Ontem na A3...

posso-te garantir que é, depende sempre do carro.. aliás foi o primeiro percurso que fiz a puxar um pouco mais, porque foi logo a seguir à rodagem.
se é mais perigoso? talvez, em algumas curvas mais apertadas..

OK, provavelmente a horas mortas. E já agora diz-me lá que velocidade atingiste?

Não esqueçamos que a zona em causa é uma saída da cidade, de grande movimento, em especial a entrada para a A4, sempre parada em horas de ponta. Apesar das várias vias de circulação (muito recentes) ainda temos as obras que já datam de há mais de um ano.

Até poderás cheirar os 200 (ou por aí) mas apenas por breves instantes e com um carro rápido...

OK, provavelmente a horas mortas. E já agora diz-me lá que velocidade atingiste?

Não esqueçamos que a zona em causa é uma saída da cidade, de grande movimento, em especial a entrada para a A4, sempre parada em horas de ponta. Apesar das várias vias de circulação (muito recentes) ainda temos as obras que já datam de há mais de um ano.

Até poderás cheirar os 200 (ou por aí) mas apenas por breves instantes e com um carro rápido...

é melhor eu não começar a falar das médias que eu ha uns anos atras fazia de ermesinde a braga (portagem a portagem), mesmo as 7 da tarde[:D] . Nos dois 1os anos de carta eu abusava um bocado da velocidade quando era preciso.
Aquela descida para cruz dava para cortar 5a no corsa:sh) .

Eu já tive nos anos 70/80 uma Peugeot 504 diesel, ainda daquelas com a manete no volante. Para fazer uma ultrapassagem, só numa recta longa e depois de tomar muito balanço. É obvio que não me ia meter a ultrapassar sem margem de segurança, o que resultava em quase nunca ultrapassar.

O que quero dizer com isto é que não podemos colocar os outros em risco só porque queremos carregar no pedal e passar quem vai à frente. Temos que levar o "barco" conforme a maré [;)]

Para finalizar, concordaste comigo. Eu apesar de andar a 160, apenas para ilustrar que não apregoo uma coisa e faço outra, acho errado dizer algo como:

Eu vou a 220 e quem quiser ultrapassar tem de ter em conta se me vai por em perigo. O limite de velocidade é 120.

As pessoas têm de contar com carros até 140.

A pessoa que vai a 200 tem de o fazer em segurança. E há muitas zonas, dependendo do tráfego, que se pode fazer 200 ou mais.

Agora nao venham com tretas que em Vias de muito movimento (aka a28) especialmente com camioes fazer aquilo a 200 é seguro.

Pode correr bem mas nao e seguro.

Há aqui muitos pressupostos, bruxos e adivinhos. Se eu vou na faixa da direita, tenho um carro à minha frente que quero ultrapassar, olho pelo espelho e vejo um carro na faixa da esquerda lá ao fundo, prefiro esperar que ele passe por mim e só depois iniciar a ultrapassagem do que presumir que ele vai levantar o pé do acelerador e arriscar-me na realidade a levar com ele pela traseira. Ainda por cima, com um filho no banco de trás e a mulher ao lado.

Citroen dai eu ter falado em civismo.

Ou nao estou a conseguir fazer passar a mensagem ou temos ideias pre-concebidas dificeis.

Repara com esse pensamento entras numa AE de 2 vias e ficas sempre na faixa da direita.

Faz a A28 desde o norteshopping até povoa e filma o retrovisor.

Quero ver em 30 kms quando é que tens a faixa da esquerda livre.

É 1 condução segura claro e preventiva. Apoio a 500%.

No entanto tendo em conta as limitações, acho muito mais racional quando vejo um tipo a dar pisca e se vou a 200 prontamente reduzo para 130/140.

Chama-se a isso sociedade.

Nós queremos 1 sistema social mas depois invocamos sempre a lei.

É como o caso do STOP. Tens 1 STOP numa via movimentada e tens carros que em vez de 50 passam a 100 azar do que está no STOP.

Mais vale perder la 1 hora (conduçao segura) do que as pessoas racionalizarem a condução à via e situação.

No meu entender alguem que vê 1,2 ou mais carros a dar pisca a 1 distancia de 100...150 metros e continua nos 200......era apreensão de carta por 2 anos.

Nem era dado hipotese.

Sabes que na alemanha por exemplo se fores na via da esquerda e te colares ao carro da frente com o pisca ligado é considerado perseguição? É pressão sobre o carro da frente.

Isso diz muito....

Última edição:

Bem atenção que eu não falava nessa zona ainda "de cidade", na parte em que bifurca para a A4.. Falo já na A3 propriamente dita, que tem umas curvas jeitosas. O percurso mais rápido foi desde portagem até 1ª área de serviço sensivelmente. O trânsito era médio, foi um domingo ao fim da manhã. A nivel de velocidades prai 215 em geral.

Bem atenção que eu não falava nessa zona ainda "de cidade", na parte em que bifurca para a A4.. Falo já na A3 propriamente dita, que tem umas curvas jeitosas. O percurso mais rápido foi desde portagem até 1ª área de serviço sensivelmente. O trânsito era médio, foi um domingo ao fim da manhã. A nivel de velocidades prai 215 em geral.

Bom, falávamos aqui do troço entre o Porto e Santo Tirso e foi a esse que sempre me referi! E aí, a não ser que se seja um perfeito inconsciente (diria até a roçar o assassino) não é possível circular muitas vezes a 120, quando mais a 200!

E tu fizeste isso num Domingo de manhã, altura em que praticamente não há trânsito ...

A A3 depois da saída de Santo Tirso já parece uma AE, pois até aí é uma autêntica bagunça sem respeito nenhum por quem lá circula. Sei o que digo porque a faço todos os dias desde que ele existe [;)]

Para finalizar, concordaste comigo. Eu apesar de andar a 160, apenas para ilustrar que não apregoo uma coisa e faço outra, acho errado dizer algo como:

Eu vou a 220 e quem quiser ultrapassar tem de ter em conta se me vai por em perigo. O limite de velocidade é 120.

As pessoas têm de contar com carros até 140.

A pessoa que vai a 200 tem de o fazer em segurança. E há muitas zonas, dependendo do tráfego, que se pode fazer 200 ou mais.

Agora nao venham com tretas que em Vias de muito movimento (aka a28) especialmente com camioes fazer aquilo a 200 é seguro.

Pode correr bem mas nao e seguro.

Eu concordo com qualquer atitude que tenha em conta a segurança e não estorve quem circula.

Eu também levanto o pé quando vou a velocidades mais elevadas e nem precisa de ser a 120 numa AE; pode até ser menos, bastando que alguém na via da direita (indo eu na esquerda) dê o pisca antes de eu passar... este é outro aspecto que considero reprovável. Porque raio hão-de fazer pisca quando vêm alguém a 100m que os vai ultrapassar? [8b]

Bom, falávamos aqui do troço entre o Porto e Santo Tirso e foi a esse que sempre me referi! E aí, a não ser que se seja um perfeito inconsciente (diria até a roçar o assassino) não é possível circular muitas vezes a 120, quando mais a 200!

E tu fizeste isso num Domingo de manhã, altura em que praticamente não há trânsito ...

A A3 depois da saída de Santo Tirso já parece uma AE, pois até aí é uma autêntica bagunça sem respeito nenhum por quem lá circula. Sei o que digo porque a faço todos os dias desde que ele existe [;)]

Bem, pra ser preciso, o troço Porto-Santo Tirso inclui prai 14 km já com portagem, portanto, sim, eu tb falo nesse troço, e para a frente.

Mas essencialmente, quando falaste em ser possível, pensei que estivesses mais a falar na parte dinâmica, inclinação e raio das curvas vs. velocidade, e não do facto de estar ou não trânsito, portanto estamos a discutir coisas diferentes [;)]

Bem, pra ser preciso, o troço Porto-Santo Tirso inclui prai 14 km já com portagem, portanto, sim, eu tb falo nesse troço, e para a frente.

Mas essencialmente, quando falaste em ser possível, pensei que estivesses mais a falar na parte dinâmica, inclinação e raio das curvas vs. velocidade, e não do facto de estar ou não trânsito, portanto estamos a discutir coisas diferentes [;)]

Claro que dinamicamente é possível e eu já lá circulei a 220 ou mais (raramente estou atento ao velocímetro) sem problemas, só que a horas mortas.

E logo à saída do Porto, mesmo antes da saída para a A4 a estrada permite atingir velocidades bem elevadas, assim o trânsito também o permita... mas não se estava a falar da circulação em estrada livre mas sim com o habitual tráfego do dia-a-dia em períodos "normais".

dizer mal de quem vinha na dele
e dizer bem e apoiar quem se mete a frente dos outros sem ver a segurança

Ainda hoje vinha para o trabalho e por causa de um condutor que "na dele" estacionou em segunda fila, ficamos presos por alguns minutos, porque um autocarro não conseguia passar. Ora, segundo o sr. Bruno, não deviamos ter criticado o referido condutor, porque sejamos justos... "estava na dele"!

Ainda hoje vinha para o trabalho e por causa de um condutor que "na dele" estacionou em segunda fila, ficamos presos por alguns minutos, porque um autocarro não conseguia passar. Ora, segundo o sr. Bruno, não deviamos ter criticado o referido condutor, porque sejamos justos... "estava na dele"!

Acho que esse não estava "na dele" mas na "dos outros"...

E essa diz que a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade do(s) outro(s), coisa que muitos esquecem olhando apenas para o seu umbigo...

Estás a divagar, és um lirico de primeira água,...

Primeiro eu, depois eu e finalmente eu e depois logo se verá,...

Primeiro os meus direitos, tudo o que tenho direito incluido sff e quando tiver tempo, se é que o tenho os meus deveres, mas que é isso de deveres :sh)

nunca vi situação tão parecida, parece tirada a papel quimico

numa esta um gaijo mal estancionado, logo esta na dele mas impede os outros de seguirem o seu caminho

na outra vem um gaijo na dele e aparece um carro de 290cvs a impedir o outro de seguir o seu caminho

Voltar
Superior