Omega
Well-known member
Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?
Quem ganha o salário minimo, ou se superior, mas abaixo de um patamar a definir, recuperaria o valor no fim se não tivesse outro tipo de rendimentos.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?
Esive a fazer a simulação do automatico e fiquei deprimido. Os rendimentos subiram um pouco mais de 30% em relação ao ano anterior. O imposto a pagar subiu quase 1000% [s)]
Depois de fazer o automático cheguei a esta ordem de conclusões:
- mudar de concelho. []
- mudar de país. [] [
]
Porquê concelho?
O meu no benefício município diz 0€, é isto?Porquê concelho?
O meu no benefício município diz 0€, é isto?
Estava a tentar fazer para um pensionista da SegSoc e não aparece nada nos rendimentos...
O meu é 0https://economiafinancas.com/2023/municipios-que-vao-devolver-irs-em-2023/
Se não estão aqui, não levam nada! A saber, são 308 em PT devolvem IRS 260 - alguns são sovinas e só devolvem 0,5%.
[edit] A lista aqui é mais completa: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultarTaxasIRSMunicipios.action
Edd![]()
No meu PPR só aparece 150€Aqui também, nas várias declarações de que trato, há falta parcial de pensões, donativos e PPRs.
Muito mau!
No meu PPR só aparece 150€![]()
Imaginem que eu recebi dividendos de uma empresa, vamos imaginar um valor fictício de dividendos distribuídos (antes de imposto) de 10.000€.
Ou seja, 2.800€ ficaram retidos, e eu recebi 7.200€ líquidos.
Optando pelo englobamento, com a questão de só 50% estarem sujeitos ao englobamento, qual das hipóteses abaixo está correta para preencher os campos "Remdimentos" e "Retenções na Fonte" do quadro B do anexo E?
Opção 1: Rendimentos: 10.000 / Retenções: 2.800
Opção 2: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 2.800 (a que eu acho que está correta)
Opção 3: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 1.400
Opção 4: Rendimentos: 7.200 / Retenções: 2.800
Opção 5: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 1.400
Opção 6: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 2.800

As opções 4 - 6 são logo eliminadas, pois na declaração de IRS não se indicam valores líquidos de IRS.
Dentro das restantes, escolho a porta número 2
Atenção que neste caso terás de declarar todos os restantes rendimentos de capitais, nomeadamente juros de depósitos bancários e certificados de aforro/tesouro.
Obrigado, a parte de englobar tudo eu já sabia. Na verdade, não tenho mais nada a não ser dividendos da empresa.
P.S. Caso a correta seja mesmo a opção 2, entre não englobar e englobar, dá uma diferença assustadora. (recebo um reembolso muiiiiito maior).
Alguém pode confirmar que é mesmo assim? Estou algo desconfiado. Quando a esmola é grande.... []