Acelarações em subidas

olha que eu conheço muito bem esse motor 1.4 da honda e o ibiza 1.9tdi de 90 sobe bem melhor,digo-te mais o meu pai teve um concerto 1.6 16 com 130cv e os tdis de 110 subiam bem melhor que ele,muito melhor mesmo

pois eu tenho esses dois motores em casa neste momento...e faço o teste todas as semanas...o ibiza nao ganha um metro que seja...garanto.te...

alem de que em ponta o ibiza nao passa dos 180...e civic la vai...

Boa Noite,

Coloco uma questão a meu ver pertinente e vou usar o exemplo de dois carros:

Audi A3 1.6 FSI 115cv (5800rpm) e 155nm às 4000rpm - Acelaração dos 0-100km/h = 10.9seg.

Ford Focus 1.6 109cv (4000rpm) e 240nm às 1750rpm - acelaração 0-100km/h = 10.9seg.

Tendo em conta estes dois exemplos e o facto de que um deles tem turbo e o outro não, à partida o Focus é mais forte em qualquer recuperação, e numa acelaração dos 0-100 são iguais, mas e se essa acelaração for feita numa subida ingreme, qual ganha ?

Em que medida o binário ou outros factores determinam a rapidez de um carro numa subida ? Se o Audi fizer 16 seg dos 0-100 numa súbida, será que o Focus fará exactamente igual ou será mais rápido ?

Gostaria de ouvir a vossa opinião e as vossas experiências.

Cumps

Faço citaçao das perguntas iniciais porque me parece que o pessoal está a dispersar!!!

A pergunta é 0-100 em subida.... nao é se em 5ª a 120 o diesel ganha ao gasolina ou nao. Trata-se de aceleraçoes nao de recuperaçoes.

Posto isto os meus 2 centimos de euro:

acho que a palavra "subida" está a fazer muita confusao a todos.
Partindo dos valores 0-100 em plano, que sao iguais para os 2 automóveis, porque razao haviam de ser favoráveis a um ou outro no caso de uma subida?

ora bem, imaginemos que a força de atrito que os 2 automóveis têm de vencer para chegar aos 100 kms/h ao mesmo tempo é X. esta força tem necessariamente de ser igual para os 2 automóveis porque é superada exactamente no mesmo periodo de tempo.

0-100 em plano = X

se se trata de uma subida teremos de adicionar ao X, a força de gravidade exercida em sentido contrário. Digamos que é G. Ora bem, entao em teoria o trabalho que o motor tem de fazer para chegar aos 0-100 seria de X+G. O carro que vai chegar lá primeiro vai ser aquele que tiver melhor resposta para além do ponto X e nao seria de estranhar que fosse o carro mais leve dos 2 (possivelmente o gasolina).

Provavelmente conta muito também a caixa de velocidades 1ª, 2ª, 3ª de cada um deles e em que zona de rotaçoes vai cair cada uma das mudanças e se essa troca de mudança faz com que o motor vá para uma rotaçao onde tem mais dificuldades para chegar rapidamente ao valor X+G

Em aceleraçoes numa subida eu provavelmente apostaria no gasolina. Se a mediçao é recuperaçao sem tocar na cx, evidentemente diesel.

Como é óbvio tudo isto teria de ser medido no terreno e depende da subida em questao.

Não te fies nisso. A 3ª dá 140km/h, por isso a 140km/h em 4ª estou na relação ideal. A subir e em velocidade de ponta não desilude nem um bocado. Mas ainda bem que há pessoal a pensar assim. É as custas disso que vou causando umas surpresas. ;)

Esse VTIs de 160cv são mesmo uns terrores para andar é um facto. [;)]
Até pensei que a 3ª desse mais...não dá de certeza?

Um turbo diesel com essa ordem de potência, por exemplo o 320d de 163cv a 140km/h também deve ser forte por exemplo em 5ª....

Um turbo diesel com essa ordem de potência, por exemplo o 320d de 163cv a 140km/h também deve ser forte por exemplo em 5ª....

a 3ª do vti dá cerca 150/155...a 4º muito perto dos 210/215...e a 5ª ja vi muitas a 240km/h nas 7000rpm...

por isso que venha de lá esse BIMMER...a 5ª dele esta prestes a esgotar ainda esta o civic a começar a 5ª...

Por exemplo, o CTR é mais rapido que o 300C mas em subida perde imenso e não consegue acompanhar.
Já tive essa experiencia, ele ia ao meu lado em recta mas depois nas subidas ficava para tras.

Sim isso parece-me normal !

neste caso a subir creio que o turbo diesel seria mais rápido se falarmos de velocidades relativamente elevadas.

Ou seja se for um arranque de parado, até aos 100/120 o que corresponderá +/- à 3ª a coisa será equilibrada, a partir de uma certa velocidade a subir, o maior binário fárá a diferença

2ª 100km/h
3ª 140km/h
4ª 195km/h
5ª 225km/h em plano

No meu não dá, mas há outros modelos com o mesmo motor. O meu é um Civic 4P do ultimo modelo em que saiu o VTI.
Ainda há o CRX, o Civic anterior. Depois há os modelos mais antigos de 150cv que acabam por ser mais rápidos porque são bem mais leves.

Não te fies nisso. A 3ª dá 140km/h, por isso a 140km/h em 4ª estou na relação ideal. A subir e em velocidade de ponta não desilude nem um bocado. Mas ainda bem que há pessoal a pensar assim. É as custas disso que vou causando umas surpresas. ;)

claro que em velocidade de ponta não desilude,bem pelo contrario,as velocidades em 3a tambem são normais,e a subir para um 1.4 otto tambem não desilude,mas o que eu te disse era que comparando com um tdi de 90 a subir não tem a mesma resposta,para alem de o tdi não ter normalmente os tais 90cv mas bem mais,basta ver os varios testes desses motores nos bancos de potencia,o meu toyota tambem tem em 4a uma velocidade maxima proxima dos 180kmh isto pelos dados de fabrica,o que não quer dizer que em subida atinja os tais 180kmh eu 4a

2ª 100km/h
3ª 140km/h
4ª 195km/h
5ª 225km/h em plano

No meu não dá, mas há outros modelos com o mesmo motor. O meu é um Civic 4P do ultimo modelo em que saiu o VTI.
Ainda há o CRX, o Civic anterior. Depois há os modelos mais antigos de 150cv que acabam por ser mais rápidos porque são bem mais leves.

Portanto neste caso a 4ª do VTI está +- para a 5ª do 320d, assim com a 5ª está para a 6ª respectivamente.

claro que em velocidade de ponta não desilude,bem pelo contrario,as velocidades em 3a tambem são normais,e a subir para um 1.4 otto tambem não desilude,mas o que eu te disse era que comparando com um tdi de 90 a subir não tem a mesma resposta,para alem de o tdi não ter normalmente os tais 90cv mas bem mais,basta ver os varios testes desses motores nos bancos de potencia,o meu toyota tambem tem em 4a uma velocidade maxima proxima dos 180kmh isto pelos dados de fabrica,o que não quer dizer que em subida atinja os tais 180kmh eu 4a

Todos os diesel em bancos de ensaio acusam mais cv. Todas as marcas tem exemplos desses.

Se o teu Toyota tem uma velocidade max de 180km/h a subir não vai atingir os 180km/h. Isso é normal.

a 3ª do vti dá cerca 150/155...a 4º muito perto dos 210/215...e a 5ª ja vi muitas a 240km/h nas 7000rpm...

por isso que venha de lá esse BIMMER...a 5ª dele esta prestes a esgotar ainda esta o civic a começar a 5ª...

240km/h só as 8.000rpm. As 7.000rpm vai a 210km/h.

http://video.autohoje.com/play.php?vid=141

A velocidade maxima em recta é perto das 7.500rpm, que é onde ele tem a potencia máxima.

Mais que isso só a descer.

Enfim alguém com a mesma noção destas coisas que eu.

Voltar
Superior