Tópico do IRS

Confirmem que o vosso NIB ficou bem na declaração. Já me aconteceu ter que fazer uma correcção porque por alguma razão o NIB não aparecia no respectivo campo.

Precisava de ajuda na seguinte situação:

Estou a fazer o preenchimento da declaração de IRS de uns familiares e surgiu uma dúvida sobre a tributação conjunta (ou não) de rendimentos.

Se fizer em separado, um terá de pagar 246,58€ e o outro diz "cálculo sem imposto". Se fizer em conjunto terão de pagar 336,51€. O valor a mais é de 89,93€, exatamente a diferença entre o valor de coleta total e deduções à coleta do segundo (do "cálculo sem imposto").

Trata-se de um erro ou é um dos casos em que compensa declarar em separado e não há problema nenhum??

Para ajudar junto print das três situações:

d7bPgd8J

Precisava de ajuda na seguinte situação:

Estou a fazer o preenchimento da declaração de IRS de uns familiares e surgiu uma dúvida sobre a tributação conjunta (ou não) de rendimentos.

Se fizer em separado, um terá de pagar 246,58€ e o outro diz "cálculo sem imposto". Se fizer em conjunto terão de pagar 336,51€. O valor a mais é de 89,93€, exatamente a diferença entre o valor de coleta total e deduções à coleta do segundo (do "cálculo sem imposto").

Trata-se de um erro ou é um dos casos em que compensa declarar em separado e não há problema nenhum??

Para ajudar junto print das três situações:

d7bPgd8J

Declarem separado. Deve ser porque um deles não chega ao valor mínimo para pagar IRS e, se forem os dois conjunto, então o rendimento já será englobado como sendo o do casal e têm que pagar também.

Pergunta ignorante, recebi este email:

Estado da declaração IRS
A sua declaração de IRS, entregue em 2021-05-30 16:52:44, foi considerada certa.

Obter comprovativo
Para obter o comprovativo de entrega da declaração, utilize a opção Serviços > IRS > Obter Comprovativos.

Alterar dados declarados
Se pretender alterar algum dado da declaração submetida, utilize a opção Serviços > IRS > Entregar Declaração e entregue uma declaração de substituição.

E agora como sei se tenho de pagar ou receber alguma coisa? Não encontro nada no portal. :confused:

Pergunta ignorante, recebi este email:

Estado da declaração IRS
A sua declaração de IRS, entregue em 2021-05-30 16:52:44, foi considerada certa.

Obter comprovativo
Para obter o comprovativo de entrega da declaração, utilize a opção Serviços > IRS > Obter Comprovativos.

Alterar dados declarados
Se pretender alterar algum dado da declaração submetida, utilize a opção Serviços > IRS > Entregar Declaração e entregue uma declaração de substituição.

E agora como sei se tenho de pagar ou receber alguma coisa? Não encontro nada no portal. :confused:

Consulta a nota de liquidação, que também deverás receber em casa.

Documentos>Certidões>Pedir Certidão>Liquidação de IRS

Para algo mais detalhado, com o total das deduções individualizadas:

Movimentos Financeiros>Informação Financeira>Filtrar o ano> Carregar no nº linkado>Carregar no nº Linkado>Demonstração de Liquidação de IRS

Última edição:
Consulta a nota de liquidação, que também deverás receber em casa.

Documentos>Certidões>Pedir Certidão>Liquidação de IRS

Para algo mais detalhado, com o total das deduções individualizadas:

Movimentos Financeiros>Informação Financeira>Filtrar o ano> Carregar no nº linkado>Carregar no nº Linkado>Demonstração de Liquidação de IRS

Obrigado, não aparece nada ainda. É esperar!

Obrigado, não aparece nada ainda. É esperar!

Se a tua declaração está "Certa", ainda terá de passar para "Liquidação Processada" e dois ou três dias depois deves ter acesso aos detalhes da liquidação com resultado de valor a receber ou a pagar (esperemos que seja o primeiro [;)]).

Já não deverás receber mais notificações por email, pelo menos se for para receber.

Última edição:
Temos (tínhamos) uma pessoa num lar onde dou apoio que faleceu há 2 meses. A única família que conhecemos do senhor é um filho que é basicamente um analfabeto funcional e veio-nos perguntar ser era preciso fazer a declaração do IRS do pai. Dissemos-lhe para ir às finanças perguntar mas ele não foi e nem vai. É um homem do campo muito simples a quem tudo lhe faz confusão. Estou mesmo a ver que vamos ter que ser nós, voluntários, a tratar do assunto.
Perguntava assim se sabem como isto funciona. Tendo uma pessoa falecido continua a ser necessário fazer a declaração de IRS do ano transacto? Quem é que a faz? Tem que ser um herdeiro ou pode ser qualquer pessoa? Ou, caso ninguém a faça, as finanças fazem-na por si próprias?
Obrigado.

A declaração do IRS de 2020 precisa ser entregue, desde que o senhor não estivesse dispensado de o fazer. Não havendo dispensa, também a declaração de 2021 terá de ser entregue no próximo ano.

Esta obrigação normalmente recai sobre o cabeça-de-casal, que neste caso deve ser esse filho, não havendo outro mais velho.

Dado que serão necessários os dados de acesso ao portal das finanças do falecido, parece-me que o primeiro passo será descobrir se o senhor realmente entregava a declaração de IRS (se estava dispensado em vida e em 2020 voltou a reunir as condições para tal, não é por ter falecido que a entrega passou a ser necessária) e quem lhe tratava disso.

Os óbitos e heranças não têm impacto direto no IRS, além de (obviamente) ter outra pessoa de garantir a entrega de declaração do falecido quando a mesma é necessária.

Há no entanto todo um conjunto de formalidades fiscais e não só a tratar.

Última edição:
A declaração do IRS de 2020 precisa ser entregue, desde que o senhor não estivesse dispensado de o fazer. Não havendo dispensa, também a declaração de 2021 terá de ser entregue no próximo ano.

Esta obrigação normalmente recai sobre o cabeça-de-casal, que neste caso deve ser esse filho, não havendo outro mais velho.

Dado que serão necessários os dados de acesso ao portal das finanças do falecido, parece-me que o primeiro passo será descobrir se o senhor realmente entregava a declaração de IRS (se estava dispensado em vida e em 2020 voltou a reunir as condições para tal, não é por ter falecido que a entrega passou a ser necessária) e quem lhe tratava disso.

Os óbitos e heranças não têm impacto direto no IRS, além de (obviamente) ter outra pessoa de garantir a entrega de declaração do falecido quando a mesma é necessária.

Há no entanto todo um conjunto de formalidades fiscais e não só a tratar.

Obrigado. O homem de certeza que fazia declaração de IRS porque era aposentado da CP. Agora quem é que lhe fazia a declaração… ele não era de certeza. Já estava acamado no lar há uns anos. O filho também não. Palavras do próprio.

Só depois de fazerem as contas é que sabem se é para pagar. [;)]

Claro, mas pela minha experiência enviesada é mais rápido fazerem as contas quando é para pagar. Nem 3 dias demoram.[:D]

Quando é para receber demoram muito mais tempo. Então quando apanham um anexo J lá metido no meio.

Também é verdade que para receber dinheiro é logo entregue a declaração quase no início para receber mais cedo quando quase toda a gente entrega e quando é para pagar é entregar a declaração quase no fim do prazo.

Já fiz declarações a receber que demoraram mais de dois meses para terem a liquidação feita. E não era mais de 400€ a receber.

Para pagar, até quando foi da altura de venda de casa própria com mais de 30000€ a pagar de imposto e pensaria que demorariam a analisar, foram só dias até estar liquidado é já com a guia de pagamento emitida.

Última edição:
Bons dias,

A AT enviou-me mail com notificação para corrigir um erro na declaração:

"Não existe informação relativa ao bem indicado, na linha III (G53)"

Muito claro, portanto. Alguém sabe o que isto é, e pode ajudar?
Obrigado!

Bons dias,

A AT enviou-me mail com notificação para corrigir um erro na declaração:

"Não existe informação relativa ao bem indicado, na linha III (G53)"

Muito claro, portanto. Alguém sabe o que isto é, e pode ajudar?
Obrigado!

• G53 - Não existe informação relativa ao bem indicado Corrigir os campos do quadro 5 do anexo G para identificar o bem a reinvestir, o qual foi descrito no quadro 4 em anos anteriores
Entrega Declara??o Modelo 3, referente a 2011

Obrigado pela ajuda...

... só que o o bem está identificado no campo correcto (no caso, um terreno para construção).
O que eles dizem, ou o que percebi é que o bem não existe nas finanças. Pode o nº artigo não estar correto (mas isto é fácil confirmar, uma vez que a caderneta está com certeza na tua página das finanças)

Voltar
Superior