Tópico do IRS

A opção com pré-preenchimento...não aparece pré-preenchida😞
Tenho 3 para fazer...e em nenhum aparece.

O mais curioso é q o da minha Mãe (pensionista CGA) tb recebe do meu falecido Pai (sobrevivência SS)...tanto no auto como no manual, apenas aparece o valor da CGA (penão dela)🤔

Vou aguardar mais uns dias.
Não há um ano em q isto corra bem...incrível!

Estava a tentar fazer para um pensionista da SegSoc e não aparece nada nos rendimentos...

Idem por aqui. Meus pais sempre tiveram submissão automática e este ano passou a manual. Entro em modo manual e não aparece qq valor no Anexo A. Deve ser para atrasarem os reembolsos de forma ardilosa...

Contabilistas de plantão, expliquem-me lá o seguinte, porque eu estou bastante confuso:

Imaginem que eu recebi dividendos de uma empresa, vamos imaginar um valor fictício de dividendos distribuídos (antes de imposto) de 10.000€.
Ou seja, 2.800€ ficaram retidos, e eu recebi 7.200€ líquidos.

Optando pelo englobamento, com a questão de só 50% estarem sujeitos ao englobamento, qual das hipóteses abaixo está correta para preencher os campos "Remdimentos" e "Retenções na Fonte" do quadro B do anexo E?

Opção 1: Rendimentos: 10.000 / Retenções: 2.800
Opção 2: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 2.800 (a que eu acho que está correta)
Opção 3: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 1.400
Opção 4: Rendimentos: 7.200 / Retenções: 2.800
Opção 5: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 1.400
Opção 6: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 2.800

Não sei se estão a ver, mas para quem nunca fez isto, qualquer dessas opções faz sentido. Metade do rendimento bruto, metade do rendimento líquido, metade da retenção, ou tudo por inteiro e o sistema deles calcula.
Não encontrei em lado nenhum nada sobre isto. No simulador também não explica nada. ....

Imaginem que eu recebi dividendos de uma empresa, vamos imaginar um valor fictício de dividendos distribuídos (antes de imposto) de 10.000€.
Ou seja, 2.800€ ficaram retidos, e eu recebi 7.200€ líquidos.

Optando pelo englobamento, com a questão de só 50% estarem sujeitos ao englobamento, qual das hipóteses abaixo está correta para preencher os campos "Remdimentos" e "Retenções na Fonte" do quadro B do anexo E?

Opção 1: Rendimentos: 10.000 / Retenções: 2.800
Opção 2: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 2.800 (a que eu acho que está correta)
Opção 3: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 1.400
Opção 4: Rendimentos: 7.200 / Retenções: 2.800
Opção 5: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 1.400
Opção 6: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 2.800

As opções 4 - 6 são logo eliminadas, pois na declaração de IRS não se indicam valores líquidos de IRS.

Dentro das restantes, escolho a porta número 2 :)
​
​image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	67.8 KB ID:	14251927

Atenção que neste caso terás de declarar todos os restantes rendimentos de capitais, nomeadamente juros de depósitos bancários e certificados de aforro/tesouro.​

Última edição:
As opções 4 - 6 são logo eliminadas, pois na declaração de IRS não se indicam valores líquidos de IRS.

Dentro das restantes, escolho a porta número 2 :)
​
​

Atenção que neste caso terás de declarar todos os restantes rendimentos de capitais, nomeadamente juros de depósitos bancários e certificados de aforro/tesouro.​

Obrigado, a parte de englobar tudo eu já sabia. Na verdade, não tenho mais nada a não ser dividendos da empresa.

P.S. Caso a correta seja mesmo a opção 2, entre não englobar e englobar, dá uma diferença assustadora. (recebo um reembolso muiiiiito maior).

Alguém pode confirmar que é mesmo assim? Estou algo desconfiado. Quando a esmola é grande.... [:D]

Obrigado, a parte de englobar tudo eu já sabia. Na verdade, não tenho mais nada a não ser dividendos da empresa.

P.S. Caso a correta seja mesmo a opção 2, entre não englobar e englobar, dá uma diferença assustadora. (recebo um reembolso muiiiiito maior).

Alguém pode confirmar que é mesmo assim? Estou algo desconfiado. Quando a esmola é grande.... [:D]

Depende dos teus rendimentos, mas devido à questão dos 50% geralmente compensa. Os restantes juros (que não tens), declarados a 100%, já só compensam para os rendimentos mais baixos.

Voltar
Superior