Trabalhar em Consultoria

Posso dizer-te por experiencia de colegas e sem generalizar que o problema cá é falta de fiscalização e de 1 sindicato.

Tambem já trabalhei em consultoras e não é tao mau quanto se pinta mas também pode nao ser bom. Depende da expectativa.

Quanto ao meu intróito posso dizer-te que a minha empresa (e comprovando o que diz o alfaspider) é muito diferente na actuação a nivel nacional e na Alemanha por exemplo.

Na alemanha é 8-17 horas e à sexta sais as 15. Vida familiar é importante para a empresa. Além disso sao 6 semanas férias anuais.

Cá fazes 9-18 em geral quando é preciso (felizmente raramente) em dias de aperto (release para o cliente (quinzenal), apoio aos colegas em suporte no cliente 1) podes fazer 9-20.

Em inglaterra sao 37,5 horas/semanais. Desculpem divergir mas o mal nao sao das consultoras mas falta de fiscalizaçao do horario efectivo.

Em relacao ao trabalho em consultoras (já estive em 2, e agora estou na Novabase a trabalhar num cliente especifico. A qimonda)

Depende muito do projecto e do método usado e da importancia da consultora para decidir.

Por exemplo ja trabalhei num projecto para a PT Inovacao que basicamente era a sobrevivencia da empresa (o projecto representava 80% da facturacao da empresa de outsourcing/consultora) e era o terror:

Ou seja era 9-23, sabados, domingos de manha. Basicamente o prazo era impossivel.

Já trabalhei num cliente cujo project manager fez a análise de requisitos e depois surgiu outro grande projecto e fiquei no cliente a implementar os requisitos que nao me foram transmitidos e a dar suporte ao cliente (feedback e melhoramentos).

É 1 vida que pode ser muito aliciante. Contacto directo com o cliente, sentes (se os projectos forem bons) que estás a transformar o cliente (fazer intranets, CRMs, ERPS) mas em Portugal penso que nao compensa.

A ir para consultoria apostaria no estrangeiro onde podes fazer muito melhor carreira, sentes o mesmo pressing ou menos, conheces culturas diferentes e salarios nao tem nada a ver porque falamos de clientes muito melhor que os clientes portugueses.

Basicamente o teu salario é proporcional ao melhoramento que podes fazer no cliente. E nao e a mesma coisa trabalhar para 1 banco europeu, agencia espacial europeia, nokia do que clientes portugueses.

Quem conheço e apostou em consultoria emigrou. Ve os valores de contractor. Se depois quiseres a definicao eu dou-te

Porque esta nao existe em Portugal....

Ora aqui vai mais um consultor para o barulho.

Abdiquei de trabalhar numa empresa de topo, para trabalhar numa pequena empresa. Eramos 20, mas agora juntou-se outra empresa e somos cerca de 40. Já não somos uma mircro-empresa, mas dentro do conceitos das PME, ainda somos uma empresa pequena.

As pessoas são muitos simpáticas e estamos à vontade para falar com toda a gente, desde da secretárias até ao CEO, tratamos-nos todos por tu, não à cá o você para ninguem. É um ambiente de trabalho descontraido, malta nova, só é chato quando estamos desterrados em clientes, tive 1 ano assim, a ter que vestir o fato e gravata todos os dias, mas já estou á 3 ou 4 meses de novo no escritório. A ida para os clientes, acaba por ser um mal menor, afinal são eles que nos dão os €€€ e quando fazem questao da nossa presença, só temos que nos conformar.

Saio todos os dias por volta das 18:00, mais meia hora, menos meia hora, porque tambem entro todos os dias por volta das 8:30. Faço as minhas 8 horas e saio. Foi esse o acordo quando entrei, compreendo que na fase final dos projectos seja necessário trabalhar mais, tambem já fiz nesta casa dias das 8:30 até ás 23:00, felizmente foram poucos, mas por norma quero é trabalhar ás 8 horas por dia, a empresa aceitou o que eu pedi e nunca ninguem me chateia por sair, muitas vezes antes das 18:00.

O importante é ter o trabalho feito a tempo e horas e geralmente consigo faze-lo com as 8 horas por dia.

Não troco a empresa onde trabalho por outra em lisboa, só se fosse por uma mais perto de casa. É muito mais gratificante estar numa empresa pequena e ve-la crescer com o nosso trabalho do que estar numa grande multi-nacional em que o nosso trabalho serve apenas mais encher os bolsos a meia duzia de pessoas.

Quando a ordenados, estou satisfeito com o ordenado que a minha pequena empresa me paga. Não que esteja interessado em mudar, mas já fui a algumas entrevistas, gosto de saber como está o mercado, e nenhuma me ofereceu ainda melhores condições. Se formos bons professionais e diferença de vencimentos entre pequenas e grande empresas não é tão grande quanto isso.

Não façam dos casos que conhecem ou que ouviram aqui falar opiniões certas e definitivas!

Mesmo dentro de cada empresa há pessoas que trabalham X e outras 100X. Há pessoas que ganham Y e outras 10Y.
E por vezes nem sempre quem ganha 10Y trabalha os 100X[:)]

Uma coisa é certa, seja qual for a empresa é preciso ter sorte com muita coisa. Os colegas, os chefes e também com o(s) projecto(s)!
A combinação destes três factores vão decidir o vosso X e Y.

E se calhar para uns trabalhar muito é sair às 22h todos os dias, para outros é nem ter tempo para ir à casa-de-banho. Se calhar uns saem às 22h mas entram às 10:30, e outros dizem que saem às 18h mas esquecem-se de dizer que entraram às 8h e mal almoçaram.

Tudo isto para dizer: é muito relativo! Querem trabalhar em consultoria vão para onde o vosso instinto vos indicar, a partir daí "é tudo" uma questão de sorte e muito trabalho

Grande verdade. Eu sou daqueles que prefere chegar 1 ou 2 horas antes da hora de entrada (fujo ao trânsito, é mais calmo para se trabalhar em paz e sai-se mais cedo, 3 grandes vantagens para mim). Claro que, ao ver-me sair, muita gente mandava a boquinha da praxe, mas nunca me defendi dizendo "amigo, entrei às 7:30, tu entras às 11". Tínhamos todos o cartãozinho magnético para passar ao entrar e ao sair, e o meu raramente passava na máquina à hora do almoço, porque eu levava comida de casa e às vezes comia em frente ao PC a correr um "batch" ou a verificar uma cadeia. Claro que quando a coisa apertou e se fez uma "auditoria" aos cartões de acesso, houve muita gente que teve que se calar e enfiar-se num buraco [:D]

E há sempre aqueles que chegam às 9 em ponto e saem às 20, 21 horas... mas almoçam em 2 ou 3 horas, vão 4 ou 5 vezes ao café (20 a 30 minutos de cada vez), e quando estão no posto de trabalho andam na amena cavaqueira. E há quem, em 7 horas, produza muito mais do que eles em 12. C'est la vie. E foi uma das coisas que me levou a sair da consultoria.
Por muito que saibas que tens razão, o teu chefe nunca vai olhar a isso.
Não importa a hora que entras, importa a hora a que sais.

Chegámos ao ponto de uma chefe de projecto mandar um mail à equipa a dizer que ia ser atribuído um prémio de valor X por cada hora a mais realizada por dia durante 2 ou 3 meses. Acabou o ano e ninguém viu prémio nenhum. Eu, durante esses 2 ou 3 meses, continuei a fazer o mesmíssimo horário, mas houve pessoal que começou a chegar mais cedo e/ou sair mais tarde. Obviamente lixaram-se, mas se tivessem recebido o prémio teria sido uma grande injustiça.
Aliás, essa é outra coisa com que eu embirro: o "valor por hora". Raramente traduz o real valor do trabalho realizado.

Quanto à Delloite, as pessoas que conheço e que lá trabalham nunca respondem que "adoram" trabalhar lá. Respondem sempre "vou ter o prémio de produtividade" ou "vou ser promovido" e coisas desse género.
Ou seja, entendem o trabalho e as horas excessivas como um sacrifício que lhes vai trazer regalias. É sinal de que existe algum tipo de motivação. E esse não é o caso nalgumas consultoras. Há muitas onde o ordenado é o mesmo e os prémios não existem, e mesmo as promoções são morosas.
A Delloite é "mázinha" em termos daquilo que exige das pessoas, mas ao menos sempre vai recompensando. Mal por mal, preferia trabalhar lá do que naquelas por onde passei, porque sempre tinha algum retorno.

É verdade que regra geral as consultoras são mal vistas e padecem de má reputação, mas também é uma questão de não se procurar as grandes, e fazer consultoria em empresas pequenas.

E é assim, as pessoas só saiem tarde pq se sujeitam. Se todos batessem o pé e dissessem que nao podia ser, a ver se saiam tarde... É o mesmo assunto com os ordenados, e tantas outras coisas. As pessoas acham que lá porque estamos em suposta "crise" devem se sujeitar a tudo, depois passam a vida a queixar-se de falta de condições. Só tenho a dizer: EXIJAM-NAS!

É verdade que regra geral as consultoras são mal vistas e padecem de má reputação, mas também é uma questão de não se procurar as grandes, e fazer consultoria em empresas pequenas.

Outra verdade [:D]
Um amigo meu (antigo colega) esteve 5 anos numa consultora, sempre no mesmo cliente. Eu entrei quando ele já lá estava há 4 anos, a ganhar o mesmo que ele (e eu fui a primeiro a dizer que era injusto). Nesses 5 anos ele foi aumentado 1 ou 2 vezes, apenas. Como o projecto começou a dar para o torto (culpas "lá de cima"), ele saiu e foi parar a uma consultora pequena onde trabalhava um colega de curso dele. Apesar de ter ficado a recibos verdes no 1º ano nessa empresa, recebia os 12 meses e o ordenado (limpo!) era mais do dobro. E a fazer as mesmas horas.
A primeira consultora é uma multinacional, a 2ª é... um escritório em Lisboa mais pequeno que a minha casa [:D]

E é assim, as pessoas só saiem tarde pq se sujeitam. Se todos batessem o pé e dissessem que nao podia ser, a ver se saiam tarde... É o mesmo assunto com os ordenados, e tantas outras coisas. As pessoas acham que lá porque estamos em suposta "crise" devem se sujeitar a tudo, depois passam a vida a queixar-se de falta de condições. Só tenho a dizer: EXIJAM-NAS!

Ok, vou ser muito repetitivo [:D]

Numa grande consultora em que trabalhei, a filosofia era a "típica": entrar a horas, sair tarde, bulir aos fins-de-semana, etc...
Na mesma empresa, mas em Barcelona, os trabalhadores uniram-se e formaram um "convénio", um espécie de sindicato. Eu estive lá a trabalhar com eles umas vezes e ali era mesmo religioso: 9 às 18h. Nem mais 1 segundo. Se às 17:59 eu estava a falar com um colega de Barcelona e olhasse para o lado, quando me voltasse para ele já lá não estava [:D]
Parecia que metiam brasas nos bancos, era tudo a saltar e a fugir dali para fora. Tinham os aumentos, os horários salvaguardados, as regalias todas a que tinham direito, e tudo a correr sobre carris.

O problema não é das consultoras. O problema é típico de Portugal: não se bate o pé. Come-se e cala-se...

O que eu já vi para aqui escrito... :sh)

Deloitte, Accenture, GMS, Novabase, Indra, Hitachi, etc... São praticamente todas o mesmo em termos de horários. Já trabalhei, trabalho ou conheço quem trabalha com pessoal de todas estas empresas e já vi todos a sairem "cedo" e a fazerem noitadas e fins de semana. Em termos de ordenados tb anda tudo mais ou menos nivelado...

A Deloitte não faz so auditoria e faz mto de industria bancária.

Nenhuma destas consultoras (das que escrevi aqui) faz 2 meses de férias!

Em nenhuma destas consultoras se tem prémios de 3x ordenados nos primeiros anos de trabalho.

E o ordenado limpo mensal (14 meses) de um recem licenciado a entrar numa consultora anda à volta dos 1000 euros limpos. E quando digo à volta é como limite superior.

O que eu já vi para aqui escrito... :sh)

Deloitte, Accenture, GMS, Novabase, Indra, Hitachi, etc... São praticamente todas o mesmo em termos de horários. Já trabalhei, trabalho ou conheço quem trabalha com pessoal de todas estas empresas e já vi todos a sairem "cedo" e a fazerem noitadas e fins de semana. Em termos de ordenados tb anda tudo mais ou menos nivelado...

A Deloitte não faz so auditoria e faz mto de industria bancária.

Nenhuma destas consultoras (das que escrevi aqui) faz 2 meses de férias!

Em nenhuma destas consultoras se tem prémios de 3x ordenados nos primeiros anos de trabalho.

E o ordenado limpo mensal (14 meses) de um recem licenciado a entrar numa consultora anda à volta dos 1000 euros limpos. E quando digo à volta é como limite superior.

Só se for agora! Eu trabalhei numa consultora, já extinta resultado de um célebre caso protagonizado pela Enron...toda a gente já sabe de quem estou a falar...e quando entrei, comecei a ganhar a módica quantia de 95 contos/mês.....sim, é verdade! 475 euros!

Concordo em tudo com o The-Prophecy.Os 14 meses que referiste são os 12 meses+sub natal+sub ferias certo?

Axas que trabalhar numa dessas consultoras que referiste é bom ou o esforço exigido não compensa e é preferivel trabalhar numa empresa das 9 as 18?

Só se for agora! Eu trabalhei numa consultora, já extinta resultado de um célebre caso protagonizado pela Enron...toda a gente já sabe de quem estou a falar...e quando entrei, comecei a ganhar a módica quantia de 95 contos/mês.....sim, é verdade! 475 euros!

Como consultor informático?

Concordo em tudo com o The-Prophecy.Os 14 meses que referiste são os 12 meses+sub natal+sub ferias certo?

Axas que trabalhar numa dessas consultoras que referiste é bom ou o esforço exigido não compensa e é preferivel trabalhar numa empresa das 9 as 18?

Sim, qdo falo em 14 meses é 12 + 2 subsídios.
Mas não esquecer que normalmente as empresas consideram "ordenado" o base + o subs. de almoço o que faz com que no 13 e 14 mês (os tais subs de natal e ferias) o valor seja um pouco mais baixo do que o mensal. Ah e tb so se recebe subs de almoço 11 meses ao ano. [;)]

Qto ao resto da pergunta acho que depende. Qdo as coisas correm bem e fazes horários até as 19h não é nada mau. Qdo as coisas correm mal e estas 1 mês (ou mais ou menos, depende) a sair as 23h ou 24h e a ir aos fins de semana então começas claramente a achar que receber 1000 euros limpos por mês é uma anedota. Então se caires no erro de dividir pelas horas reais de trabalho...

Eu trabalho numa consultora e para se ter uma ideia o ordenado que tive nos 3 primeiros anos foi:

1º Ano: 945,62€ a 11 meses + 819,12€ a 3x (Agosto + 2 subsidios)
2º Ano: 1.117,58€ a 11 meses + 987,12€ a 3x (Agosto + 2 subsidios)
3º Ano: 1.316,46€ a 11 meses + 1.182,83€ a 3x (Agosto + 2 subsidios)

VALORES LIQUIDOS DE IMPOSTOS.

A partir daí começa a ser o esquema de prémio anual e/ou carro e deixa de ser tão linear.

Eu conheço.Antiga DMR consulting e foi considerada a 7ª melhor empresa para se trabalhar em portugal.Cheguei a lá ir fazer os testes mas n passei. Depois vim a saber por um amigo que raramente alguem passa nos testes.

Eu conheço.Antiga DMR consulting e foi considerada a 7ª melhor empresa para se trabalhar em portugal.Cheguei a lá ir fazer os testes mas n passei. Depois vim a saber por um amigo que raramente alguem passa nos testes.

Hã? Raramente alguem passa nos testes para a Everis? :sh)
É a primeira vez que estou a ouvir isso... Tenho amigos lá e nunca soube de nenhum problema em entrar.

Já agora aproveito para dizer que a forma como são feitos os questionários da melhor empresa para trabalhar... :confused:

Aquilo é entregue aos empregados e são eles que respondem ao questionário. Ou seja pode-se ser tudo menos imparcial. Basicamente é um formato que acaba por não dizer assim tanto dos locais.

Mas a everis até que nem é um mau local para se trabalhar.

pelo que ouvi dizer( e atenção que ouvi dizer e n sei se e verdade), em casa 50 candidatos, apenas entra 1.
Eu n passei nos exames, mas a área em que queria trabalhar n existia em portugal (só fiquei a saber disso quando fui fazer os testes), por isso n fiquei aborrecido.

Voltar
Superior