Tópico do IRS

Relativamente à aplicação em produtos financeiros do valor que te é tributado a mais, sou da opinião que a forma diluida com que este excesso de tributação é aplicado acaba por tornar difícil fazer essa contabilização que sugeres. A meu ver é dinheiro que acaba por ser gasto sem te aperceberes, enquanto que assim é-te depois devolvido por inteiro e tens a oportunidade de o aplicar, ou gastar, todo de uma vez.

já se tinha falado algures sobre o novo regime de retenção na fonte, que vai acontecer lá para o verão

por isso para o próximo ano haverá surpresas

https://sicnoticias.pt/economia/202...uldades-aos-trabalhadores-e-empresas-208f212c

Qual é mesmo a surpresa?!? Só de quem não tem a pestana aberta...

Esta coisa do IRS resolvia-se de forma muito simples:

- 1º - De base todos eram sujeitos a uma taxa de, por exemplo, 25% de retenção na fonte independentemente do salário;

- 2º - Depois no final do ano aplicavam-se as tabelas. Em função do rendimento global o pessoal era reembolsado ou era notificado para pagamento.

Eu há dias comuniquei À minha entidade patronal o pedido de redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação, ao abrigo do que o OE 2023 permite. Quanto menos do lado deles, melhor. E em meses de sub férias / Natal, em que o escalão sobe mais, ainda ficam uns trocos deste lado.

Eu há dias comuniquei À minha entidade patronal o pedido de redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação, ao abrigo do que o OE 2023 permite. Quanto menos do lado deles, melhor. E em meses de sub férias / Natal, em que o escalão sobe mais, ainda ficam uns trocos deste lado.

Explica lá o que está a bold, sff?

Qual é mesmo a surpresa?!? Só de quem não tem a pestana aberta...

Esta coisa do IRS resolvia-se de forma muito simples:

- 1º - De base todos eram sujeitos a uma taxa de, por exemplo, 25% de retenção na fonte independentemente do salário;

- 2º - Depois no final do ano aplicavam-se as tabelas. Em função do rendimento global o pessoal era reembolsado ou era notificado para pagamento.
Estás a dizer que quem ganha o smn ia trazer para casa cerca de 570€ mensalmente (a fazer contas rectas)

Isso não faria sentido nenhum

Estás a dizer que quem ganha o smn ia trazer para casa cerca de 570€ mensalmente (a fazer contas rectas)

Isso não faria sentido nenhum

Não.
Estou a dizer que o salário minimo teria que ter um valor decente que permitisse a todos pagar um minimo de impostos e ainda assim trazer um "minimo decente" para casa.
Depois a taxa anual decidiria quem efetivamente deve pagar mais ou menos (ou nenhuns) impostos.

Esive a fazer a simulação do automatico e fiquei deprimido. Os rendimentos subiram um pouco mais de 30% em relação ao ano anterior. O imposto a pagar subiu quase 1000% [s)]

Tenho ideia que os automáticos passam logo para liquidação...

Eu acho que até ao ano passado, se não estou em erro, a primeira mensagem que dava, mesmo os automáticos, era de que estava a aguardar validação quando se acabava de enviar! Depois dava qualquer coisa como "declaração certa" e só depois passava a liquidação...

Voltar
Superior