Acelarações em subidas

EnginE

Banido
Boa Noite,

Coloco uma questão a meu ver pertinente e vou usar o exemplo de dois carros:

Audi A3 1.6 FSI 115cv (5800rpm) e 155nm às 4000rpm - Acelaração dos 0-100km/h = 10.9seg.

Ford Focus 1.6 109cv (4000rpm) e 240nm às 1750rpm - acelaração 0-100km/h = 10.9seg.

Tendo em conta estes dois exemplos e o facto de que um deles tem turbo e o outro não, à partida o Focus é mais forte em qualquer recuperação, e numa acelaração dos 0-100 são iguais, mas e se essa acelaração for feita numa subida ingreme, qual ganha ?

Em que medida o binário ou outros factores determinam a rapidez de um carro numa subida ? Se o Audi fizer 16 seg dos 0-100 numa súbida, será que o Focus fará exactamente igual ou será mais rápido ?

Gostaria de ouvir a vossa opinião e as vossas experiências.

Cumps

Penso que em aceleração pura (0-100) não haverá diferenças, quer seja a subir ou em recta... em teoria, pq na pratica só testando.

cumps,
[dio]

sinceramente acho que em aceleração pura os valores serao identicos...no entanto seria interessante termos indicação do peso dos respectivos carros...

poderei estar a dizer uma barbaridade...mas a subir a frente do carro tem tendencia a levantar com a aceleraçao forte...e neste caso o exemplo dado é com uma subida ingreme...acho que ai a força descendente de cada um poderá ser determinante...assim como o bom estado dos pneus...

a distribuiçao de pesos a direito poderá ser determinante nas aceleraçoes mas nao tanto como a subir neste caso...

Penso que a subir a vantagem é do Focus, pois, graças ao turbo e consequentemente ao binário superior, desenvolve bastante mais rápido. Posso estar enganado mas penso que seja assim.

Abraço

Se o binario faz mossa porque é que um Golf 2.0 TDI 140/170cv não é mais rápido que um 1.4 TFSI 140cv/170cv?

O binario é bom para recuperações. Para acelerações e velocidade de ponta é indiferente.

Como assim? Certamente que um 1.3 a gasóleo terá melhor desempenho que um 1.3 a gasolina por exemplo, mas quem sou eu para discordar da tua opiniao, apenas gostava de saber como é que é possível, na melhor das intencões.
acho que ele quis dizer que o diesel terá melhor desempenho.

olhando para esses dados, tmb acho que o Focus levava a melhor

Como assim? Certamente que um 1.3 a gasóleo terá melhor desempenho que um 1.3 a gasolina por exemplo, mas quem sou eu para discordar da tua opiniao, apenas gostava de saber como é que é possível, na melhor das intencões.

carros iguais, onde um tem mais binario derivado a um turbo, certamente que será mais rapido que o "irmao" OTTO...MAS...em certas situaçoes...

como explicas que o focus tem mais 90nm que o audi e faz o mesmo tempo ????

em recuperaçoes um OTTO nao é tao rapido como um diesel TURBO...mas em arranque abaixo da rotação onde diesel precisa do turbo para dar o empurram, o OTTO é mais rapido...

gostaria de ver um video deste comparativo...tenho a certeza absoluta que os primeiro 20/30 metros sao totalmente do audi...e so depois é que o focus o apanha, por ter turbo e entretanto ja entrou no regime onde tem o binario maximo...

Boa Noite,

Coloco uma questão a meu ver pertinente e vou usar o exemplo de dois carros:

Audi A3 1.6 FSI 115cv (5800rpm) e 155nm às 4000rpm - Acelaração dos 0-100km/h = 10.9seg.

Ford Focus 1.6 109cv (4000rpm) e 240nm às 1750rpm - acelaração 0-100km/h = 10.9seg.

Tendo em conta estes dois exemplos e o facto de que um deles tem turbo e o outro não, à partida o Focus é mais forte em qualquer recuperação, e numa acelaração dos 0-100 são iguais, mas e se essa acelaração for feita numa subida ingreme, qual ganha ?

Em que medida o binário ou outros factores determinam a rapidez de um carro numa subida ? Se o Audi fizer 16 seg dos 0-100 numa súbida, será que o Focus fará exactamente igual ou será mais rápido ?

Gostaria de ouvir a vossa opinião e as vossas experiências.

Cumps

acho que a resposta está no proprio post ,155 ás 4000 contra 240 ás 1750 .o maior binario do diesel atingido mais cedo não dá grandes duvidas

carros iguais, onde um tem mais binario derivado a um turbo, certamente que será mais rapido que o "irmao" OTTO...MAS...em certas situaçoes...

como explicas que o focus tem mais 90nm que o audi e faz o mesmo tempo ????

em recuperaçoes um OTTO nao é tao rapido como um diesel TURBO...mas em arranque abaixo da rotação onde diesel precisa do turbo para dar o empurram, o OTTO é mais rapido...

gostaria de ver um video deste comparativo...tenho a certeza absoluta que os primeiro 20/30 metros sao totalmente do audi...e so depois é que o focus o apanha, por ter turbo e entretanto ja entrou no regime onde tem o binario maximo...

Ok, já entendi. Obrigado pela explicação [;)]

Para o mesmo peso, tipo e tamanho de jante/pneu em aceleração pura, a subir neste caso, o motor a gasolina tem vantagem.
È que va numa subida ingreme 0-100/120kph usam as ultimas 3000rpms do gasolina que é onde ele tem mais força, e no gasoleo as ultimas 1500rpm (trocar as 4000/4200rpm) que é onde tem menos força.
Esta não é porventura a melhor explicação, mas a puxar mudanças carros similares o gasolina tem "sempre" vantagem

Acho que em recuperações o diesel ganharia sem duvida mas recorrendo á caixa de velocidades a conversa é outra. Sim porque a caixa está lá e é para ser usada

acho que a resposta está no proprio post ,155 ás 4000 contra 240 ás 1750 .o maior binario do diesel atingido mais cedo não dá grandes duvidas

Então o 2.0 TDI devia ser mais rápido que o 1.4 TFSI. Não é o que se passa.

O 2.0 TDI 140cv/4.000rpm e 320Nm/1.750rpm devia ser mais rápido a subir que um VTI 160cv/7.500rpm e 150Nm/7.000rpm e não é isso que acontece.

O binario é moda hoje em dia, mas quando toca a acelerações em nada ajuda.

Voltar
Superior