Ensino

Ensino

• Muito mau

Votos: 71 55,5%
  • Mau

Votos: 41 32,0%
  • Satisfatório

Votos: 12 9,4%
  • Bom

Votos: 2 1,6%
  • Muito bom

Votos: 2 1,6%

• Total de eleitores
    128
  • Esta sondagem será encerrada: .
Porquê??

As professoras lá da escola, não tem testosterona, em picos elevados??? [:blush:]

Podem ter[:)][:)][:)]
Mas, para esta turma é necessário ter muito "estômago"....
Não estou a dizer que as professoras não o têm, mas, por vezes, é preciso usar a força.

Pessoalmente, não gosto de andar à batatada com os alunos e prefiro resolver tudo com burocracia!

PS: O ano passado estive a dar aulas no Cerco.... isto comparado com o cerco é só metade![:)][:)]

Está mau..... :sh)

Mas já esteve pior......... (muito pior) [:D] [:blush:]

Felizmente, nem tudo é mau neste governo e algumas coisas positivas foram feitas nesta área, ainda assim 4 anos passam depressa e já se sabe que a partir do meio da legislatura nenhum governo do Mundo tem coragem para implementar reformas. [;)]

No entanto, novos tempos se aproximam e quero acreditar que, a partir dos pequenos passos já dados, muitos mais virão.

Doa a quem doer! [:D] [;)]

[:cool:]

Isso não é assim tão linear[s)]...

Uma das "brilhantes" medidas do governo em relação ao ensino foram as aulas de substituição que ninguem gosta.
Ficar com uma turma que nem se conhece, dentro de uma sala em 90 minutos, a tapar buracos a uma disciplina que não tem nada a ver com a minha não tem lógica! E, como se isto não bastasse, os alunos ainda ficam mais parvos pois eles queriam estar lá fora...

E era disso que eles precisavam: ficar ao ar livre quando o professor falta... É nestas idades que se deve aproveitar a vida, e isso, infelizmente, não está a acontecer:(

Não acho que a escola esteja pior nem nada que se pareça, o que nao quer dizer que estejam a actualmente a 100%

O que aconteceu é que dantes mta gente desistia da escola e ia trabalhar como aprendizes e mais tarde alguns até se tornaram trabalhadores bastante valorizados e alguns deles até pequenos empresários.

E é isso que nao se vê agora, as pessoas nao podem trabalhar e se desistem da escola ou é para irem vender droga ou roubar.

Ou seja a diferença é basicamente esta:
no passado havia gente com poucos estudos mas grandes trabalhadores, hoje vemos pessoas sem estudos que sao grandes marginais[:blush:]

Não acho que a escola esteja pior nem nada que se pareça, o que nao quer dizer que estejam a actualmente a 100%

O que aconteceu é que dantes mta gente desistia da escola e ia trabalhar como aprendizes e mais tarde alguns até se tornaram trabalhadores bastante valorizados e alguns deles até pequenos empresários.

E é isso que nao se vê agora, as pessoas nao podem trabalhar e se desistem da escola ou é para irem vender droga ou roubar.

Ou seja a diferença é basicamente esta:
no passado havia gente com poucos estudos mas grandes trabalhadores, hoje vemos pessoas sem estudos que sao grandes marginais[:blush:]

Mas o que acontece agora é que não se arranja tanto emprego com se arranjava há uns anos atrás...
Há licenciados que não arranjam trabalho porque "têm estudo a mais":confused::confused::confused: e os que não tem estudos não têm trabalho porque não têm as habilitações necessárias para um emprego específico.

Isso de os miúdos irem vender droga... a culpa é dos pais que não sabem controlar os filhos[s)][s)]
Em casa, os alunos não tem educação e não vai ser na escola que a vão ter...
Infelizmente é assim.[s)]

Isso não é assim tão linear[s)]...

Uma das "brilhantes" medidas do governo em relação ao ensino foram as aulas de substituição que ninguem gosta.
Ficar com uma turma que nem se conhece, dentro de uma sala em 90 minutos, a tapar buracos a uma disciplina que não tem nada a ver com a minha não tem lógica! E, como se isto não bastasse, os alunos ainda ficam mais parvos pois eles queriam estar lá fora...

E era disso que eles precisavam: ficar ao ar livre quando o professor falta... É nestas idades que se deve aproveitar a vida, e isso, infelizmente, não está a acontecer:(

ainda vivi um pouco deste tormento, mas como aluno...
nao e por os alunos estarem 90 encafuados numa sala a nao fazerem nada que alguem ganha... antes pelo contrario!! perde a sociedade

Pois,...eu tenho.:sh)

No princípio do ano, quando começo no Ginásio pequeno, começo com Judo, exemplifico uma imobilização ao matulão da turma, e a seguir uma projecção,...pronto o assunto tá arrumado,....[:p][:blush:]

É incluir a cadeira de judo no plano curricular dos cursos de educação.. [:D]

Maria, tu és prof. de educação física. Tem alguma diferença para cadeiras ditas "normais". Normalmente os alunos problemáticos até gostam de desporto, o que facilita em muito o trabalho do professor.

Agora meter o aluno a aprender matemática, português, inglês, história, etc. é complicado porque ele acha aquilo uma seca e então toca a fazer porcaria!

ainda vivi um pouco deste tormento, mas como aluno...
nao e por os alunos estarem 90 encafuados numa sala a nao fazerem nada que alguem ganha... antes pelo contrario!! perde a sociedade
Ou a jogar à bola, ou andar na penda quer à chuva quer ao sol e depois ir para as aulas encharcados até aos ossos, ohhh... tantas vezes que o fiz ...
Já me aconteceram as situações que destaquei a negrito... Algumas partidas acho piada e penso que algumas delas até poderiam ser feitas num bom contexto de respeito numa sala de aula...

Aconteceu-me aquela de colocarem papelinhos nas torneiras do laboratório de química... Para os castigar deu-me um gozo[:)][:)]
Mandei-os vestir a bata das funcionárias e foram limpar o chão todo da sala... Humilhei-os. Geralmente, não gosto de fazer isso.... mas são os alunos que fazem o professor.

Numa luta de papéis durante uma aula, fiquei passado e não os mandei para a rua pois era isso que eles queriam... Limitei-me a chamar o presidente do conselho executivo e ficaram um bocadinho danados comigo.
Temos muitaaaa pena[;)]
Não há que ter a pena, tem que ser assim, se não se é assim apanhas meia dúzia de biscas como as minhas turmas e vais no natal para baixa com um esgotamento.
Assim tu agarras melhor a turma e vocês apesar de alguns sobressaltos até se dão bem.
As minhas turmas eram de terroristas que faziam o Bin Laden parecer um santinho, mas em compensação havia muitos stores que nos adoravam dar aulas, que ao fazer coisas deste estilo conseguiam-nos agarrar melhor, não era por serem bons connosco e dizer com uma voz de cerimónia vocês portem-se bem que nós nos íamos comportar em condições, era até quando nos comportávamos pior, estas coisas assim ate servem para nos "agarrar"
(se não fosses do porto era capaz de dizer que já nos tinhamos conhecido à anos atrás na escola...)

É incluir a cadeira de judo no plano curricular dos cursos de educação.. [:D]

Maria, tu és prof. de educação física. Tem alguma diferença para cadeiras ditas "normais". Normalmente os alunos problemáticos até gostam de desporto, o que facilita em muito o trabalho do professor.

Agora meter o aluno a aprender matemática, português, inglês, história, etc. é complicado porque ele acha aquilo uma seca e então toca a fazer porcaria!

Ora aí está...
Mas se tivesses quietinhos sem perturbar ninguém era tão bom! É que alguns desses alunos tinham capacidades de tirar boas notas[s)][s)][s)]

Nada mais nada menos do que falta de educação que devia ter sido dada em casa[s)][s)][s)]

O Ensino em Portugal é muito mas muito fraquinho (também ja falei disso aqui no forum)
O principal defeito é a gradual descida do nivel de exigencia para aumentar os níveis de sucesso, fica muito bem apresentar taxas baixas de insucesso na AR.
Aliás, ja usei o meu exemplo pessoal para corroborar essa ideia: no 12º ano nao me matriculei na disciplina de Filosofia, mas precisava da cadeira como especifíca para entrar na faculdade, como tal estudei uns 3 dias, fiz o exame e tive 13.2
Com o exame de Portugues ainda foi pior, fiz um exame com matéria que nunca tinha dado sem estudar e tive 11, o que eu quero dizer com isto é que ter dois dedos de testa para acabar o 12º ano sem estudar 5minutos

Os conteúdos também não primam pela utilidade, eu, por exemplo, lembro-me de passar um período inteiro a dar poemas no chamado "galaico-portugues" que mais nao era que espanhol mal falado, aquilo quanto muito tinha um interesse histórico e viamos um ou outro exemplo e passavamos a coisas importantes.

O outro grande problema é, como disse o Mob, a questão da mentalidade.
Os míudos nao percebem porque tem de estudar, não querem fazer esforços para saber porque nunca lhes foi incutida nenhum tipo de curiosidade intelectual, portanto eu até acho que o maior de todos os problemas está na base, logo no ínicio, ainda antes do "aeiou" treinar um bocadinho o racicionio das crianças de forma lúdica, porque o que temos é o impigir de conhecimentos mais ou menos úteis.

O Ensino em Portugal é muito mas muito fraquinho (também ja falei disso aqui no forum)
O principal defeito é a gradual descida do nivel de exigencia para aumentar os níveis de sucesso, fica muito bem apresentar taxas baixas de insucesso na AR.
Aliás, ja usei o meu exemplo pessoal para corroborar essa ideia: no 12º ano nao me matriculei na disciplina de Filosofia, mas precisava da cadeira como especifíca para entrar na faculdade, como tal estudei uns 3 dias, fiz o exame e tive 13.2
Com o exame de Portugues ainda foi pior, fiz um exame com matéria que nunca tinha dado sem estudar e tive 11, o que eu quero dizer com isto é que ter dois dedos de testa para acabar o 12º ano sem estudar 5minutos

Os conteúdos também não primam pela utilidade, eu, por exemplo, lembro-me de passar um período inteiro a dar poemas no chamado "galaico-portugues" que mais nao era que espanhol mal falado, aquilo quanto muito tinha um interesse histórico e viamos um ou outro exemplo e passavamos a coisas importantes.

O outro grande problema é, como disse o Mob, a questão da mentalidade.
Os míudos nao percebem porque tem de estudar, não querem fazer esforços para saber porque nunca lhes foi incutida nenhum tipo de curiosidade intelectual, portanto eu até acho que o maior de todos os problemas está na base, logo no ínicio, ainda antes do "aeiou" treinar um bocadinho o racicionio das crianças de forma lúdica, porque o que temos é o impigir de conhecimentos mais ou menos úteis.

Agradece isso à Sr. dona Ministra da educação...

Isso que dizes é verdade. Os pais devem saber estimular as crianças no sentido de terem bons resultados escolares e interessarem-se com os estudos...

Tenho um casal de primos professores, e um disse que em relação a telemóveis, era tira-lo ao aluno e ficar com ele até ao final da aula e eu também acho esta a melhor atitude a tomar. Mas se lhe acontecesse um caso como o do Carolina Michaelis,ele não hesitaria em dar-lhe um berro ou uma chapada.

O que é provavelmente podia ter problemas com os pais.

O mau sucesso escolar de agora deve-se ao facto de os miudos terem coisas demais, já aprendem a nevegar na net e a ter telemoveis bastante cedo.

É verdade que há anos atrás também tinhamos consolas e computadores, mas não é o excesso de consumismo que se vê agora.

Andei numa escola no secundário que a partir do 10º ano apenas deixou a frequentar aquele estabelecimento, os alunos com melhores notas e alguns que tinham notas piores só lá ficaram por ser filhos dos docentes. (Sebastião da Gama) Os outros foram reencaminhados para outras escolas.

Não sei se ainda há este sistema,mas era uma boa solução.

Tenho um casal de primos professores, e um disse que em relação a telemóveis, era tira-lo ao aluno e ficar com ele até ao final da aula e eu também acho esta a melhor atitude a tomar. Mas se lhe acontecesse um caso como o do Carolina Michaelis,ele não hesitaria em dar-lhe um berro ou uma chapada.

O mau sucesso escolar de agora deve-se ao facto de os miudos terem coisas demais, já aprendem a nevegar na net e a ter telemoveis bastante cedo.

É verdade que há anos atrás também tinhamos consolas e computadores, mas não é o excesso de consumismo que se vê agora.

Andei numa escola no secundário que a partir do 10º ano apenas deixou a frequentar aquele estabelecimento, os alunos com melhores notas e alguns que tinham notas piores só lá ficaram por ser filhos dos docentes. (Sebastião da Gama) Os outros foram reencaminhados para outras escolas.

Varrer o lixo para de baixo do tapete é uma boa solução?

E essa dos que tinham notas piores só ficarem lá por ser filhos de professores mostra também muita ética....

Sobre as novas oportunidades, uma posta num blog, que não é da minha autoria, mas o autor por vezes vagueia aqui pelo AHO

Oportunidadezitas

Motivado pelo post desta rapaziada e pelo testemunho desta cliente satisfeita achei por bem dedicar umas linhas às "Novas Oportunidades".

Basicamente trata-se de uma Iniciativa (ou será esquema?) que visa atribuir uma formação equivalente ao 12º ano a todos aqueles que não o tenham completado. Em teoria poderia ser uma boa ideia. Toda a medida que possa contribuir para qualificar de facto a população é, em teoria, uma boa medida. Contudo, na prática, as Novas Oportunidades são um nada.

Sabem como é que aquilo funciona? Basicamente, o formando vai lá e tem como primeiro trabalho escrever a história da sua vida. Geralmente nesta parte brilham aqueles que por terem pouco mais de 18 anos não tem muito para contar, portanto não gastam nem muitos vocábulos nem muito papel.

Depois com base na tal biografia, o professor (...hrm...será orientador? ou será formador? ou então sujeito que tirou um curso de sociologia e agora não sabe o que há-de fazer com ele?) atribui ao aluno(?????) vários trabalhos a que correspondem determinado número de créditos.

Esta é a parte mais dramática para um frequentador das N.O. Fazer os trabalhos. No entanto como qualquer bom aluno do básico, secundário ou superior, o aluno das N.O. tem facilidade em trabalhar com as tecnologias nomeadamente com essa coisa da Internet, onde parece que existe uma outra coisa chamada Wikipédia que tem lá trabalhos para a malta copiar e tal, é chato é que por vezes vem em brasileiro mas pronto agora com isso do acordo ortográfico, não há-de ser nada.

Quando o aluno (ou será o Oportunista?) fez trabalhos (sobre coisas muito relevantes como embiente, electrodoméisticos, caros de corida ou Sócrastes o máior) suficientes para ter um minimo de créditos, é colocado perante um júri que lhe faz uma espécie de oral que determina a sua aprovação ou reprovação.

Também a prova oral é um momento espectacular. Durante cerca de 30 minutos, o júri tem uma conversa de café com o formando onde este fala uma coisa ou outra sobre a sua vida e planos futuros, emite 3 ou 4 opiniões sobre qualquer assunto do quotidiano e depois todos vão contentes à sua vida: o formando porque fica com o 12º ano (já mencionei que nessas provas NINGUÉM chumba, tal é o nível de brilhantismo dos presentes?) e o júri porque está uns cobres mais rico, bem como o formador que também leva o seu.

E depois vem o Sócras com uns quantos ministros e distribui diplomas e portáteis (dos bons, não é cá esse tal Magalhães) enquanto discursa para uma audiência que está tão ignorante como antes, com a diferença de que agora tem o 12º ano.

E depois dizem que este 12º ano vale tanto como o 12º ano tirado após um ano de estudo e testes.

E depois dizem que os Portugueses estão mais qualificados e competitivos e tal.

E depois é gasto um monte de dinheiro nisto.

E depois dizem que não é marketing.

E que acontece ao Ensino Nocturno no meio de tudo isto?

Ainda vamos a tempo de fazer um reset nesta *****?

Não era. Com isso, iriam existir escolas muito boas e escolas muito más...
Os maus alunos têm que ser incluidos nas turmas dos bons. Afinal, 2 ou 3 alunos não conseguem perturbar uma turma com mais 25 bem comportados[;)]

Quanto ao assunto da Carolina Michaelis: o teu primo tinha toda a razão. Eu também hesitaria em dar-lhe uma chapada (que era o que ela estava a precisar) e dar-lhe um berro (no ouvido, que doi mais[:)][:)])
Isso dos problemas dos pais já é uma "regra".
Uma característica importante dos professores é ter costas muitooooooo largas!!![:)][:)]

Os maus alunos têm que ser incluidos nas turmas dos bons. Afinal, 2 ou 3 alunos não conseguem perturbar uma turma com mais 25 bem comportados[;)]

Quanto ao assunto da Carolina Michaelis: o teu primo tinha toda a razão. Eu também hesitaria em dar-lhe uma chapada (que era o que ela estava a precisar) e dar-lhe um berro (no ouvido, que doi mais[:)][:)])
Uma característica importante dos professores é ter costas muitooooooo largas!!![:)][:)]

Ora nem mais [;)]

A matéria dada nessas "Novas Oportunidades" não tem nada a ver com a que se dá nas aulas aos jovens[;)].
Logo, um 12º ano tirado nas NO não devia ser igualado a um 12º ano tirado numa escola normal!

Mas, como isto é só para dizer que os portugueses têm estudos, para aqueles que não estudaram quando eram mais jovens, o melhor que têm a fazer é investir na sua formação nas NO... Nunca é tarde para aprender[;)]

Varrer o lixo para de baixo do tapete é uma boa solução?

E essa dos que tinham notas piores só ficarem lá por ser filhos de professores mostra também muita ética....

Não concordei com os alunos de notas piores ficarem lá por serem filhos de professores, claro até porque havia quem tivesse um pouco melhor que esses e saiu de lá. E óbvio haviam filhos de docentes que mereciam estar lá mesmo que os pais não fossem docentes.

Eu disse que concordava porque muitos dos que sairam de lá causavam disturbios.

Por acaso a minha turma tinha apenas um que se podia considerar mau em termos de comportamento, mas esse saiu por sua iniciativa no 9º ano.

E pelo que sei as escolas para onde foram não eram assim tão más.

Voltar
Superior