PSA com Divisão Premium

Penso que a indústria Francesa no que toca a motores fez as opções erradas. A BMW é mais pequena que qualquer dos 2 franceses (Renault e PSA).

Para essa situação muito contribuíu a posição do Estado na Régie e depois um conjunto de opções erradas.

Ter um bom naipe de motores é meio caminho andado para o sucesso de um fabricante.

Podem escrever isto que eu assino por baixo.

Porque luxo e requinte todos podem ter. Mas andar a reboque de uma máquina com uma data de cavalos e características dinâmicas para eles não fugirem do chão, não é para qualquer um.

A eles interessa é vender móveis do IKEA. Tudo bem. Cada um faz o que quiser e como quiser. Mas não é o caminho para a glória.

Acho muito bem essa coisa das divisões de luxo. Agora eu é que não me estou a ver a conduzir um carro que se chame Panhard. [:D]
Já viram, em termos de fonética, as brincadeiras a que isto pode dar origem? [:)]

Mas para que fazer motores acima de 3 Litros se ate sou de acordo que deixem de existir.

Ja viram a poluiçao que eles criam? Nao sera melhor desenvolver 3L Turbos e Biturbos e carros mais leves?

Neste momento o principal é a poluiçao e de seguida os luxos (performance etc imagem que é so aparencia que o humano gosta).

Na europa nao justifica haver motores com mais de 3,5 Litros pois nao existe vendas para tal. So nos USA e fartam de lhe apontar os dedos pela poluiçao criminosa.

Ja basta os alemaes fazerem esses tristes motores que nem deviam existir quanto mais virem agora os francesas e italianos agora fazer o mesmo.

Isto nao esta para brincadeiras e ainda acham que nao temos responsabilidade pelo clima que temos?

As altas cilindradas para muita gente so existem para dizerem que a sua marca faz aquilo pois n tem dinheiro nem faz sentido ter motores 4L nem 3L a gasolina ou mesmo diesel quando neste momento qualquer 2L diesel pode ter quase 200cv e a gasolina ja vao acima disso.

Muita gente que compra BMW Mercedes sabe la quais sao as rodas de tracçao quanto mais saber a gama de motores, muitos so sabem o que se houve na rua e é atras disso que vao.

E se o problema dos franceses é nao ter motores de CC disparatados entao muitas marcas americanas estao muito bem e se vierem para ca estao safos!! enfim.

O problema é de historia e de oferta ao longo da mesma de cada marca, ponto final. As pessoas baseiam se naquilo que ouvem e naquilo que vem mais vezes.

As marcas francesas apostarem naquelas gamas é unicamente porque ao longo da historia e antes da globalizaçao actual os franceses nao estarem grandemente interessados em carros grandes e caros senao as marcas de luxo deles nao teriam fechado as portas e a propria Renault teria continuado com a gama de luxo que tinha antes da guerra.

Na alemanha eles continuaram a consumir disso e apenas existia em quantidade Mercedes, apenas a partir do fim dos anos 80 se vem BMW e Audis a farta porque ate la n ha sinal deles em quantidades cm Mercedes. Ou seja so depois da alemanha estar mais recomposta e eles terem mais poder economico foi possivel haver espaço para outras crescerem.

Por outro lado todos nos sabemos a arrogancia dos alemaes e a tentativa de serem superiores as outras raças, ou pensam que a mentalidade deles nao é essa...hitle nao matou sozinho nem atacou os outros por acaso.
Basta ver as aberraçoes ditas pelos presidentes da Mercedes como que o resto é paisagem etc etc coitado é ignorante e gostava de lhe mostrar alguns carros da sua marca com marcas do tempo vergonhosas.

-------------------------------------

Acho bem nao criarem outra marca pois isso era virar as costas as 2 actuais, a unica coisa que nao os faz vender nesse segmento nao é falta de produto mas sim falta de imagem e ainda n aparece na cabeça das pessoas a ideia dos seus carros quando se pensa em comprar um carro grande.

Eles ate deram prioridade ao 308, o 608 é que era para sair este ano e foi adiado pois n é prioridade para a marca.
O 608 so é prioridade aos olhos de quem pensa que oferecer um carro daqueles é que é mas aquilo nao da dinheiro vendido em quantidades comedidas, so em quantidades de se verem em qualquer canto como os alemaes.

Nao me preocupa que um 607 venda pouco pois se ate ganha comparativos na propria alemanha nao é por falta de qualidades que nao vende mas sim porque eu estar numa mesa de restaurante e dizer que tenho um Peugeot (pequeno/barato) nao é glorificante e dizer que tenho um BMW (caro/grande) ja o é, mesmo toda a gente esquece que eu posso ter um 407 Coupe 2.7 HDi e nao um Serie 320i coupe de 92 sem A/C.
La esta a diferença de esteriotipo e de comprar um modelo porque tem as caracteristicas ideias aos meios olhos ou comprar uma marca porque me vai parece bem na altura de mensionar a marca do meu carro.

Última edição:
Mas para que fazer motores acima de 3 Litros se ate sou de acordo que deixem de existir.

Ja viram a poluiçao que eles criam? Nao sera melhor desenvolver 3L Turbos e Biturbos e carros mais leves?

Neste momento o principal é a poluiçao e de seguida os luxos (performance etc imagem que é so aparencia que o humano gosta).

Na europa nao justifica haver motores com mais de 3,5 Litros pois nao existe vendas para tal. So nos USA e fartam de lhe apontar os dedos pela poluiçao criminosa.

Ja basta os alemaes fazerem esses tristes motores que nem deviam existir quanto mais virem agora os francesas e italianos agora fazer o mesmo.

Isto nao esta para brincadeiras e ainda acham que nao temos responsabilidade pelo clima que temos?

As altas cilindradas para muita gente so existem para dizerem que a sua marca faz aquilo pois n tem dinheiro nem faz sentido ter motores 4L nem 3L a gasolina ou mesmo diesel quando neste momento qualquer 2L diesel pode ter quase 200cv e a gasolina ja vao acima disso.

Muita gente que compra BMW Mercedes sabe la quais sao as rodas de tracçao quanto mais saber a gama de motores, muitos so sabem o que se houve na rua e é atras disso que vao.

Uma abordagem mais Verde[:cool:] aceita-se[;)]

A Citroen, de resto tal como a Fiat, que nunca primaram pela qualidade dos seus produtos, deveriam preocupar-se em dotar os seus modelos compactos de alguma qualidade (em todos os aspectos!!) e esquecerem o segmento luxo.

De que lhes serve ter um bom Fiat Croma ou um bom C6, que são bons produtos mas não vendem, se têm péssimos Puntos e c3, que ainda assim vendem, e venderiam muito mais se fossem melhores produtos?

A Citroen, de resto tal como a Fiat, que nunca primaram pela qualidade dos seus produtos, deveriam preocupar-se em dotar os seus modelos compactos de alguma qualidade (em todos os aspectos!!) e esquecerem o segmento luxo.

De que lhes serve ter um bom Fiat Croma ou um bom C6, que são bons produtos mas não vendem, se têm péssimos Puntos e c3, que ainda assim vendem, e venderiam muito mais se fossem melhores produtos?

Algumas críticas um bocado injustas para a citroen a citroen foi uma marca que muito já deu ao mundo automóvel, cometeu o erro de apostar demasiado em produtos demasiado arrojados e consumistas para a época em que foram criados, isso valeu-lhe a falência, e nas mãos da peugeot para sobreviver teve que se aventurar em seguementos que no passado não participava, acho que se derem hipótese a citroen na gama alta sabe fazer carros inovadores tecnologicamente e confortáveis e com classe.

Quem ve hoje um citroen ds de 1955 (boca de sapo) com as suas linhas curvas vê um carro muito a frente do seu tempo aonde os seus concorrentes da altura eram um paralelipipedo com quatro rodas...

Última edição:

Pessimos C3? A nivel de qualidade um C3 nao é um mau carro. Quanto ao Fiat so andei numa vez num nao deu npara ver bem. Mas um C3 tem uma qualidade identica a um 206, eu tenho um 206 com 35000 e os plasticos sao normais para o segmento. Na altura em que o comprei apenas o Polo era melhor nesse aspecto. Acho que o problema da Fiat e Citroen nao esta nos utilitarios, porque aí fazem carro bem fiaveis, é so ter a noçao que o Panda é um dos citadinos mais fiaveis e o C3 valeu a Citroen o 10 lugar num recente estudo de fiabilidade a nivel mundial com mais de 40 marcas.

(...)

Por outro lado todos nos sabemos a arrogancia dos alemaes e a tentativa de serem superiores as outras raças, ou pensam que a mentalidade deles nao é essa...hitle nao matou sozinho nem atacou os outros por acaso.
Basta ver as aberraçoes ditas pelos presidentes da Mercedes como que o resto é paisagem etc etc coitado é ignorante e gostava de lhe mostrar alguns carros da sua marca com marcas do tempo vergonhosas.

-------------------------------------
(...)

Continua a demonstrar a tua pobreza de espírito e a tua ignorância total ! Enfim, cada vez te enterras mais!!! [8b] [8b] [8b]

Pessimos C3? A nivel de qualidade um C3 nao é um mau carro. Quanto ao Fiat so andei numa vez num nao deu npara ver bem. Mas um C3 tem uma qualidade identica a um 206, eu tenho um 206 com 35000 e os plasticos sao normais para o segmento. Na altura em que o comprei apenas o Polo era melhor nesse aspecto. Acho que o problema da Fiat e Citroen nao esta nos utilitarios, porque aí fazem carro bem fiaveis, é so ter a noçao que o Panda é um dos citadinos mais fiaveis e o C3 valeu a Citroen o 10 lugar num recente estudo de fiabilidade a nivel mundial com mais de 40 marcas.

A minha avaliação do C3 funda-se no facto de ter uma vizinha com um C3 1.4HDI 16V de 2003. aos 40.000km o carro deu tantos, mesmo tantos problemas que ela acabou por vendê-lo ao desbarato para comprar um Fiesta TDCI menos potente. Desde entrar agua quando chove, injectores, junta da cabeça, avarias electricas constantes, sei la. Os mecanicos afirmam mesmo que é um carro muito fraco no geral. Não tem so a ver com os plásticos. Se formos a ver, o Fiesta novo tb não tem grandes plasticos e é um carro globalmente bastante melhor.

Mas claro que no passado a Citroen deu grandes contributos a industria auto, só que por vezes, ser pioneiro em tecnologia não testada/comprovada, pode estragar irremediavelmente a imagem da marca (aqui Citroen e Fiat).

Ainda assim, o C6 é um excelente carro. Só que por menos dinheiro compramos um BMW Serie 5 ou mesmo um Jaguar S-Type, com igual ou melhor qualidade, e imagem incomparavelmente melhor.
Aí reside o problema...

Última edição:
Hoje os carros "generalizaram-se" mais, mas ainda não há muito tempo marcas como a Citroën ou a própria Saab eram carros mais para fãs e apreciadores e muitas vezes até directamente associados a determinados estratos sociais.

Daqui pode-se tirar 2 elacçoes na definiçao de qualidade. Uma, é que esta se refere a carros que nunca(ou quase) avariam. Mas sendo assim, um AX 11tre é 1 carro de grande qualidade![:blush:]

A outra, mais comumente julgada, a qualidade de aparência geral, acabamentos interiores-exteriores, materiais etc. Sendo assim, o "nunca" descamba completamente.
No final da decada de 50, a Citroën tinha isto

32.jpg

ds21efiprestige-int.jpg

DS Prestige. Sabes-me dizer algum Audi(Auto Union) que fosse equivalente?[;)]

Ou entao, na 1ª metade da decada de 70 tinha isto, já visto atrás, o SM:

citroensm.jpg

E a versao Opera

5bqi1.jpg

gd0sbe08oh6.jpg

gd0sbe10qe8.jpg

O SM Opera. De novo, sabes-me dizer algum Audi equivalente ou superior na epoca? [;)]
E ainda o CX Prestige.

De repente a noçao de nunca fica reduzida a "pó". Atençao que o exemplo Audi foi apenas para nos situar-nos e os carros na epoca, que nem foi assim ha tanto tempo.
Se a Citroën teve e tem modelos de pouca qualidade é uma coisa, mas nao generalizes!! :)

Última edição:
PSA com divisao premium...Claro que sim!!!! Variedade só faz bem, e quanto mais forem as premium, mais ganha o consumidor com a competiçao de qualidade, preço e equipamento! Não percebo porque raio alguem haveria de dizer não!

Muito, mas mesmo MUITO parcial, a sua "análise", Rui Gonçalves! [;)]

Entao porquê? [:cool:] Nao disse mentira nenhuma :)

Ele referiu que nunca teve qualidade. A melhor maneira de argumentar em como estava errado, foi mostrar 2 carros pertencentes á "nata" do que a Citroën já ofereceu, onde qualidade nao lhes falta [;)] Até pq na mesma altura, tinha na gama estes 2, e um simples 2CV [:cool:]

se te reges por esse pensamento realmente compras um carro coreano ou um daewo disfarçado de chevi.

quando das 15 mi lcontos por um carro, não procuras algo que te leve do ponto a ao ponto B em segurança!
queres mais qualqeur cosia, queres performance acima da media, qualidade acima da media,. imagem de marca ( why not) , queres um carro que seja a tua cara percebes.

alem o 607 parece uma barracuda [:)]
mas isso ja não conta pro topico [:D]

Nunca liguei puto a isso de imagem de marca, sempre procurei carros que achava que melhor se adequavam as minhas necessidades, mas em Portugal infelizmente é assim a imagem de marca é tudo até pode ser uma porcaria mas se for Mercedes já é bom. Se tivesse que comprar um carro desse segmento seria um franceses sem duvida, até porque já muitos km ao volante de um Safrane ( um carro fabuloso) e a nivel de conforto ninguém bate os franceses, se depois ninguém vai reparar no frances quando estacionado a porta do café, isso não me incomoda minimamente eu compro os carros que gosto e não os que acho que os meus vizinhos vão gostar.
Eu pelo menos acho que esta classe de carros serve exactamente para isso para nos levar do ponto A ao B o mais seguro e comfortavel possivel é para isso que eles foram feitos, se o assunto fossem desportivos aí sim já me preocupava em procurar mais qualquer coisa, mas essa mais qualquer coisa não seria a imagem de marca.

Última edição:
Em todo o lado as pessoas valorizam o carro que tem. Há é certos países, como Portugal, que se entra no exagero.

Recordo-me de histórias de que a Renault e Peugeot queriam bater-se de igual por igual com os alemães. Fizeram grandes maquinões, mas que em termos dinâmicos foram um grande flop. E até os franceses, tiveram que se voltar para os alemães para ter um carro desse nível.

Não há dúvida que o Citroen DS foi uma grande obra de engenharia. Mas olhando para um BMW 635csi, até o mais encardido dos corações se derretia.

E é essa a grande diferença.

Voltar
Superior