Ontem na A3...

Meu caro, lá em casa há mais carros. Um Rover velhinho, um Mini dos novos, um Porsche Boxter e o já referido Saab. Por opção ando no meu dia-a-dia com o Rover manco! O sr e outros insistem no numero 290, mas se calhar até sao 300! Ja expliquei o porque de trazer o numero para aqui - qualquer pessoa sabe que um ligeiro de passageiros com tal potencia permite ultrapassagens mais celeres-. Enfim, a sua ironia acerca do numero nao tem graca nenhuma... Fale em numeros e nas operacoes com numeros, mas aos seus pequenos! Ensine-lhes a tabuada. Porque senao ainda os apanho na faculdade a calcular 9*7 na máquina...

Calma amigo! Chamar manco a um Rover dá lugar a Tribunal de Guerra! Nada de confusões entre um Rover e um outro qualquer [;)]

euler... esquece.... o pessoal que está para aqui a opinar e a dizer coisas sem nexo, são os tais que depois vão ter a mesma atitude do tipo do Chrysler.
Por isso o que entendemos disto tudo é que ninguem aprende e que infelizmente coisas destas vão sempre acontecer

Esses até deviam ser multados, porque deviam circular pela direita.

De resto, post excelente e com imaginação. Como de costume.

Boas, é verdade deveriam circular pela direita, eu por norma quando me aproximo de uma entrada da AE mudo para uma faixa a esquerda ( se não impedir o transito ) para permitir que quem vai a entrar o posso fazer celere sem travar, agora o que acontece muitas vezes é levar com esses caramelos que se atiram para a faixa da esquerda à campião e obrigam-me a travar forte, ora então eu mudo de faixa para lhes permitir uma entrada celere e ainda me lixo!!!!!!!!!!!!!!!!!! falta de educação e excesso de sindrome de ases do volante é o que se ve mais por ai.

E já nem refiro quando não posso mudar para uma faixa mais a esquerda devido ao transito e quem vem a entrar quer lá saber do codigo da estrada, meti pisca se quiseres trava que eu tenho de entrar, ui destes é tambem as centenas, enfim...

Infelizmente não sou condutor de veiculos pesados :( .

RMVC

Última edição:
Boas, é verdade deveriam circular pela direita, eu por norma quando me aproximo de uma entrada da AE mudo para uma faixa a esquerda ( se não impedir o transito ) para permitir que quem vai a entrar o posso fazer celere sem travar, agora o que acontece muitas vezes é levar com esses caramelos que se atiram para a faixa da esquerda à campião e obrigam-me a travar forte, ora então eu mudo de faixa para lhes permitir uma entrada celere e ainda me lixo!!!!!!!!!!!!!!!!!! falta de educação e excesso de sindrome de ases do volante é o que se ve mais por ai.

E já nem refiro quando não posso mudar para uma faixa mais a esquerda devido ao transito e quem vem a entrar quer lá saber do codigo da estrada, meti pisca se quiseres trava que eu tenho de entrar, ui destes é tambem as centenas, enfim...

Infelizmente não sou condutor de veiculos pesados :( .

RMVC

Ás vezes dava muito jeito um camião... E ainda hoje me aconteceu no referido sitio a meio da tarde algo semelhante. Ia calmamente e sozinho a cerca de 110km/h, chego perto da entrada e encosto para a esquerda para facilitar quando um artista entra na A3, manda-se para a esquerda e eu ainda tive de travar bem forte para não ser abalroado! Um dos condutores que ia a entrar teve de travar e se encostar para a berma para deixar passar o apressado...
É claro que uma pessoa fica lixada mas isto é o dia-a-dia de quem conduz bastante...

E já chega de baterem no euler, ja todos percebemos a mensagem e certamente que também ja nos aconteceu a nos!

bem, quase um dia depois de ler o tópico, estou a ver que deu que falar!

Sr. Euler, volto a afirmar que entendo perfeitamente a sua posição.
Quanto aos outros user's....como já alguém disse, é só virgens por aqui..

até parece que nunca vos aconteceu o mesmo, irem na AE a determinado ritmo (legal ou não) na faixa da direita, e decidem ultrapassar os que seguem á frente. Olham para o espelho e vêm um carro lá ao fundo, calculam as velocidades e pensam "Ok, tenho espaço e tempo para ultrapassar em segurança".
Iniciam a ultrapassagem, e a meio dela o individuo que lá vinha cola-se na vossa traseira. Aceleram mais um pouco para terminar a ultrapassagem e asim que possível retornam á direita e ao vosso ritmo inicial.

Agora digam-me se agiram mal...

PS - certa vez eu a entrar em Lx vindo da A1 cheguei áquela zona da cimenteira que tem 3 faixas (raramente vou a Lx, não conheço nada bem), ia na da esquerda a ultrapassar a 130km/h, E NÃO TINHA HIPÓTESSE DE ME METER PARA A DIREITA devido ao trânsito compacto nas 2 faixas da direita, e vai daí os Senhores Condutores que vinham atrás de mim faziam sinais de luzes, buzinavam, ou seja PRESSIONAVAM para que fosse para a direita para eles poderem passar. Acham isto correcto? Repito que o trânsito nas 2 faixas da direita estava mesmo compacto a circularem bem abaixo dos 120....
ás vezes uma pessoa vai sossegada e acontece disto, chicos espertos sem respeito pelos outros... nesta minha ocasião, assim que me foi possível meti-me para a direita pois sinceramente até já ia com medo que quem vinha atrás me fosse literalmente tirar da estrada...
O pior foi depois ver o sr. a ultrapassar a buzinar e a fazer o manguito e aos berros, e o filho dele no banco de trás sem cinto colado á janela...

haja respeito

logico que é agir mal, porque fizes-te as contas mal e obrigas-te o outro a travar

é o mesmo estas num stop ves um gaijo que vem a abrir mas tens ou pensas que tens espaço, metes-te e depois o outro tem de travar

agiste bem???

logico que é agir mal, porque fizes-te as contas mal e obrigas-te o outro a travar
...

não falei de mim [;)] e felizmente circulo muito pouco em AE [:p]
E nem sequer falei que a outra viatura que VINHA LÁ AO FUNDO teve de travar....
Eu apenas lancei a hipótesse dum acontecimento semelhante ao do EULER, onde referi que a manobra é iniciada depois de chegar á conclusão: "Ok, tenho espaço e tempo para ultrapassar em segurança".
Até tu de certeza que já tiveste uma situação destas...

...é o mesmo estas num stop ves um gaijo que vem a abrir mas tens ou pensas que tens espaço, metes-te e depois o outro tem de travar

agiste bem???

comparação no mínimo idiota.....

arrancar dum STOP quando vem alguém lançado não é uma coisa que ache recomendável...

em AE se fores a 120 e o carro que te precede (isto é, o que vem lá atrás..) vier a 150, a diferença de velocidades é pequena, mas a suficiente para que ele se aproxime de ti com relativa rapidez.

Já disse mas repito: haja respeito por todos os utentes na via pública...
se os vossos pais não vos deram educação, ao menos que vós todos dêem educação aos vossos filhos...[;)]

não falei de mim [;)] e felizmente circulo muito pouco em AE [:p]
E nem sequer falei que a outra viatura que VINHA LÁ AO FUNDO teve de travar....
Eu apenas lancei a hipótesse dum acontecimento semelhante ao do EULER, onde referi que a manobra é iniciada depois de chegar á conclusão: "Ok, tenho espaço e tempo para ultrapassar em segurança".
Até tu de certeza que já tiveste uma situação destas...

comparação no mínimo idiota.....

arrancar dum STOP quando vem alguém lançado não é uma coisa que ache recomendável...

em AE se fores a 120 e o carro que te precede (isto é, o que vem lá atrás..) vier a 150, a diferença de velocidades é pequena, mas a suficiente para que ele se aproxime de ti com relativa rapidez.

Já disse mas repito: haja respeito por todos os utentes na via pública...
se os vossos pais não vos deram educação, ao menos que vós todos dêem educação aos vossos filhos...[;)]

a comparação tem um bom fundamento, afinal em ambos os casos alguem se poe a frente e fica com 1 carro colado a si

Eu vejo muitos julgamentos neste post. Já vai em 7 páginas e já sei que se calhar ninguém vai ler.

Nas AEs de 3 faixas até podem andar a 200..250.

Agora diz o bom senso quando nos vamos cruzar com veiculos que devemos abrandar para os 100/120.

Pela vossa conversa se eu entrar numa AE e apanhar um TIR a 60 e passar 300 carros a 200 kms/h vou ter que gramar fazer 1 viagem a 60.

No momento em que meto o pisca espero que haja algum bom senso para deixar ultrapassar.

É 1 coisa que nao entendo e se calhar eu estou mal. Mas quando entro numa AE com 2 faixas e vejo carros a passar a 200.

Para mim é 1 falta de consideração brutal por quem entra na AE ou por quem quer ultrapassar.

Quem conduz acima de 120 (e é ilegal) é que tem de ter responsabilidade da sua condução.

Eu conduzo frequentemente nos 140/160 mas onde ha 3 vias.

Por exemplo na A28 circulam camioes e tem 2 vias. Se eu colasse os 200/220, pessoas que entram na A28 quer vindas da Nacional, quer vindas de 1 bomba de gasolina não teriam hipoteses nenhumas.

Para mim é inaceitavel.

Assim nao ha civismo possivel. Nós temos de ver o transito e se vemos veiculos lentos ou camioes nao vamos passar a 200.

É que dos 200 aos 0 ui.....sao uns metros valentes e quiça 1 paraplegia para sempre.

Superfast, o que dizes aplica-se a qualquer STOP ou outro sinal de cedência de passagem. Podes encontrar uma fila de carros enorme e tens de aguentar por uma aberta ou pela gentileza de alguém.

No caso de uma AE, a gravidade multiplica-se, pois todos circulam bem mais depressa, o que obriga a um cuidado redobrado em qualquer tipo de manobra. Não é por acaso que à excepção da falta do "pisca", qualquer infracção ou é grave ou muito grave.

Mas não há dúvida nenhuma que o respeito pelos outros deveria ser a primeira premissa, e se assim fosse, não estaríamos aqui a falar no assunto.

Isto é muito complicado de debater sem haver alguns cenários expostos.

Eu condeno ultrapassagens À queima roupa. Basicamente qualquer manobra perigosa.

Agora também acho 1 falta de civismo e algo irreal uma pessoa que vai a 90..100 não poder ultrapassar em segurança porque vem 1 tipo a 250..280.

Se vires a diferença relativa sao 250 - 90 = 160 km/h ou seja 44.44 m/seg.

Quer dizer que eu olho para o espelho tenho 1 carro a 200 metros (digamos que isto equivale a mais de 1 recta longissima) e meto-me para ultrapassar.

Ao fim de 4 segundos o carro está colado a mim. Eu tenho culpa?

Eu ia a 90 numa via de 120....

Agora vamos imaginar que é 1 tipo a 60 e vem 1 carro a 260.

Um diferencial de 200 km/h ou seja 55,5 m/s. Em 3 segundos....

Tudo bem que um STOP é 1 STOP mas eu nao posso adivinhar quando vou ultrapassar e vem 1 tipo a esgalhar (especialmente se tiver um 335d, m5 ou assim).

Estás a considerar grandes extremos... quantos vês aí a 260? Em qualquer AE, nestes locais que estão em discussão, dificilmente alguém consegue ter espaço para pisar a 200 (isto já num limite quase irreal)...

Ainda há dias fiz Porto - Coimbra - Porto sempre entre os 180-200 e ninguém se aproximou de mim, no entanto tive que levantar o pé algumas vezes devido aos tais condutores que vêm no pisca um sinal de prioridade. Apesar de tudo não foram muitos. Já na A3 do Porto até Santo Tirso é um salve-se quem puder sem qualquer comparação possível com a A1 e nem de perto nem de longe é possível circular a velocidades tão elevadas.

Estás a considerar grandes extremos... quantos vês aí a 260? Em qualquer AE, nestes locais que estão em discussão, dificilmente alguém consegue ter espaço para pisar a 200 (isto já num limite quase irreal)...

Ainda há dias fiz Porto - Coimbra - Porto sempre entre os 180-200 e ninguém se aproximou de mim, no entanto tive que levantar o pé algumas vezes devido aos tais condutores que vêm no pisca um sinal de prioridade. Apesar de tudo não foram muitos. Já na A3 do Porto até Santo Tirso é um salve-se quem puder sem qualquer comparação possível com a A1e nem de perto nem de longe é possível circular a velocidades tão elevadas.

posso-te garantir que é, depende sempre do carro.. aliás foi o primeiro percurso que fiz a puxar um pouco mais, porque foi logo a seguir à rodagem.
se é mais perigoso? talvez, em algumas curvas mais apertadas..

Ainda há dias fiz Porto - Coimbra - Porto sempre entre os 180-200 e ninguém se aproximou de mim, no entanto tive que levantar o pé algumas vezes devido aos tais condutores que vêm no pisca um sinal de prioridade. Apesar de tudo não foram muitos. Já na A3 do Porto até Santo Tirso é um salve-se quem puder sem qualquer comparação possível com a A1 e nem de perto nem de longe é possível circular a velocidades tão elevadas.

Claro que exagerei, mas apenas metendo casos limites se percebe.

Eu digo-te que faço a A4/VRI/A28 até mindelo e vou nos 150/160 (o meu carro nao da p mto mais) e de manha se nao sou ultrapassado por muitos, às 19 horas é so luzes.

260 nao digo, mas 190/210 muito irão. E o diferencial entre quem vai a 190 e 80 já chega para sustos

Claro que exagerei, mas apenas metendo casos limites se percebe.

Eu digo-te que faço a A4/VRI/A28 até mindelo e vou nos 150/160 (o meu carro nao da p mto mais) e de manha se nao sou ultrapassado por muitos, às 19 horas é so luzes.

260 nao digo, mas 190/210 muito irão. E o diferencial entre quem vai a 190 e 80 já chega para sustos

Eu já tive nos anos 70/80 uma Peugeot 504 diesel, ainda daquelas com a manete no volante. Para fazer uma ultrapassagem, só numa recta longa e depois de tomar muito balanço. É obvio que não me ia meter a ultrapassar sem margem de segurança, o que resultava em quase nunca ultrapassar.

O que quero dizer com isto é que não podemos colocar os outros em risco só porque queremos carregar no pedal e passar quem vai à frente. Temos que levar o "barco" conforme a maré [;)]

Voltar
Superior