Boa Noite,
Coloco uma questão a meu ver pertinente e vou usar o exemplo de dois carros:
Audi A3 1.6 FSI 115cv (5800rpm) e 155nm às 4000rpm - Acelaração dos 0-100km/h = 10.9seg.
Ford Focus 1.6 109cv (4000rpm) e 240nm às 1750rpm - acelaração 0-100km/h = 10.9seg.
Tendo em conta estes dois exemplos e o facto de que um deles tem turbo e o outro não, à partida o Focus é mais forte em qualquer recuperação, e numa acelaração dos 0-100 são iguais, mas e se essa acelaração for feita numa subida ingreme, qual ganha ?
Em que medida o binário ou outros factores determinam a rapidez de um carro numa subida ? Se o Audi fizer 16 seg dos 0-100 numa súbida, será que o Focus fará exactamente igual ou será mais rápido ?
Gostaria de ouvir a vossa opinião e as vossas experiências.
Cumps
Faço citaçao das perguntas iniciais porque me parece que o pessoal está a dispersar!!!
A pergunta é 0-100 em subida.... nao é se em 5ª a 120 o diesel ganha ao gasolina ou nao. Trata-se de aceleraçoes nao de recuperaçoes.
Posto isto os meus 2 centimos de euro:
acho que a palavra "subida" está a fazer muita confusao a todos.
Partindo dos valores 0-100 em plano, que sao iguais para os 2 automóveis, porque razao haviam de ser favoráveis a um ou outro no caso de uma subida?
ora bem, imaginemos que a força de atrito que os 2 automóveis têm de vencer para chegar aos 100 kms/h ao mesmo tempo é X. esta força tem necessariamente de ser igual para os 2 automóveis porque é superada exactamente no mesmo periodo de tempo.
0-100 em plano = X
se se trata de uma subida teremos de adicionar ao X, a força de gravidade exercida em sentido contrário. Digamos que é G. Ora bem, entao em teoria o trabalho que o motor tem de fazer para chegar aos 0-100 seria de X+G. O carro que vai chegar lá primeiro vai ser aquele que tiver melhor resposta para além do ponto X e nao seria de estranhar que fosse o carro mais leve dos 2 (possivelmente o gasolina).
Provavelmente conta muito também a caixa de velocidades 1ª, 2ª, 3ª de cada um deles e em que zona de rotaçoes vai cair cada uma das mudanças e se essa troca de mudança faz com que o motor vá para uma rotaçao onde tem mais dificuldades para chegar rapidamente ao valor X+G
Em aceleraçoes numa subida eu provavelmente apostaria no gasolina. Se a mediçao é recuperaçao sem tocar na cx, evidentemente diesel.
Como é óbvio tudo isto teria de ser medido no terreno e depende da subida em questao.