Fiz o TD ao Ceed 1.6 115 cV[

]
Exterior:
Muito bem conseguido e equilibrado, estilo europeu.
Interior:
Feito à medida de quem apalpa plásticos. A Kia pensou: vamos calar esses gajos que criticam plásticos duros e vai de forrar todo o tablier e portas com um plástico super macio. Moral da história é super macio mas o efeito é longe de ser agradável à vista. Mas é macio sim senhor. A montagem muito boa. O pormenor da entrada USB é bom mas peca por não esconder a pen…
Volante agradável, embraiagem leve e caixa razoável.
Motor similar ao 1.6 Hdi com a vantagem de fazer menos barulho (em comparação com o Mazda 3 por ex)
Achei a traseira bailarina mas pode ser só impressão.
No global está muito bem conseguido e o único ponto a melhorar è o tablier. Porque para quem sai de um Mazda M3 e entra num Kia Ceed: o choque é muito grande. O vendedor tb assumiu: o M3 tem o tablier mais agradável e envolvente do segmento. Não tenho dúvidas. Mas as materiais alcatifas e acabamentos da kia são melhores, é certo.
O preço é de facto imbatível e esse Kia será seguramente procurado no mercado dos usados.
Uma opção de nível similar ou superior ao segmento com preços do segmento abaixo (Clios e 207 que se cuidem...)
UPDATE:
Entretanto experimentei um Auris, disfarcei-me de velhote com bengala e pintei as sobrancelhas de branco. [

]
Interior: podem vir com as histórias que quiserem dos materiais e o diabo a 4, com os filmes que quiserem, sei lá que mais. O interior do Auris é deslumbrante e espectacular. Só é pena não ter o apoio de braço lateral do ceed que o tornaria perfeito.
Comportamento: muito bom. Nunca vi um toyota assim. Pareceu-me melhor que o Ceed, e mais incisivo ao entrar em curva.
Conforto: nitidamente superior ao Ceed.
Exterior: nada de especial mas aceitável.
Motor: anda menos que o Ceed. Nota-se bem e com 4 pessoas lá dentro, será seguramente mais lento...[s)]
Conclusão: Por menos 3000 euros que o Auris, o ceed é mais racional mais uma vez. Se o Auris tivesse um motor similar ao Ceed daria que pensar...
Diria que o Auris é um carro ergonómico ( de verdade mesmo, experimentem) , adpata-se à pessoa e transmite boas sensações. O Ceed é um carro moderno anda bem mas que no final não tem aquele feeling.[

]
Escolha difícil... Muito.