Genericamente, acho as pessoas mal informadas. Ou então não fazem a sua introspecção para perceber aquilo em que acreditam. Ou então são egoístas. Não sei.Isso é uma questão económica. A sobrar, que sobre o que custou menos (arroz, massa, batatas, legumes), e que às vezes até vinham da terra.
Eu acho bem a pluralidade. Eu faço refeições vegetarianas por vezes.
Só não acho bem é que certos indivíduos (não digo que seja o teu caso ou alguém daqui) tentem passar a ideia que sou um "assassino" porque vou comer posta à Mirandesa...
Um exemplo noutro assunto: toda a gente fala que é preciso preservar o ambiente, reciclar e tal. Ora, o problema é que quase toda a gente não tem em atenção o que faz quando adquire os produtos. Vão comprar fruta e legumes: mais 10 sacos de plástico; vão à zona de refeição do shopping: tampas e palhas para toda a gente, mesmo que não sejam precisas para absolutamente nada, a não ser para deitar fora...no lixo indiferenciado.
Passo o dia a martelar nos meus colegas de trabalho, e olha que já noto mudanças neles. E se eles agora fizerem aos familiares deles? E os familiares aos amigos? E os amigos aos filhos? E os filhos aos colegas? Pois é...
Podíamos estar aqui o dia todo, mas o que quero frisar é que as pessoas, se pensassem um pouco e se fizessem uma avaliação daquilo que são, daquilo que querem ser e dos valores que querem transmitir aos filhos e netos, se calhar muita coisa mudava. Quer em termos de alimentação: seja vegetariana, saudável ou outra coisa qualquer que lhes diga algo; quer em termos de estilo de vida.
Ser pai fez-me mudar muita coisa, e posso dizer que me tornei uma pessoa muito mais consciente. O vegetarianismo será um item desse processo, que passa por me tornar melhor pessoa ajudando com isso o ambiente e tudo aquilo que me faz querer viver e gostar deste mundo. Se todos mudarmos um bocadinho, acredita que representará imenso na nossa qualidade de vida futura.
Eu pelo menos sinto-me muito melhor! E não, este "melhor" não vem descrito nas análises que o meu médico de família me prescreveu.