[Crime] Tópico das Bifanas

Calma que vivo no Porto (agora é na Maia) e conheço bem estes tascos todos.

Nunca gostei do corte da carne deles, e foi por isso que eu revelei o meu grande truque. Corte fininho. Não há volta a dar.

E recomendo-te substituíres as papas de sarrabulho por arroz de sarrabulho. Vais ver que é qualquer coisa de diferente. Muito especial.

Substituo nada! Gosto dos dois. E Sarrabulho de leitão também! E Sarrabulho doce. Mas o tradicional para mim é o melhor.

Nunca gostei do corte da carne deles, e foi por isso que eu revelei o meu grande truque. Corte fininho. Não há volta a dar.

E recomendo-te substituíres as papas de sarrabulho por arroz de sarrabulho. Vais ver que é qualquer coisa de diferente. Muito especial.

Ponte de Lima? [br:)]

Mas o corte seja na Conga , Astro ... é sempre um corte bem fininho , é fatiado na maquina de cortar fiambre.

Na maia tens o Cantinho das Bifanas junto a PSP ... sao bem boas. E o pão é uma maravilha ao contrario do da Conga que parece ter 3 dias.

Eu sou apenas um observador do mundo culinário. E num prato, temos de ter os melhores ingredientes (frescos e de qualidade). Neste caso das bifanas, temos 3 componentes:

- pão
- carne de porco
- temperos e outros

O pão tem de ser excelente. E há sempre um pão adequado a cada prato. Eu sou capaz de andar a percorrer vários kms para encontrar o pão certo. E na altura de servir tem de estar ao ponto. 2 a 3 min no forno.

A carne de porco não tem de ser nada de especial. Conforme o gosto, pode ter mais ou menos gordura (perna e pá). Mas aqui reside parte do truque. É cortar a carne o mais fino possível. Se tivesse uma máquina de cortar fiambre, usava-a. Se não, é congelá-la (ou descongelar) até que seja possível fazer um corte de 2mm.

Depois é usar a técnica do KISS nos temperos. Azeite, alho semi-picado, sal, pimentão, coentros, piri-piri em pó e vinho branco (pouco). Fritar e depois juntar o vinho branco. Adicionar água e deixar 30 min a cozer em lume brando. 5 min antes de retirar, adicionar 1 colher de chá de mostarda forte (Dijon), regar com um fio de azeite, e deixar repousar uns 10 min.

Isto são +/- 250 gr de carne e dá para 2 a 3 pães, ou 1 baguete.

E tal como no Kung Fu Panda, o segredo é... não haver segredo. [;)] [:D]

Já me abriste o apetite e acho que vou aproveitar a receita para o fim de semana! Parece um espectaculo a minha dúvida é que normalmente prefiro a carne para o mais grosso.

Bom.

Com esta conversa toda das bifanas, a patroa desafiou-me... vou à conga experimentar as instalações novas e tirar a questão do pão a limpo.

Até logo.

FLP

Se quiseres bifanas, https://www.facebook.com/pages/Conga-Casa-das-Bifanas/167128723304943

Agora se quiseres uma fêvera num pão, não falta sítio para os lados da Capital do império ; )

Cmpts.

(P.S. Não quero cá guerrinhas norte-sul, tanto que a minha vida é passada no Porto e em Lisboa) : )

Já pensaste que alguém que vive no sul dirá: queres comer bifanas, vais a Vendas Novas.

Agora se quiseres comer uns pedaços de carne mal amanhados no pão, vais acima do Mondego...

Nunca entendi muito bem esta do "como eu estou habituado é que é", "como é na minha terra é que é", etc...

Fdx, vais a uns sítios esquisitos... [:D]

Vale tudo no que toca a marketing... vender sandes de panado ou carne moída prensada (como no macdonalds) e chamar-lhe bifana, vender sandes de carne com molhanga e queijo derretido e chamar-lhe francesinha, uma pessoa pode ser enganada se não tiver cuidado. Uma bifana tradicionalmente é uma sande com um bife de porco.

Quanto à questão do pão, continuo a achar que o melhor pão para sandes de carne é o bolo do caco. Pena ser mais uma daquelas iguarias regionais complicadas de encontrar.

Um sitio onde gosto de comer bifanas, é naquelas roulotes ao lado do estádio da Luz. Manda a tradição( ok, pelo menos a minha), que antes do jogo se mande umas abaixo.[:D]
È certo que há uma rouloute melhor que a outra, mas no geral, até que as bifanas não são más.

Vale tudo no que toca a marketing... vender sandes de panado ou carne moída prensada (como no macdonalds) e chamar-lhe bifana, vender sandes de carne com molhanga e queijo derretido e chamar-lhe francesinha, uma pessoa pode ser enganada se não tiver cuidado. Uma bifana tradicionalmente é uma sande com um bife de porco.

Quanto à questão do pão, continuo a achar que o melhor pão para sandes de carne é o bolo do caco. Pena ser mais uma daquelas iguarias regionais complicadas de encontrar.

No Continente vende-se. Não é o melhor (por cá o melhor que encontrei foi no Sá) mas desenrasca.

Voltar
Superior