Trabalhar em Consultoria

Sim, esses valores ainda levam ajudas e outros toques, consoante a empresa. E sim, fazer carreira lá desde o princípio é para deixar de ver o sol.

Eu progredi bem porque, apesar de ter começado na consultoria, saí para outras áreas (banca e seguros) e voltei para a consultoria mais tarde. Nunca fiz horários marados de consultor.

Tendo em conta o que se trabalha isso líquido à hora não dá nada de especial... Falo sobretudo dos 2 primeiros patamares.

trabalhas as horas que te pagarem, o problema é que a malta é verdinha e baixa as orelhas

mas creio que a maioria das pessoas gosta de fim‑de‑semana, férias e de não trabalhar 14h por dia todos os dias.

depende do que tiveres em casa se tivesses azar tinhas de aprender a gostar de trabalhar essas horas todas

Última edição:
Já trabalhei em empresas grandes de consultoria (multinacionais) e o salário vinha todo no bruto sem ajudas de custo e outras coisas manhosas.

exacto, normalmente as manhosices são mais nos talhos. No entanto, em PT, nas big 4, é normal oferecerem também carro nas posições de manager para cima (começa no Série 1, acho eu....), o que acho que em Portugal ainda não é taxado como benefícios em género.

é obviamente uma pirâmide hierárquica, não é como no Estado em que sobem todos até estarem todos felizes no último escalão. [;)]

o que significa que - por exemplo, não tenho ideia dos números reais - apenas 20% dos senior consultants chegam a manager, 10% dos managers chegam a senior manager, 1% dos seniors managers a director e 1% dos directors a partner.

há uns anos era mais fácil por exemplo chegar a manager porque havia muita falta de RHs, hoje em dia já é muito mais difícil, por exemplo.

mas os analysts e consultants estão sempre a rodar.

Apenas questionei por teres colocado os anos de experiência para referência.

Vendo bem, pensei que a consultoria pagasse melhor.

Apenas questionei por teres colocado os anos de experiência para referência.

Vendo bem, pensei que a consultoria pagasse melhor.

os anos de experiência devem ser vistos como o limite mínimo para aceder à posição, no sentido em que muito dificilmente alguém chegará a manager antes dos 8 anos de experiência. No entanto, o limite máximo pode ser qualquer um, há quem nunca chegue sequer a manager na carreira inteira.

Já trabalhei em empresas grandes de consultoria (multinacionais) e o salário vinha todo no bruto sem ajudas de custo e outras coisas manhosas.
Pois eu já vou na 3ª multinacional (a primeira é uma empresa Portuguesa com várias delegações pelo mundo com área de negócio em SI/TI, a segunda é uma multinacional na área de auditoria e fiscalidade), e esta terceira (que não interessa a área, mas é 1ª/2ª maior no mundo na sua área) é a única que me paga o salário todo no bruto. Basicamente é Salário + Subsidio de Alimentação, sem esquemas por trás. Mas sem ser esta última (e actual), sempre houve "esquema" por trás.

Por um lado é bom, por outro acho que quando for altura de rever "expectativas" [:p] vão andar abaixo da minha expectativa. [:D] A não ser que sejam muito generosos. :sh)

Além disso o nível de IRS para quem é solteiro e sem filhos é um bocado desagradável. Sem entrar em muitos pormenores, mas os meus descontos mensais roçam um salário mínimo nacional. [8b] [8b] Estou para ver agora neste ano como vai ser o IRS :sh) Tá-me a cheirar que em 2016 alguém arranca daqui, tá tá... [:D]

Pois eu já vou na 3ª multinacional (a primeira é uma empresa Portuguesa com várias delegações pelo mundo com área de negócio em SI/TI, a segunda é uma multinacional na área de auditoria e fiscalidade), e esta terceira (que não interessa a área, mas é 1ª/2ª maior no mundo na sua área) é a única que me paga o salário todo no bruto. Basicamente é Salário + Subsidio de Alimentação, sem esquemas por trás. Mas sem ser esta última (e actual), sempre houve "esquema" por trás.

Por um lado é bom, por outro acho que quando for altura de rever "expectativas" [:p] vão andar abaixo da minha expectativa. [:D] A não ser que sejam muito generosos. :sh)

Além disso o nível de IRS para quem é solteiro e sem filhos é um bocado desagradável. Sem entrar em muitos pormenores, mas os meus descontos mensais roçam um salário mínimo nacional. [8b] [8b] Estou para ver agora neste ano como vai ser o IRS :sh) Tá-me a cheirar que em 2016 alguém arranca daqui, tá tá... [:D]

Só? [:D]

Quando falei em multinacionais falei em empresas cotadas em bolsa e com mais de 30 mil trabalhadores onde o core sao os servicos disponibilizados pelos seus RH.

Só? [:D]

Quando falei em multinacionais falei em empresas cotadas em bolsa e com mais de 30 mil trabalhadores onde o core sao os servicos disponibilizados pelos seus RH.
também achei piada a isso [:)]

Isso pra mim é demais. [:D] Além disso se com um ano e meio disto já ando nesses descontos, imagino daqui a uns 3 ou 4 anos. [:vm)]

Venham de lá as ajudas e os esquemas. :sh)

Há empresas de consultoria, com nomes sonantes (em japonês e tudo), que chegam a algumas empresas e sem conhecerem a área começam a debitar ideias mirabolantes, nas apresentações anda tudo sobre rodas não há dúvida... Depois o que é que se aproveita daí é que é mais complicado aferir. Muitas vezes sobram os quadros brancos, normas e procedimentos com 5 ou 6 anos (completamente desactualizados) afixados em tudo o que é canto, medição de indicadores que nem sequer fazem sentido, portas da qualidade abandonadas, etc. Ah, e uma factura com cobrança à hora e por objectivos que em empresas grandes atinge valores inacreditáveis. Claro, há algumas boas ideias que ficam e que são valor para a empresa mas não sei se dá para pagar o que se pagou aos consultores.
Falas da Kaizen? Alguém que tenha recebido consultoria da Kaizen na empresa onde trabalha sentiu isto?Poderei estar a considerar mandar CV!

Vou desenterrar este tópico.

Estou em vias de integrar uma big4. Nada de informáticas, porque sou Jurista, é para Tax.

Long story short, estou com receio da perda de qualidade de vida que vou ter.

Formei-me e comecei a trabalhar no sítio onde ainda estou, em que trabalho literalmente das 9-17h e não trago preocupações nem trabalho para casa. Em 5 anos, julgo que apenas um dia saí após as 19h.

Valorizo bastante o poder ir ao ginásio depois do trabalho e tenho uma tese de Mestrado para fazer, que com o trabalho atual consigo encaixar perfeitamente.

Aspetos favoráveis à mudança: o meu trabalho atual está a dar-me zero aprendizagem, e zero currículo. Tenho enviado CVs sem compromisso, e é raro ter sequer resposta.

A Big4 é para me dar um carimbo no CV, formação, métodos de trabalho e daqui a 2/3 aninhos me permitir dar um salto para algo cá fora. No meu local de trabalho, as progressões (salariais e hierárquicas) não vão acontecer num horizonte de 5 anos, o que para mim é impensável.

Opiniões? Aquilo é mesmo um bicho papão? Estou a falar da área do tax , a auditoria de gestão já conheço.

P.S. Vou ter um downgrade salarial a curto prazo.

Em geral ninguem vai ter respeito pela tua vida privada e és gozado por sair a horas. Para muita gente isto é o sonho, trabalhei numa consultora, vi estas especies de perto. Cada um sabe o que valoriza, e quando gostas mesmo deste tipo de trabalho e stress, é viciante a adrenalina de ser tudo para ontem, o stress de apresentar resultados, o networking entre colegas, tudo a 1000.

Em termos de CV realmente fica bem, se podes fazer o sacrificio, embora por um salário menor eu pensava 2 vezes. Sacrificio por sacrificio por sacrifício, preferia ir mandando cv´s para posições internacionais de empresas com escritorio em Portugal para poder regressar um dia mais facilmente.

Mais stress por menos salário? Rapaz, tens as prioridades trocadas [:D]

Eu trabalhei numa grande consultora durante 7 anos após sair da faculdade. Vá lá que era novo e tinha a energia ao máximo, porque lá eu era esmifrado psicologicamente. Não há horários de saída, apenas de entrada. Tudo é para entregar para ontem, a competição e mau ambiente interno são uma constante. Quando finalmente saí já nem tinha bem noção do que era trabalhar num ambiente de trabalho "normal".

Quando me perguntam se devem aceitar o emprego numa dessas empresas, digo sempre que se forem jovens, cheios de energia e/ou têm bom lombo para "levar porrada", que aceitem e fiquem 2 ou 3 anos no máximo. Senão, afastem-se.

A questão é que eu em Direito preciso de um boom no CV para me destacar e almejar posições interessantes.

Onde estou não me dá esse boom, e o mercado não está a valorizar os 5 anos de experiência que adquiri depois de sair da faculdade.

E como sou um bocado ambicioso demais para estar estagnado, a minha ideia passou mesmo pela Big4.

Com duas perspectivas:
1) Algum projeto interessante em que o próprio cliente me possa fazer alguma oferta mais aliciante - conheço vários casos, na minha área
2) Sair de lá com o “carimbo” e isso permitir-me por exemplo, o acesso a cargos já de coordenação / chefia numa área de Compliance , Fiscalidade ou similar

Daí que eu diga que o downgrade salarial é só no curto prazo.

O que me preocupa mesmo é a qualidade de vida que vou perder.

@Hecho: acho que não me expliquei bem. Eu disse que queria estar 2 ou 3 anos na B4 e depois vir “cá para fora”. Fora da Big4, não fora do país. Na minha área, tendo em conta a variabilidade dos regimes legais, emigrar não é comum.

Vai. Se é o carimbo que queres, não penses muito.
O carimbo tem bastante impacto no CV e nem precisa de ser 4 anos, ao fim de 2 anos já tem algum peso para saltar especialmente na tua área mas tbm podes fazer carreira se a coisa te correr bem...

É avançar sem medos.apr:)

Não é possível "have the cake and eat the cake"

Vais perder qualidade de vida, e terás de pôr a tese de mestrado em pausa, ou demorar mais tempo a fazê-la.

São opções, não há propriamente um certo e um errado.

Voltar
Superior