PSA com Divisão Premium

bem que podiam era reviver a UMM..isso sim era de valor...já que o grupo PSA quer entrar assim tanto para o mercado dos SUV's...

O problema é que lá fora a marca UMM vale ZERO! Mesmo cá muita gente desconhece a mesma. Penso que a UMM só se vendeu em Portugal e talvez Espanha (quando muito podem ter chegado alguns a outros países por importação paralela, penso eu de que) e se chegou a mais algum lado foram sempre vendas residuais. Renascer a UMM ou criar uma marca do zero seria practicamente a mesma coisa e isso quer dizer muitos milhões de investimento. É pena que eu também adorava ver de novo UMM's mas é utópico pensar nisso.
As pensas têm saudades de marcas que deixaram uma marca +/- forte há não muito tempo. Falo de marcas como a Austin, Morris, Triumph, Sumbeam, Talbot, Simca, NSU, De Tomaso, etc. Já para pegar nessas seriam necessários anos, quanto mais numa desconhecida. Até marcas no activo mas moribundas como a Lancia ou a Saab (ok, a Saab está bem melhor que a Lancia mas está com uma gama curta e envelhecida e sem sinais de renovação no horizonte) estão assim porque não é fácil levantar uma marca. E com isto tudo acabo por voltar ao inicial do tópico: o ressurgimento da Panhard. Se será viável? Talvez. Saúde financeira não ao grupo, mas será preciso tempo para isso. Se calhar se começassem por baixo tipo uma gama com um 407 mais luxuoso e um coupé de base 608 vão conseguindo criar imagem, mas com tranquilidá [:D]

Eu não acho nem bem nem mal...

Se querem fazer uma marca premium então façam, não se iludam é que será fácil, porque para vingar terá que ter bastantes qualidades para fazer o comum dos mortais a preferir em vez das actuais premium! É possivel, basta ver o exemplo da Lexus, mas a PSA tem que sacar grandes pérolas automobilisticas para ter sucesso! O problema do C6 é que tem o simbolo, a assistencia, e imagem de marca da um citroen, porque se espetassem uma estrelinha na frente, e tivesse um tratamento de cliente como deve ser, entao o C6 vendia como paezinhos quentes!

citroen_sm.jpg

Ó para o qua a citroen andava a fazer nos anos 70. Na época este carro estava bem dentro da categoria "Premium". O CX ainda cumpria e depois... Desistiram! Porquê não sei.

Como já anteriormente escrevi, nos anos 60/70 os Peugeot e Citroen eram carros com o tal de "status". Era vulgar a mesma pessoa ter um Jaguar e um Citroen DS, um Porsche 911 e um Peugeot 504, um Mercedes 280sl e um Citroen CX, etc...

O SM era de facto outro nivel. Nos EUA era mais caro que o Cadillac Eldorado e o Lincoln Mark IV. Mas a crise do petroleo em 73 nao perduou.

4y69639.jpg

O SM era de facto outro nivel. Nos EUA era mais caro que o Cadillac Eldorado e o Lincoln Mark IV. Mas a crise do petroleo em 73 nao perduou.

"Engraçado" ninguém falar no motor de origem Maserati, fonte de inúmeros problemas, assim como uma fiabilidade geral catastrófica e uma manutenção exuberantemente cara e só ao alcance de muito poucos experts.

"Engraçado" ninguém falar no motor de origem Maserati, fonte de inúmeros problemas, assim como uma fiabilidade geral catastrófica e uma manutenção exuberantemente cara e só ao alcance de muito poucos experts.

Que exagero. O motor dava sim problemas e a manutençao dispendiosa, principalmente pq tb n era em todo o lado que a faziam. O catastrofico é um perfeito exagero. Mas nao foi por isso que as vendas cairam a pique em meados de 73.

Por isso é que o SM era premium. Mecanica com pedigree mas sensível e a precisar de mãos experientes para ser bem tratada.

Para os interessados e acho que ainda tenho em casa esse artigo há empresas que recuperam os Sm, sobretudo os motores Maserati, fazendo um upgrade e dando-lhe a fiabilidade necessária, além de um aumento de cavalagem

Para os interessados e acho que ainda tenho em casa esse artigo há empresas que recuperam os Sm, sobretudo os motores Maserati, fazendo um upgrade e dando-lhe a fiabilidade necessária, além de um aumento de cavalagem

Tenho um tio que tem um !

Tenho que dar os parabéns à generalidade dos participantes deste tópico, acho sinceramente que se tem escrito opiniões bastante interessantes e esclarecidas.

Eu sou dos que concorda que o valor de uma "marca", seja de carros ou outra é um activo muito importante embora dificil de quantificar.

Os alemães na generalidade estão muito bem, com todo o mérito. São muitos anos a fazerem excelentes carros na vanguarda da tecnologia, segurança e fiabilidade.

Opiniões/pontos de vista deveras interessantes bem como a abordagem a certos produtos da Citroen de outros tempos e a sua importância para a marca.

Desculpa lá, mas um carro que dá problemas de qualidade e fiabilidade em série nunca poderá aspirar a ser premium.
Ui, há tantos exemplos de "Premiums" que têm esse tipo de problemas.

Ainda há dias um amigo bem sucedido na vida me dizia que tinha voltado à Porsche porque tinha tido um Aston Martin que só lhe tinha dado chatices. Onde é que já li conversas que diferem desta apenas pelas marcas envolvidas? No lugar de Porsche ou Aston Martin aparecem Renault, Opel, VW, etc… [;)]

A sorte é que o pessoal dos Rolls Royce's, Aston Martin's, Ferrari's, Lamborghini's, etc raramente escrevem neste ou noutros foruns do género. Estão normalmente mais preocupados com a fiabilidade e qualidade dos seus Princess's e Learjet's. [:D]

Última edição:
A história diz que sempre que os francius se metem em grandes voos, fazem bons automóveis, mas com falta de imagem.
Se a falta de imagem for ultrapassada...

Para além do conceito "marca premium", acho que se pode quase considerar que existe também o conceito "modelo premium". Quer queiram quer não, o Citroen C6, o Peugeot 607, o Renault Velsatis, o Alfa Romeo 166, o Lancia Thesis ou o VW Phaeton são "modelos premium" embora não pertençam a "marcas premium".

Não é o comum dos mortais que consegue chegar a qualquer um destes modelos novo.

Para além do conceito "marca premium", acho que se pode quase considerar que existe também o conceito "modelo premium". Quer queiram quer não, o Citroen C6, o Peugeot 607, o Renault Velsatis, o Alfa Romeo 166, o Lancia Thesis ou o VW Phaeton são "modelos premium" embora não pertençam a "marcas premium".

Não é o comum dos mortais que consegue chegar a qualquer um destes modelos novo.
Borat, estás certo.
Não é só pela questão do preço. É que as marcas generalistas apostam nalguma exclusividade destes modelos. Parece-me que o seu fraco sucesso se deve aos péssimos valores de retoma e ao preço de venda como novos. O que faz pensar os potenciais compradores. Estes carros são carros de apaixonados pelas marcas. [;)]

Desculpa lá, mas um carro que dá problemas de qualidade e fiabilidade em série nunca poderá aspirar a ser premium.

Entao mas achas que os Mercedes de topo da altura nao davam problemas? Nao davam era poucos!
O Mercedes 600 por exemplo, aquele quadradao de super-luxo, foi dos primeiros a utilizar suspensao pneumática(e houve mais Mercedes com suspensao pneumática). No entanto era tudo menos fiável. Ainda ha poucos dias vi no Discovery uma reportagem sobre o 600, onde ate entrevistaram técnicos da Mercedes da altura, a qual tinha equipas só para ir a casa dos clientes resolver problemas. A falta de dominio das pneumaticas era tal(relembro que foi desenvolvida no inicio dos anos 60 pela Mercedes para fugir as patentes da Citroën sobre a hidropneumática), que o melhor carro da decada de 70 da Mercedes, o 450SEL 6.9, usava uma suspensao....hidropneumática!

6900_raiox.jpg

Cá esta ele, com as belas das esferas[;)] Adivinha quem cedeu as patentes para o "recuo" da Mercedes [;)]

Por isso, se as hidropneumáticas da Citroën nao eram exemplo de fiabilidade, as pneumáticas da Mercedes(na altura) muito menos!

Voltar
Superior