas de pagar combustível e portagens do teu bolso... Essas coisas fazem a diferença![8b][8b][8b]

Estava mais perto mas tinha de pagar as despesas de deslocação à mesma. Mas nesse aspecto só mesmo a distância e o tempo, porque despesa a qualquer hora do dia que saísses a terias.

A vida de professor sempre foi difícil no começo, tirando dividendos mais a partir de meio da carreira.

Força [;)]

Helena,[;)]

Como és de Educação física, possivelmente não vais gostar do que vou dizer. Mas aqui vai:

Não concordo com as negativas dadas pelos professores de educação física.

Na minha opinião, se o aluno se esforçou no sentido de ter bons resultados na disciplina de educação física, não merece a negativa.

Imaginemos um aluno com pouca mobilidade, obeso portanto, que se esforça para conseguir um 10 a essa disciplina.
Durante esse período, o aluno mata-se a trabalhar para conseguir o 10.
Mas, como não tem mobilidade, as suas provas na disciplina são de nível negativo.
No final do período, faz-se a média e o resultado é negativo.
Logo, o aluno tem menos de 10.

Agora pergunto: será que esse aluno não se esforçou para ter um 10??

E, para além disso, é de muita má fé dar negativa a um aluno que quer ingressar na faculdade num curso que nada tem a ver com desporto!!!

Já agora: dás apoio a quem tira negativa à tua disciplina??

Pergunto isto porque já o ano passado, como era o DT, os pais vieram queixar-se da professora de educação física pois tinha dado negativas e não estava a dar o apoio aos alunos... Obviamente, eles tinham toda a razão.

Sabem dar negativas, mas dar o apoio... Ai que custa!!! E depois quem é que "apanha" dos pais??? O DT, claro.

É óbvio que nem todos os professores de educação física são assim, mas a maioria são. Garanto-te![8b]

Miguel, eu agora não tenho tempo para escrever, mas quando puder já cá venho.

O que escreveu sobre a minha disciplina, é inconcebível por parte de um professor,....mas eu já cá venho e vou responder a tudo para ver se deixa de ter tantas certezas sobre aquilo que não domina e se deixa de falar daquilo que conhece menos bem.

Helena,[;)]

Como és de Educação física, possivelmente não vais gostar do que vou dizer. Mas aqui vai:

Miguel, [;)]

Como é de Química, possivelmente não vai gostar do que vou aqui dizer. Mas aqui vai:

Não concordo com as negativas dadas pelos professores de educação física.

Não concordo nada, com as negativas na Disciplina de Química

Na minha opinião, se o aluno se esforçou no sentido de ter bons resultados na disciplina de educação física, não merece a negativa.

Na minha opinião, se o aluno se esforça no sentido de ter bons resultados, na disciplina de Química, não merece a negativa.

Imaginemos um aluno com pouca mobilidade, obeso portanto, que se esforça para conseguir um 10 a essa disciplina.
Durante esse período, o aluno mata-se a trabalhar para conseguir o 10.
Mas, como não tem mobilidade, as suas provas na disciplina são de nível negativo.
No final do período, faz-se a média e o resultado é negativo.
Logo, o aluno tem menos de 10.

Agora pergunto: será que esse aluno não se esforçou para ter um 10??

Imaginemos um aluno, com pouco apetência para a Química, burro portanto, que se esforça para conseguir o 10.
Mas como tem pouca apetência, as suas provas na disciplina são de nível negativo.
No dinal do período, faz-se a média e o resultado é negativo. Logo, o aluno tem menos de 10.

Agora pergunto: Será que o aluno não se esforçou para ter o 10??

E, para além disso, é de muita má fé dar negativa a um aluno que quer ingressar na faculdade num curso que nada tem a ver com desporto!!!

E, além disso, é muita má fé dar negativa a um aluno que quer ingressar na faculdade num curso que nada tem a ver com Química!!

J
á agora: dás apoio a quem tira negativa à tua disciplina??

Já agora dá apoio aos seus alunos, como?, onde? e sob que enquadramento?

Pergunto isto porque já o ano passado, como era o DT, os pais vieram queixar-se da professora de educação física pois tinha dado negativas e não estava a dar o apoio aos alunos... Obviamente, eles tinham toda a razão.

Miguel não diga disparates,...[;)]

O que os pais deviam verificar era se as notas eram justas ou injustas, face aos conhecimentos dos filhos, se os filhos mereciam ou não a nota e se trabalhavam para ela.

O Miguel como DT, não tem que culpar ou deixar de culpar a docente de Ed. Física, pelo apoio. Tem é que se dirigir ao CE, e colocar as questões dos pais, e este se achar necessário e havendo docentes de Ed. Física disponíveis, concerteza irão dar os apoio a quem deles necessitar, enquadrado legalmente obviamente. Portanto a colega daria o apoio para o qual tenha enquadramento legal, local onde o dar, e se tiver horas disponíveis para tal.

O que o Miguel, terá que verificar como elemento do Conselho de Turma, é se as avaliações, da professora, de Ed. Física, estão de acordo, com os Critérios de avaliação da Disciplina e da escola, pois foram aprovados em C. Pedagógico.

Portanto claro que não sei se os E.E tinham ou não razão, não tenho em minha posse todos os dados da questão que referiu. A sua opinião não me basta, assim como a argumentação que apresentou, carece de dados para aprofundar a questão. As queixas a serem feitas, devem ser dirigidas a sede própria ao CE, que concerteza colocará as questões à professora por escrito e esta concerteza terá direito de resposta, com as suas justificações.

Sabem dar negativas, mas dar o apoio... Ai que custa!!! E depois quem é que "apanha" dos pais??? O DT, claro.

Sabem dar negativas, mas dar apoio...Ai que custa!!! E depois quem "apanha" com os pais?? O DT claro.

Como vê, posso usar a mesma argumentação relativamente à sua disciplina,... que como sabe, as negativas, são bem mais do que à disciplina de Educação Física, que em termos de sucesso, é por norma a disciplina que menos negativas tem,...

É óbvio que nem todos os professores de educação física são assim, mas a maioria são. Garanto-te![8b]

É óbvio que nem todos os professores de Química são assim, mas a maioria são garanto-lhe.[8b]

Miguel, isto merecia uma discussão a um nível mais elevado,...mas realmente a argumentação que apresentou, considero que não merecia mais.

Eu sempre fui DT, e sou professora à bem mais anos que o Miguel, nunca apanhei de pais, nem andei a ter trabalho com DT, a justificar outros colegas. Sabe porquê? porque é essa a função do DT, ser o meio pelo qual os pais podem ter informações do percurso escolar dos seu filhos. Há uma coisa que se chama solidariedade institucional e nesse sentido tento sempre conversar com pais e colegas por forma a resolver as questões ea sanar coisas menos bem entendidas. Portanto não apanho de ninguém, porque a atitude não deve ser de defesa, mas de disponibilidade e de explicação por forma a serem compreendidas as razões das coisas.

Por outro lado, como professora tento resolver as minhas questões e reuno comos E.E de qualquer turma,mesmo não sendo a DT, mas somente professora, não preciso que nenhum DT, ande a fazer trabalho de casa, apesar de ser essa uma das suas funções.

A disciplina de ED. Física, não é recreação, nem catarse, nem andar a gastar energias aos meninos, para fazerem menos barulho nas outras disciplinas, aliás considero que são neste momento os programas que estão mais bem feitos. Domina os programas de Ed. Física, é natural que não, então não fale daquilo que não sabe,...

Por outro lado Miguel, gostaria que no futuro venha a tecer só considerações daquilo que domina plenamente, e sem dívida, os seus conhecimentos sobre a minha área, não os domina, nem sobre os conteúdos, nem sobre a avaliação, nem sobre os objectivos, nem a nível conceptual. Eu também não o faço sobre a sua.
Considero também que não me devo pronunciar sobre a colega, nem me deve incluir em comportamentos, só por partilharmos a mesma disciplina, cada um tem que dar provas somente pelo que faz,...
Por outro lado qualquer consideração generalista, considero-a abusiva e falta de ética profissional.
Dou-lhe o mesmo, conselho do forunista Mordor,...

O corpo sempre foi visto dessa forma, questão essa que tem vindo da Idade Média, em que se separava o ser humano em corpo e mente, como se não fossem um único. Tudo o que diz respeito ao corpo é pecado.

A Educação Física, como é a disciplina do corpo, também se tenta que seja menorizada, normalmente só faz isso quem é ignorante e pouco culto. É sabido a importância, do Desenvolvimento Motor, da Motricidade, no desenvolvimento da personalidade, na criança, na sua inteligência, e que normalmente, a seu défice, ou mal orientada, implica dificuldades de aprendizagem em termos futuros.

Se quiser discutir a outro nível conceptual, irei responder com todo o gosto, se o rumo deste tópico, continuar o mesmo, fico-me por aqui,...

Tasse,...[:)][:)]

Última edição:
Miguel, [;)]

Como é de Química, possivelmente não vai gostar do que vou aqui dizer. Mas aqui vai:

Não concordo nada, com as negativas na Disciplina de Química

Na minha opinião, se o aluno se esforça no sentido de ter bons resultados, na disciplina de Química, não merece a negativa.

Imaginemos um aluno, com pouco apetência para a Química, burro portanto, que se esforça para conseguir o 10.
Mas como tem pouca apetência, as suas provas na disciplina são de nível negativo.
No dinal do período, faz-se a média e o resultado é negativo. Logo, o aluno tem menos de 10.

Agora pergunto: Será que o aluno não se esforçou para ter o 10??

E, além disso, é muita má fé dar negativa a um aluno que quer ingressar na faculdade num curso que nada tem a ver com Química!!

J

Já agora dá apoio aos seus alunos, como?, onde? e sob que enquadramento?

Miguel não diga disparates,...[;)]

O que os pais deviam verificar era se as notas eram justas ou injustas, face aos conhecimentos dos filhos, se os filhos mereciam ou não a nota e se trabalhavam para ela.

O Miguel como DT, não tem que culpar ou deixar de culpar a docente de Ed. Física, pelo apoio. Tem é que se dirigir ao CE, e colocar as questões dos pais, e o CE se achar necessário, e ouver docentes de Ed. concerteza irão dar os apoio a quem deles necessitar,enquadrado legalmente. Portanto a colega daria o apoio para o qual tenha enquadramento legal, local onde o dar, e se tiver, horas disponíveis para tal.

O que o Miguel, terá que verificar como elemento do Conselho de Turma, é se as avaliações, da professora, de Ed. Física, estão de acordo, com os Critérios de avaliação da Disciplina e da escola, pois foram aprovados em C pedagógico.

Portanto claro que não sei se os E.E tinham ou não razão, não tenho em minha posse todos os dados da questão que referiu. A sua opinião não me basta, assim como a argumentação que apresentou, carece de dados para aprofundar a questão. As queixas a serem feitas, devem ser dirigidas a sede ao CE, a professora não tinha culpa nenhuma, se não foram dados apoios na disciplina.

O mesmo lhe posso dizer relativamente à sua disciplina, que como sabe, as negativas, são bem mais do que à disciplina de Educação Física, que em termos de sucesso, é por norma a disciplina que menos negativas tem,...

Sabem dar negativas, mas dar apoio...Ai que custa!!! E depois quem "apanha" com os pais?? O DT claro

É óbvio que nem todos os professores de Química são assim, mas a maioria são garanto-lhe.[8b]

Miguel, isto merecia uma discussão a um nível mais elevado,...mas realmente a argumentação que apresentou, considero que não merecia mais.

Eu sempre fui DT, e sou professora à bem mais anos que o Miguel, e nunca apanhei de pais, nem andei a ter trabalho com DT, a justificar outros colegas. Sabe porque, porque é essa a função do DT, ser o meio pelo qual os pais podem ter informações do percurso escolar dos seu filhos. Há uma coisa que se chama solidariedade institucional e nesse sentido tento sempre conversar com pais e colegas por forma a resolver as questões de forma a sanar coisas menos bem entendidas. Portanto não apanho de ninguém, porque a atitude não deve ser de defesa, mas de disponibilidade e de explicação por forma a serem compreendidas as razões das coisas.

Por outro lado, como professora tento resolver as minhas questões e reuno comos E.E de qualquer turma,mesmo não sendo a DT, mas somente professora, não preciso que nenhum Dt, ande a fazer trabalho de casa.

A disciplina de ED. Física, não é recreação, aliás considero que são neste momento os programas que estão mais bem feitos. Domina os programas de Ed. Física, é natural que não, então não fale daquilo que não sabe,...

Por outro lado Miguel, gostaria que no futuro venha a tecer só considerações daquilo que domina plenamente, e sem dívida, os seus conhecimentos sobre a minha área, não os domina, nem sobre os conteúdos, nem sobre a avaliação, nem sobre os objectivos, nem a nível conceptual. Eu também não o faço sobre a sua.
Considero também que não me devo pronunciar sobre a colega, nem me deve incluir em comportamentos, só por partilharmos a mesma disciplina, cada um tem que dar provas somente pelo que faz,...
Por outro lado qualquer consideração generalista, considero-a abusiva e falta de ética profissional.
Dou-lhe o mesmo, conselho do forunista Mordor,...

O corpo sempre foi visto dessa forma, questão essa que tem vindo da Idade Média, em que se separava o ser humano em corpo e mente, como se não fossem um único. Tudo o que diz respeito ao corpo é pecado.

A Educação Física, como é a disciplina do corpo, também se tenta que seja menorizada, normalmente só faz isso quem é ignorante e pouco culto. É sabido a importância, do Desenvolvimento Motor, da Motricidade, no desenvolvimento da personalidade, na criança, na sua inteligência, e que normalmente, a seu défice, ou mal orientada, implica dificuldades de aprendizagem em termos futuros.

Se quiser discutir a outro nível conceptual, irei responder com todo o gosto, se o rumo deste tópico, continuar o mesmo, fico-me por aqui,...

Tasse,...[:)][:)]

Tipica conversa de Professora de E. Fisica...

Comparar uma disciplina em que a avaliação é por testes (e que será fundamental para o resto da vida) e se um aluno se preparar (estudando uns dias antes) consegue ter uma boa nota , com uma em que o objectivo fundamental é ver quem tem "a pil@ maior" ( salto em comprimento, corrida de resistencia) tem tudo a ver.

Em educação fisica, ou um aluno tem apetência para a coisa ou esqueça, e não venha cá com histórias de que se o aluno se esforçar consegue melhorar os tempos, porque um obeso de 100 kilos, só se andar a correr feito parvo durante semanas é que alguma vez vai melhorar os seus tempos.

And So on....
Depois é como no básico em que alguns colegas meus, tinham negativa a tudo (A TUDO MESMO) mas o seu 5 a E. Física nunca falhava.

P.S.- Que fique bem claro que não tenho nada contra si (Maria Helena) e contra a E. Física(acho fundamental pra todos), mas estes anos todos deixaram-me raiva em certas coisas.

Última edição:
Da disciplina de E. Física salva-se ter aprendido a nadar, porque apanhei uma professora que ensinava a sério e se preocupava. Porque em 12 anos de E. Física foi ela e mais um ou outro que mereciam um pouco de respeito, resto... [:vm)]

Última edição:
Tipica conversa de Professora de E. Fisica...

Comparar uma disciplina em que a avaliação é por testes (e que será fundamental para o resto da vida) e se um aluno se preparar (estudando uns dias antes) consegue ter uma boa nota , com uma em que o objectivo fundamental é ver quem tem "a pil@ maior" ( salto em comprimento, corrida de resistencia) tem tudo a ver.

Em educação fisica, ou um aluno tem apetência para a coisa ou esqueça, e não venha cá com histórias de que se o aluno se esforçar consegue melhorar os tempos, porque um obeso de 100 kilos, só se andar a correr feito parvo durante semanas é que alguma vez vai melhorar os seus tempos.

And So on....
Depois é como no básico em que alguns colegas meus, tinham negativa a tudo (A TUDO MESMO) mas o seu 5 a E. Física nunca falhava.

P.S.- Que fique bem claro que não tenho nada contra si (Maria Helena) e contra a E. Física(acho fundamental pra todos), mas estes anos todos deixaram-me raiva em certas coisas.
´

Tipica conversa, de mau aluno a Ed. Física,...

Está enganado, o objectivo da Educação Física não é esse, essa é de quem confunde a concepção de Educação Física com a concepção de Desporto e de Condição Física. Também a avaliação se deve centrar, especialmente, no processo, (Como é que o aluno executa), e não sobre o produto (O resultado que o aluno atinge)

Pois não sabe os conteúdos da disciplina, nem a sua valência é o que lhe digo. A disciplina de Ed. física é uma àrea, que vai desde a dança até aos desportos de combate.

A avaliação da disciplina deve considerar igualmente a evolução do aluno face aos conhecimentos iniciais, assim como outros factores entre eles o empenhamento, mas tem conteúdos, logicamente a aprender. Já tive muitos alunos gordos, com boa nota à disciplina. Normalmente são alunos com boas prestações en Dança, por exemplo. Já tive alunos magros, maus alunos à disciplina.
A tendência que cada um tem para as diferentes matérias, acontece em todas as disciplinas. Na disciplina de educação Física, os alunos, também tem de trabalhar se necessário, fora da aula, como às restantes.

Houve uma colega minha que fez um estudo sobre a ideia pré-concebida que maus alunos a Ed. Física, eram bons alunos a outras disciplinas. O estudo verificou que nenhum dos grupos era maioritário, sendo a percentagem praticamente idntica, havia bons alunos a Ed. Física, e às outras disciplinas; havia, maus alunos a Ed. Física e às outras disciplinas e, havia os restantes que referi anteriormente. Não foi conclusivo.

Deixo-lhe aqui os programas, para fazer a sua análise, dê uma olhada pelo menos aos princípios gerais:

http://www.spef.pt/images/secund%E1rio.pdf

Última edição:
Da disciplina de E. Física salva-se ter aprendido a nadar, porque apanhei uma professora que ensinava a sério e não se preocupava. Porque em 12 anos de E. Física foi ela e mais um ou outro que mereciam um pouco de respeito, resto... [:vm)]

Aqui embora errada em termos éticos e deontológicos, tenho que lhe dar razão Air,...e fico-me por aqui,...apesar de ter vontade de dizer muito mais,...:sh)

Por acaso nunca fui mau aluno, tendo acabado o 12º ano com 17(nota muito boa, por quem a deu).

O ensino da E. Física até penso que seja importante, mas deveria ter outros moldes, principalmente tendo em conta que desde sempre que se dava mais importância a jogos com andebol e Voleibol que ao resto dos desportos todos.

BTW- Gostava de saber o porquê da "milha" no secundário, era para ver a evolução???? É assim que se avalia um aluno???

Uma coisa que é feita sobretudo para pessoas com muita resistência física, e alguém com asma ficava sempre pra trás.

P.S. ( Fique bem claro, que continuo a dizer que não tenho nada contra a E. física, E estado sempre um pouco abaixo da média recomendada da milha, cheguei a fazer 6.24).

De uma ou de outra forma, todos vivemos dificuldades agravadas no tempo presente de crise de valores, de ultraje político e de falta de condições materiais e humanas disponibilizadas para o exercício da profissão. Não devemos, por isso, acentuar as nossas diferenças, mas sim, agarrarmo-nos às nossas afinidades profissionais, pois os governos ao longo de todos estes anos têm dividido para reinar: ora dividindo contratados de professores do quadro; ou separando os licenciados dos bacharéis; ora fragmentando consoante formação do curso de cada um; ou, pior ainda, dissociando os professores em categorias de titulares e os outros só professores (e eu que julgava que ser professor era das mais nobres profissões; afinal inventou-se uma realmente nobre. Mas, enfim…). É nessas e noutras divisões que os governos têm conseguido a desunião da classe para poderem impor as suas políticas eleitoralistas sem uma contestação unificada, até há pouco tempo. Políticas viradas para o aparecimento de números e não para o rigor alicerçado na obtenção de competências.

O que disse o Nephilim está correcto. Antigamente os alunos, embora com menos estudos, tiravam uma profissão. Hoje em dia, os governos obrigam os alunos a estudar até mais tarde sem darem alternativas de cursos verdadeiramente profissionais para os que não querem seguir o currículo normal, obrigando os professores a passarem-nos à força para depois poderem apresentar os números do sucesso escolar aos media e à oposição.
Claro está que neste processo todos sentem o seu desencanto: os professores que não podem aplicar os critérios de exigência e muitos alunos que não se revêem na escola por ela não lhes oferecer algo que responda aos seus anseios – no fim do percurso escolar dão-lhes um canudo que de pouco lhes servirá. Por isso, muitos dos alunos que gostariam de optar por uma via profissionalizante, acabam por se desinteressar pela escola, andando por lá frustrados e por obrigação enquanto vão chateando a cabeça dos professores e dos colegas que querem aprender. No fim, e já perto da maioridade, lá lhes dão os canudos de frequência que de nada lhes servirá, pois são cuspidos para o mundo do trabalho onde verdadeiramente se sentirão impreparados sendo logo remetidos para o desemprego. É apenas nessa altura que, tanto eles como os pais, se apercebem que foram usados e que realmente se tornaram vítimas do oportunismo político. Os jovens sentem-se, então, frustrados, pois apercebem-se que não têm uma profissão e que o diploma de frequência não lhes serve de nada, fruto de uma juventude desperdiçada. Tudo culpa dos governos que os utilizaram meramente para alimentar as suas estatísticas. Isto não é amor à nação. É sim, amor ao poder.

Já desde tempos imemoráveis, Séneca dizia que “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Mas estes imbecis que nos têm governado estão a destruir o futuro dos nossos jovens, e por conseguinte, da própria nação.

Última edição:
Eu também sou contra as negativas a EDF em certos casos.

Por exemplo, não falo por mim, mas tive um amigo que era daqueles típicos rapazes que não gostam de jogar à bola nem são malucos pelas aulas de EDF.

Era desajeitado mas nunca faltava às aulas... No entanto, tinha quase sempre negativa a EDF e mesmo no secundário, nunca foi aluno para além de 11 ou 12.

Ele por acaso entrou no curso que quis com uma óptima nota porque ele sempre foi um bom aluno. Caso contrário... [8b]

Também conheço um caso de uma rapariga que nunca deve por os pés às aulas de EDF (tem uma filha e é complicado...) e anda sempre com negativa. Nesse caso, é natural a sua negativa.

Há uns anos EDF não entrava para a média, pois não? Sinceramente, isto anda a regredir...

Por acaso nunca fui mau aluno, tendo acabado o 12º ano com 17(nota muito boa, por quem a deu).

Fico contente, por ter sido bom aluno. [;)]

O ensino da E. Física até penso que seja importante, mas deveria ter outros moldes, principalmente tendo em conta que desde sempre que se dava mais importância a jogos com andebol e Voleibol que ao resto dos desportos todos.).

Raines eu também penso que é importante, as razões são tantas, que daria muito trabalho a serem colocadas aqui.

Eu vou dizer as matérias que dou:

Desportos colectivos (Andebol, Futebol, Basquetebol, Voleibol, Corfebol, Bitoque), Raquetes, Patinagem, Ginástica, de solo, aparelhos e acrobática, dancas de salão e tradicionais, Judo, Atletismo, orientação.

Condição Física- Testes de Fitnessgram

Conhecimentos- Estilos de Vida saudável.
- Aprendizagem dos processos de desenvolvimento e manutenção da condição física

BTW- Gostava de saber o porquê da "milha" no secundário, era para ver a evolução???? É assim que se avalia um aluno???).

Raines, na minha escola não se corre a milha, mas é aplicado o teste do vai e vem e a bateria de testes do Fitness gram. Esses testes, verificam se os jovens estão na "zona saudável" e devem servir somente para isso, não devem ser passíveis de avaliação, devemos sim é estimular o aluno para conseguir estar nessa zona, explicando como o deve conseguir.

Apesar de tudo, na minha escola, significa 10% cento da nota. Eu pessoalmente mais 3 colegas votamos contra, inclusivé fiz uma declaração à acta, em que que referi que os CA, não cumprem relativamente ao que é referido no programa nacional. Mas lá está, 8 votaram a favor e a maioria é que decide e a minoria é obrigada a aplicar os critérios, concorde ou não com eles, embora errados do ponto de vista, científico e pedagógico, essas como outras coisas. [;)]

Uma coisa que é feita sobretudo para pessoas com muita resistência física, e alguém com asma ficava sempre pra trás.)

Um aluno com asma, assim como outra doença, que interfira na actividade física, não tem o mesmo regime de avaliação que os restantes alunos. Tem que ser elaborado um programa de trabalho e avaliação pelo docente da disciplina, é de lei. para isso deve ser entregue na escola um atestado médico, indicando o que :
- O aluno pode fazer.
- O que o aluno, não pode fazer.
-O que o aluno é aconselhado a fazer.
Este deve ser o procedimento legal, e quem de direito deve obrigar a que seja respeitado.

Se o aluno não o entrega, eu pessoalmente exigo, agora não sei como os outros professores fazem.

P.S. Eu acredito, que não tnha, mas eu também só tenho que me responsabilizar pela minha actuação, e não levar com generalizações.
e acredite que travo muitas batalhas na minha escola,...[;)]

Última edição:
De uma ou de outra forma, todos vivemos dificuldades agravadas no tempo presente de crise de valores, de ultraje político e de falta de condições materiais e humanas disponibilizadas para o exercício da profissão. Não devemos, por isso, acentuar as nossas diferenças, mas sim, agarrarmo-nos às nossas afinidades profissionais, pois os governos ao longo de todos estes anos têm dividido para reinar: ora dividindo contratados de professores do quadro; ou separando os licenciados dos bacharéis; ora fragmentando consoante formação do curso de cada um; ou, pior ainda, dissociando os professores em categorias de titulares e os outros só professores (e eu que julgava que ser professor era das mais nobres profissões; afinal inventou-se uma realmente nobre. Mas, enfim…). É nessas e noutras divisões que os governos têm conseguido a desunião da classe para poderem impor as suas políticas eleitoralistas sem uma contestação unificada, até há pouco tempo. Políticas viradas para o aparecimento de números e não para o rigor alicerçado na obtenção de competências.

O que disse o Nephilim está correcto. Antigamente os alunos, embora com menos estudos, tiravam uma profissão. Hoje em dia, os governos obrigam os alunos a estudar até mais tarde sem darem alternativas de cursos verdadeiramente profissionais para os que não querem seguir o currículo normal, obrigando os professores a passarem-nos à força para depois poderem apresentar os números do sucesso escolar aos media e à oposição.
Claro está que neste processo todos sentem o seu desencanto: os professores que não podem aplicar os critérios de exigência e muitos alunos que não se revêem na escola por ela não lhes oferecer algo que responda aos seus anseios – no fim do percurso escolar dão-lhes um canudo que de pouco lhes servirá. Por isso, muitos dos alunos que gostariam de optar por uma via profissionalizante, acabam por se desinteressar pela escola, andando por lá frustrados e por obrigação enquanto vão chateando a cabeça dos professores e dos colegas que querem aprender. No fim, e já perto da maioridade, lá lhes dão os canudos de frequência que de nada lhes servirá, pois são cuspidos para o mundo do trabalho onde verdadeiramente se sentirão impreparados sendo logo remetidos para o desemprego. É apenas nessa altura que, tanto eles como os pais, se apercebem que foram usados e que realmente se tornaram vítimas do oportunismo político. Os jovens sentem-se, então, frustrados, pois apercebem-se que não têm uma profissão e que o diploma de frequência não lhes serve de nada, fruto de uma juventude desperdiçada. Tudo culpa dos governos que os utilizaram meramente para alimentar as suas estatísticas. Isto não é amor à nação. É sim, amor ao poder.

Já desde tempos imemoráveis, Séneca dizia que “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Mas estes imbecis que nos têm governado estão a destruir o futuro dos nossos jovens, e por conseguinte, da própria nação.

Obrigado Blade, tenho orgulho de ser sua colega assim como por ser um forunista que eleva a profissão pela sua postura, não só na verticalidade que demonstra, mas também na afabilidade com que faz as suas exposições, o que nos ensina com os seus textos, tanto por serem muito bem escritos, como por terem uma grande vertente humanitária. Parabéns. [;)]

Subscrevo na integra o que referi a negrito. [;)]

Última edição:
Aqui embora errada em termos éticos e deontológicos, tenho que lhe dar razão Air,...e fico-me por aqui,...apesar de ter vontade de dizer muito mais,...:sh)

Por isso é que a minha ideia de educação física era o estado em vez de pagar a professores para estarem nas escolas, dar um orçamento aos pais para meterem os filhos na piscna, atletismo, ginásio, etc. e serem acompanhados devidamente na componente desportiva durante o seu crescimento. Aí o professor teria de ser bom, cativar os alunos e mostrar resultados, senão simplesmente iam para outro lado.

E assim todos ficavam com trabalho à mesma..

O estado do ensino é, actualmente, mau.
Porquê?

Exigências estatísticas irreais por parte da tutela + encarregados de educação que não têm tempo para os educandos + compensação da falta de tempo com os filhos "paga" com demasiada liberdade para as crianças + confusão entre autoridade e autoritarismo + confusão entre liberdade e desordem + docentes sobrecarregados com trabalho burocrático = ensino num buraco cada vez mais fundo...

Quanto a estas disputas de sacristia entre diferentes disciplinas , deixem-me dar a minha opinião:
Todas a disciplinas são importantes, devendo todas usufruírem do mesmo respeito na comunidade escolar, e quando se começa a discutir que "ah e tal, a disciplina A bem podia deixar passar todos os alunos que se esforcem, apesar destes não atingirem os objectivos propostos, porque é muito injusto para aqueles alunos" é o mesmo que dizer "todos as pessoas que vão a exame de condução devem passar, simplesmente porque se esforçaram!".

Não estraguem ainda mais a escola do que ela já está!

Sejam exigentes e aguentem as pressões pelo facilitismo na avaliação dos vossos alunos.
Pais, o importante é que os vossos filhos aprendam algo na escola, mas para isso precisam valorizar a importância do trabalho.

Não deixa de ser curioso o facto de ter começado a identificar-me com algumas opiniões e posturas de certos colegas do fórum e mais tarde ter constatado que eram colegas de profissão. Fiquei muito reconfortado e orgulhoso com isso, pois sinto que muitas vezes sem nos apercebermos, somos mais próximos uns dos outros do que realmente pensamos.

Nota: Sem desprimor para com quem não é docente, pois existem alguns colegas de debate que não são professores e que muito prezo aquilo que por aqui escrevem fazendo-me sentir orgulhoso por pertencer a este Fórum.[;)]

Por isso é que a minha ideia de educação física era o estado em vez de pagar a professores para estarem nas escolas, dar um orçamento aos pais para meterem os filhos na piscna, atletismo, ginásio, etc. e serem acompanhados devidamente na componente desportiva durante o seu crescimento. Aí o professor teria de ser bom, cativar os alunos e mostrar resultados, senão simplesmente iam para outro lado.

E assim todos ficavam com trabalho à mesma..

Não concordo com isso. Primeiro porque acho que as aulas de EDF para além de um bocado chatas (na minha opinião[:D]) e um tanto ou quanto condicionadas pelas condições da própria escola, são essenciais.

Nem que seja pela camaradagem da turma e relações interpessoais, etc... É algo que também se constroi em EDF.

E depois da maneira que isto está, não acredito que certos pais ponham os filhos em ginásios ou em piscinas (nem com orçamentos)... A melhor solução é existir actividade física no local onde a maior parte da juventude passa o tempo - na escola. Também conta tempo perdido em transportes.

E agora até quase todas as escolas têm um pavilhão...

Quanto a EDF contar para a média ou não... Isso ja é outra história.

Última edição:
Não concordo com isso. Primeiro porque acho que as aulas de EDF para além de um bocado chatas (na minha opinião[:D]) e um tanto ou quanto condicionadas pelas condições da própria escola, são essenciais.

Nem que seja pela camaradagem da turma e relações interpessoais, etc... Nem com orçamentos. É algo que também se constroi em EDF.

E depois da maneira que isto está, não acredito que certos pais ponham os filhos em ginásios ou em piscinas... A melhor solução é existir actividade física no local onde a maior parte da juventude estuda - na escola. Também conta tempo perdido em transportes.

E agora até quase todas as escolas têm um pavilhão...

Quanto a EDF contar para a média ou não... Isso ja é outra história.

Aquilo na escola acaba por ser mau na minha opinião. Durante muitos anos pratiquei desporto fora da escola e foi 1000x melhor que na escola. Outra camaradagem (como falas), o verdadeiro espírito de equipa, abrir os horizontes a outra coisa que a escola e também cortar um pouco a rotina da escola.

O facto dos pais não terem dinheiro, da maneira que digo que devia ser o estado só comparticipava o desporto (ias à piscina e mostravas o recibo recebias depois esse dinheiro).

Agora estar na escola, ter 1h para equipar, tomar banho, aquecer e ainda fazer algum desporto? Quando a maioria dos professores manda correr ou dá uma bola e não quer saber?

Eu gosto de ter o meu tempo bem aproveitado...

Aquilo na escola acaba por ser mau na minha opinião. Durante muitos anos pratiquei desporto fora da escola e foi 1000x melhor que na escola. Outra camaradagem (como falas), o verdadeiro espírito de equipa, abrir os horizontes a outra coisa que a escola e também cortar um pouco a rotina da escola.

O facto dos pais não terem dinheiro, da maneira que digo que devia ser o estado só comparticipava o desporto (ias à piscina e mostravas o recibo recebias depois esse dinheiro).

Agora estar na escola, ter 1h para equipar, tomar banho, aquecer e ainda fazer algum desporto? Quando a maioria dos professores manda correr ou dá uma bola e não quer saber?

Então mas teria de existir um grande control para averguiar se todas as crianças estavam a ter desporto fora de escola.

EDF não é assim tão mau. Lembro-me que fiquei um bocado triste quando deixei de jogar ao piolho (LOL) mas há sempre uma grande pluralidade de modalidades praticadas em EDF. Desde basquete a volei... Algum futebol para quem gosta... Andebol, badminton... Ginástica.

Assim quem anda em natação só faz natação! [:p]

Deviam era tirar certas disciplinas que só existem para meter nojo.. Tipo estudo acompanho e aulas de cidadania. Isso ainda existe?

Por acaso um aluno que não tenha educação em casa deve estar muito receptivo ao que o professor diz nas aulas de cidadania!

Última edição:

Air já estou sem tempo e vou sair do fórum,...

Air a sugestão que refere, pode ser aplicado a qualquer disciplina, não só a Educação Física.

Air, tal como muita gente, inclusivé professores, da disciplina, está a confundir desporto e condição Física com Educação Física. A educação física, não é atingir alta performace num desporto.

A Educação Física tem um caracter eclético. Faça-me um favor, vá lá espreitar os princípios da disciplina e leia na diagonal para ficar com uma ideia, é que senão tenho que ter o trabalho de fazer um resumo e estou neste momento sem tempo, para no fundo ser a mesma coisa. É estudante universitário, presumo que saiba fazer uma leitura diagonal. [;)] [:cool:]

Voltar
Superior