Renault ZOE

Excelente...136cv...tem tudo para se bater com o pug e corsa...
Mesma potência, mesma bateria, maior autonomia...
Está mesmo um belo carro, no interior e exterior. Gosto de ver que a luta por segmento B eléctrico está acesa e a produzir belas escolhas. [:cool:]

Muito, muito jeitoso. O Leaf e o ID3 que se cuide e, caso o preço fique significativamente abaixo dos 30000€, pode perfeitamente tirar clientes aos TM3 SR+.

Esta opção da Renault em fazer apenas um restyling do Zoe tem algo que se comentar. Percebe-se o aproveitar por já ser um produto já 100% eléctrico e o design de base de 2012 ser tão moderno que bastam uns retoques e está perfeitamente actual.

Contudo, mantém o mesmo desenho é muito fofinho (circunscrevendo-o a um público mais feminino). Depois mantém-se um dos grandes defeitos do anterior como a péssima posição de condução..

Por outro lado tem mais autonomia que por ex corsa e e208...

Pelo eTron percebemos que podemos trocar maiores velocidades de carregamento por autonomia ao limitarmos a utilização da capacidade da bateria.

Pode ser esse o caso ao compararmos as autonomias entre o e208 e o Zoe 2 e encontrarmos uma variação de 60km no ciclo WLTP.

O Zoe vê-se que vem do "antigamente", porque o caminho que a industria está a seguir é outro, os carros que são apresentados pela primeira vez estão a vir com um sistema de gestão da temperatura das baterias mais elaborado, o que permite valores de carga superior mas à custa de um consumo de energia superior o que os leva a serem penalizados na autonomia, com uma bateria pequena e uma gestão da temperatura muito potente o carro iria perder muita da pouca autonomia que possa ter, logo é uma opção pouco em voga mas com 50kWh a Renault faz diferente da PSA, resta saber o que as pessoas preferem, se maior autonomia se maior velocidade de carga.

Eu acho que há mercado para tudo, quem carrega em casa o problema da menor velocidade só se coloca quando vão para longe de casa.

Quem não pode carregar em casa ou no trabalho a velocidade de carga pode ser mais importante que a perda de uma parte da autonomia.

Acho que a velocidade de carregamento importa mais a quem faça mais condução fora da cidade pois necessita de recarregar a bateria em viagem/AE.

Parece-me que a Renault também acha isso porque olha para o Zoe como um citadino e para um vida de circuitos peri-urbanos.

Se o 208 tem 46 kWh úteis e o Zoe 52 kWh, parte da diferença vem daí e não da eficiência.

As marcas deviam ser obrigadas a divulgar apenas a capacidade útil, umas fzem isso e outras a total, e depois andamos a comparar alhos com bogalhos.

O Zoe em viagens longas vai ter um problema adicional, sendo alto é prejudicado na aerodinâmica, não é por outra coisa que tem dos piores desempenhos em autoestrada. Não me admirava que o e-208 e o e-corsa tenham autonomia superior em AE.

Última edição:
Acho que a velocidade de carregamento importa mais a quem faça mais condução fora da cidade pois necessita de recarregar a bateria em viagem/AE.

Parece-me que a Renault também acha isso porque olha para o Zoe como um citadino e para um vida de circuitos peri-urbanos.

Muito possivelmente a Renault não acha nada, limitam-se a não gastar dinheiro no desenvolvimento tecnológico do carro, a diferença é que compram células mais recentes, com maior densidade energética, o que permitem aumentar a autonomia sem mexer na engrenaria da bateria.

As marcas não precisam fazer nada, é só esperar que as células vão aumentado a sua densidades energética, que no mesmo espaço cabem sempre mais kWh.

Muito possivelmente a Renault não acha nada, limitam-se a não gastar dinheiro no desenvolvimento tecnológico do carro, a diferença é que compram células mais recentes, com maior densidade energética, o que permitem aumentar a autonomia sem mexer na engrenaria da bateria.

As marcas não precisam fazer nada, é só esperar que as células vão aumentado a sua densidades energética, que no mesmo espaço cabem sempre mais kWh.

Alguma coisa devem ter gasto quando lhe colocam um novo motor (passam a existir 2 opções na gama), e passa a permitir uma velocidade de carregamento de 50 kW.

Não foi apenas colocar uma bateria mais densa.

Voltar
Superior