msantos
Well-known member
Boas.
No que dizes do IVA tens razão. Não tens 10.000€ feitos no ano anterior e se não tens espectativa de superar os 10.000€, então ficas isento. É bom porque é menos trabalho.
No IRS estás isento no 1º ano se não preveres facturar mais de 12.500€. Mas eu NÂO RECOMENDO.
Faz a retenção normla 25% do teu recibo.
Os RV em nada alteram a tua retenção no outro emprego.
Mas altera claro o valor a receber/pagar de IRS no final do ano.
Se fizeres 0 Retenção, vais ter de pagar quase de certeza. Se fizeres os 25% fixos, vais receber.
O IRS depois nos RV quando não tens contabilidade organizada (que suponho que n vais ter , não te compensa) é assumido um valor do que ganhaste foram "gastos" ou seja eles assumem logo que não ganhaste tudo.
Em termos de SS, sendo a tua primeira vez tens direito a 12 meses de isenção. Mas como também já descontas por outro lado, tens também essa isenção. Mas tens de a pedir.
Obrigado pela ajuda SilverArrow.
Eu pensava que ao passar recibos isso podia-me fazer alterar o escalão de descontos do trabalho "fixo", ainda bem que não é assim.
Também não sabia que podia fazer logo retenção de 25% do valor do recibo, isso é um valor tabelado ou somos nós que propomos um valor qualquer ao Estado?
Também não sabia que tinha que pedir isenção da SS.
També precisava de ter uma noção destes valores para saber que valor é que vou pedir para prestar os serviços, mas entre tempo perdido, gastos com o combustível e impostos começo a pensar que tenho que pedir um balúrdio ou não vale a pena o esforço extra.
Foste uma boa ajuda.