Vou tentar responder-te da melhor forma que consigo, ponto por ponto. Base de argumentação? É simples, quando existem vagas MESES A FIO sem ocupação e existem depois um sem número de desempregados, algo está errado, ou estás a querer mandar-me areia para os olhos dizendo que desses sem número de desempregados todos são "velhos", sem escolaridade ou com escolaridade a mais? Eu dizia outra coisa mas não quer ser "rude".
Quanto ao jeito ou vocação, quando a vontade é pouca, claro que não tem, NÃO HÁ NINGUÉM INCAPAZ DE APRENDER, decora esta frase.
Essa questão das vagas na tua zona eu tenho conhecimento e sei que realmente é verdade, mas....tenho outra para te dizer, porque não sais tu do teu cantinho seguro e abres horizontes? E não estou a falar de sair do Pais, Portugal é grande e não se limita apenas onde tu vives.
Eu também gostava de trabalhar ao lado de casa, mas não trabalho, tenho que andar de transportes e gastar dinheiro neles e se um dia fosse necessário como já foi, mandava CV'S até para trabalhar em localidades a mais de 30km de casa [

]
Volto a dizer, quando a vontade é pouca....arranja-se desculpas para tudo.
PS: E para veres que não há ninguém incapaz de aprender, conto-te a seguinte história:
Houve certo dia um homem dos seus 50 e tal anos que foi ter com um colega meu na rua a pedir trabalho porque estava desesperado. O meu colega com pena falou com o nosso coordenador e o mesmo falou com o tal senhor. Decidiu dar-lhe uma oportunidade e meteu o homem a trabalhar no call center. Não é que o homem passado uns bons meses ainda cá anda?
Sabes porque teve direito a uma oportunidade? Porque mostrou vontade de trabalhar.