Ultrapassagem no limite

CitroenC5II

Banido
Depois de ver este tópico: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=59787 lembrei-me da seguinte situação:

Imaginem que vai um carro na auto-estrada a 100km/h e na faixa mais à direita. Entretanto, surge um outro carro que pretende ultrapassá-lo e começa a efectuar a manobra, levando o ponteiro até aos 120km/h e chegando-se para a faixa do meio. O primeiro carro aumenta a velocidade para os 120km/h também e os dois carros ficam lado a lado à mesma velocidade.
Nisto aparece um terceiro carro que pretende ultrapassar os dois primeiros e encosta-se na faixa mais à esquerda a 120km/h. Estão neste momento os 3 carros lado-a-lado.
Sabendo que a velocidade máxima na auto-estrada é de 120km/h, como se resolveria esta situação?

O da direita é que não tinha nada de acelerar, tem o dever de facilitar a ultrapassagem.
Além disso o 3º carro se vir que vai ultrapassar o limite de velocidade na sua ultrapassagem ao 2º carro devia era estar quieto[:D]

a situação resolve-se abrandando os carros da direita, pois a isso são obrigados (facilitar a ultrapassagem).

Os ultrapassados só são obrigados a não aumentar a velocidade e não a abrandar.
A outra obrigação dos ultrapassados é encostar-se o mais à direita ou esquerda possível para também facilitar.

Em relação à situação acho que não se resolveria, alguém teria que ceder.[:D]

A maior barbaridade que por aqui ouvi [:D] há cada uma :sh) :sh)

Diz isso ao sr.agente diz [8b]

Não é barbaridade nenhuma e estava explicito no codigo quando eu tirei a carta.

Podia ser excedido momentaneamente de modo a permitir uma ultrapassagem o mais rapida e segura possivel, sendo que deveria ser retomada a velocidade legal assim que a manobra de ultrapassagem estivesse concluida.

Agora, se ainda existe alguma alinea do género, não sei. Mas foi uma das minhas perguntas no exame de código, e não tive nenhuma errada, por isso, não tenho duvidas do que estou a dizer...

Não é barbaridade nenhuma e estava explicito no codigo quando eu tirei a carta.

Podia ser excedido momentaneamente de modo a permitir uma ultrapassagem o mais rapida e segura possivel, sendo que deveria ser retomada a velocidade legal assim que a manobra de ultrapassagem estivesse concluida.

Agora, se ainda existe alguma alinea do género, não sei. Mas foi uma das minhas perguntas no exame de código, e não tive nenhuma errada, por isso, não tenho duvidas do que estou a dizer...
Exactamente. Agora como novo CE se isso desapareceu já não sei...:confused::confused:

Depois de ver este tópico: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=59787 lembrei-me da seguinte situação:

Imaginem que vai um carro na auto-estrada a 100km/h e na faixa mais à direita. Entretanto, surge um outro carro que pretende ultrapassá-lo e começa a efectuar a manobra, levando o ponteiro até aos 120km/h e chegando-se para a faixa do meio. O primeiro carro aumenta a velocidade para os 120km/h também e os dois carros ficam lado a lado à mesma velocidade.
Nisto aparece um terceiro carro que pretende ultrapassar os dois primeiros e encosta-se na faixa mais à esquerda a 120km/h. Estão neste momento os 3 carros lado-a-lado.
Sabendo que a velocidade máxima na auto-estrada é de 120km/h, como se resolveria esta situação?

não se resolveria! metiam-se todos uns atrás dos outros a 120kmh e assim iam em fila!

Mas como isso só existe na tua cabeça podes fazer o que quiseres, até por os carros a fazer cavalinho [:p][;)]

Isto nunca acontece! Por acaso alguém já presenciou alguma situação semelhante? Eu não!

O mais engraçado é que, na prática, isto é o que mais se vê nas auto-estradas portuguesas com uma pequena diferença: os condutores não olham a velocidades máximas permitidas por lei quando é para ultrapassar. Se o carro à direita vai a 120km/h, quem o ultrapassa acaba sempre por ir acima dessa velocidade.
Como aconteceu com o caso no tópico que referi, as 3 faixas estavam ocupadas e o carro mais à esquerda recusou-se a deixar passar o que ia atrás porque já ia à velocidade máxima de 120km/h. Como é que podia deixar o outro passar sem se atirar para cima do que ia na faixa do meio?

O mais engraçado é que, na prática, isto é o que mais se vê nas auto-estradas portuguesas com uma pequena diferença: os condutores não olham a velocidades máximas permitidas por lei quando é para ultrapassar. Se o carro à direita vai a 120km/h, quem o ultrapassa acaba sempre por ir acima dessa velocidade.
Como aconteceu com o caso no tópico que referi, as 3 faixas estavam ocupadas e o carro mais à esquerda recusou-se a deixar passar o que ia atrás porque já ia à velocidade máxima de 120km/h. Como é que podia deixar o outro passar sem se atirar para cima do que ia na faixa do meio?

Para ocorrer essa situação, o veículo mais à esquerda teve de exceder o limite de velocidade para se colocar lado-a-lado com os outros dois.

Se não há velocidade (ou condições) para ultrapassar nem se deverá iniciar a manobra.

Em portugal a lei sobre velocidade é só para "inglês" ver, tal como em muitos outros países,

ninguém a respeita porque está claramente desarticulada com a realidade, é um limite rigido que serve apenas para que em caso de duvida seja aquela a velocidade de segurança a circular!

Os policias não a respeitam
Os legisladores não a respeitam
Os cidadãos não a respeitam

Sinceramente eu olho para a velocidade máxima permitida como aquele limite em que acima dele, o que acontecer é culpa minha independentemente do resto!

Estavas, com isto tudo, a tentar dizer que todos iam a cumprir o código.

Acontece que, quando o 1º aumentou a velocidade ao ser ultrapassado
deixou de cumprir o código.

Tal como o 3º não ia a cumprir o código, pois para se colocar ao lado do
2º que ia a 120Km/h o 3º teria que ir a mais de 120Km/h.

O 2º também não ia a cumprir o código, porque uma ultrapassagem é uma
manobra perigosa que deve ser realizada no mais curto espaço de tempo,
pelo que, ao verificar que não estava a conseguir ultrapassar deveria
ter desistido.

Estavas, com isto tudo, a tentar dizer que todos iam a cumprir o código.

Acontece que, quando o 1º aumentou a velocidade ao ser ultrapassado
deixou de cumprir o código.

Tal como o 3º não ia a cumprir o código, pois para se colocar ao lado do
2º que ia a 120Km/h o 3º teria que ir a mais de 120Km/h.

O 2º também não ia a cumprir o código, porque uma ultrapassagem é uma
manobra perigosa que deve ser realizada no mais curto espaço de tempo,
pelo que, ao verificar que não estava a conseguir ultrapassar deveria
ter desistido.

apr:)apr:)apr:)apr:)

ÉS instrutor ou quê? [:D]

Voltar
Superior