Vegetarianismo - Alguém pratica?

Acho que as perguntas são bem claras, antecedidas de um ponto de interrogação. É só responderes. Se não responderes, e pelo caminho que a tua participação está a levar, passas a não levar troco.

Quanto à tua citação, era de facto um caminho. O problema é que as políticas mundiais e os interesses económicos agora instalados foram numa direção vertiginosamente oposta.

Ui isso seria uma pena do caraças, não ter o teu troco. [:D]
Eu não respondi a isso porque achei retórica mas elucida-me tu, quantas espécies foram extintas devido a essa massificação???Quantas e quais???

Última edição:
Ui isso seria uma pena do caraças, não ter o teu troco. [:D]
Eu não respondi a isso porque achei retórica mas elucida-me tu, quantas espécies foram extintas devido a essa massificação???Quantas e quais???

Tu é que começaste com a retórica da extinção de espécies por causa do vegetarianismo. Nem quero entrar por aí.

Tu é que começaste com a retórica da extinção de espécies por causa do vegetarianismo. Nem quero entrar por aí.
Mas não respondeste... Quantas e quais, devido à massificação ou antes da massificação??? Isto claro, tendo em conta exclusivamente o factor alimentar e não o pêlo, a pele, os dentes, etc.

Última edição:
Não como carne, apenas peixe de vez em quando. Não bebo leite, como iogurtes e queijo. Como ovos. Isto será 30% do que como, o resto é todo o tipo de frutas, legumes, leguminosas etc. Excluí a carne e o leite da alimentação por motivos pessoais, ambientais, e porque comendo peixe e ovos não preciso de comer carne. Sou desportista com uma intensidade média/elevada, diariamente. Nunca me sinto cansado e o que como é o suficiente para as minhas necessidades diárias. Nunca recorri a suplementos e a nivel digestivo as melhorias foram evidentes quando deixei a carne.

De salientar que a minha visão alimentar é um pouco diferente, para mim a alimentação é uma prática, uma necessidade e só depois um prazer. Por isso me alimento de forma consciente... sem nomes, rótulos ou modas. É uma forma de estar como qualquer outra.
Excelente testemunho. Cada um com as suas convicções, não faz mal a ninguém tentar perceber o que nos faz sentir melhor. Seja em termos alimentares ou de bem estar.

Também não percebi

iu

O mito da proteína...[:D]

Comer carne porque é necessária proteína, quando a proteína está presente em tudo o que comemos e de forma vasta na esmagadora maioria dos vegetais, cereais e sementes [:D]

Achar-se que os vegetarianos não obtém os nutrientes/vitaminas/minerais necessários, partindo do pressuposto que a população geral carnívora os obtém com a alimentação pobre e pouco variada do mundo ocidental (arroz branco, batata, massa e carnes, a maioria pensa que os vegetais só são alimento para os animais que comem...e gostava de estar a ser irónico), não é honesto.

Discutir isto é pior do que discutir futebol, as pessoas estão de tal forma habituadas a ter o pedaço de animal no prato que respondem com extrema arrogância a toda e qualquer ideia que vá contra este hábito alimentar.

Ser vegetariano/vegan não significa comer saladas de manha à noite. Significa aprender a comer...bem. Eu procuro basear a minha alimentação em vegetais há mais de 10 anos e nunca na vida comi tão bem e o comer me soube tão bem.

O estereotipo que está na cabeça das pessoas sobre os vegetarianos/vegans está errado e advém da publicidade negativa das modas actuais. Quem muda por uma questão de moda está a fazê-lo pelos motivos errados e os resultados vão ser errados.

Comer de forma saudável não tem rótulo. Comer carne/peixe ocasionalmente, não vai causar problema nenhum. O problema são os excessos...e no mundo ocidental os excessos acontecem a todas a refeições.

Quando me perguntam se sou vegetariano, respondo sempre que não. Não é preciso ser-se rotulado para adoptar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O que se deve evitar:

- Basear a alimentação em carne/peixe, restringindo o consumo a parcas refeições semanais;

- Produtos derivados de animal (lacticinios, carne processada - a classificação de carcinógeno não é invenção dos vegetarianos);

- Açucares e cereais refinados;

- Óleos.

O que se deve consumir com regularidade:

- Vegetais de todo o tipo, com especial atenção aos vegetais crucíferos (brócolos, couve Flor, agrião...), batata doce, alho, cebola, tomate, couves, beterraba, etc..etc...etc..

- Leguminosas (feijão preto, encarnado, grão, lentilhas...);

- Cereais integrais / sementes (arroz integral, massas integrais, aveia, quinoa, millet, etc, etc...), preferir pão integral de qualidade a pão branco;

- Fruta, 2-3 peças por dia no mínimo.

- Frutos secos, que também são importantes, como as nozes, o pistacho, amêndoa, etc.

O problema é depois traduzir isto nos nossos hábitos simples, como por exemplo:

- Então e o que vou comer ao pequeno almoço? O que vou meter dentro do pão para o lanche se não for queijo/manteiga fiambre/presunto, etc? Como vou acompanhar um prato sem ter a posta de carne ou peixe?

São para estas questões básicas que a maioria das pessoas não encontra resposta, o que também aumenta o atrito perante a vontade/necessidade de mudar.

Última edição:
Mas não respondeste... Quantas e quais, devido à massificação ou antes da massificação??? Isto claro, tendo em conta exclusivamente o factor alimentar e não o pêlo, a pele, os dentes, etc.

As Abetardas foram quase extintas durante a massificação da agricultura em portugal. Hoje em dia, com o declínio da agricultura no nosso pais, a população tem vindo a recuperar. Javalis hoje há muitos pelo mesmo motivo, mas estiveram quase extintos. Recuperaram bem porque se reproduzem muito. Gamos, veados, e um 100 numero de animais, sofreram por causa da criação de gado e pastagens, e hoje são quase inexistentes fora de reservas.

Achar que a agricultura intensiva não tem impacto, demonstra que estas muito pouco informado. E eu estou à vontade que tenho alguns hectares de terrenos cedidos a produção de gado. Basta ir lá ver.

As Abetardas foram quase extintas durante a massificação da agricultura em portugal. Hoje em dia, com o declínio da agricultura no nosso pais, a população tem vindo a recuperar. Javalis hoje há muitos pelo mesmo motivo, mas estiveram quase extintos. Recuperaram bem porque se reproduzem muito. Gamos, veados, e um 100 numero de animais, sofreram por causa da criação de gado e pastagens, e hoje são quase inexistentes fora de reservas.

Achar que a agricultura intensiva não tem impacto, demonstra que estas muito pouco informado. E eu estou à vontade que tenho alguns hectares de terrenos cedidos a produção de gado. Basta ir lá ver.
Nao respondeste ao meu post anterior. Quase extintas é o mesmo que extintas? Pouco informado? Além de formação na área, tu tens uns hectares cedidos e e eu tenho uns hectares que exploro, em que ficamos!? [:)]Se calhar tu é que não tens a mais pálida ideia. Javalis neste momento são uma PRAGA, basta ver o que se passa no Gerês. Quanto às abetardas estão protegidas e não são aves autorizadas para caça no momento, apraz-me até dizer que por aqui se façam sementeiras de feijão frade onde elas se vêm alimentar. Onde é que tu me viste proteger a agricultura intensiva? Eu sou produtor em regime extensivo e em modo de produção biológica. Antes de mandares bitaites para o Zé da esquina pensa que no outro lado está alguém que NO MÍNIMO saberá o mesmo que tu do assunto. E ainda te digo mais, o caso da abetarda ficar em perigo de extinção deveu-se ao caso cinegético, não necessariamente alimentar, ou já viste alguma vez abetardas em covetes nos hipermercados? E defendo exactamente um processo de produção extensivo contra a intensificação, a aplicação de quotas de pesca, entre outros meios e regras, tal como disse lá atrás, por isso não vale a pena rotulares-me de algo completamente errado de forma a fazeres valer o teu ponto, traz-me dados concretos para uma discussão saudável [;)]

Última edição:

Os animais também não comem ar. As vacas a pastar em prados verdes só existem na cabeça do consumidor. A vasta desflorestação/destruição do habitat natural acontece também precisamente devido à produção para alimentação animal.

Não há como questionar que se não tivéssemos que alimentar os animais que comemos e passássemos a cultivar apenas para o consumo humano, os impactos na natureza seriam positivos. A caloria animal é muito mais dispendiosa de produzir do que a caloria vegetal.

Com isto não quero dizer que o teu ponto está errado, a agricultura intensiva tem obviamente um impacto negativo, seja qual for o seu objectivo. É por isso que hoje em dia vemos uma ascensão de tipos de produção agrícola menos intensivos.

Nao respondeste ao meu post anterior. Quase extintas é o mesmo que extintas? Pouco informado? Além de formação na área tu tens uns hectares cedidos e e eu tenho uns hectares que exploro, em que ficamos!? [:)]Se calhar tu é que não tens a mais pálida ideia. Javalis neste momento são uma PRAGA, basta ver o que se passa no Gerês. Quanto às abetardas estão protegidas e não são aves autorizadas para caça no momento, apraz-me até dizer que por aqui se façam sementeiras de feijão frade onde elas se vêm alimentar. Onde é que tu me viste proteger a agricultura intensiva? Eu sou produtor em regime extensivo e em modo de produção biológica. Antes de mandares bitaites para o Zé da esquina pensa que no outro lado está alguém que NO MÍNIMO saberá o mesmo que tu do assunto.

A tua postura enquanto agricultor, não me deixa mesmo nada descansado enquanto ao futuro. Tanto que pela leitura das tuas palavras, nunca imaginei que fosse possível.

Eu não falo na caça para consumo, falo na pressão que a agricultura tem sobre as espectes autóctones. Pensei que isso tinha ficado claro. Indirectamente muitas espécies já foram extinta pela agricultura, numa tentativa vã de dar carne a toda a gente, a preços baixos.
O Bornéu tem sofrido muito com a cultura de palma, só um exemplo simples, talvez banal para ti.

Uma rápida "googlada" sobre o tema...

https://www.independent.co.uk/envir...agriculture-professor-raj-patel-a7914616.html

Última edição:
Eu não estou na agricultura para te descansar [:p] mas já agora, sendo eu produtor em regime extensivo e em modo de produção biológica, com formação na área e pós-graduação em agricultura sustentável, a qual aplico no terreno, explica-me lá a tua preocupação comigo. E além disso, as espécies que são sujeitas a essas pressões devido à agricultura fazem parte das que comemos? Afinal o que está a ser discutido aqui? E mais, acabei de te dizer que “dou alimento” às abetardas que como disseste é bem estão em perigo de extinção, em que ficamos???[:D] Parece-me que te estão a faltar argumentos contra mim e disparas em todas as direcções...

Última edição:
Não como carne, apenas peixe de vez em quando. Não bebo leite, como iogurtes e queijo. Como ovos. Isto será 30% do que como, o resto é todo o tipo de frutas, legumes, leguminosas etc. Excluí a carne e o leite da alimentação por motivos pessoais, ambientais, e porque comendo peixe e ovos não preciso de comer carne. Sou desportista com uma intensidade média/elevada, diariamente. Nunca me sinto cansado e o que como é o suficiente para as minhas necessidades diárias. Nunca recorri a suplementos e a nivel digestivo as melhorias foram evidentes quando deixei a carne.

De salientar que a minha visão alimentar é um pouco diferente, para mim a alimentação é uma prática, uma necessidade e só depois um prazer. Por isso me alimento de forma consciente... sem nomes, rótulos ou modas. É uma forma de estar como qualquer outra.
É indiferente seres vegetariano ou nao quando praticas desporto e comes alguma proteina, pois para desporto precisas muito mais de hc que para o resto. Nao te suplementas, nem precisas, pois, tal como dizes, comes proteinas. Basicamente comes de tudo, mas nao exageras em proteina. E tens bons resultados - nada de novo.

O mito da proteína...[:D]

Comer carne porque é necessária proteína, quando a proteína está presente em tudo o que comemos e de forma vasta na esmagadora maioria dos vegetais, cereais e sementes [:D]

Achar-se que os vegetarianos não obtém os nutrientes/vitaminas/minerais necessários, partindo do pressuposto que a população geral carnívora os obtém com a alimentação pobre e pouco variada do mundo ocidental (arroz branco, batata, massa e carnes, a maioria pensa que os vegetais só são alimento para os animais que comem...e gostava de estar a ser irónico), não é honesto.

Discutir isto é pior do que discutir futebol, as pessoas estão de tal forma habituadas a ter o pedaço de animal no prato que respondem com extrema arrogância a toda e qualquer ideia que vá contra este hábito alimentar.

Ser vegetariano/vegan não significa comer saladas de manha à noite. Significa aprender a comer...bem. Eu procuro basear a minha alimentação em vegetais há mais de 10 anos e nunca na vida comi tão bem e o comer me soube tão bem.

O estereotipo que está na cabeça das pessoas sobre os vegetarianos/vegans está errado e advém da publicidade negativa das modas actuais. Quem muda por uma questão de moda está a fazê-lo pelos motivos errados e os resultados vão ser errados.

Comer de forma saudável não tem rótulo. Comer carne/peixe ocasionalmente, não vai causar problema nenhum. O problema são os excessos...e no mundo ocidental os excessos acontecem a todas a refeições.

Quando me perguntam se sou vegetariano, respondo sempre que não. Não é preciso ser-se rotulado para adoptar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O que se deve evitar:

- Basear a alimentação em carne/peixe, restringindo o consumo a parcas refeições semanais;

- Produtos derivados de animal (lacticinios, carne processada - a classificação de carcinógeno não é invenção dos vegetarianos);

- Açucares e cereais refinados;

- Óleos.

O que se deve consumir com regularidade:

- Vegetais de todo o tipo, com especial atenção aos vegetais crucíferos (brócolos, couve Flor, agrião...), batata doce, alho, cebola, tomate, couves, beterraba, etc..etc...etc..

- Leguminosas (feijão preto, encarnado, grão, lentilhas...);

- Cereais integrais / sementes (arroz integral, massas integrais, aveia, quinoa, millet, etc, etc...), preferir pão integral de qualidade a pão branco;

- Fruta, 2-3 peças por dia no mínimo.

- Frutos secos, que também são importantes, como as nozes, o pistacho, amêndoa, etc.

O problema é depois traduzir isto nos nossos hábitos simples, como por exemplo:

- Então e o que vou comer ao pequeno almoço? O que vou meter dentro do pão para o lanche se não for queijo/manteiga fiambre/presunto, etc? Como vou acompanhar um prato sem ter a posta de carne ou peixe?

São para estas questões básicas que a maioria das pessoas não encontra resposta, o que também aumenta o atrito perante a vontade/necessidade de mudar.
Nao percebes nada disto e vens para aqui armado em carapau.

Comer carne nao tem qualquer ligacao direta a problemas de saude. Ha sim estudos que sao lixo com n=1 e causalidade em causa, tal como houve o do leite em Harvard. "Houve mais implantes de mamas nos ultimos 5 anos. A buraco da camada de ozono aumentou nos ultimos 5 anos. Logo, fazer implantes mamarios aumenta o tamanho da camada de ozono" - é assim que metade desses estudos de m* sao feitos.

É obvio que tens proteina em legumes, mas para o mesmo efeito tem de se ter quantidades de legumes enormes, o que, para alguma gente, incluindo eu, seria provavelmente um problema sem devida suplementacao.

De resto, apenas triste que ainda haja gente desinformada ao ponto de nao recomendar fonte animal para uma dieta. Lamentavel.

Só por recomendares arroz integral em vez de arroz branco mostra o quao (ZERO) pescas disto. Vai lá estudar as diferencas. Haja paciencia.

PS: Ha vegetarianos maquinas, conheco eu alguns. Mas nenhum deles é desinformado assim, sao apenas por motivos eticos.

Última edição:
Excelente testemunho. Cada um com as suas convicções, não faz mal a ninguém tentar perceber o que nos faz sentir melhor. Seja em termos alimentares ou de bem estar.

Exato, é por aí... até é bom compreender as nossas diferenças e o porquê das mesmas e das nossas opções... e para isso não é necessário haver um julgamento imediato ou partir para uma guerra de ego [;)]

Falhas em toda a linha na análise da minha personalidade. Primeiro porque não me conheces, e segundo porque interpretaste tudo ao teu jeito. E mal, ainda por cima.

Sou tudo menos fundamentalista. Nem sei onde foram buscar essa noção através da minha intervenção - que pouco diz sobre as minhas posições, excepto na questão ambiental (que devia ser cuidado para todos menos para o Trump).

Mas eu já sabia que a internet é isto mesmo, portanto vou-me aguentando à bronca enquanto tiver paciência.

Não falho não. Não fiz qualquer interpretação da tua personalidade, mas sim da tua atitude.

É indiferente seres vegetariano ou nao quando praticas desporto e comes alguma proteina, pois para desporto precisas muito mais de hc que para o resto. Nao te suplementas, nem precisas, pois, tal como dizes, comes proteinas. Basicamente comes de tudo, mas nao exageras em proteina. E tens bons resultados - nada de novo.

Sim amigo, como de tudo excepto carne e leite.
O meu objetivo não foi trazer algo de novo, apenas deixar o meu testemunho no tópico.

A questão do desporto, sim os hc têm grande importância para ter energia para o esforço... mas necessito também de proteina para a recuperação muscular, principalmente a treinar calistenia...e sem carne na alimentação, a qualidade e quantidade de proteína é mais que suficiente... e por vezes temos ideia que precisamos de quantidades acima das que realmente são necessárias.
Pelo menos esta é a minha percepção, não um dogma.

Eu não estou na agricultura para te descansar [:p] mas já agora, sendo eu produtor em regime extensivo e em modo de produção biológica, com formação na área e pós-graduação em agricultura sustentável, a qual aplico no terreno, explica-me lá a tua preocupação comigo. E além disso, as espécies que são sujeitas a essas pressões devido à agricultura fazem parte das que comemos? Afinal o que está a ser discutido aqui? E mais, acabei de te dizer que “dou alimento” às abetardas que como disseste é bem estão em perigo de extinção, em que ficamos???[:D] Parece-me que te estão a faltar argumentos contra mim e disparas em todas as direcções...

Repara, eu não estou a atacar-te a ti. Acho estranho, alguém com a tua formação, ter esta atitude perante o que é ciência.
Agora uma pessoa com tanta formação na área, devia saber que nada na natureza é isolado. Tudo se complementa. Se pressionares uma espécie, a factura chega, mais tarde ou mais cedo.

Alias, eu comecei por dizer que se deve RESPEITAR a proteína animal, so isso. Mas essa parte é irrelevante, não merece quote.

Sim dizes que alimentas as Abetardas, presumo que sejas latifundiário alentejano, da zona de Castro, mas não fazes lavoura? Não ceifas? Olha que ao fazeres isso, podes estar a destruir os ninhos dessas mesmas belas aves. Mas pronto, não são para comer, não faz mal.

Última edição:
Sim amigo, como de tudo excepto carne e leite.
O meu objetivo não foi trazer algo de novo, apenas deixar o meu testemunho no tópico.

A questão do desporto, sim os hc têm grande importância para ter energia para o esforço... mas necessito também de proteina para a recuperação muscular, principalmente a treinar calistenia...e sem carne na alimentação, a qualidade e quantidade de proteína é mais que suficiente... e por vezes temos ideia que precisamos de quantidades acima das que realmente são necessárias.
Pelo menos esta é a minha percepção, não um dogma.
Estás completamente certo.
Eu, por exemplo, até faco contas por baixo e tento comer cerca de 150-170g de proteina por dia. Para mim seria verdadeiramente um problema conseguir isto sem carne.

A qualidade da proteina é consideravelmente melhor na carne, ou seja, para um balanco equivalente de amino-acidos tem de se comer mais proteina vegetal que animal, ou seja, 200g vegetal seriam o equivalente a 160g animal (estou a chutar o valor). Relembro que a qualidade das proteinas é verificado pelo perfil de amino-acidos e que nao é algo sujeito a opinioes :)

Voltar
Superior