Imaginem que vai um carro na auto-estrada a 100km/h e na faixa mais à direita. Entretanto, surge um outro carro que pretende ultrapassá-lo e começa a efectuar a manobra, levando o ponteiro até aos 120km/h e chegando-se para a faixa do meio. O primeiro carro aumenta a velocidade para os 120km/h também e os dois carros ficam lado a lado à mesma velocidade.
O primeiro carro não pode aumentar a velocidade porque já vem um veículo a ultrapassá-lo.
Nisto aparece um terceiro carro que pretende ultrapassar os dois primeiros e encosta-se na faixa mais à esquerda a 120km/h. Estão neste momento os 3 carros lado-a-lado.
Vamos lá ver uma coisa... Para irem aparecendo, os carros têm que trazer velocidade mais elevada, caso contrário, ficam atrás, mantendo as posições relativas.
Sabendo que a velocidade máxima na auto-estrada é de 120km/h, como se resolveria esta situação?
Na prática, não custa nada, acelera-se um pouco, passamos e encostamos.
'By the book' se não vamos a ultrapassar, encostamos à direita.
Neste caso, os da esquerda deveriam encostar à direita, como neste caso já lá está um carro, ou aceleram (teoricamente não podem, porque já vão no limite legal), ou desaceleram para conseguir fazê-lo, retomando depois a sua velocidade.
Curiosamente, esta situação acontece por vezes na prática.
...quando de repente nos apercebemos que o carro que circula a 120 na via da direita, é da brigada.
[

]
Uma vez vinha num ritmo despreocupado nos 150 / 160 ...e dou por mim a travar para os 120 e a ficar ao lado de um destes carros.
Resolvi a situação acelerando um pouco para cima dos 130 e passei-o lentamente. Nâo me chatearam por isso, nem seria normal que chateassem, pois sempre temos a margem do erro do velocímetro para 'esticar'.
...e na verdade, nunca me lembro de alguém que tenha sido multado em AE a velocidades inferiores a 150Km/h, a não ser talvez, quando em vigor a dita "tolerância zero".
Michael