Tópico do IRS

Fogo só mesmo neste país....

Foi aprovado o ano passado, nunca apareceu, essa notícia é de Abril.
E ainda estão a trabalhar para criar essa secção no e-fatura?
Dá assim tanto trabalho? [:)][:)]

Segundo li em notícias de meados deste ano, estão a desenvolver o botão dos ginásios no e-fatura. [:)]

Como eu e a minha mulher andámos a perder (eu)/ganhar (ela) em CFD, tivemos de preencher dois anexos J. Não dá para fazer simulação com estes, mas dá para comparar a simulação sem anexos J com a nota de liquidação.

E é aqui que a comparação deixa de ter graça: então os lucros de um titular entram no rendimento global, mas as perdas do outro (que até foram superiores) não entram em lado nenhum? Isto está correcto ou é caso para reclamar?

EDIT: Entretanto esbarrei com isto, e a minha interpretação é que as minhas perdas só servirão para abater eventuais ganhos nos próximos 5 anos, não compensam os ganhos de outro titular.

Para simular pode-se "migrar" temporáriamente os rendimentos do anexo J para o(s) anexo(s) correspondente(s) de rendimentos nacionais, tipicamente o E (juros e dividendos) e G (mais/menos-valias).

As menos-valias só abatem em mais-valias (do mesmo ano ou 5 seguintes) da mesma categoria de rendimentos. Para tal é necessário optar pelo seu englobamento no anexo J. Não estava a par de não fazerem acertos entre titulares nas entregas conjuntas (nunca estive nessa situação), mas no processamento da tua declaração hão de ter seguido as regras.

Última edição:
A questão é se isso é feito de forma automática ou se temos que escrever isso sempre nos próximos irs

Não voltas a declarar as menos-valias dos anos anteriores, se é essa a tua pergunta. Eles "lembram-se" e têm em consideração no processamento, mas não tem sido refletido na simulação (mesmo quando são nacionais e não do anexo J).

Para simular pode-se "migrar" temporáriamente os rendimentos do anexo J para o(s) anexo(s) correspondente(s) de rendimentos nacionais, tipicamente o E (juros e dividendos) e G (mais/menos-valias).

As menos-valias só abatem em mais-valias (do mesmo ano ou 5 seguintes) da mesma categoria de rendimentos. Para tal é necessário optar pelo seu englobamento no anexo J. Não estava a par de não fazerem acertos entre titulares nas entregas conjuntas (nunca estive nessa situação), mas no processamento da tua declaração hão de ter seguido as regras.
Eu também não estava a par e sinceramente parece-me mais uma forma do Estado arrecadar o máximo possível.

Agora estou convencido que a liquidação está conforme as regras, o primeiro impacto é que me suscitou dúvidas.

Tenho uma dúvida que talvez me possam ajudar. Vendi um imóvel em 01/2017 em que gerou mais valias. Reenvesti em 2020 metade dessas mais valias e esperava ter de pagar imposto pelo remanescente, o que é facto é que as finanças aprovou o IRS e já efectuou o respetivo reembolso (?) Sem cobrar qualquer imposto. É possível que se tenham "esquecido"? Posso ainda vir a ser chamado? Nem sei se devia pro ativamente informar deste tópico, para não ter problemas no futuro

Enviado do meu M2004J19C através do Tapatalk

Será normal que por esta altura ainda não sei se tenho de receber ou de pagar do IRS do ano passado???

Zero comunicação, zero informação, zero transparência....

Será normal que por esta altura ainda não sei se tenho de receber ou de pagar do IRS do ano passado???

Zero comunicação, zero informação, zero transparência....

Normal não devia ser, mas admito que nos casos com valores noutros países e afins que as contas tenham de ter um escrutínio diferente e menos automatizado.

Mas não se entende a demora.

Mas se vires que estão há 8 ou 9 meses a meter uma secção de ginásios no efatura... [:D]

Pois, o meu caiu numa divergência, já devidamente corrigida (erro de código) há 1 mês, recebi entretanto o email a dizer que a declaração foi aceite a nível central, mas no portal contínua tudo na mesma...

Declaração submetida a 14 de Abril.
Considerada Certa em Maio.
Reembolso emitido a 20 de Julho.

Mais de 3 meses para receber o reembolso, novo record.

Boas pessoal
Este ano tive de pagar IRS e já o fiz, alguém sabe se é possível ver no site das finanças se eles já dão como pago?
É que na situação da declaração apenas aparece como notificação emitida
Tenho o comprovativo de pagamento mas ainda assim queria confirmar
Obrigado

Lá paguei o IRS pelo 2º ano consecutivo. Muito menos que no ano passado mas ainda assim um rude golpe nas poupanças que uma pessoa faz. Bah... [8b]

Boas pessoal
Este ano tive de pagar IRS e já o fiz, alguém sabe se é possível ver no site das finanças se eles já dão como pago?
É que na situação da declaração apenas aparece como notificação emitida
Tenho o comprovativo de pagamento mas ainda assim queria confirmar
Obrigado
Pede factura com nif. E metes como despesa no próximo ano.

Voltar
Superior