Traje e Praxe

E mais, esses códigos de praxe não passam de uma profunda idiotice.

Quem são esse marmanjos para decidir se posso ou não usar traje?[:)][:)]

Meu caro idiotice ou nao cada um acredita naquilo que quer... E esses marmanjos como tu lhe chamas geralmente sao ou deveriam ser os melhores conhecedores da praxe...e como em todo o lado existem regras a cumprir...

Romperam o escroto????????????
E o gajo não faz nada???????
Fica ali à espera????????????????
A mim nem me apanhavam em tribunal nenhum, qt mais me tocarem!
Às vezes não entendo como o pessoal "come e cala"! Eu já apanhei por não "comer", mas qd não quero, não quero. E não iam ser uns palhaçitos bebedos que me iam fazer uma ***** dessas.

Como disse, há praxes e praxes.
Na minha escola nunca aconteceu nada fora dos limites.

Se na tua escola os da 2ª fase começarem as aulas mais tarde as praxes são feitas para o ano. Na minha 1ª e 2ª fase entram ao mesmo tempo.

Os da primeira fase entram, começam as aulas. Os da segunda fase caiem lá umas semanas depois meio desamparados e começam as aulas com umas semanas de atraso. São praxados, mas muito menos até porque normalmente a quantidade de pessoal que entra na segunda fase é muito menor em relação aos da 1º fase.

Ora bem... Numa vida universitaria existe a praxe, existe a tuna e existem os normais alunos que nao ligam a nem 1 coisa nem outra. O traje academico pode ser usado por TODOS os alunos da universidade...do caloiro ao veterano salvo raras excepçoes. Na minha optica praxe nao e um vector de humilhaçao...na minha praxe nunca fui humilhado e sempre me trataram com respeito...e a realidade e que tive o provilegio de conhecer pessoas fantasticas atraves da praxe que de outra forma nao aconteceria...Claro que existem exageros obviamente principalmente em casas que nao tem qualquer tradiçao academica...Pertenci honrosamente a uma comissao de praxe da Universidade Catolica Portuguesa e toda a gente foi tratada com o maximo de dignidade e em casos em que houve a tentaçao de alguem exagerar foi de imediato chamado a atençao... e nao voltou a repetir a gracinha...
Agora aquele pormenor dos 3 ou 4 furos no sapato... bem todos os Códigos tem a sua particularidade... e e isso que torna o Código de Praxe "especial". Para mim só existe o Código de Coimbra...Julgo que e 1 obra com pés e cabeça.

Não me leves a mal, mas vejo toda a gente a dizer isso...

"Há e tal....na minha escola não...portam-se sempre todos bem e é tudo saudavel, amigavel e acabamos felizes....mas conheço uma upa upa..."

obvio que existe sempre uma "tentaçao" de utilizar o poder de "imperium" dado pelo traje e principalmente pela capa... agora cabe a cada orgao fiscalizador fazer a sua tarefa eficazmente

Ora bem... Numa vida universitaria existe a praxe, existe a tuna e existem os normais alunos que nao ligam a nem 1 coisa nem outra. O traje academico pode ser usado por TODOS os alunos da universidade...do caloiro ao veterano salvo raras excepçoes. Na minha optica praxe nao e um vector de humilhaçao...na minha praxe nunca fui humilhado e sempre me trataram com respeito...e a realidade e que tive o provilegio de conhecer pessoas fantasticas atraves da praxe que de outra forma nao aconteceria...Claro que existem exageros obviamente principalmente em casas que nao tem qualquer tradiçao academica...Pertenci honrosamente a uma comissao de praxe da Universidade Catolica Portuguesa e toda a gente foi tratada com o maximo de dignidade e em casos em que houve a tentaçao de alguem exagerar foi de imediato chamado a atençao... e nao voltou a repetir a gracinha...
Agora aquele pormenor dos 3 ou 4 furos no sapato... bem todos os Códigos tem a sua particularidade... e e isso que torna o Código de Praxe "especial". Para mim só existe o Código de Coimbra...Julgo que e 1 obra com pés e cabeça.

Eu acho extraordinario como é que se pode dizer isto...

Não sei se actualmente ainda há tópicos arquivados sobre este assunto, mas o que é certo que já foi mais que discutido neste fórum.

À mais de um ano que não pego no traje. Adorei ser praxado e praxar, mas depois deixei de lado, porque tive de tomar outras prioridades e também dado algumas coisas que observei e não gostei (como por exemplo, haver pessoal que raramente punha os pés na praxe em caloiro e depois tem direito de praxar no ano seguinte).

Infelizmente, o que há é más praxes ou praxes abusivas, das quais as comissões em certas faculdades gostam de impor regras atrás regras em que cada uma é mais estúpida que a outra.

E acontece muito na maioria dos politécnicos e não é só as instituições das "terriolas".

Temos o caso do ISEP (e principalmente o curso de Eng. Informatica e não digo apenas por ter andado lá) que gosta de pressionar a caloirada não apenas físicamente, mas principalmente de forma psicológica. E isso acontece diariamente.

Isto para não dizer que nas primeiras semanas de aulas do meu ex-curso gostam de desencaminhar à força toda o caloiro, para não ir às teóricas.

Depois admiram-se que haja alguém que apanhe uma sova como resposta a certos abusos. E já nem falo na quantidade de anti's (mesmo aqueles que não se declaram mas desistem lá também são considerados anti's).

O problema das más/abusivas praxes, é que são o "pão" para a comunicação social e também para a opinião das pessoas.

Depois, algum pessoal que tem entrado nestes últimos anos não consegue ou não sabe desinibir. Parece que têm medo de rebolar na relva e que nunca deram trambolhões na infância e dão ar de que andaram a vida a brincar com o comando da consola, em vez de brincarem ao ar livre.

Achei as praxes do ano passado na minha faculdade uma coisa infantil :sh) andei por lá a ver, não foram com a minha cara e nem me abordaram, nem sequer fui implorar para me praxarem... Desta minha experiencia, posso dizer que neste caso particular, a praxe serviu, pelo menos para a maior parte do pessoal, para aos caloiros fazerem umas figuras um pouco infantis, mas nada de abuso, e para terem alguém com quem falar durante aquele par de semanas em que não conhecem ninguém da turma.

Não podemos falar deste tema no "global" nacional, até porque as praxes variam muito de instituição para instituição.

Acho que devem ter o mesmo direito. Embora eu no meu ano de caloiro apanhei umas valentes "esfregas", na verdade não tenho nada contra aqueles que nada fizeram para merecer trajar.

Não é uma ideia lá muito coerente mas eu penso que se comprou o traje deve de o usar, pois afinal o dinheiro é seu.

Agora de em tempos de caloiro nada ter feito e depois mais tarde andar a praxar outros, ai nao concordo [;)]

Exactamente.

entao porque?
Porque não consigo compreender...objectivamente não é mais complexo do que isto!!!

Será que não existem outras maneiras de as pessoas se conhecerem sem ser assim ?

Assim de repente, e de quem não faz parte de nenhuma comissão de praxes, uns jogos-sem-fronteiras...por exemplo...

Arranjavam 5 ou 6 equipas que tinham de disputar umas contra as outras um certo e determinado conjunto de desafios...

Têm enumeros exemplos de programas na Tv para tirar ideias de jogos como os proprios jogos sem fronteiras, o Fort Bouiard, o Takeshi Castle que eram jogos divertidos e de certeza que era muito mais engraçado do que andar a simular cenas de sexo, andar de pijamas no meio da rua, andar a tomar banho nas fontes em Belem, a fazer peditorios no Mc Donalds e por aí fora...

E jantares, e almoços, jogos de futebol, volei...bolas ate campeonatos de matraquilhos e de malha...

Nenhum dos meus melhores amigos provêm de conhecimentos das praxes...

Até te digo mais....!!! Um dos meus melhores amigos diz uma coisa que eu cada vez mais me convenço que é verdade...

"Os melhores amigos fazes é antes da faculdade, são os que cresceram contigo....se não os fizeste antes, não será lá que os vais fazer!!!"

Volto a dizer.... que achem é mais graça á humilhação das pessoas é uma opção como qualquer outra,mais ou menos legitima agora não me digam é que serve para integrar e que só assim é que se conhecem porque não é verdade...

Deixem-se disso, assumam as coisas e deixem de querer atirar areia para os olhos dos outros...

"Os melhores amigos fazes é antes da faculdade, são os que cresceram contigo....se não os fizeste antes, não será lá que os vais fazer!!!"

Volto a dizer.... que achem é mais graça á humilhação das pessoas é uma opção como qualquer outra,mais ou menos legitima agora não me digam é que serve para integrar e que só assim é que se conhecem porque não é verdade...

Deixem-se disso, assumam as coisas e deixem de querer atirar areia para os olhos dos outros...

Fiz grandes amigos na faculdade (mas não nas praxes).

Mas também sou da opinião de que as praxes deviam ser completamente diferentes das que eu vejo nos dias das inscrições.

Só li o primeiro post e basta para dizer.
A praxe é a maior ...erda que há seja em universidades ou não.
Só tenho pena dos coitados que não tem a capacidade para dizer "Eu não me submeto a isso!"

:sh)

Mai nada e agora é bazar daqui...

Porque não consigo compreender...objectivamente não é mais complexo do que isto!!!

Será que não existem outras maneiras de as pessoas se conhecerem sem ser assim ?

Assim de repente, e de quem não faz parte de nenhuma comissão de praxes, uns jogos-sem-fronteiras...por exemplo...

Arranjavam 5 ou 6 equipas que tinham de disputar umas contra as outras um certo e determinado conjunto de desafios...

Têm enumeros exemplos de programas na Tv para tirar ideias de jogos como os proprios jogos sem fronteiras, o Fort Bouiard, o Takeshi Castle que eram jogos divertidos e de certeza que era muito mais engraçado do que andar a simular cenas de sexo, andar de pijamas no meio da rua, andar a tomar banho nas fontes em Belem, a fazer peditorios no Mc Donalds e por aí fora...

E jantares, e almoços, jogos de futebol, volei...bolas ate campeonatos de matraquilhos e de malha...

Até te digo mais....!!! Um dos meus melhores amigos diz uma coisa que eu cada vez mais me convenço que é verdade...

É assim ninguém aqui diz que tem de praxar porque é fixe, etc, cada um faz o que quer. Não fales é de uma coisa que desconheces.

Eu por acaso conheci mais gente depois da praxe que por lá, até porque não os consegues conhecer a todos lol. E tenho os meus amigos de muito antes. Mas gostei do meu ambiente de praxe, á parte cabelos nojentos, comer sem talheres etc, nunca houve nada de mais.
Falando por mim! Em outras academias sei que já aconteceram grandes barbaridades. Mas na minha nunca houve nada, pelo menos desde que entrei!

Ok Ok li agora mais uns post's e este valeu a pena. [kiss]

Eu sou estudante de Coimbra! A praxe não é fazer mal por fazer, humilhar sem qualquer motivo...! Nunca fiz isso a ninguém, sempre respeitei os outros e sempre fui respeitado. Para mim a praxe sempre foi um simbolo de união de todas as pessoas que cairam de para quedas num sitio sozinhos sem os pais e que o que mais precisavam era de amigos (não de serem humilhadas!)

Respeito todas as opiniões que possam ter da praxe...! Hoje sou veterano (não porque chumbei mil vezes para o ser, mas porque acabei o curso... a tempo e horas!) E na hora da despedida chorei com todos os que conheci na praxe e ajudei em tudo o que pude sem nunca querer nada em troca!

Isso para mim é praxe... brincar e saber brincar, e dar a mão quando é preciso... É isto que para mim é praxe, é isto que para mim COIMBRA representa!

Cumps a todos

Voltar
Superior