O mito da proteína...[

]
Comer carne porque é necessária proteína, quando a proteína está presente em tudo o que comemos e de forma vasta na esmagadora maioria dos vegetais, cereais e sementes [

]
Achar-se que os vegetarianos não obtém os nutrientes/vitaminas/minerais necessários, partindo do pressuposto que a população geral carnívora os obtém com a alimentação pobre e pouco variada do mundo ocidental (arroz branco, batata, massa e carnes, a maioria pensa que os vegetais só são alimento para os animais que comem...e gostava de estar a ser irónico), não é honesto.
Discutir isto é pior do que discutir futebol, as pessoas estão de tal forma habituadas a ter o pedaço de animal no prato que respondem com extrema arrogância a toda e qualquer ideia que vá contra este hábito alimentar.
Ser vegetariano/vegan não significa comer saladas de manha à noite. Significa aprender a comer...bem. Eu procuro basear a minha alimentação em vegetais há mais de 10 anos e nunca na vida comi tão bem e o comer me soube tão bem.
O estereotipo que está na cabeça das pessoas sobre os vegetarianos/vegans está errado e advém da publicidade negativa das modas actuais. Quem muda por uma questão de moda está a fazê-lo pelos motivos errados e os resultados vão ser errados.
Comer de forma saudável não tem rótulo. Comer carne/peixe ocasionalmente, não vai causar problema nenhum. O problema são os excessos...e no mundo ocidental os excessos acontecem a todas a refeições.
Quando me perguntam se sou vegetariano, respondo sempre que não. Não é preciso ser-se rotulado para adoptar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
O que se deve evitar:
- Basear a alimentação em carne/peixe, restringindo o consumo a parcas refeições semanais;
- Produtos derivados de animal (lacticinios, carne processada - a classificação de carcinógeno não é invenção dos vegetarianos);
- Açucares e cereais refinados;
- Óleos.
O que se deve consumir com regularidade:
- Vegetais de todo o tipo, com especial atenção aos vegetais crucíferos (brócolos, couve Flor, agrião...), batata doce, alho, cebola, tomate, couves, beterraba, etc..etc...etc..
- Leguminosas (feijão preto, encarnado, grão, lentilhas...);
- Cereais integrais / sementes (arroz integral, massas integrais, aveia, quinoa, millet, etc, etc...), preferir pão integral de qualidade a pão branco;
- Fruta, 2-3 peças por dia no mínimo.
- Frutos secos, que também são importantes, como as nozes, o pistacho, amêndoa, etc.
O problema é depois traduzir isto nos nossos hábitos simples, como por exemplo:
- Então e o que vou comer ao pequeno almoço? O que vou meter dentro do pão para o lanche se não for queijo/manteiga fiambre/presunto, etc? Como vou acompanhar um prato sem ter a posta de carne ou peixe?
São para estas questões básicas que a maioria das pessoas não encontra resposta, o que também aumenta o atrito perante a vontade/necessidade de mudar.