[Crime] Tópico das Bifanas

A Conga tem uma boa carne ... mas o pão é nojento . Deixei de lá ir precisamente por isso ... a maioria dos meus amigos diz o mesmo.

Ainda nao percebi o que custa ter um pão estaladiço e fresco ...

Para alem do preço sempre a aumentar e o tamanho sempre a diminuir.

As melhores para mim comem-se em frente a estação de Campanha ... no Astro

O Astro - Rua da Estação, 16 (1,60 euros)

Mesmo em frente à estação de Campanhã, o Astro
imgplay.gif
é o local perfeito para os viajantes redobrarem as forças. Aberto desde 1979, pequeno, com um balcão e uma mesa sozinha, é o típico sítio de "petiscar e andar" - a menos que queira provar o famoso caldo verde. No Astro, as bifanas
imgplay.gif
são feitas de "segredos" e não se revelam os ingredientes e o caldo verde é o melhor acompanhamento. Ambos feitos na montra à vista de quem passa, são uma verdadeira tentação. A preocupação com os produtos frescos e de qualidade é o que vale a fama ao cozinheiro Albino. "Bifanas é aqui!", diz ele. Com horário prolongado até às 24h00, só não come bifana quem não quer.

in JPN: Roteiro: No Porto também se comem boas bifanas

Última edição:
A Conga tem uma boa carne ... mas o pão é nojento . Deixei de lá ir precisamente por isso ... a maioria dos meus amigos diz o mesmo.

Ainda nao percebi o que custa ter um bom estaladiço e fresco ...

Já provei e também são bastante boas, mas não como as do Conga, para mim. Gostos! [;)]

Ainda nao percebi o que custa ter um pão estaladiço e fresco ...

Boa! Mais uns locais a visitar [;)]

Ultimamente tenho preferido ir mais a tascas...

Guedes, Conga, Cervejaria Gazela, tasca da badalhoca.... (acrescentar pf [:cool:] )

Isto acaba por ser uma discussão dificil porque eu já provei as de Vendas Novas, do Silas, do Trevo e mais algumas, e afirmo que para mim as melhores são as do Silas, da Bodega do El Toucinho e as da Cubata. Mas nunca provei essas no Porto... Outros vice-versa [:D]

Assim torna-se complicado...

Vendas Novas, preferencialmente na Chaminé. Fazem também umas belas empadas e umas boas queijadas.

Às vezes estão por lá outros itens bem aviados....
Quem já lá foi sabe a que me refiro.[:D]

Vendas Novas, preferencialmente na Chaminé. Fazem também umas belas empadas e umas boas queijadas.

Às vezes estão por lá outros itens bem aviados....
Quem já lá foi sabe a que me refiro.[:D]

Esse fica onde? Só conheço o Boavista, o Silva (mesmo em frente) e o Planícies (o mais recente)

Isto acaba por ser uma discussão dificil porque eu já provei as de Vendas Novas, do Silas, do Trevo e mais algumas, e afirmo que para mim as melhores são as do Silas, da Bodega do El Toucinho e as da Cubata. Mas nunca provei essas no Porto... Outros vice-versa [:D]

Assim torna-se complicado...

A discussão torna-se ainda mais dificil porque as Bifanas do Porto nada têm a ver com as bifanas que se servem em Lisboa e arredores .

Como ousas dizer uma coisa destas?! How dare you? [:D] Tanta confiança leva-me a querer experimentar uma bifana das tuas!

Eu sou apenas um observador do mundo culinário. E num prato, temos de ter os melhores ingredientes (frescos e de qualidade). Neste caso das bifanas, temos 3 componentes:

- pão
- carne de porco
- temperos e outros

O pão tem de ser excelente. E há sempre um pão adequado a cada prato. Eu sou capaz de andar a percorrer vários kms para encontrar o pão certo. E na altura de servir tem de estar ao ponto. 2 a 3 min no forno.

A carne de porco não tem de ser nada de especial. Conforme o gosto, pode ter mais ou menos gordura (perna e pá). Mas aqui reside parte do truque. É cortar a carne o mais fino possível. Se tivesse uma máquina de cortar fiambre, usava-a. Se não, é congelá-la (ou descongelar) até que seja possível fazer um corte de 2mm.

Depois é usar a técnica do KISS nos temperos. Azeite, alho semi-picado, sal, pimentão, coentros, piri-piri em pó e vinho branco (pouco). Fritar e depois juntar o vinho branco. Adicionar água e deixar 30 min a cozer em lume brando. 5 min antes de retirar, adicionar 1 colher de chá de mostarda forte (Dijon), regar com um fio de azeite, e deixar repousar uns 10 min.

Isto são +/- 250 gr de carne e dá para 2 a 3 pães, ou 1 baguete.

E tal como no Kung Fu Panda, o segredo é... não haver segredo. [;)] [:D]

Eu sou apenas um observador do mundo culinário. E num prato, temos de ter os melhores ingredientes (frescos e de qualidade). Neste caso das bifanas, temos 3 componentes:

- pão
- carne de porco
- temperos e outros

O pão tem de ser excelente. E há sempre um pão adequado a cada prato. Eu sou capaz de andar a percorrer vários kms para encontrar o pão certo. E na altura de servir tem de estar ao ponto. 2 a 3 min no forno.

A carne de porco não tem de ser nada de especial. Conforme o gosto, pode ter mais ou menos gordura (perna e pá). Mas aqui reside parte do truque. É cortar a carne o mais fino possível. Se tivesse uma máquina de cortar fiambre, usava-a. Se não, é congelá-la (ou descongelar) até que seja possível fazer um corte de 2mm.

Depois é usar a técnica do KISS nos temperos. Azeite, alho semi-picado, sal, pimentão, coentros, piri-piri em pó e vinho branco (pouco). Fritar e depois juntar o vinho branco. Adicionar água e deixar 30 min a cozer em lume brando. 5 min antes de retirar, adicionar 1 colher de chá de mostarda forte (Dijon), regar com um fio de azeite, e deixar repousar uns 10 min.

Isto são +/- 250 gr de carne e dá para 2 a 3 pães, ou 1 baguete.

E tal como no Kung Fu Panda, o segredo é... não haver segredo. [;)] [:D]

Qual Filipa Vacondeus...

[:)]apr:)apr:)apr:)

Voltar
Superior