Racismo....

Originalmente Colocado por Spinnaker
quem, em portugal, nucca ouviu a expressão: "tanto aperto a mão a um branco como o pescoço a um preto".

Esta expressão apareceu há muitos anos no contexto infeliz de uma piada ou anedota.

Foi usada só esta frase vezes sem conta e ficou ... :sh) [8b]

Olha, eu lido com bastantes brancos e não tenho dúvidas em dizer que muitos deles não são de boa estirpe. [;)]

Mas alguem disse o contrário??? Ou, cada vez que se fala mal de um individuo de uma minoria é preciso compará-lo??

Agora por isso, será que são mesmo monorias?? Eu acho que já são mais os individuos de raça negra e os asiáticos, no mundo, que os "brancos" (para não dizer caucasianos, que há uns users que não gostam que eu use essa expressão)!!!

Eles comparam-se entre eles e depois vêm queixar-se de racismo??? O racismo começa entre eles! Metam isso na cabeça!!!!!!!!!!

Este pessoal nunca deve ter visto as maldades que fazem a eles proprios na Africa, os genocidios, enfim todo aquele espectaculo digno de gente boa!
Se a hipocrisia pagasse imposto.....[8b]

Carlos

Acaba por ir dar ao mesmo.
Não vai tudo ao mesmo.

Pesquisa nas definições oficiais da ONU ou outras e vais reparar que não.

Racismo não é apenas um termo para definir questões a favor ou contra uma raça. Racismo tem um significado profundo de exploração de umas raças pelas outras, ao longo de toda a humanidade.

Daí eu estar a chamar a atenção. [;)]

Eu acho que já são mais os individuos de raça negra e os asiáticos, no mundo, que os "brancos" (para não dizer caucasianos, que há uns users que não gostam que eu use essa expressão)!!!
Não leves isso tão a peito. [:D] [:D]

Apenas te referi que a expressão caucasiano é capaz de não ser a mais correcta quando se pretende referir aos 'brancos'. [;)]

Não leves isso tão a peito. [:D] [:D]

Apenas te referi que a expressão caucasiano é capaz de não ser a mais correcta quando se pretende referir aos 'brancos'. [;)]

Mas não explicas-te.

Eu dei-te a razão pela qual utilizei a expessão. Mostrei-te 3 fontes onde fui buscar o significado da palavra.

Agora, porque é que dizes que não é a mais indicada é que eu ainda não percebi!!!

Mas não explicas-te.

Eu dei-te a razão pela qual utilizei a expessão. Mostrei-te 3 fontes onde fui buscar o significado da palavra.

Agora, porque é que dizes que não é a mais indicada é que eu ainda não percebi!!!
E daí eu ter sugerido que investigasses. [:cool:]

Mas apenas pela forma como expressaste o termo é que me fez intervir.

Não foi para te chatear. [;)]

Eu lido com alguns pretos e são eles próprios a dizer que não são boa estirpe, principalmente Cabo Verdianos! Dito por eles!!!!

A minha mãe tem bastantes amigos Angolanos pretos (ela também nasceu na Angola) e ela conta-me que eles próprios referem-se ao pretos de uma forma depreciativa. De certa forma, é verdade o que dizes.

E daí eu ter sugerido que investigasses. [:cool:]

Mas apenas pela forma como expressaste o termo é que me fez intervir.

Não foi para te chatear. [;)]

Chatear? Não me chateio com o forum. Ando nisto é demasiado tempo para me chatear...[;)]

Eu fui investigar e cheguei á conclusão que fui perder tempo!!!
Porque estava a usar a palavra de forma correcta.[:D]

Por isso é que continuo sem perceber qual foi a tua ideia!!!

Este pessoal nunca deve ter visto as maldades que fazem a eles proprios na Africa, os genocidios, enfim todo aquele espectaculo digno de gente boa!
Se a hipocrisia pagasse imposto.....[8b]
Continuas a insistir numa determinada linha, que não te conduz a lado algum.

Não sei porquê, mas acho que o destino nos juntou para que de algum modo tu entendas que dentro de qualquer povo, existem seres humanos que procuram o mesmo, independentemente se morarem num condomínio de luxo em Miami ou lavem o corpo nos esgotos de Calcutá.

Se gostares de história, podes rever que aqueles que nos precederam tiveram comportamentos muito gravosos em relação ao seu semelhante.
Condenar os africanos por o fazerem? Claro que sim. É uma tragédia.

Infelizmente eles tiveram os maiores mestres nesta matéria.

O que só demonstra que nessas coisas, não há moral a tirar do passado. Apenas uma necessidade de fazer melhor para o futuro.

Continuas a insistir numa determinada linha, que não te conduz a lado algum.

Não sei porquê, mas acho que o destino nos juntou para que de algum modo tu entendas que dentro de qualquer povo, existem seres humanos que procuram o mesmo, independentemente se morarem num condomínio de luxo em Miami ou lavem o corpo nos esgotos de Calcutá.

Se gostares de história, podes rever que aqueles que nos precederam tiveram comportamentos muito gravosos em relação ao seu semelhante.
Condenar os africanos por o fazerem? Claro que sim. É uma tragédia.

Infelizmente eles tiveram os maiores mestres nesta matéria.

O que só demonstra que nessas coisas, não há moral a tirar do passado. Apenas uma necessidade de fazer melhor para o futuro.

Certo, se analisarmos o passado, vemos que este está repleto de exemplos de racismo, xenofobia, etc...
Desde exterminios em massa, até guerras mundiais, etc...

Mas, na actualidade, não podemos negar, que os povos europeus estão mais evoluidos neste aspecto que todos os outros (inclusivé americanos).

Ainda assim, existem casos de racismo e xenofobia nos nossos países, é natural que nos países subdesenvolvidos, estes cresçam em larga escala.

Mas que existem povos onde essa filosofia de vida é mais dificil enraizar, acho que ninguem nega. Mesmo dentro do mesmo país. Ou será que esta situação em Loures não é mais um caso de xenofobia?

Claro que é, e a inquetação de todos nós enquanto cidadãos é mais que legítima. [;)]

Simplesmente tu não queres aceitar as evidencias, quando tens individuos de uma raça/credo/etnia/o que seja para mim é-me igual, não passam de "adereços" que não se querem integrar na nossa sociedade! Vulgo ciganos, pretos, amarelos, azuis, verdes, às cores, budistas, muçulmanos, xintoistas, o que for, mais uma vez são adereços!

Entende como quiseres mas eu não posso ser tolerante com comportamentos destes e outros para além destes!

Se os queres tanto perto de ti, leva-os para casa e educa-os tu e ensina-os a viver em sociedade com os seus semelhantes, agora porque eu não tolero estes comportamentos sou imediatamente rotulado de racista, xenófobo, o que for! Eu não tenho de ter espirito de bonzinho só para agradar, nem paciencia de santo para aceitar!

Quem não quer estar integrado, a porta é serventia da casa, não é bem vindo!

Podia estar aqui a noite toda a apontar mais razoes mas não vou fazer porque há pessoas que defendem estes coitadinhos como o Greenpeace defende um calhau no meio do oceano. Radicais são estes, não eu! Eu sou apenas realista e a realidade é esta, não vivo agarrado ao que aconteceu no passado!

Já agora, se calhar a Inquisição também foi uma forma de xenofobia/racismo o que for....e entao acho que deviamos apelidar a igreja de racistas/xenofobos, que tal ?

Quantos de vocês já se riram de anedotas de louras? E de anedotas de pretos, de alentejanos, até daquelas anedotas idiotas do hitler que reúne os presos todos e pergunta "quem comeu meu bolicau"?

Quantas vezes não olhamos para os ciganos e os acusamos de serem primitivos por viverem agarrados ao tribalismo, ou aos povos semelhantes de outros locais, como os bosquímanos da África austral ou os aborígenes da Austrália?

Quantas vezes não gozamos com os americanos e a sua "conhecida" ignorância, ou com os espanhóis pelas mais variadas razões, com os advogados e com os policias, com os que praticam uma religião menos convencional?

Pois, tenho uma novidade para vocês, isso chama-se xenofobia, mais exactamente "aversão às pessoas ou coisas estrangeiras ou diferentes".

Ainda que só isso não chegue para se praticar crimes contra a humanidade (as anedotas bem entendido), são o ponto de continuidade de um sentimento que nos "anima" desde o principio dos tempos, o sentimento e a vontade de diminuir os "outros" os "estranhos", de os tornar dignos de comédia de os diminuir na sua humanidade, aproximando-os do animal ignorante e acéfalo.

Se é condenável?

Claro que é, tal como outros sentimentos mais primitivos.

Se deve servir para se condenar as pessoas?

Claro que não, o manter de sentimentos primitivos é inato (como se pode ver) e perpetuado pela ignorância.

Tal como o ditado que diz que se deve dar uma cana de pesca a uma pessoa e não um peixe todos os dias, tb se deve dar acesso à cultura e à educação as pessoas, em vez de as tentar "civilizar" a força ou de as atiçar umas contra as outras esperando que enfraqueçam o suficiente para serem mais fáceis de moldar.

Voltar
Superior