Renault ZOE

Como se tem visto nos Teslas, acabam a substituir discos com maior frequência -sobretudo os traseiros- porque ficam empanados. Não é por acaso que a plataforma MEB já mostra um regresso aos tambores lá áreas.

E VE com binários altos gastam mais pneus. Aqui também o peso elevado também ajuda nisso.

Portanto, essas verdades gerais que é só vantagens tem as suas excepções e particularidades.

outra serão os custos de inspeção de segurança das baterias e sistema eléctrico que vai acontecer tarde no ciclo de manutenção (o primeiro proprietário pode escapar) mas que vai ser um custo alto no longo prazo ao estilo do que a FAP é nos diesel. Tudo custos de longo prazo que muita gente ignora porque não acontecem logo nos primeiros anos.

O que tenho visto da parte que referes dos Teslas é a sua substituição devido à corrosão em paises de neve, utilização de sal nas estradas, nunca ouvi falar em discos empenados em tanta abundância assim.
Quanto a custos de inspeção de bateria é treta, o sistema é completamente autonomo, se alguma coisa estiver mal ele indica, não tem qualquer manutenção nem tem como, a unica que existe é a substituição do liquido de refrigeração.

O que tenho visto da parte que referes dos Teslas é a sua substituição devido à corrosão em paises de neve, utilização de sal nas estradas, nunca ouvi falar em discos empenados em tanta abundância assim.
Quanto a custos de inspeção de bateria é treta, o sistema é completamente autonomo, se alguma coisa estiver mal ele indica, não tem qualquer manutenção nem tem como, a unica que existe é a substituição do liquido de refrigeração.

Tu achas mesmo que um sistema eléctrico de alta voltagem não precisa de ter uma inspecção física dos componentes ao fim de uns anos?

impressionante.

indústria aeronáutica, ferrovia, maquinaria vária, etc, estão todos errados.

afinal basta software para auto-diagnóstico. Tudo remoto.

falta de noção…

btw, ainda me lembro da tua conversa há uns bons 10 anos sobre o Civic IMA. Também não era necesssria qualquer preocupação com as baterias e tudo ia funcionar igual, ano após ano. Relembra-me lá como isso correu e porque é que a maioria anda agora a transportar peso morto. É o que dá entrar em historietas que baterias e sistemas eléctricos complexos não precisam de manutenção. Acho impressionante como cometes o mesmo erro 1 década depois.

Última edição:
Tu achas mesmo que um sistema eléctrico de alta voltagem não precisa de ter uma inspecção física dos componentes ao fim de uns anos?

impressionante.

indústria aeronáutica, maquinaria vária, etc, estão todos errados.

falta de noção…

Tu é que não tens noção, o software aliado ao hardware não faz apenas autodiagnostico, faz tudo, faz a gestão, manutenção e diagnostico das baterias, são baterias de litio que não tens nada a fazer-lhe durante a sua vida util, aliás, a maioria dos packs até são selados, não tens como fazer manutenção. Apenas lhes mexes se tiveres algum problema (avaria).
Tu não tens falta de noção, tens falta de conhecimentos.[;)]

peso morto? ele tem um honda civic hibrido de 2005 e pelo que diz, está 100% operacional...

Como lhe disse no post de resposta, isso não é falta de noção, é falta de conhecimento.[;)]
Muito mais do que o meu hibrido conheço Prius com baterias de origem bem mais antigos, e pasma-te nunca tiveram manutenção, tal como as baterias do meu.

Edit: O meu HCH é de 2006.

impressionante.

indústria aeronáutica, ferrovia, maquinaria vária, etc, estão todos errados.

falta de noção…

btw, ainda me lembro da tua conversa há uns bons 10 anos sobre o Civic IMA. Também não era necesssria qualquer preocupação com as baterias e tudo ia funcionar igual, ano após ano. Relembra-me lá como isso correu e porque é que a maioria anda agora a transportar peso morto. É o que dá entrar em historietas que baterias e sistemas eléctricos complexos não precisam de manutenção. Acho impressionante como cometes o mesmo erro 1 década depois.
Não, não precisa.
As redes da REN precisam, mas os carros elétricos não. Não confundas as 2 coisas por favor.

Ainda não vi com pormenor, mas este resultado é estranho.

https://www.euroncap.com/en/results/renault/zoe/44206

Não é estranho.
O carro foi lançado em 2012, partilha a plataforma com o Clio 3 (plataforma que já existe desde 2002), e não ganhou novos equipamentos de segurança, nem a sua estrutura foi melhorada.

Entretanto, o Euro NCAP já atualizou os protocolos de testes (pelo menos) duas vezes em menos de cinco anos, com a última atualização a ter ocorrido em 2020, que incluiu uma revisão do crash-test frontal.
Além do mais, o foco é cada vez mais a segurança ativa, ou seja, a capacidade do carro evitar o acidente com a ajuda de câmaras e radares. O Zoe também peca nesse capítulo.

Só podia dar um resultado destes.
Foi o mesmo que aconteceu há uns anos com o Fiat Punto, que também se ficou pelas 0 estrelas. A idade é madrasta.

Seria interessante colocar em prova os "veteranos" da indústria e aposto que teríamos resultados tão dramáticos.
Carros como os trigémeos do Grupo VW — up, mii, citigo —, o Fiat 500 (combustão)/Panda, o BMW i3, etc.

Não é estranho.
O carro foi lançado em 2012, partilha a plataforma com o Clio 3 (plataforma que já existe desde 2002), e não ganhou novos equipamentos de segurança, nem a sua estrutura foi melhorada.

Entretanto, o Euro NCAP já atualizou os protocolos de testes (pelo menos) duas vezes em menos de cinco anos, com a última atualização a ter ocorrido em 2020, que incluiu uma revisão do crash-test frontal.
Além do mais, o foco é cada vez mais a segurança ativa, ou seja, a capacidade do carro evitar o acidente com a ajuda de câmaras e radares. O Zoe também peca nesse capítulo.

Só podia dar um resultado destes.
Foi o mesmo que aconteceu há uns anos com o Fiat Punto, que também se ficou pelas 0 estrelas. A idade é madrasta.

Seria interessante colocar em prova os "veteranos" da indústria e aposto que teríamos resultados tão dramáticos.
Carros como os trigémeos do Grupo VW — up, mii, citigo —, o Fiat 500 (combustão)/Panda, o BMW i3, etc.

Eu estava convencido que aquando do restyling lhe tinham adicionado todos os equipamentos disponíveis no Clio 5. :sh)

Mesmo tendo em conta a idade do projeto, é um resultado embaraçoso, ainda por cima na mesma fornada sai o Spring com 1* (o que é normal e expectável para esse carro!).

PS: Quando à plataforma tens a certeza que é 2002? Creio que a plataforma do Clio 3 é deriva da do 2, portanto mais antiga, ou terá surgido com o Micra2?

Última edição:
É um resultado normal, dada a evolução dos testes realizados.

Neste momento ter zero estrelas já não quer dizer que se bater a 40kms/h fico com o volante nos dentes e o pilar A na testa.

Os tempos do Rover 100 já vão longe. Neste momento ter uma má nota pode ser provocado pela falta de elementos de segurança activa, antes era maioritariamente focado na segurança passiva

Neste momento ter zero estrelas já não quer dizer que se bater a 40kms/h fico com o volante nos dentes e o pilar A na testa.

Os tempos do Rover 100 já vão longe. Neste momento ter uma má nota pode ser provocado pela falta de elementos de segurança activa, antes era maioritariamente focado na segurança passiva

A correr tudo a zero estrelas nem se diferencia um carro com airbags e uma estrutura semi-decente de uma caixa de sapatos com rodas ...

Do ponto de vista do consumidor, teria interesse que houvesse alguma diferença.

A correr tudo a zero estrelas nem se diferencia um carro com airbags e uma estrutura semi-decente de uma caixa de sapatos com rodas ...

Do ponto de vista do consumidor, teria interesse que houvesse alguma diferença.

Diferencias, tens que dar é outro valor a carros que tenham uma ou duas estrelas, por exemplo. O novo sandero foi criticado por só ter duas estrelas, quando é mais seguro que outros carros que tiveram 5 estrelas há meia dúzia de anos, se este só teve 0 estrelas é porque realmente é que merece com a classificação atual, mesmo que isso possa equivaler a três ou quatro estrelas num teste mais antigo.

eu tomo estes testes como promotores de melhores standards de segurança

que vão evoluindo e não são os mesmos hoje que eram há uns anos

O EuroNCAP já há muito que não serve para distinguir entre carros "modernos" e "não-modernos" em segurança passiva como aconteceu no final dos anos 90 e início dos 00.

em 2021 o standard é começar a evitar o embate de todo pelo que compreendo perfeitamente que se atribua 0 estrelas a um veículo que simplesmente já não está a par nessa matéria

que já não ficamos com o volante nos dentes e o pilar A na testa com um embate a 40 km/h já sabemos... o EuroNCAP (e outros) puxaram a indústria exactamente no sentido de tornar isso "impossível" em qualquer carro novo à venda.

agora estão a puxar a indústria no sentido de evitar de todo o acidente.

é esta a nova discussão em 2021, é o que interessa agora que o consumidor saiba ou distinga quando compra um veículo.

não é a mesma de 1996 quando começaram os testes [;)] Ou sequer de 2001 quando o Laguna II mediaticamente obteve as 5 estrelas e pôs muita gente a finalmente a ter em conta essa classificação no momento de compra de um carro [;)]

agora é mesmo saber quais são os carros que vão evitar ao máximo que eu tenha um acidente.

novo mindset.

como tal, quem está fora dessa lógica, leva zero estrelas.

e muito bem.

Última edição:
Não entendo bem esteves novos testes, se têm incluido a segurança ativa isso deveria ser feito com as diferentes gamas, pois nem toda a gama de um veiculo tem os mesmos opcionais de segurança, por exemplo, a travagem de emergência, mas continuo a ver estes resultados referentes ao modelo genérico e não a gamas...:confused:

Não entendo bem esteves novos testes, se têm incluido a segurança ativa isso deveria ser feito com as diferentes gamas, pois nem toda a gama de um veiculo tem os mesmos opcionais de segurança, por exemplo, a travagem de emergência, mas continuo a ver estes resultados referentes ao modelo genérico e não a gamas...:confused:

Quando dizes gamas referes-te ao nível de equipamento? Na maioria dos casos os features de segurança são standard e não extra e acredito que isso venha a ser cada vez mais comum, especialmente com a obrigação de terem certas características como a travagem de emergência.

Voltar
Superior