Tópico do IRS

Alguém sabe o que fazer com esta divergência?

O valor das retenções na fonte de rendimentos empresariais e profissionais, declarado pelo NIF XXXXXXXXX no(s) respetivo(s) campo(s) do(s) anexo(s) B, C, J ou H, é superior à informação que possuímos (€ 0,00) enviada pela(s) entidade(s) ."

Parece me um erro declarativo das empresas a quem os serviços foram prestados, correcto?

Será que basta submeter justificação dizendo que os impostos foram retidos e que não há erros declarativo? Ou submeto nova declaração, mas rigorosamente igual à anterior?

Submetes assim, tal e qual. A tua justificação está correcta.
Depois a empresa será chamada a prestar declarações e vai pagar coima.

Eu falaria antes com a empresa só para perceber o fato e alertar.

Muitas vezes as empresas nem têm culpa porque têm serviços externos de contabilidade que podem ser miseráveis.

Eu vou ter de pagar, e muito, por causa de uma mais valia imobiliária. É a primeira vez que vou ter de pagar no encontro de contas com as finanças. Como se processa o pagamento? Alguém tem experiência? Prestações? Enviam a nota de cobrança?
Obrigado.

Certo. Mas isso não invalida enviar o mod.3.IRS com as informações correctas por parte do contribuinte.
Limitei me a justificar que o erro declarativo não é meu, a ver se passa.

De qualquer forma já foi problemático que a empresa (é só 1) me pagasse, pelo que nem me vou dar ao trabalho de os avisar, a at que se encarregue.

Obrigado!

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Eu vou ter de pagar, e muito, por causa de uma mais valia imobiliária. É a primeira vez que vou ter de pagar no encontro de contas com as finanças. Como se processa o pagamento? Alguém tem experiência? Prestações? Enviam a nota de cobrança?
Obrigado.
Uma simples pesquisa no Google responde...
https://www.nvalores.pt/como-pagar-o-irs/
https://www.nvalores.pt/posso-pagar-o-irs-em-prestacoes/

Limitei me a justificar que o erro declarativo não é meu, a ver se passa.

De qualquer forma já foi problemático que a empresa (é só 1) me pagasse, pelo que nem me vou dar ao trabalho de os avisar, a at que se encarregue.

Obrigado!
Claro que passa.
E agora a AT vai notificar a empresa. E, claro, também te pode notificar a ti, para apresentares os RV.
E o resultado será a empresa pagar a RF atrasada e coima.

A não ser que mantenhas relações profissionais com a empresa. E, aí, fica bem, por cortesia, avisar da divergência. Mas ainda pode trazer chatices para ti porque depois podem pedir para anular o RV 2018 e passar um novo RV 2019 para regularizar agora a RF em falta.

Última edição:
Uma simples pesquisa no Google responde...
https://www.nvalores.pt/como-pagar-o-irs/
https://www.nvalores.pt/posso-pagar-o-irs-em-prestacoes/

Claro que passa.
E agora a AT vai notificar a empresa. E, claro, também te pode notificar a ti, para apresentares os RV.
E o resultado será a empresa pagar a RF atrasada e coima.

A não ser que mantenhas relações profissionais com a empresa. E, aí, fica bem, por cortesia, avisar da divergência. Mas ainda pode trazer chatices para ti porque depois podem pedir para anular o RV 2018 e passar um novo RV 2019 para regularizar agora a RF em falta.
Já não mantenho nada com eles. Sei de colegas a quem devem 2 milhenas.

Nem as coimas vão pagar certamente

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Viva.
Revisitando este tema, queria só partilhar que acabei por ir ao portal das finanças e fiz uma marcação num ponto de atendimento, foi só chegar e esclarecer as dúvidas, nem precisei de senha.
Fui extremamente bem atendido, por uma senhora muito profissional que domina claramente o tema e me ajudou imenso e em muito pouco tempo.
Aconselho a levar faturas e documentos, e se possível um word ou excel com tudo resumido, foi o que fiz e estou certo que também ajudou a tornar o atendimento mais rápido e produtivo.

Fica a experiência caso faça falta a alguém.

Revisitando este tema (part II), resumindo, tinha duvidas no anexo G no IRS, pois em 2018 vendi imovel permanente e reinvesti noutro para o mesmo fim, entretanto coloquei as questões presencialmente nas finanças, preenchi e submeti IRS, o que originou declaração divergente.

Submeti justificação online, não surtiu efeito.
Dirigi-me as finanças de novo apos receber notificação, alertei que ja tinha estado na repartição por marcação e que tinha submetido justificação online, deram-me um comprovativo como tinha estado la, no espaço de 1 semana já recebi o IRS.

Queria partilhar a experiencia caso seja util a outras pessoas.

Eu falaria antes com a empresa só para perceber o fato e alertar.

Muitas vezes as empresas nem têm culpa porque têm serviços externos de contabilidade que podem ser miseráveis.
Ora essa... Se a empresa contrata um serviço externo que não presta, não deixa de ser responsável pelos resultados.

É necessário colocar no IRS rendimentos imobiliários ganhos noutro país, em moeda diferente de euro, em que nesse país esse montante não é suficiente para se ser tributado?

Tenho uma amiga nesta situação, a contabilista dela diz-lhe que é necessário avisar a AT cá, mas uma vez que esse dinheiro fica sempre lá, porque haveria de informar o fisco que detém x imóvel em x pais?

Entreguei a declaração do meu irmão há um mês e no site ainda só está "declaração certa". Será que nos casos que terá de existir um pagamento ao estado estas "aprovações/validações" demorarão mais tempo?

Boas pessoal

O contabilista que me faz habitualmente o IRS não incluiu os valores da renda de casa e das despesas de saúde nos impressos no quadro destinado ao efeito.

A minha dúvida é como os recibos são eletrônicos e as faturas das despesas de saúde também entram diretamente no e.fatura agora não é preciso colocar nos impressos ou ele fez asneira?

Cumprimentos

Voltar
Superior