[Crime] Tópico das Bifanas

Eu sou apenas um observador do mundo culinário. E num prato, temos de ter os melhores ingredientes (frescos e de qualidade). Neste caso das bifanas, temos 3 componentes:

- pão
- carne de porco
- temperos e outros

O pão tem de ser excelente. E há sempre um pão adequado a cada prato. Eu sou capaz de andar a percorrer vários kms para encontrar o pão certo. E na altura de servir tem de estar ao ponto. 2 a 3 min no forno.

A carne de porco não tem de ser nada de especial. Conforme o gosto, pode ter mais ou menos gordura (perna e pá). Mas aqui reside parte do truque. É cortar a carne o mais fino possível. Se tivesse uma máquina de cortar fiambre, usava-a. Se não, é congelá-la (ou descongelar) até que seja possível fazer um corte de 2mm.

Depois é usar a técnica do KISS nos temperos. Azeite, alho semi-picado, sal, pimentão, coentros, piri-piri em pó e vinho branco (pouco). Fritar e depois juntar o vinho branco. Adicionar água e deixar 30 min a cozer em lume brando. 5 min antes de retirar, adicionar 1 colher de chá de mostarda forte (Dijon), regar com um fio de azeite, e deixar repousar uns 10 min.

Isto são +/- 250 gr de carne e dá para 2 a 3 pães, ou 1 baguete.

E tal como no Kung Fu Panda, o segredo é... não haver segredo. [;)] [:D]

Nas bifanas de vendas Novas o pão é ligeiramente torrado do lado de dentro pra não ensopar com o molho. E as bifanas além de cortadas fininhas são batidas com o martelo. Depois o resto do segredo é o tempero.

No meu círculo de amigos, até que fui um dos últimos a aderir aos prazeres da culinária.

Ainda não há muito tempo, um pouco por todo o mundo 'civilizado', isto era uma opção GAY ou do mais baixo que o ensino Técnico Profissional proporcionava.

Neste momento, o Instituto Superior de Culinária (suponho que é este o nome) dos USA, tem cerca de 15.000 candidaturas para 1.000 vagas, que são dos alunos mais procurados por lá.

Alguns dos meus amigos e ex-colegas, são do melhor que conheço neste domínio.

Há um, que ganha fortunas como consultor de software (começa por S, acaba em P e tem 3 letras), ao qual já lhe disse que no lugar dele abandonava essa porra dos SI e abria um Restaurante, para benefício de todos.

Mas não é nada que não esteja ao alcance da maioria. Qualidade e competência, como em qualquer negócio.

Sempre disse aqui que em Espanha era o melhor sítio para comer e toda a gente me caía em cima. Agora, não há nenhum expert que tenha a ousadia de me contradizer.

É a vida. [:D] [;)]

Desde puto que as minhas bifanas favoritas são na Venda das Raparigas numas bombas da Galp, paragem obrigatória nas idas ao Norte pela EN, apesar de já lá não passar á uns tempos, vou pela AE, mas fiquei sempre com aquelas.
Ultimamente é aquele franchising das de Vendas Novas, mas como já disseram nada a ver, quero ver se um destes dias vou mais a malta das motas a Vendas Novas comer as verdadeiras.

E isso é crime? [:D][:D]

Mas bom topico! Na margem sul recomendo as rolotes em Corroios, numa saida da N10, perto do Ondeando e RS. Não me recordo agora do nome da rua e se ainda lá estão.

De comer e chorar por mais...
Isso é naquelas rolotes mesmo ao lado da A2, nos cruzamentos com a N10 ao lado do Rio Sul?
Ou mesmo lá para dentro, em Corroios perto da AmGonçalves??
Ando mesmo desejoso de umas bifanas como deve ser[br:)]

Desde que conheci o "Silas" perto de Almeirim que nao quero outra coisa. Vale bem a pena uns bons kms para ir lá comer as Bifanas deles...

Para mim as melhores que conheço. Embora as deles nao sejam simplesmente pao e carne. Possuem alguns extra mas que combinam sempre na perfeicao. E o pao é muito bom

Não sei se repararam, mas a pessoa que abriu este tópico foi a mesma que abriu o tópico de "Ginásio só e exclusivamente para homens" e como veem tem namorada! Parece que afinal não é gay :D

Desde que conheci o "Silas" perto de Almeirim que nao quero outra coisa. Vale bem a pena uns bons kms para ir lá comer as Bifanas deles...

Para mim as melhores que conheço. Embora as deles nao sejam simplesmente pao e carne. Possuem alguns extra mas que combinam sempre na perfeicao. E o pao é muito bom

Um Mokotó com ovo [br:)]

Para verem as diferenças entre as do Porto e outras (conceitos diferentes).

E de facto já iam umas papinhas de sarrabulho...

Mas estás a ver as diferenças?

Pão: um vulgar papo seco

Bifanas: O corte, seja o que Deus quiser

Molho: Fornecido ao litro

Está tudo errado. As coisas têm de ser perfeitas, ou lá próximas. [:cool:]

Amigo: cá é assim e é perfeito. Quanto ao corte, asseguro-te que é à máquina e com medida específica. :P

Também não sou grande apreciador da bifana no papo seco. Há pão bem melhor para o efeito.

Amigo: cá é assim e é perfeito. Quanto ao corte, asseguro-te que é à máquina e com medida específica. :P
Calma que vivo no Porto (agora é na Maia) e conheço bem estes tascos todos.

Nunca gostei do corte da carne deles, e foi por isso que eu revelei o meu grande truque. Corte fininho. Não há volta a dar.

E recomendo-te substituíres as papas de sarrabulho por arroz de sarrabulho. Vais ver que é qualquer coisa de diferente. Muito especial.

Voltar
Superior