Ensino

Ensino

• Muito mau

Votos: 71 55,5%
  • Mau

Votos: 41 32,0%
  • Satisfatório

Votos: 12 9,4%
  • Bom

Votos: 2 1,6%
  • Muito bom

Votos: 2 1,6%

• Total de eleitores
    128
  • Esta sondagem será encerrada: .
Aqui embora errada em termos éticos e deontológicos, tenho que lhe dar razão Air,...e fico-me por aqui,...apesar de ter vontade de dizer muito mais,...:sh)

Eu, infelizmente, também.

Assumo desde o início: era o típico aluno porreiro em todas as cadeiras... excepto educação física (EF). A inépcia para a EF era gritante.

No entanto:
- Não, não desvalorizo a EF;
- Sim, acho que a EF, como qq outra disciplina, deve ser avaliada (e bem avaliada).

Dos 9 anos de EF física que tive na escola (e já lá vão uns 14 anos) só tive UM ÚNICO em que posso de facto elogiar o trabalho da professora de EF.

Porquê?

- Porque avaliava, no geral;
- Porque fazia "medições" da evolução dos alunos (e com isso tínhamos feedback sobre nós próprios);
- Porque se preocupava em ensinar a melhor maneira de fazer os movimentos e os exercícios;
- Porque variava as actividades conforme lhe parecia mais acertado para este ou aquele grupo;
- Porque usava também de testes escritos (conhecimento de regras, etc...);

Curiosamente ou não, era estagiária (ou seja, uma pessoa em início de carreira).

Aplaudo sinceramente o trabalho dessa pessoa apr:) (infelizmente já não tenho a mais pálida ideia do seu nome) tal como aplaudo outro professor de qq outra cadeira que proceda na mesma linha.

Nos restantes 8 anos, tinha o típico "correr à volta do campo hora e meia" ou "tomem lá uma bola e joguem pr'aí uma hora". A avaliação era de 2 para quem fizesse poucas fintas e de 4 a quem marcasse mais golos. Cheguei a ter professores de EF que faziam chacota dos alunos menos aptos - o que acho inconcebível e nunca tal vi noutras disciplinas.

Assumo desde o início: era o típico aluno porreiro em todas as cadeiras... excepto educação física (EF). A inépcia para a EF era gritante.

No entanto:
- Sim, acho que a EF, como qq outra disciplina, deve ser avaliada (e bem avaliada).

Dos 9 anos de EF física que tive na escola (e já lá vão uns 14 anos) só tive UM ÚNICO em que posso de facto elogiar o trabalho da professora de EF.

Porquê?

- Porque fazia "medições" da evolução dos alunos (e com isso tínhamos feedback sobre nós próprios);
- Porque se preocupava em ensinar a melhor maneira de fazer os movimentos e os exercícios;
- Porque variava as actividades conforme lhe parecia mais acertado para este ou aquele grupo;

Curiosamente ou não, era estagiária (ou seja, uma pessoa em início de carreira).

Aplaudo sinceramente o trabalho dessa pessoa apr:) (infelizmente já não tenho a mais pálida ideia do seu nome) tal como aplaudo outro professor de qq outra cadeira que proceda na mesma linha.

Nos restantes 8 anos, tinha o típico "correr à volta do campo hora e meia" ou "tomem lá uma bola e joguem pr'aí uma hora". A avaliação era de 2 para quem fizesse poucas fintas e de 4 a quem marcasse mais golos. Cheguei a ter professores de EF que faziam chacota dos alunos menos aptos - o que acho inconcebível e nunca tal vi noutras disciplinas.

Obrigado pela sua opinião, Clio II, e apesar de não dizer bem, está muito correcta. Eu concordo absolutamente com o que diz.

Eu pessoalmente, não sou fã do teste, prefiro o Portfólio, penso que aprendem mais. Aprendem a pesquisar e desenvolvem competências de trabalho em grupo, e aprendem exactamente o que eu pretendo.

Na minha escola, temos dois grupos distintos ao ponto de não nos falarmos, exactamente, porque há uns que fazem como a professora que refere e outros, como os professores que também refere e já me estou a esticar, porque penso que sabe, estou em litígio judicial com um colega de disciplina,...penso que não é preciso dizer mais nada, nem eu quero dizer mais nada, apesar de por vezes ter vontade de dizer muita coisa. :sh)

Aproveitando este exemplo, vejam um cromo destes que refere, o Clio, a avaliar a professora que ele teve,...devem ser muito amigos, devem,...

Última edição:
Helena...
Não compare a disciplina de EF a uma outra de estudo.
Em regra geral, os alunos que são maus às disciplinas que obriga pensar são bons a EF.
E é bom não comparar a controlabilidade de um aluno de uma aula de química e numa aula de EF.
Nas disciplinas de estudo, basta estudar em casa para perceber a matéria!! E há testes escritos onde existem cotações e são feitas média para a nota final do aluno.

Leia isto bem!!! E, se um aluno tem química no secundário, é porque necessita desta disciplina para a faculdade e convem ir bem preparado para a próxima etapa!!

E sim, dou apoio com todo o prazer aos meus alunos porque sei que estou a tentar ajudá-los para superar as dificuldades mesmo que não tenha uma sala disponível. Aliás, já dei um apoio na sala dos professores.

A flexibilidade é hereditária e pouco se consegue melhorar ao longo da vida.
O contrário acontece numa disciplina de estudo onde ninguém nasce ensinado![;)]

Obrigado pela sua opinião, Clio II, e apesar de não dizer bem, está muito correcta. Eu concordo absolutamente com o que diz.

Eu pessoalmente, não sou fã do teste, prefiro o Portfólio, penso que aprendem mais. Aprendem a pesquisar e desenvolvem competências de trabalho em grupo, e aprendem exactamente o que eu pretendo.

Pois... os testes dão mais trabalho!

No entanto:

Porquê?

A sorte é que isso foi no básico!! Visto que a nota de EF podia interferir com a média de acesso à faculdade, se fosse no secundário... Muito bom: avaliação perfeita.[;)]

Gostava de ter tido esse professor![:)]

Devem estar a pensar que sou contra a disciplina de EF... Pelo contrário, sou a favor desta disciplina. O objectivo devia motivar o aluno para a prática de desporto e não fazer com que ele fique contrariado (sim, é disso que se trata quando se tira negativa a EF)

Última edição:
Helena...
Não compare a disciplina de EF a uma outra de estudo.
Em regra geral, os alunos que são maus às disciplinas que obriga pensar são bons a EF.
E é bom não comparar a controlabilidade de um aluno de uma aula de química e numa aula de EF.
Nas disciplinas de estudo, basta estudar em casa para perceber a matéria!! E há testes escritos onde existem cotações e são feitas média para a nota final do aluno.

Leia isto bem!!! E, se um aluno tem química no secundário, é porque necessita desta disciplina para a faculdade e convem ir bem preparado para a próxima etapa!!

E sim, dou apoio com todo o prazer aos meus alunos porque sei que estou a tentar ajudá-los para superar as dificuldades mesmo que não tenha uma sala disponível. Aliás, já dei um apoio na sala dos professores.

A flexibilidade é hereditária e pouco se consegue melhorar ao longo da vida.
O contrário acontece numa disciplina de estudo onde ninguém nasce ensinado![;)]

O Miguel sinceramente estou sem paciência e pachorra para lhe responder, está a obrigar-me a ser mal educada, ainda por cima com outro professor.

Esta a querer dizer-me que no fundo pelo que coloquei a negrito, que é mais inteligente que eu por exemplo, ...mas que correlacção fez aí,...:sh)

E pá,...a flexibilidade é das qualidades físicas, que mais evolui com o trabalho, limite-se a falar de neutrôes e fotões e o diabo,...:sh)

E não só a flexibilidade é hereditária, outras muitas características são, como por exemplo a inteligência,...:sh)

A sua questão é uma questão cultural. Vá ao seu perfil, verifique os post que colocou por aqui, e medite neles,...não tenho mais nada a dizer-lhe,...:sh)

E mais uma vez lhe digo, que não faça comentários abusivos, sobre o que não sabe,no que me diz rspeito, tanto como pessoa como profissionalmente, assunto do qual não sabe nada,...:sh)

Miguel, eu agora não tenho tempo para escrever, mas quando puder já cá venho.

O que escreveu sobre a minha disciplina, é inconcebível por parte de um professor,....mas eu já cá venho e vou responder a tudo para ver se deixa de ter tantas certezas sobre aquilo que não domina e se deixa de falar daquilo que conhece menos bem.

Agora fez-me rir!

Tipica conversa de Professora de E. Fisica...

Comparar uma disciplina em que a avaliação é por testes (e que será fundamental para o resto da vida) e se um aluno se preparar (estudando uns dias antes) consegue ter uma boa nota , com uma em que o objectivo fundamental é ver quem tem "a pil@ maior" ( salto em comprimento, corrida de resistencia) tem tudo a ver.

Em educação fisica, ou um aluno tem apetência para a coisa ou esqueça, e não venha cá com histórias de que se o aluno se esforçar consegue melhorar os tempos, porque um obeso de 100 kilos, só se andar a correr feito parvo durante semanas é que alguma vez vai melhorar os seus tempos.

And So on....
Depois é como no básico em que alguns colegas meus, tinham negativa a tudo (A TUDO MESMO) mas o seu 5 a E. Física nunca falhava.

P.S.- Que fique bem claro que não tenho nada contra si (Maria Helena) e contra a E. Física(acho fundamental pra todos), mas estes anos todos deixaram-me raiva em certas coisas.

Concordo com tudo.

Pior ainda são os professores a avaliarem a Educação Fisica (digo avaliar, não ensinar) como se fosse uma disciplina como Matemática, Física ou Português! E não digo ensinar porque isso, na maioria dos casos nem é feito! Em vez de haver uma promoção pelo conhecimento do corpo, de actividade física (e não de desporto) e de estilos de vida saudaveis, há sim um professor a dar boas notas a quem corre mais e a quem faz mais flexões num certo tempo! E é isso que torna essa disciplina às vezes injusta e que, concerteza, "dá raiva"...
Outra coisa que discordo nessa disciplina é o facto de contar para as médias de secundário... apesar de até me ter subido um pouco a média, acho completamente estúpido que a entrada na Faculdade num curso seja posta em causa por uma nota eventualmente mais baixa de educaçao fisica... quando quase toda a gente não quer saber mais disso e vai seguir áreas completamente diferentes! Mas isso já é assunto para outra conversa...

Air já estou sem tempo e vou sair do fórum,...

Air a sugestão que refere, pode ser aplicado a qualquer disciplina, não só a Educação Física.

Air, tal como muita gente, inclusivé professores, da disciplina, está a confundir desporto e condição Física com Educação Física. A educação física, não é atingir alta performace num desporto.

A Educação Física tem um caracter eclético. Faça-me um favor, vá lá espreitar os princípios da disciplina e leia na diagonal para ficar com uma ideia, é que senão tenho que ter o trabalho de fazer um resumo e estou neste momento sem tempo, para no fundo ser a mesma coisa. É estudante universitário, presumo que saiba fazer uma leitura diagonal. [;)] [:cool:]

Felizmente o tempo de estudante já lá vai [:cool:]

Dei uma passagem de olhos nesses princípios. Tal como tudo são bons planos e não os questiono de maneira nenhuma. O que eu acho é que esses princípios a maior parte das vezes ficam apenas escritos nos livros.

E eu falo porque já convivi com alguns prof. de ed. física quando jogava andebol.

O Miguel sinceramente estou sem paciência e pachorra para lhe responder, está a obrigar-me a ser mal educada, ainda por cima com outro professor.

Esta a querer dizer-me que no fundo pelo que coloquei a negrito, que é mais inteligente que eu por exemplo, ...mas que correlacção fez aí,...:sh)

E pá,...a flexibilidade é das qualidades físicas, que mais evolui com o trabalho, limite-se a falar de neutrôes e fotões e o diabo,...:sh)

E não só a flexibilidade é hereditária, outras muitas características são, como por exemplo a inteligência,...:sh)

A sua questão é uma questão cultural. Vá ao seu perfil, verifique os post que colocou por aqui, e medite neles,...não tenho mais nada a dizer-lhe,...:sh)

E mais uma vez lhe digo, que não faça comentários abusivos, sobre o que não sabe,no que me diz rspeito, tanto como pessoa como profissionalmente, assunto do qual não sabe nada,...:sh)

Ó Helena, não necessita de ser mal educada nem rude. Neste caso, debater as coisa com calma e inteligência deve dar jeito.
A inteligência para certas pessoas devia ser heriditária... Seria bem melhor se o fosse!

Por favor, indique os posts onde acho que fui abusivo (se este também for um deles!)

E, para provar que até sou seu amigo, até lhe deixo um conselho: continue a dar negativas! Pode ser que os seus alunos fiquem mais motivados para a prática do desporto![;)]

Cumprimentos e boas aulas!

Ajudar a fazer a um aluno um portefólio, como deve ser ainda mais trabalho dá, assim com a avalia-los.

Um teste, especialmente de Química é muito fácil de ver, bem mais do que um portefólio.

E todos os alunos da turma fazem portefólios?
Há um ano atrás quando deixei o secundário nunca tinha visto nada disso....

Quanto ao resto, por alguma razão os alunos têm mais aulas de Quimica/fisico-quimica que de educação fisica por semana...

Última edição:
Air já estou sem tempo e vou sair do fórum,...

Air a sugestão que refere, pode ser aplicado a qualquer disciplina, não só a Educação Física.

Air, tal como muita gente, inclusivé professores, da disciplina, está a confundir desporto e condição Física com Educação Física. A educação física, não é atingir alta performace num desporto.

A Educação Física tem um caracter eclético. Faça-me um favor, vá lá espreitar os princípios da disciplina e leia na diagonal para ficar com uma ideia, é que senão tenho que ter o trabalho de fazer um resumo e estou neste momento sem tempo, para no fundo ser a mesma coisa. É estudante universitário, presumo que saiba fazer uma leitura diagonal.
[;)] [:cool:]

O problema é que a grande maioria das escolas não faz assim! (A sua é certamente uma excepção a uma regra massificada) A maioria das avaliações nessa disciplina não é feita consoante o interesse do aluno pela educação física, nem pelo que aprendeu, mas sim pela sua capacidade de obter performances!

Se não fosse assim, os chamados 'Testes de Condição Fisica", que sabe certamente do que falo, que fazia no secundário não tinham tanto peso na nota final. Quem diz esses testes (que para quem não sabe mediam quantos abdominais a pessoa conseguia fazer sem parar, quantas flexões, qual a sua flexibilidade,...) diz o teste da Milha e outros...

Última edição:
Concordo com tudo.

Pior ainda são os professores a avaliarem a Educação Fisica (digo avaliar, não ensinar) como se fosse uma disciplina como Matemática, Física ou Português! E não digo ensinar porque isso, na maioria dos casos nem é feito! Em vez de haver uma promoção pelo conhecimento do corpo, de actividade física (e não de desporto) e de estilos de vida saudaveis, há sim um professor a dar boas notas a quem corre mais e a quem faz mais flexões num certo tempo! E é isso que torna essa disciplina às vezes injusta e que, concerteza, "dá raiva"...
Outra coisa que discordo nessa disciplina é o facto de contar para as médias de secundário... apesar de até me ter subido um pouco a média, acho completamente estúpido que a entrada na Faculdade num curso seja posta em causa por uma nota eventualmente mais baixa de educaçao fisica... quando quase toda a gente não quer saber mais disso e vai seguir áreas completamente diferentes! Mas isso já é assunto para outra conversa...

Melhor escrito não podia estar[;)]

E todosos alunos da turma fazem portefólios?
Há um ano atrás quando deixei o secundário nunca tinha visto nada disso....

Quanto ao resto, por alguma razão os alunos têm mais aulas de Quimica/fisico-quimica que de educação fisica por semana...

Talvez porque vão prosseguir com conhecimentos de Química/física na faculdade e necessitam de bases...[;)]

Falei agora com aquele meu colega e acabou o secundário o ano passado com média de 10 a EDF.

Vá lá... Passaram-lhe.... Mas deve ter baixado a média, com certeza.[8b]

Mas ainda não perceberam que dar negativas aos alunos em EF é óptimo e é um sinal de que EF é uma disciplina como as outras??? Eles até ficam desmotivados com a prática de desporto e tudo... Melhor na podia ser não é???

Voltar
Superior