A minha é uma xcm v2... Qual é a tua opinião em relação a ela? Como não tenho experiencia com outras não sei se é boa ou má.
Trocaste por qual?
Troquei por uma SR Suntour Epicon, igual a esta:

Quanto à XCM-V2, não é que seja má, mas a leitura que faz do terreno é muito inferior a uma a ar. Eu tinha a minha na sensibilidade minima, e mesmo assim, notava-se os buracos todos por onde se passava, é muito bruta.
Haviam inclusive situações em que ela nem amortecia praticamente nada, como por exemplo, a rolar em paralelo ou então em trilhos com bastantes pedras se fosse sentado.
Ao inicio pode parecer suficiente, mas quando o "bichinho" do BTT começa a ficar maior, a suspensão desilude bastante. A descer os trilhos por exemplo, a XCM não deixa descer com grande velocidade, visto que, o amortecimento é fraco. Se começava a descer com muita velocidade, quase que me saltavam as mãos do guiador de tanta trepidação.
Com esta, é muito diferente, hoje fiz uma descida rápida que costumava fazer com a outra, e a diferença é a olhos vistos. Além de dar para descer com mais velocidade, noto mais controlo na frente da bicicleta, fruto também de a frente agora estar bem mais leve.
É assim, para iniciar, a XCM deve servir, mas quando se começa a ganhar o gosto, acho que se deve trocar o quanto antes. Além de se tirar bastante peso à bike, também se fica com mais curso. A XCM é de 100mm, mas não consegue lá ir, se fizer de curso uns 60mm já é bom, enquanto que, numa a ar consegues levá-la ao fundo, caso seja necessário em alguma situação.